Ciúme


O que a Bíblia diz sobre ciúme e inveja


 Definições: Receio de perder alguma coisa; sentimento doloroso que as exigências de um amor inquieto, o desejo de posse da pessoa amada, a suspeita ou a certeza de sua infidelidade, fazem nascer em alguém. Inveja: desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem; desejo violento de possuir o bem alheio.
1. Ciúme e inveja originam do orgulho, da vaidade e do egoísmo.
Eclesiastes 4:4 Também vi que todo trabalho, e toda destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Isto também é vaidade e aflição de espírito.
Gálatas 5:26 Não nos tornemos convencidos, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
1 Timóteo 6:4 É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas.
2. Ciúme e inveja são um espírito de reclamação e queixa.
Gênesis 37:4 Vendo seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos os outros seus irmãos, odiaram-no e já não podiam falar com ele [José] pacificamente.
Números 16:3 [Korá e seus seguidores rebeldes invejavam a posição de liderança de Moisés e falaram contra ele, acusando-o falsamente:] Ajuntaram-se contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta! Toda a congregação é santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles. Por que, pois, vos elevais sobre a congregação do Senhor? [Ver também Sl 106:16-18.]
1 Samuel 18:7-9 As mulheres, dançando, cantavam umas para as outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares. Então Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram muito, e pensou: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares. Na verdade, o que lhe falta, senão só o reino? Daquele dia em diante, Saul trazia Davi sob suspeita. [Ver os versículos 27,28; 20:30,31.]
Mateus 20:8-12 Chegada a tarde, disse o dono da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até os primeiros. Vindo os da hora undécima, receberam um denário cada um. 10 Vindo, porém, os primeiros, pensaram que receberiam mais. Porém, também eles receberam um denário cada um. 11 Tendo-o recebido, murmuravam contra o pai de família. 12 Disseram: Estes últimos trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e o calor do dia.
Atos 13:44,45 No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45 Então, os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja, e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.
3. Ciúme e inveja são sentimentos carnais e têm que ser superados pelo poder do Espírito de amor de Deus.
Jeremias 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e incorrigível. Quem o conhecerá? [Ver Mt 15:19.]
Mateus 20:20-28 Então se aproximou dEle a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos e, adorando-O, fez-Lhe um pedido. 21Perguntou Ele: Que queres? Disse ela: Concede que estes meus dois filhos se assentem, um à Tua direita e outro à Tua esquerda, no teu Reino. … 24 Quando os dez ouviram isto, se indignaram contra os dois irmãos. … 26 [Jesus disse:] Não será assim entre vós. Pelo contrário, todo aquele que, entre vós, quiser tornar-se grande, seja vosso servo, 27 E quem entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso escravo - 28 tal como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Romanos 13:11-14 E fazei isto, conhecendo o tempo. Já é hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. 12 A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos honestamente, como de dia;… nem em contendas e inveja. 14 Antes, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
1 Coríntios 3:3 Ainda sois carnais. Pois havendo entre vós inveja e contendas, não sois carnais, e não andais segundo os homens?
Gálatas 5:14-16 Toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. 16 Digo, porém: Andai no Espírito, e não satisfareis à concupiscência da carne.
Gálatas 5:19a, 21-23 As obras da carne são conhecidas, as quais são: … 21 Invejas,… e coisas semelhantes a estas. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 Mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Gálatas 5:24-26 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. 26 Não nos tornemos convencidos, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Tito 3:3,4 Outrora nós também éramos insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o Seu amor para com os homens.
Tiago 3:15-17 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Tiago 4:5-7 [A inveja e orgulho carnais são produto da nossa natureza pecaminosa, que o Diabo usa. Temos que combater isso com a Palavra e oração.] Ou pensais que em vão diz a Escritura que o Espírito que Ele fez habitar em nós tem intenso ciúme? 6Antes, Ele nos dá uma graça maior. Portanto, diz a Escritura: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.
4. Ciúme e inveja são artimanhas do Diabo e só dão mau fruto.
Provérbios 6:34,35 Pois o ciúme desperta a fúria do marido, e não terá compaixão no dia da vingança. 35 Não aceitará compensação alguma; rejeitará o suborno, por maior que seja.
Provérbios 14:30 O coração tranqüilo é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos.
Provérbios 27:4 Cruel é o furor e impetuosa a ira, mas quem pode parar na presença da inveja?
Tiago 3:16 Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.
5. Ciúme é não estar disposto a abrir mão do que se possui, e muitas vezes perde-se totalmente aquilo que fora retido.
Gênesis 37:4 -11;19,20 [Os irmãos de José tinham inveja dele por ser favorecido pelo pai e queriam matá-lo. Mas José sobreviveu e prosperou, e eles perderam suas fortunas numa grande seca e tiveram que implorar a José por ajuda. Leia os capítulos 45 e 46 para ver o pedido dos irmãos e o perdão de José.]
Provérbios 11:24 Um homem dá liberalmente, e se enriquece; outro retém mais do que é justo, e se empobrece.
Marcos 4:25 Ao que tem, ser-lhe-á dado; ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. [Ver também Lc 8:18]
Gálatas 6:7b Tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
6. Não tenha inveja dos ímpios, pois isso o desviará do caminho.
Salmo 37:1 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. [Ver versículo 7.]
Salmo 73:3,12,14,16-18,21,22a Pois eu tive inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. … 12 São assim os ímpios; sempre em segurança, e as suas riquezas aumentam. …14 O dia todo sou afligido; sou castigado cada manhã. …
16 Quando tentei compreender isto, fiquei sobremodo perturbado,17 até que entrei no santuário de Deus; então, entendi o fim deles. 18 Certamente Tu os pões em lugares escorregadios; Tu os lanças em destruição. … 21 Quando o meu coração se amargurou, e senti picadas nos meus rins, 22a estava embrutecido, e nada sabia. [Ver também Jó 21:7-30.]
Provérbios 3:31 Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos.
Provérbios 23:17 Não tenha o teu coração inveja dos pecadores, antes conserva-te sempre no temor do Senhor.
Provérbios 24:1 Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles.
7. Ciúme e inveja incentivam má conduta.
Gênesis 16:5,6 Então disse Sarai a Abrão: Sobre ti seja a afronta que me é dirigida. Pus a minha serva [Hagar] em teu regaço, e vendo ela agora que concebeu, desprezou-me. O Senhor julgue entre mim e ti. Disse Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, faze-lhe como bem te parecer. Então Sarai a maltratou, e ela fugiu de sua presença. [Ver capítulo 21:9,10]
1 Samuel 18:6-9 [Saul invejava Davi e várias vezes tentou matá-lo.]
Ester 5:11,13,14a Gabava-se Hamã da glória das suas riquezas, da multidão de seus filhos, e de tudo em que o rei o tinha engrandecido, e de como o tinha exaltado sobre os príncipes e servos do rei. … 13 Porém tudo isto não me satisfaz, enquanto vir o judeu Mordecai assentado à porta do rei. 14a Disseram-lhe Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos: Faça-se uma forca de cinqüenta côvados de altura, e pela manhã peça ao rei que nela enforquem Mordecai.
Daniel 6:3-5 Então o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente, e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. Então os presidentes e os sátrapas procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino, mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma, porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa. Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus. [Eles então conspiraram contra ele.]
Marcos 11:18 Os escribas e os principais sacerdotes, tendo ouvido isto [Jesus pregando], buscavam ocasião para matá-lO, pois O temiam, porque toda a multidão estava admirada da Sua doutrina.
Atos 13:44,45 No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45 Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja, e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.
8. Alguns exemplos bíblicos de rivalidade entre irmãos devido à inveja:
Gênesis 4:3-5,8 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. … Disse Caim a seu irmão Abel: Vamos ao campo. Estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.
Gênesis 37, 44,45 [Os irmãos de José tinham inveja dele e planejaram matá-lo, mas depois optaram por vendê-lo à escravidão, mentindo ao pai, dizendo que tinha sido morto por um animal selvagem. Mais tarde, eles se reconciliaram e foram perdoados no Egito.]
Números 12:1-2,9a,10b,15a Miriã e Arão falaram contra Moisés por causa da mulher etíope que este tomara, pois ele havia desposado uma mulher etíope. Diziam: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu. … 9a A ira do Senhor se acendeu contra eles. …10b Miriã se achou leprosa, branca como a neve. … 15a Assim Miriã esteve fechada fora do acampamento durante sete dias [Até ser curada rapidamente por misericórdia].
Lucas 10:38b-40 [Marta estava com um pouco de inveja de sua irmã, Maria, que estava sentada aos pés de Jesus:] E certa mulher, por nome Marta, O recebeu em sua casa. 39 Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se aos pés de Jesus, ouvia a Sua palavra. 40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não Te importas de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
Lucas 15:25-30 [Quando o filho pródigo perdido voltou à casa do pai:] O filho mais velho estava no campo. Quando voltou, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. 26 Chamando um dos criados, perguntou-lhe o que era aquilo. 27 Ele lhe disse: Veio teu irmão, e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. 28 Mas ele se indignou, e não queria entrar. Então, saindo o pai, instava com ele. 29 Mas ele respondeu a seu pai: Olha, sirvo-te há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos. 30 Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o bezerro cevado.
9. A cura para ciúme e inveja é orar para ter mais amor do Senhor, para ser mais como Jesus.
Cântico dos Cânticos 8:6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme. As suas brasas são brasas de fogo, como as labaredas do Senhor.
Romanos 13:13,14 Andemos honestamente, como de dia… não em contendas e inveja. 14 Antes, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
1 Coríntios 13:4 O amor é paciente, é benigno. O amor não inveja, não se vangloria, não se ensoberbece.
1 Pedro 2:1,2 Deixando, pois, toda malícia, todo engano, e fingimentos, e invejas, e toda a sorte de maledicências, Desejai ardentemente, como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, para por ele crescerdes para a salvação.
10. Versículos que ajudam numa batalha contra o ciúme:
Salmo 61:2b Leva-me para a Rocha que é mais alta do que eu.
Salmo 103:14 Pois Ele conhece a nossa estrutura, e Se lembra de que somos pó.
Isaías 59:19b Vindo o Inimigo como uma corrente de águas, o Senhor arvorará contra ele a Sua bandeira. *(ERC)
1 Coríntios 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
2 Coríntios 1:10 O qual nos livrou e em Quem esperamos que ainda nos livrará de tão grande morte.
2 Coríntios 9:7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama ao que dá com alegria.
Gálatas 6:9 E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
2 Timóteo 2:3,4 Sofre, pois, comigo, as aflições como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar Àquele que o alistou para a guerra.
2 Timóteo 4:18 E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o Seu Reino celestial; a quem seja glória para Todo o sempre. Amém.
1 Pedro 5:10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
11. Perseguição muitas vezes é resultado de inveja religiosa.
Marcos 15:9-11 [Religiosos invejosos incitam o povo a pedir a morte de Jesus:] Perguntou-lhes Pilatos: Quereis que vos solte o rei dos judeus? 10 Ele sabia que por inveja os principais sacerdotes O haviam entregado. 11 Mas os principais sacerdotes incitaram a multidão no sentido de que Pilatos soltasse de preferência a Barrabás [um assassino].
Atos 13:45 Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja, e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.
Atos 14:1,2 Em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu grande multidão, tanto de judeus como de gregos. Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram os ânimos dos gentios contra os irmãos.
Atos 17:5 [Mas os judeus, movidos de inveja ao verem o êxito de Paulo com o povo, incitaram uma multidão grega a perseguir Paulo e os irmãos em Tessalônica:] Mas os judeus, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, os procuravam para entregá-los ao povo.
12. Deus fica com ciúme quando colocamos o amor pelas coisas materiais, pelos outros, ou até pelo nosso serviço a Ele, acima do nosso amor por Ele!
Êxodo 20:3,5,6 Não terás outros deuses diante de Mim. …
Não te encurvarás a elas nem as servirás; pois Eu, o Senhor teu Deus, Sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que Me odeiam, Mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que Me amam e guardam os Meus mandamentos.
Êxodo 34:14 Não te inclinarás diante de outro deus, pois o nome do Senhor é Zeloso, sim, Deus zeloso é Ele. [Ver Êx 20:5.]
Números 25:11 Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a Minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi tomado de zelo por Mim no meio deles; por isso, no Meu zelo, não consumi os filhos de Israel. [Ver também 1Co 10:22.]
Deuteronômio 4:24 Pois o Senhor teu Deus é fogo que consome, é Deus zeloso. [Ver também 5:9; 6:14,15.]
Zacarias 8:2 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Zelo por Sião com grande zelo, e com grande indignação zelo por ela. [Ver também Zc 1:14.]
Mateus 10:37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim.
João 21:15 Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-Me mais do que estes? Ele respondeu: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Disse-lhe: Apascenta os Meus cordeiros.
2 Coríntios 11:2 [Paulo tinha um ciúme dentro dos padrões divinos pelo seu rebanho, para que ficassem fiéis ao Senhor e não se desencaminhassem.] Estou zeloso de vós com zelo de Deus. Tenho-vos preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
1 João 2:15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Apocalipse 2:1-5 Ao anjo da igreja de Éfeso escreve: … [Jesus fala:] Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu Primeiro Amor.Lembra-te de onde caíste! Arrepende-te, e pratica as primeiras obras. Se não te arrependeres, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário