Cobiça

O que a Bíblia diz sobre cobiça

 Definição: Desejo sôfrego de possuir bens materiais; ambição desmedida.
1. A cobiça é totalmente contrária à lei de amor de Jesus, que é fundamentada no altruísmo.
Mateus 10:8b De graça recebestes, de graça dai.
Atos 20:33-35 De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes.34 Vós mesmos sabeis que estas mãos proveram o que me era necessário, e aos que estão comigo. 35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
Romanos 13:8,9 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros, pois quem ama ao próximo cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
1 Coríntios 10:24,33 Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o que é de outrem. 33 Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.
1 Coríntios 13:5 [O amor] não busca os seus próprios interesses.
2 Coríntios 8:9 Pois já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela Sua pobreza vos tornásseis ricos.
2 Coríntios 9:7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama ao que dá com alegria.
1 João 3:16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a Sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelos irmãos.
2. Estar agradecido pelo que Deus dá ajuda a evitar a cobiça.
1 Crônicas 29:12 Riquezas e glória vêm de Ti; Tu dominas sobre tudo. Nas Tuas mãos há força e poder para engrandecer e dar força a tudo. [Ver também Dt 8:18.]
Salmo 128:1,2 Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos Seus caminhos. Comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
Provérbios 10:22 A bênção do Senhor enriquece, e não acrescenta dores.
Provérbios 22:4 O galardão da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra, e vida.
Eclesiastes 5:19 Quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho: isto é dom de Deus. [Ver também Ec 3:13.]
1 Timóteo 6:17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.
Tiago 1:17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do Alto, descendo do Pai das luzes, em Quem não há mudança nem sombra de variação.
3. A cobiça é falta de fé na amorosa providência divina para as nossas necessidades físicas.
Mateus 6:25-33 [Jesus disse:] Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26 Olhai para as aves do céu, não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e contudo, o vosso Pai Celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 27 Qual de vós poderá, com as suas preocupações, acrescentar uma única hora ao curso da sua vida? 28 Quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem fiam.29 Eu, porém, vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? 31 Portanto, não andeis, ansiosos, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32 (Pois os gentios procuram todas estas coisas:) De certo vosso Pai Celestial bem sabe que necessitais de todas elas. 33 Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Filipenses 4:19 E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo a Sua gloriosa riqueza em Cristo Jesus. [Ver Sl 84:11b.]
Hebreus 13:5 Seja a vossa vida sem avareza, contentando-vos com o que tendes, pois Ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
4. Em um dos Dez Mandamentos Deus proíbe a cobiça.
Êxodo 20:17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
[Ver também Rm 7:7.]
5. A cobiça atrapalha o nosso relacionamento com o Senhor e crescimento espiritual.
Mateus 13:22 O que foi semeado entre espinhos é o que ouve a Palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas, sufocam a palavra, e fica infrutífera.
Marcos 8:36,37 Que aproveitaria ao homem ganhar o mundo todo, e perder a sua alma? 37 Ou que daria o homem em troca da sua alma?
Lucas 12:15 Então lhes disse: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.
1 Timóteo 6:6-10 De fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e nada podemos levar dele; tendo, porém, sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Mas os que querem ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e perdição. 10Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
2 Timóteo 2:4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar Àquele que o alistou para a guerra.
1 João 2:15-17 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1 João 3:17 Quem tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, cerrar-lhe o seu coração, como estará nele o amor de Deus?
6. Exemplos de como a cobiça também abre a porta para outros pecados:
Salmo 10:3 [Orgulho:] O ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento e blasfema do Senhor.
Isaías 56:11b [Egoísmo e egocentrismo:] Todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção.
Ezequiel 33:31 [Transigência e desobediência:] Eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como Meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem em prática, pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração vai após o lucro.
Miquéias 2:2 [Roubo e violência:] Cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam. Assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança.
Miquéias 3:11 [Hipocrisia e engano:] Os seus chefes dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro. Ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.
7. Seguem-se alguns exemplos de como Deus lidou severamente com o pecado da cobiça:
Josué 7:20-21,24-26 [A cobiça por parte de um homem, Acã, fez Israel perder uma batalha vital. Acã e a sua família pagaram por isso com as suas vidas:] Respondeu Acã a Josué: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel. Eis o que fiz: 21 Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os, e tomei-os. Estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, debaixo da capa. … 24Então Josué e todo o Israel com ele tomaram a Acã, filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e a seus filhos, e a suas filhas, e a seus bois, e a seus jumentos, e a suas ovelhas, e a sua tenda, e a tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor. 25Disse Josué: Por que nos perturbaste? Hoje o Senhor te perturbará. Então todo o Israel o apedrejou, e depois de apedrejá-los, queimaram-nos a fogo. 26 Levantaram sobre ele um grande montão de pedras, que permanece até ao dia de hoje. Assim o Senhor Se apartou do ardor da Sua ira [contra Israel]. [Ver Js 7:10-26.]
1 Samuel 15:9,26 [O rei Saul desobedeceu a Deus em parte por cobiça, e mais tarde isso o fez perder o reino:] Mas Saul e o povo pouparam [o rei ímpio] Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos e os cordeiros e o melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente [como o Senhor dissera especificamente para fazerem], porém a toda coisa vil e desprezível destruíram totalmente. 26 Porém Samuel lhe disse: Não tornarei contigo. Rejeitaste a Palavra do Senhor, e Ele te rejeitou, para que não sejas rei sobre Israel. [Ver versículos 1-28.]
2 Reis 5:20,26,27 [Geazi ficou leproso por causa da sua cobiça:] Geazi, moço de Eliseu, homem de Deus, disse: Meu senhor poupou a este siro Naamã, não aceitando o que ele trouxe. Tão certo como vive o Senhor, hei de correr atrás dele, e obter alguma coisa. … 26 Porém Eliseu lhe disse: Não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro, a encontrar-te? Era isto ocasião para tomares prata, e para tomares vestes, olivais, vinhas, ovelhas, bois, e servos e servas? 27 A lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então Geazi saiu da presença de Eliseu leproso, branco como a neve. [Ver versículos 15-27.]
8. Supere o sentimento de cobiça fazendo um esforço consciente para ajudar os outros.
Salmo 37:26 [Um homem segundo Deus] Compadece-se sempre, e empresta; a sua descendência será abençoada.
Salmo 112:5a,9 Bem irá ao que se compadece, e empresta, … 9É liberal, dá aos pobres, a sua retidão permanece para sempre; a sua força se exaltará em glória.
Provérbios 3:27,28 Não retenhas o bem de quem o merece, estando na tua mão poder fazê-lo. 28 Não digas ao teu próximo: Vai, e volta mais tarde; dar-te-ei amanhã, tendo-o tu contigo.
Provérbios 11:24,25 Um homem dá liberalmente, e se enriquece; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. 25 A alma generosa prosperará; o que regar também será regado.
Provérbios 13:7 Uns se dizem ricos sem ter nada; outros se dizem pobres, tendo grandes riquezas.
Provérbios 19:17 O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, e Ele lhe recompensará o benefício.
Mateus 5:42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Lucas 6:38 Dai, e dar-se-vos-á. Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos darão. Pois com a mesma medida com que medirdes vos medirão também.
1 Coríntios 10:33 Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.
Atos 20:35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário socorrer os enfermos e recordando as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
9. Supere a cobiça mantendo o seu coração e mente fixos nos valores espirituais.
Salmo 119:14,36 [Cobice os tesouros da Palavra de Deus:] Folgo mais com o caminho dos Teus estatutos, do que com todas as riquezas. 36 Inclina o meu coração a Teus estatutos, e não à cobiça.
Salmo 119:162 Alegro-me nas Tuas Promessas, como aquele que acha grande despojo.
Provérbios 22:1 Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.
Jeremias 9:23,24 [Esforce-se por ter um relacionamento mais íntimo com o Senhor:] Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força, nem se glorie o rico nas suas riquezas, 24 mas o que se gloriar glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor, que faço misericórdia, juízo e justiça na terra, porque destas coisas Me agrado, diz o Senhor.
1 Coríntios 12:31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons. E agora eu vos mostrarei o caminho mais excelente. [Depois deste versículo, Paulo então escreve 1 Coríntios 13, o “capítulo do amor”; Ver também 1Co 14:39.]
Colossenses 3:2 [Peça ao Senhor para ajudá-lo a pensar nas coisas do Céu:] Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.
10. Líderes não podem ser cobiçosos. A cobiça e o materialismo têm causado a ruína de muitas organizações religiosas.
Êxodo 18:21 Mas procura dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez.
Provérbios 28:16 O príncipe que tem falta de entendimento multiplica as opressões, mas o que odeia a avareza prolongará os seus dias.
Isaías 1:23-26 Os teus príncipes são rebeldes, companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno, e corre atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas. … 25 Voltarei contra ti a Minha mão; purificarei inteiramente as tuas escórias, e tirarei de ti toda impureza. 26Restituir-te-ei os teus juízes, como eram dantes, e os teus conselheiros, como antigamente. Então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.
Isaías 56:11,12 Estes cães são gulosos, nunca se podem fartar. São pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção.12 Vinde, diz cada um deles, trarei vinho, e beberemos bebida forte; o dia de amanhã será como este, ou ainda muito melhor.
Jeremias 6:13,15 Desde o menor deles até o maior, cada um se dá à avareza; profetas e sacerdotes igualmente, cada um usa de falsidade. 15 Estão envergonhados da sua abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham; nem mesmo sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto cairão entre os que caem; quando Eu os punir, tropeçarão, diz o Senhor.
Mateus 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de odiar a um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
1 Timóteo 3:2,3 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso.
1 Pedro 5:2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, não por torpe ganância, mas de boa vontade. [Ver também Tt 1:11.]
2 Pedro 2:1-3 Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade. Por ganância farão de vós negócio, com palavras fingidas [enganadoras]. Para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.

Um comentário: