Vingança

O que a Bíblia diz sobre buscar vingança 

Definição: Tirar desforra de; tirar vingança de ofensa recebida, ou de algo que é como uma ofensa.
1. A vingança é fruto do ódio e do despeito.
1 Reis 19:1,2 Acabe fez saber a Jezabel tudo o que Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas [do falso deus Baal]. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.
2 Crônicas 16:7,9b,10 Nesse tempo, veio Hanani, o vidente, ter com Asa, rei de Judá, e lhe disse: Porque confiaste no rei da Síria, e não confiaste no Senhor teu Deus, o exército do rei da Síria escapou das tuas mãos. 9b Procedeste loucamente, e desde agora haverá guerras contra ti. 10 Por causa disso, Asa se indignou contra o vidente; ficou tão enfurecido que o lançou na casa do tronco [na prisão]. Nesse mesmo tempo Asa oprimiu a alguns do povo.
Ester 3:6 Hamã achou pouco tirar a vida somente a Mordecai. Por isso procurou um modo de destruir a todos os judeus, o povo de Mordecai, que havia em todo o reino de Assuero.
Ezequiel 25:15,16a,17 [Deus repreenderá os ímpios vingadores.] Assim diz o Senhor Deus: Visto que os filisteus se houveram vingativamente, e executaram vingança com desprezo de alma, para destruírem com perpétua inimizade, 16a assim diz o Senhor Deus: Eu estenderei a minha mão contra os filisteus, e arrancarei os quereteus, e destruirei o resto da costa do mar. 17Executarei neles grandes vinganças, com castigos de furor. Então saberão que Eu sou o Senhor, quando Eu tiver exercido a Minha vingança sobre eles.
Marcos 6:17-19 Pois o próprio Herodes mandara prender a João e encerrá-lo no cárcere, por causa de Herodias, com quem se havia casado, embora ela fosse mulher do seu irmão Felipe. 18Pois João dizia a Herodes: Mão te é lícito possuir a mulher de teu irmão.19 De modo que Herodias o odiava [a João Batista] e queria matá-lo. Mas não podia. [Ver os versículos 20-25 e Mt 14:3-8.]
Atos 5:33 [Pedro e alguns outros apóstolos pregaram ao sumo sacerdote e ao seu conselho:] Ouvindo eles isto, se enfureceram e deliberaram matá-los.
Atos 23:12 Quando já era dia, os judeus fizeram uma conspiração, e juraram que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo.
2. Vingar-se não é um ato cristão e é expressamente proibido na Palavra de Deus.
Levítico 19:18 Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Miquéias 6:8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom. E o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?
Mateus 5:38,39 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu [Jesus], porém, vos digo: Não resistais ao homem mau.Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
Lucas 9:54-56a Os discípulos Tiago e João, vendo isto, perguntaram: Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma, assim como fez Elias? 55 Mas Jesus voltou-se, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois,
56a pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.
João 18:10,11 Então, Simão Pedro, que tinha espada, puxou dela, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco. 11 Mas Jesus disse a Pedro: Mete a tua espada na bainha! Não beberei o cálice que o Pai Me deu?
Romanos 12:17 A ninguém torneis mal por mal. Procurai as coisas honestas perante todos os homens.
Tiago 5:9 Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. O juiz está à porta.
3. Aqueles que querem se vingar causam mais problemas para si mesmos.
Provérbios 11:17 O homem bondoso faz bem à sua própria alma, mas o cruel [sem misericórdia, vingativo] perturba a sua própria carne.
Provérbios 24:17,18a Quando o teu inimigo cair, não te alegres, nem quando ele tropeçar se regozije o teu coração; 18a para que o Senhor não o veja, e isso seja mau aos Seus olhos.
Marcos 11:26 Mas se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, não vos perdoará as vossas ofensas. [Ver também Mt 6:15.]
Gálatas 6:7 Não vos enganeis: Deus não Se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Tiago 2:13a Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia.
4. A solução que Deus oferece é retribuir o bem pelo mal.
Êxodo 23:4,5 Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás. Se vires o jumento daquele que te odeia deitado debaixo da sua carga, não o deixarás aí certamente o ajudarás a levantá-lo.
2 Reis 6:21,22 Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai? 22 Respondeu ele: Não os ferirás. Feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e voltem a seu senhor.
Provérbios 25:21,22 Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber. 22 Assim fazendo amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o Senhor te recompensará. [Ver também Rm 12:20.]
Mateus 5:43-48 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, 45 para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Ele faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e envia chuva sobre justos e injustos. 46 Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os cobradores de impostos também o mesmo?47 E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também assim? 48 Sede vós, pois, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai que está nos céus. [Vertambém Lc 6:27,28,32-36.]
1 Tessalonicenses 5:15 Vede que ninguém retribua a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos.
1 Pedro 3:9 Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria. Pelo contrário, bendizei, porque para isso fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.
1 Pedro 4:8 Tende, antes de tudo, ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados
5. Quando for tentado a se vingar, coloque a situação e os malfeitores nas mãos do Senhor.
Provérbios 20:22 Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e Ele te livrará.
Oséias 12:6 Converte-te a teu Deus; guarda o amor e a justiça, e em teu Deus espera sempre.
Romanos 12:19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, pois está escrito: Minha é a vingança; Eu retribuirei, diz o Senhor.
1 Pedro 2:19,21-23 Pois isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente. 21 Para isto fostes chamados, porque também Cristo padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22 Ele não cometeu pecado, nem na Sua boca se achou engano. 23 Quando foi injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava. Antes, entregava-Se àquele que julga justamente,
6. Quando estamos cheios do amor de Deus, é impossível sermos vingativos e vice-versa.
Provérbios 10:12 O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.
Mateus 6:22,23 A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. 23 Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há são trevas, quão grandes são essas trevas! [Ver também Lc 11:34.]
1 Coríntios 13:4a,7 O amor é paciente, é benigno. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade.
Efésios 4:31,32 Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia sejam tiradas de entre vós. 32 Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
1 João 2:9 Aquele que diz que está na luz e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas.
7. Perdoar e ter misericórdia é melhor do que se vingar, porque gera a bênção de Deus.
Salmo 18:25 Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero;
Provérbios 3:3,4 Não te deixem o amor e a fidelidade; ata-os ao teu pescoço; escreve-os na tábua do teu coração Então acharás graça e bom nome aos olhos de Deus e dos homens.
Mateus 5:7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Mateus 6:12,14 Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. 14 Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.
Marcos 11:25 E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.
Lucas 6:37 Não julgueis, e não sereis julgados. Não condeneis, e não sereis condenados. Perdoai, e perdoar-vos-ão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário