Sossego


O que a Bíblia diz sobre paz e sossego 


Definição: Ausência de agitação. É resultado de fé e confiança em Deus, que produz tranqüilidade, calma, quietude e paz.
Sossego de espírito é força de espírito.
Eclesiastes 7:8 Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas, e melhor é o paciente do que o orgulhoso.
Isaías 30:15a Assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousardes está a vossa salvação.
Lucas 21:19 Na vossa paciência possuí as vossas almas. *(ERC)
1 Pedro 3:4 A beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é precioso diante de Deus.
Quietude, mansidão de espírito e conduta mansa são características que podem ser adquiridas.
Salmo 131:2 Mas fiz calar e sossegar a minha alma; como uma criança desmamada com a sua mãe, como uma criança desmamada é a minha alma para comigo.
Isaías 7:4a E dize-lhe: Acautela-te, aquieta-te e não temas.
Sofonias 2:3a Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o Seu juízo. Buscai a justiça, buscai a mansidão.
1 Tessalonicenses 4:11a Procurai viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com as vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado. [Ver também 1Tm 2:1-3.]
2 Tessalonicenses 3:11,12 Ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia. 12 A esses tais, porém, ordenamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
Tiago 1:19a Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar.
O Senhor abençoa um ambiente calmo e sossegado.
Provérbios 17:1 Melhor é um bocado seco e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de sacrifícios, com contenda.
Eclesiastes 4:6 Melhor é um punhado com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito.
Eclesiastes 9:17 As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina sobre os tolos.
Ficarmos sossegados no espírito diante do Senhor demonstra que esperamos que Ele aja a nosso favor; é fé e confiança.
Êxodo 14:13a Moisés, porém, disse ao povo: Não temais. Estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará.
Jó 22:21 [Um dos amigos de Jó avisa:] Apega-te a Deus, e tem paz com Ele; assim te sobrevirá o bem.
Salmo 42:5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei, meu Salvador e meu Deus.
Isaías 40:31 Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.
Lamentações 3:26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.
Atos 19:36 Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos aquieteis e nada façais precipitadamente.
Filipenses 4:6,7 Não andeis ansiosos [preocupados] por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.
Colossenses 3:15a E a paz de Deus… domine em vossos corações.
Hebreus 4:9-11 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus; 10 pois aquele que entrou no descanso de Deus, ele próprio descansou de suas obras, como Deus das Suas. 11 Procuremos, portanto, entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
Preocupar-se e agir na energia da carne é em vão e o impede de agir como Deus quer.
Salmo 37:7-9 [Podemos optar por esperar o Senhor guiar ou nos preocuparmos e acabarmos saindo da vontade de Deus.] Descansa no Senhor, e espera nEle; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal. Pois os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
Salmo 39:6a Todo homem anda como uma sombra [desassossegado]; em vão se inquieta.
Salmo 127:2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois Ele dá aos seus amados o sono.
Lucas 10:38-42 [Maria ficou sossegada aprendendo com Jesus, enquanto Marta foi ficando cada vez mais atarefada até chegar a acusar falsamente o Senhor e a sua irmã.] Indo eles de caminho, entrou numa aldeia. E certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. 39 Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se aos pés de Jesus, ouvia a Sua palavra.
40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não Te importas de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. 41Respondeu-lhe Jesus: Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas coisas, 42 mas uma só é necessária. Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
Lucas 12:25,26 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida? 26 Visto que nada podeis fazer às coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
Ficar quieto diante do Senhor nos possibilita ouvi-lO e receber a Sua instrução.
Números 9:8 Disse-lhes Moisés: Esperai, e ouvirei o que o Senhor vos ordenará.
1 Samuel 3:7-10 Ora, Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a Palavra do Senhor. O Senhor tornou a chamar a Samuel pela terceira vez, e Samuel se levantou, foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois me chamaste. Então, entendeu Eli que era o Senhor quem chamava o menino. Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e se Ele te chamar, dirás: Fala, Senhor, pois o Teu servo ouve. Então, Samuel foi e deitou-se no seu lugar. 10Veio o Senhor, e ali esteve, chamando como das outras vezes: Samuel! Samuel! Respondeu Samuel: Fala, pois o Teu servo ouve.
1 Samuel 9:27 Descendo eles para a extremidade da cidade, Samuel disse a Saul: Dize ao moço que passe adiante de nós (e ele passou); tu, porém, espera aqui, e te farei ouvir a Palavra de Deus.
1 Samuel 12:7 Agora, pois, ponde-vos aqui, e pleitearei convosco perante o Senhor, no tocante a todos os Seus atos de justiça, que fez a vós e a vossos pais.
Jó 37:14b Atende, e considera as maravilhas de Deus.
Salmo 4:4 Irai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração na vossa cama e calai-vos. (Selá)
Salmo 25:9 Guia os humildes no que é reto; e lhes ensina o Seu caminho.
Salmo 46:10a Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus.
Habacuque 2:20 Mas o Senhor está no Seu santo templo; cale-se diante dEle toda a terra. [Ver também Zc 2:13.]
Tiago 1:21b Recebei com mansidão a Palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.
Você fica sossegado e tem paz de espírito quando sabe que está fazendo o melhor possível para agradar ao Senhor e cumprir a Sua vontade.
2 Crônicas 20:30 E o reino de Jeosafá teve paz, pois o seu Deus lhe deu repouso em redor.
Salmo 37:37 Nota o homem sincero, e considera o que é reto; o futuro desse homem será de paz.
Salmo 119:165 Muita paz tem os que amam a Tua lei, e para eles não há tropeço.
Provérbios 1:33 Mas o que Me der ouvidos habitará seguro, e estará descansado do temor do mal.
Isaías 32:17,18 O fruto da retidão será paz; o efeito da retidão será repouso e segurança, para sempre. 18 O Meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em calmos lugares de descanso,
Romanos 5:1 Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário