AGIR CORRETAMENTE / TRAPACEAR


Definição: Respeitar as regras dentro dos padrões divinos. Trapacear é agir fraudulentamente, obter vantagem por meios injustos ou fraudulentos; comportamento desonesto; enganar; ludibriar.

1. Agir corretamente e “jogar limpo” é uma característica fundamental do justo que o distingue dos ímpios.
Salmo 15:1-2 Senhor, quem habitará no Teu tabernáculo? Quem morará no Teu santo monte? 2 Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e do coração fala a verdade.
Salmo 36:1,3 A transgressão fala ao ímpio no íntimo do seu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos. 3 As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.
Provérbios 12:5 Os pensamentos do justo são retos [justos], mas o conselho do ímpio é enganoso.
Salmo 26:9-11 Não colhas a minha alma com a dos pecadores, nem a minha vida com a dos homens sanguinários, 10 em cujas mãos há malefício, e cuja destra está cheia de subornos. 11 Mas eu ando na minha integridade; livra-me, e tem compaixão de mim.
Provérbios 20:7 O justo anda na sua integridade; bem-aventurados são os seus filhos depois dele. [Ver também Salmo 26:1.]
Isaías 33:15,16 O que anda em justiça, e o que fala com retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, e que sacode das suas mãos todo suborno, que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal; 16 este habitará nas alturas, e as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio. O seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas.
2. O Senhor ordena ao Seu povo que não trapaceie, engane nem tire proveito dos outros.
Provérbios 21:3 Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício.
Miquéias 6:8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom. E o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?
Lucas 3:12-14 Chegaram também uns cobradores de impostos, para serem batizados, e Lhe perguntaram: Mestre, que devemos fazer? 13 Respondeu-lhes: Não peçais mais do que o que vos está ordenado. 14 Então uns soldados o interrogaram: E nós, que faremos? Ele lhes disse: A ninguém trateis mal, não deis denúncia falsa, e contentai-vos com o vosso soldo.
Colossenses 4:1 Vós, senhores, dai a vossos servos o que é de justiça e eqüidade, sabendo que também vós tendes um Senhor nos céus.
1 Coríntios 5:8 Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.
3. Agir corretamente ou saber discernir situações é um requisito básico para líderes no trabalho de Deus.
Deuteronômio 16:18,20 Constituirás juízes e oficiais em todas as cidades que o Senhor teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com reto juízo. 20 Segue a justiça, e só a justiça, para que vivas e possuas a terra que o Senhor teu Deus te dá.
2 Samuel 23:3 Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Quando um justo governa sobre os homens, quando governa no temor de Deus.
Atos 6:3 Escolhei, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Atos 20:33,34 [Paulo tinha seu testemunho:] De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes. 34 Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram o que me era necessário, e aos que estão comigo.
Tito 1:7a É necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus.
1 Pedro 5:2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, não por torpe ganância, mas de boa vontade.
4. Trapacear, normalmente gera um círculo vicioso de trapaça, de ser trapaceado e de desconfiança mútua, como bem exemplifica a vida de Jacó, o enganador.
Gênesis 25:29-33 [Primeiro, Jacó tomou proveito de Esaú e roubou o seu direito de primogenitura:] Jacó tinha feito um guisado, quando Esaú chegou do campo muito cansado. 30 Disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado… 31 Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32 Respondeu Esaú: Estou a ponto de morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura? 33 Então disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou, e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.
Gênesis 27:11-17 [Então, a mãe de Jacó, Rebeca, também conspirou com Jacó para roubar a bênção que seu pai, que a essa altura estava cego, queria dar a Esaú:] 11 Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Mas Esaú, meu irmão, é peludo, e eu sou liso. 12 Porventura meu pai me apalpará, e serei a seus olhos enganador; assim trarei sobre mim uma maldição, e não bênção. 13 Disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição. Somente obedece à minha voz; vai e traze-mos. 14 Então ele foi, tomou-os e os trouxe a sua mãe, que fez um guisado saboroso, como seu pai gostava. 15 Depois Rebeca tomou as melhores vestes de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho mais moço. 16 Com a pele dos cabritos cobriu-lhe as suas mãos e a lisura de seu pescoço. 17 Então pôs o guisado saboroso, e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó, seu filho.
Gênesis 29:21-27 [Depois de Jacó ter servido a Labão sete anos a fim de se casar com Raquel, a filha de Labão, Jacó foi enganado, assim como tinha enganado a seu irmão. Labão lhe deu Lia, a filha mais velha, em vez de Raquel:] 25 Perguntou Jacó a Labão: Que é isto que me fizeste? Não te servi em troca de Raquel? Por que me enganaste?
Gênesis 30:31-43 [Anos mais tarde, Jacó enganou a Labão de novo, usando um método desonesto para criar rebanhos de gado e cabras fortes para si, deixando somente os mais fracos para Labão:] 41 Todas as vezes que as ovelhas fortes concebiam, punha Jacó as varas diante do rebanho, nos bebedouros, para que concebessem diante das varas. 42 Mas quando o rebanho era fraco, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó. 43 E o homem se enriqueceu sobremaneira, e teve grandes rebanhos, servas e servos, camelos e jumentos.
Gênesis 31:32-35 [Até a esposa de Jacó, Raquel, enganou a seu pai, Labão, roubando-lhe os seus ídolos, sem que Jacó soubesse. Jacó diz a Labão:] Com quem achares os teus deuses, esse não viva. Diante de nossos irmãos descobre o que é teu do que está comigo, e leva-o contigo. Pois Jacó não sabia que Raquel os tinha furtado. 34 Ora, Raquel havia tomado os ídolos do lar, e os tinha metido na albarda do camelo, e se assentara sobre eles. Labão apalpou toda a tenda, mas não os achou. 35 Disse Raquel a seu pai: Não se acenda a ira de meu senhor, por não poder eu levantar-me na tua presença, pois estou com o incômodo das mulheres [regras]. Assim ele procurou, mas não achou os ídolos do lar.
Gênesis 32:24-29 [Só foi depois de Jacó ter um encontro com um anjo foi que o seu nome (e personalidade) mudou, e ele passou de Jacó, que significa “enganador” ou “suplantador”, para Israel. Começou então a viver uma vida mais honesta:] Jacó, porém, ficou só, e lutou com ele um homem [anjo] até o romper do dia. … 27 Perguntou-lhe o homem [anjo]: Qual é o teu nome? E Jacó respondeu: Jacó. 28 Então o homem disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
5. Na Bíblia, o Senhor muitas vezes usa balanças para ilustrar os conceitos de honestidade, de agir corretamente e a necessidade de se “jogar limpo”.
Provérbios 11:1 Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer.
Levítico 19:35,36 Não cometereis injustiça nos julgamentos, nas medidas de comprimento, de peso ou de capacidade. 36 Balanças justas, pesos justos, efa [medida seca] justo, e justo him [medida líquida] tereis. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito.
Deuteronômio 25:13,15 Não terás dois pesos na tua bolsa, um grande e um pequeno. … 15 Terás somente pesos exatos e justos, e medidas exatas e justas, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Provérbios 16:2,11 Todos os caminhos do homem são inocentes aos seus olhos, mas o Senhor pesa os motivos. … 11 O peso e a balança justos são do Senhor; obra sua são todos os pesos da bolsa.
Provérbios 20:10 Duas espécies de peso, e duas espécies de medida são abominação para o Senhor, tanto uma coisa como outra. [Ver também Os 12:7; Am 8:5.]
6. Mais cedo ou mais tarde, a trapaça sempre vem à tona.
Números 32:23b E sabei que o vosso pecado vos há de achar.
Provérbios 10:9 O homem de integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será descoberto.
Provérbios 15:3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
Provérbios 20:17 Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se enche de pedrinhas de areia.
Jeremias 7:9-11 Furtareis vós… e jurareis falsamente… 10 e então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo Meu nome, e direis: Somos livres, podemos fazer todas estas abominações? 11 É esta casa, que se chama pelo Meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Mas Eu, Eu mesmo, vi isto, diz o Senhor. [Ver também Jr 9:4-9; Ez 22:29-31.]
Lucas 12:2 Nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto, que não haja de ser sabido.
1Coríntios 4:5b O Senhor… trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor.
7. O Senhor vai nos julgar e recompensar de acordo com as nossas obras, quer tenhamos agido desonestamente, quer corretamente.
Salmo 24:3-5 Quem subirá ao monte do Senhor? Quem estará no Seu lugar santo? 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 5 Este receberá do Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação.
Salmo 125:4,5a Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos retos de coração. 5a Quanto aos que se desviam para caminhos tortuosos, levá-los-á o Senhor com os malfeitores.
Provérbios 11:18 O ímpio recebe salário ilusório, mas para o que semeia justiça haverá galardão seguro.
Provérbios 24:12 Se disseres: Não o soubemos, não perceberá aquele que pondera os corações? Não saberá aquele que atenta para a tua alma? Não pagará ele ao homem conforme a sua obra?
Jeremias 17:10 Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, e provo a mente, e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos, e segundo o fruto das suas ações.
Jeremias 32:19 Grande em conselho, e magnífico em obras. Os Teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras.
Mateus 16:27 Pois o Filho do Homem virá na glória de Seu Pai, com os Seus anjos, e então recompensará a cada um segundo as suas obras.
Apocalipse 20:12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se livros. Abriu-se outro livro, que é o da vida. Os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
Apocalipse 22:11-12,14-15 Quem é injusto, faça injustiça ainda; quem está sujo, suje-se ainda; quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. 12 Eis que cedo venho! A Minha recompensa está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. … 14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. 15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo aquele que ama e pratica a mentira.



© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

3 comentários: