Solidão


O que a Bíblia diz sobre solidão 
Definição: Estado do que se encontra ou vive só; tristeza resultante dessa condição.
1. Depois que recebemos Jesus no coração, sempre temos a Sua companhia e amor.
Deuteronômio 31:6b Pois o Senhor teu Deus, que vai contigo, não te deixará, nem te desamparará.
Isaías 44:21b Não Me esquecerei de ti.
Isaías 54:10a Embora as montanhas se desviem, e os outeiros tremam, contudo o Meu constante amor não se desviará de ti.
Jeremias 31:3b [O Senhor diz:] Com amor eterno te amei; com benignidade te atraí.
Mateus 28:20b [Jesus fala:] E certamente estou convosco todos os dias, até à consumação do século.
João 14:18 [Jesus fala:] Não vos deixarei órfãos; virei para vós.
João 16:32 [Jesus disse:] Mas vem a hora, e já chegou, em que sereis dispersos cada um para sua casa. Vós Me deixareis só. Mas não estou só, pois o Pai está Comigo.
Romanos 8:38,39 Pois estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor!
2 Timóteo 4:16,17a Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado. 17a Mas o Senhor me assistiu e me fortaleceu.
Hebreus 13:5b Eu [O Senhor] não te deixarei, nem te desamparei.
[Ver também Insegurança, Nº 5]
2. Embora amigos terrenos falhem, o Senhor nunca falha.
Salmo 27:10 Ainda que meu pai e minha mãe me desamparassem, o Senhor me recolheria.
Salmo 73:25,26 A quem tenho eu no Céu senão a Ti? E na terra não há quem eu deseje além de Ti. 26 A minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
Salmo 142:4,5 Olha para a minha direita, e vê; ninguém há que se interesse por mim. Refúgio me falta; ninguém cuida da minha alma. A Ti, ó Senhor, clamo; eu digo: Tu és o meu refúgio, a minha porção na terra dos viventes.
Provérbios 18:24b Mas há um Amigo mais chegado do que um irmão.
Isaías 49:15,16 Pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de modo que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, Eu, todavia, não Me esquecerei de ti. 16 Vê, nas palmas das Minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente na Minha presença.
Isaías 66:13a Como alguém a quem a sua mãe consola, assim Eu [o Senhor] vos consolarei.
João 14:18 Não vos deixarei órfãos; virei para vós. [Ver também Is 51:12a; Jo 14:16.]
2 Tessalonicenses 2:16,17 E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, 17 console os vossos corações, e os confirme em toda boa obra e palavra.
3. Às vezes o Senhor permite que nos sintamos sós para nos aproximarmos mais dEle.
Salmo 38:11,15 Os meus amigos e os meus companheiros me evitam, por causa da minha chaga; os meus parentes põem-se à distância. … 15 Em Ti, ó Senhor, espero; Tu, ó Senhor meu Deus, me ouvirás.
Salmo 63:1,5-7 Ó Deus, Tu és o meu Deus; eu Te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de Ti, o meu corpo Te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água. …A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; a minha boca Te louvará com alegres lábios. Na minha cama, lembro-me de Ti; medito em Ti nas vigílias da noite. Porque Tu tens sido o meu auxílio, canto nas sombras das Tuas asas.
Salmo 73:25,26,28a A quem tenho eu no Céu senão a Ti? E na terra não há quem eu deseje além de Ti. 26 A minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre. … 28a Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus.
Salmo 84:10a Vale mais um dia nos Teus átrios, do que em outra parte mil.
O Cântico dos Cânticos 3:3 Acharam-me os guardas que rondavam pela cidade. Eu lhes perguntei: Vistes Aquele a quem ama a minha alma?
Isaías 26:9a Com a minha alma Te desejo de noite; com o meu espírito, que está dentro em mim, madrugo a buscar-Te.
Mateus 22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
Filipenses 3:8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo.
Colossenses 2:10a E recebestes a plenitude em Cristo.
Colossenses 3:2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.
4. Até Jesus sentiu e sente-Se só e abandonado às vezes.
Isaías 53:3,4,6b,12b Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores, e experimentado no sofrimento. Como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dEle caso algum. Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si; contudo, nós O consideramos como aflito, ferido de Deus, e oprimido. … 6b E o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos. … 12b Porque derramou a Sua alma na morte, e foi contado com os transgressores. Pois Ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.
Mateus 26:56b [Os Seus amigos mais íntimos O abandonaram naquela noite no jardim do Getsêmani :] Então todos os discípulos, deixando-O, fugiram.
Mateus 27:46 [Jesus sofreu a suprema solidão, vivenciou a separação de Deus e a morte, para nos salvar:] Por volta da hora nona, exclamou Jesus em alta voz: Eli, Eli, lemá sabactâni, que quer dizer: Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste? [Ver Sl 22.]
Hebreus 4:15-16 Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.
5. Um antídoto para a solidão é fazer um esforço e tomar a iniciativa de se aproximar e ser amigo.
Jó 2:11 Ouvindo três amigos de Jó todo esse mal que lhe sobreviera, vieram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, combinaram ir juntamente condoer-se dele, e consolá-lo.
Jó 6:14a Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão.
1 Samuel 23:16 [Convívio com outros pode fortalecer.] Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em Deus.
Provérbios 27:10b Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe.
Lucas 6:31 Como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também.
1 Coríntios 10:13a [Todos nós nos sentimos solitários em alguma ocasião.] Não veio sobre vós tentação, senão humana.
Filipenses 2:4 Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
1 Tessalonicenses 3:12a O Senhor vos aumente, e vos faça crescer em amor uns para com os outros e para com todos.
6. Ganhar almas e ministrar aos perdidos até o ajuda a superar a solidão.
Salmo 126:5,6 Os que semeiam com lágrimas segarão com cânticos de alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará com cânticos de alegria, trazendo consigo os seus molhos.
Mateus 5:15-16 Nem se acende uma lâmpada e se coloca debaixo de uma vasilha, mas no candelabro, e ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Lucas 14:23 Então disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
Romanos 10:14,15 Como, pois, invocarão Aquele em quem não creram? e como crerão nAquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!
7. Se demonstrar amor verdadeiro, não vai ser difícil ganhar amigos.
João 12:32 Mas Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim.
2 Coríntios 9:6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará, e o que semeia com fartura, com fartura também ceifará.
Colossenses 3:14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
1 Pedro 3:8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes. [Ver também 1Pe 4:8.]
1 Coríntios 13:8a O amor nunca falha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário