Corrupção

O que a Bíblia diz sobre corrupção e suborno

Definição: Algo como dinheiro ou um favor, oferecido ou dado a uma pessoa em uma posição de destaque, para influenciar de forma desonesta o seu ponto de vista ou a sua conduta. Na Bíblia o Senhor despreza a corrupção de líderes religiosos e políticos, que usem de maneiras desonestas, para ganho monetário ou político.

1. A Bíblia proíbe expressamente a entrega ou aceitação de subornos ou 'ofertas':
Êxodo 32:8 Também suborno não aceitarás, pois o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos.
Provérbios 29: 4 Pela justiça o rei estabelece a terra, mas o amigo de subornos a transtorna.
Eclesiastes 7:7 Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração.

2. Tanto o dar, como o receber subornos são geralmente motivados pelo egoísmo e pelo próprio interesse:
Provérbios 17: 23 O ímpio aceita o suborno em segredo, para perverter as veredas da justiça.
22: 16  O que oprime ao pobre para aumentar o seu lucro, ou o que dá ao rico, certamente empobrecerá.
Isaías 1: 23 Os teus príncipes são rebeldes, companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno, e corre atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas.
Ezequiel 13: 19 Vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes vivas as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta mentiras.
Miquéias 7: 3 As suas mãos fazem diligentemente o mal; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles são perturbadores.

3. Exemplos bíblicos de pessoas que aceitaram subornos de pessoas imorais:
Números 22:14-22a  [Balaque tentou subornar Balaão para amaldiçoar os filhos de Israel.] 14Levantaram-se os príncipes dos moabitas, voltaram a Balaque, e lhe disseram: Balaão recusou-se a vir conosco.
15 Balaque tornou a enviar outros príncipes, em maior número e mais honrados que os primeiros.
16 Chegando a Balaão, disseram-lhe: Assim diz Balaque, filho de Zipor: Rogo-te que não te demores em vir a mim,
17 porque grandemente te honrarei, e farei tudo o que me disseres. Portanto vem, rogo-te, e amaldiçoa por mim este povo.
18 Respondeu Balaão aos servos de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia desobedecer à ordem do Senhor meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande.
19 Agora rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que o Senhor me dirá ainda.
20 Veio o Senhor a Balaão, de noite, e disse-lhe: Visto que aqueles homens te vieram chamar, levanta-te, e vai com eles, mas farás somente o que eu te disser.
21 Então Balaão se levantou de manhã, selou a sua jumenta, e partiu com os príncipes de Moabe.
22 Mas a ira de Deus se acendeu quando ele se foi.
Juízes 16:5 Os príncipes dos filisteus subiram a ela [Dalila], e lhe disseram: Persuade-o [Sansão], e vê em que consiste a sua grande força, e com que poderíamos dominá-lo e amarrá-lo, para assim o subjugarmos. Cada um de nós te dará mil e cem moedas de prata.
1.Samuel 8: 1 Tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.
2 O seu primogênito chamava-se Joel e o segundo Abias, e foram juízes em Berseba.
3 Porém seus filhos não andaram nos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, aceitaram subornos e perverteram o juízo.
Ester 3: 9 [Hamã subornbou o rei Assuero para destruir os judeus:]Se agradar ao rei, decrete-se que sejam mortos, e eu porei nos tesouros do rei dez mil talentos de prata para os homens que executarem este negócio.
Mateus 28:12-15  [Os judeus subornaram os soldados que guardaram a tumba de Jesus para que eles ajudassem a espalhar suas mentiras:]
12 Reunindo-se eles com os anciãos, deliberaram dar muito dinheiro aos soldados, recomendando:
13 Dizei que vieram de noite os seus discípulos e, enquanto dormíeis, o furtaram.
14 Caso isto chegue aos ouvidos do governador, nós o persuadiremos, e vos poremos em segurança.
15 Eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. E espalhou-se esta história entre os judeus, até o dia de hoje.
Marco 14: 10 Então Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus.
11 Eles, ouvindo-o, alegraram-se e lhe prometeram dinheiro. De modo que ele procurava uma oportunidade para o entregar.
Atos 24:26  [O governador Felix esperava um suborno de Paulo:] Esperava ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, para que o soltasse, pelo que também muitas vezes o mandava chamar, e falava com ele.

4. Os ganhos provenientes de suborno são insignificantes em comparação com o que custam, em termos dos julgamentos de Deus:
Jó 15: 34 Pois o ajuntamento dos hipócritas se fará estéril, e o fogo consumirá as tendas do suborno.
Provérbios 15: 27 O que se dá à cobiça perturba a sua própria casa, mas o que odeia o suborno viverá.
Provérbios 29:4 Pela justiça o rei estabelece a terra, mas o amigo de subornos a transtorna.
Isaías 5:22a Ai dos que são poderosos para beber vinho, 23 que justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça.
Amós 2:6 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sandálias.
Amós 5: 11 Portanto, visto que pisais o pobre, e dele exigis tributo de trigo, edificareis casas de pedras lavradas, mas nelas não habitareis; vinhas desejaveis plantareis, mas não bebereis do seu vinho.
12 Porque sei que são muitas as vossas transgressões, e enormes os vossos pecados. Afligis o justo, tomais suborno, e rejeitais os necessitados na porta.

5.  Deus prometeu abençoar àqueles que mantêm a sua integridade ao não dar nem receber subornos:
1 Samuel 12:3  [Samuel julgava Israel honestamente e nunca aceitou um suborno:] Aqui estou. Testificai contra mim perante o Senhor, e perante o seu ungido: De quem tomei o boi? De quem tomei o jumento? A quem defraudei? A quem oprimi? Das mãos de quem recebi suborno para encobrir com ele os meus olhos? Se fiz alguma dessas coisas, eu a restituirei.
Salmo 26:9 Não colhas a minha alma com a dos pecadores, nem a minha vida com a dos homens sanguinarios,
10 em cujas mãos há malefício, e cuja destra está cheia de subornos.
11 Mas eu ando na minha integridade; livra-me, e tem compaixão de mim.
Provérbios 15: 27  O que se dá à cobiça perturba a sua própria casa, mas o que odeia o suborno viverá.
Isaías 33: 15  O que anda em justiça, e o que fala com retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, e que sacode das suas mãos todo suborno, que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal;
16 este habitará nas alturas, e as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio. O seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas.

6. Há momentos em que dar um presente ou donativo é aceitável, como um gesto de bondade ou de reconciliação, mas não para corromper um julgamento:
Gênesis 32:11-21 ;  33:8-11  [Jacó insiste em dar um grande presente para ajudar a reconciliar com seu irmão Esaú. Jacó ora:]
11 Livra-me peço-te, das mãos de meu irmão, das mãos de Esaú, pois eu o temo, para que não venha ele matar-me, e a mãe com os filhos.
12 Mas tu disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar.
13 Ele passou ali aquela noite, e tomou, do que tinha, um presente para seu irmão Esaú:
14 duzentas cabras e vinte bodes, duzentas ovelhas e vinte carneiros,
15 trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez touros, vinte jumentas e dez jumentinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário