Beleza

O que a Bíblia diz sobre beleza

Definição: Qualidade de belo: que tem forma perfeita e proporções harmoniosas; que é agradável aos sentidos; aprazível; que possui uma certa graça ou charme.

1. A verdadeira beleza é interior.
1 Samuel 16:7b O Senhor não vê como vê o homem. O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
Isaías 28:5 [A verdadeira beleza, a beleza que Deus dá aos Seus filhos através do Seu Espírito, é eterna.] Naquele dia o Senhor dos exércitos será por coroa gloriosa, e por grinalda formosa, para o restante de seu povo.
1 Pedro 3:3,4 [O segredo para a verdadeira beleza.] A beleza das esposas não seja o enfeite exterior, como o frisado de cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, 4 mas a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é precioso diante de Deus.

2. Diz-se que “os olhos são a janela da alma”, e é através deles que a beleza do espírito, o seuverdadeiro eu, brilha.
Mateus 6:22 A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz [Ver também Lc 11:36.]
Mateus 5:14-16 [Os nossos olhos deveriam irradiar a felicidade e a alegria do Senhor.] Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. 15 Nem se acende uma lâmpada e se coloca debaixo de uma vasilha, mas no candelabro, e ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Provérbios 15:13a [A alegria do Senhor é a melhor “maquiagem”.] O coração alegre aformoseia o rosto.

3. É muito melhor buscar a beleza espiritual, ou beleza de caráter, do que meramente a beleza física.
Salmo 149:4 Porque o Senhor Se agrada do seu povo; ele coroa os humildes com a salvação.
Provérbios 31:30 Enganosa é a graça e passageira a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.
Provérbios 11:16a A mulher aprazível obtém respeito.
Provérbios 11:22 [A beleza sem um comportamento divino não é nada atraente.] Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da discrição.
Isaías 53:2b Não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para Ele, nenhuma beleza víamos, para que O desejássemos.
Isaías 61:3,10 [Deus é quem dá a verdadeira beleza.] E ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de alegria por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado. Eles se chamarão árvores de justiça, plantação do Senhor, para que Ele seja glorificado. 10 Eu me regozijo muito no Senhor; a minha alma se alegra no meu Deus. Pois Ele me cobriu com vestes de salvação, e me envolveu com o manto de retidão, como o noivo que se adorna com um turbante, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.

4. Se vivermos mais próximos do Senhor, a nossa aparência será transformada e mais linda será.
 Êxodo 34:29 [Quando Moisés subiu a montanha para ver o Senhor, voltou visivelmente mudado e as pessoas ficaram maravilhadas.] Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver Deus falado com ele.
 Jó 29:14 Cobria-me de retidão, e ela me servia de veste; como manto e diadema [coroa] era a minha justiça.
Salmo 96:6,9 Glória e majestade estão perante a sua face; força e formosura no seu santuário. 9 Adorai ao Senhor na beleza da Sua santidade; tremei diante dEle todos os moradores da Terra.
Provérbios 1:9 Diadema de graça serão [a instrução e o ensinamento] para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço.
Provérbios 4:9 Ela [sabedoria] dará à tua cabeça uma grinalda de graça, e uma coroa de glória te entregará.
Eclesiastes 8:1b A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e muda-se a dureza do seu rosto.
Isaías 52:7 [Adquirimos mais beleza sempre que partilhamos o amor de Deus com os outros.] Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia boas novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! [Ver também Dn 12:3.]
Atos 6:15 [Estevão, um dos primeiros mártires da Igreja Primitiva, foi transformado pelo Senhor enquanto testemunhava.] Então todos os que estavam assentados no Sinédrio, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.
2 Coríntios 3:18 Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

5. A beleza física é passageira.
Jeremias 4:30b Debalde [em vão] te fazes bela.
Jó 15:31 Não confie na vaidade, enganando-se a si mesmo, pois a vaidade será a sua recompensa.
Salmo 39:11 Quando com repreensões castigas a alguém, por causa da iniqüidade, destróis nele, como traça, o que tem de precioso; todo homem é como um sopro.
Salmo 49:14 [A morte e os juízos de Deus acabam com a “beleza” dos ímpios.] Como ovelhas são destinados à sepultura, e a morte se alimentará deles. Os retos terão domínio sobre eles ao romper da manhã; a sua formosura na sepultura se consumirá, longe de suas mansões.
1 João 2:15-17 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, e a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

6. A beleza física pode ser mal usada para desencaminhar os outros.
2 Samuel 14:25; 15:5,6 [Absalão, filho de Davi, usou o seu charme para furtar a lealdade que o povo tinha a Davi, visto que pretendia derrubar o governo de seu pai.] Não havia em todo o Israel homem tão admirado por sua beleza como Absalão. Da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum. … 15:5 Também quando alguém se chegava a ele para fazer-lhe reverência, ele estendia a mão, pegava dele, e o beijava. 6 Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo, e assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel.
Provérbios 6:23-25 Porque estes mandamentos são lâmpada, este ensino é luz, e as correções da disciplina são o caminho da vida, 24 para te guardarem da mulher imoral, e da sedução da língua da adúltera. 25 Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhos.
Provérbios 7:10, 12-14 Então uma mulher lhe saiu ao encontro, com vestes de prostituta, e astuta de coração. … 12 Ora está nas ruas, ora está nas praças, espreitando por todos os cantos. 13 Aproximou-se dele e o beijou, e de cara impudente lhe disse: 14 Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos.
Ezequiel 16:15 Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama; derramaste as tuas prostituições a todo o que passava, para seres dele. [Ver também Is 3:16.]
Apocalipse 17:1b-5,18capítulo 18 [A maior ira que Deus vai derramar no Tempo do Fim será sobre a Babilônia, o Sistema prostituído, enganador, mundano e materialista que ludibriou as nações com a sua beleza carnal e materialismo.] Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas. 2 Com ela se prostituíram os reis da terra, e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. 3 Então o anjo me levou em espírito a um deserto, e vi uma mulher. … 4 A mulher estava vestida de púrpura e de escarlate, e adornada com ouro, pedras preciosas e pérolas. Tinha na mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição. … 18 A mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra. … 18:3 Pois todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição. Os reis da terra se prostituíram com ela, e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância da sua luxúria. 7 Quanto ela se glorificou, e em luxúria esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto. Diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e de modo algum verei o pranto.

7. Que o Senhor nos ajude a refletir a Sua beleza.
Salmo 42:11 [Deus põe a verdadeira beleza no nosso rosto.] Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei, meu Salvador e Deus meu.
Salmo 90:17a Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus. [Ver também Sl 27:4; 50:2.]
Isaías 61:10 Eu me regozijo muito no Senhor; a minha alma se alegra no meu Deus. Pois Ele me cobriu com vestes de salvação, e me envolveu com o manto de retidão, como o noivo que se adorna com um turbante, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.
Ezequiel 16:14 Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da Minha glória que Eu tinha posto sobre ti, diz o Senhor Deus.
Zacarias 9:17a Quão grande é a Sua bondade! E quão grande é a Sua formosura! [Ver também Sl 50:2; Is 33:17.]
Efésios 5:27 A fim de apresentá-la a si mesmo [a Deus] igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário