Bondade


O que a Bíblia diz sobre bondade


 Definições: Benevolência, brandura; boa ação; qualidade ou caráter de bom. Firmeza de ânimo; generosidade
1. A benevolência de Jesus é muitas vezes mencionada tanto no Antigo como no Novo Testamento.
Isaías 40:11 Como pastor apascentará o Seu rebanho: Nos Seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no Seu regaço; as que amamentam, Ele guiará mansamente.
Isaías 42:3 A cana ferida não quebrará, e não apagará o pavio que fumega. Em verdade Ele trará a justiça.
Isaías 53:7 [Jesus, bondosamente deu a vida por nós, como cordeiro sendo sacrificado.] Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a Sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a Sua boca.
Mateus 11:29 Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.
Lucas 13:34b Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!
Romanos 2:4 Ou desprezas tu as riquezas da Sua bondade, tolerância e paciência, ignorando que a bondade de Deus te leva ao arrependimento?
2 Coríntios 10:1a Ora, eu mesmo, Paulo, rogo-vos pela mansidão e benignidade de Cristo.
Tiago 5:11b O Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.
2. Bondade e longanimidade são frutos do Espírito Santo.
Gálatas 5:22,23 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Tiago 3:17,18 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para os que promovem a paz.
3. Contrário aos conceitos modernos e mundanos, ser longânimo é um sinal de força e não de fraqueza.
Salmo 18:35b A Tua clemência me engrandece. [Ver também 2Sm 22:36.]
Provérbios 16:32 Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade.
Eclesiastes 7:8b E melhor é o paciente do que o orgulhoso.
Isaías 30:15b No sossego e na confiança está a vossa força.
Zacarias 4:6b Não por força nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
Filemom 1:8,9a Pelo que, ainda que tenha em Cristo grande confiança para te mandar o que te convém, 9a prefiro, todavia, solicitar em nome do amor.
Tiago 1:19,20 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar,
20 pois a ira do homem não opera a justiça de Deus.
4. Um espírito brando é um requisito para o verdadeiro cristão.
Romanos 12:10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Filipenses 4:5a Seja a vossa moderação [brandura] conhecida de todos os homens.
2 Timóteo 2:24,25 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente;25 corrigindo com mansidão os que resistem, na expectativa de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade.
Colossenses 3:12 Portanto, como eleitos de Deus, santos, e amados, revesti-vos de compaixão, de benignidade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
Tito 3:2,3 [A bondade faz parte do exemplo de uma vida transformada pelo poder de Deus.] Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas cordatos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens. Outrora nós também éramos insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.
1 Tessalonicenses 2:7-8 [O Apóstolo Paulo é um bom exemplo de um pastor brando.] Antes fomos brandos entre vós, como a mãe que acaricia seus próprios filhos. Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas também as nossas próprias almas; porque nos éreis muito queridos.
1 Pedro 3:8-9 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos [brandos], humildes. Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria. Pelo contrário, bendizei, porque para isso fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.


Um comentário:

  1. Uma boa palavra de carinho e ensino a conhecer algum pontos fracos muito obrigada foi edificado no meu espírito amém

    ResponderExcluir