Egoismo

O que a Bíblia diz sobre egoismo

Definições: Amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios. Exclusivismo que faz o indivíduo referir tudo a si próprio.

1. O egoísmo é uma falta de amor e consideração pelas necessidades dos outros.
Gênesis 4:9 Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele respondeu: Não sei. Acaso sou eu guardador do meu irmão?
Provérbios 18:17 O que primeiro apresenta o seu caso parece justo, até que vem outro e o examina.
Provérbios 24:11,12 Livra os que estão destinados à morte, e salva os que cambaleiam para a matança. 12 Se disseres: Não o soubemos, não perceberá Aquele que pondera os corações? Não saberá Aquele que atenta para a tua alma? Não pagará Ele ao homem conforme a sua obra?
Ezequiel 34:8b,10,18,23,24 [Deus fala contra pastores egoístas, e promete levantar um Davi dos últimos dias, que alimentará as ovelhas altruisticamente.] E os Meus pastores não procuram as Minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos, e não apascentam as Minhas ovelhas, … 10 Assim diz o Senhor Deus: Eu estou contra os pastores e requererei as Minhas ovelhas das suas mãos, e eles deixarão de apascentar as ovelhas, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as Minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto. … 18 Não vos basta pastar o bom pasto? Haveis de pisar o resto de vossos pastos? Não vos basta beber as águas limpas? Haveis de sujar o resto com os vossos pés? … 23 Levantarei sobre elas um só pastor, o Meu servo Davi, e ele as apascentará; ele as apascentará; e lhes servirá de pastor. 24 Eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o Meu servo Davi será príncipe no meio delas. Eu, o Senhor, o disse.
Zacarias 7:6 Ou quando comestes, e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes?
Mateus 25:42-45 Pois tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; 43 fui forasteiro e não Me recolhestes; estive nu e não Me vestistes; enfermo e preso e não Me visitastes. 44 Então eles também lhe responderão: Senhor, quando Te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou preso e não Te servimos? 45 Então lhes responderá: Em verdade vos digo que, todas as vezes que o deixastes de fazer a um destes pequeninos, foi a Mim que o deixastes de fazer.
Filipenses 2:21 [O egoísmo causa danos à obra do Senhor:] Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.
2 Timóteo 3:1,2a [À medida que o mundo entra no Tempo do Fim, o egoísmo se pronuncia mais:] Sabe, porém, isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; 2a pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos. [Ver também Mt 24:12.]
Tiago 2:15,16 Se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz; aquentai-vos e fartai-vos; mas não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?
Tiago 4:17 Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado.
1 João 3:17 Quem tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, cerrar-lhe o seu coração, como estará nele o amor de Deus?
2. O egoísmo acumula até ficar pobre.
Provérbios 11:24b Outro retêm mais do que é justo, e se empobrece.
Provérbios 13:7a Uns se dizem ricos sem ter nada.
Provérbios 15:27a O que se dá à cobiça perturba a sua própria casa.
Provérbios 28:27b O que dele esconde os olhos terá muitas maldições.
Eclesiastes 5:13 Há um grave mal que vi debaixo do sol: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano.
Ageu 1:6,9,10 Semeais muito, e recolheis pouco. Comeis, mas não vos saciais. Vesti-vos, mas ninguém se aquece. O que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saco furado. Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco. Esse pouco, quando o trouxestes para casa, Eu o dissipei com um assopro. Por quê? diz o Senhor dos Exércitos. Por causa da Minha casa, que está deserta, enquanto que cada um de vós se ocupa com a sua própria casa. 10 Por isso retêm os céus o seu orvalho, e a terra os seus frutos.
Marcos 10:21,22 Jesus, olhando para ele, o amou, e disse: Falta-te uma coisa: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então vem, e segue-Me. 22 Mas ele, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Lucas 12:15 Então lhes disse [Jesus]: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.
2 Coríntios 9:6a E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará.
Gálatas 6:7 Não vos enganeis: Deus não Se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. [Ver também Gn 31:5-9,41,42 onde se encontra a história de como Deus ajudou Jacó a recolher o que lhe era de direito de Labão, seu sogro egoísta.]
Tiago 5:1-5 Agora, vós, ricos, chorai, e pranteai, por causa das misérias que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram. A sua ferrugem dará testemunho contra vós, e devorará a vossa carne como fogo. Entesourastes nos últimos dias. Vede! O salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, e que por vós foi retido com fraude, está clamando. Os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor Todo-Poderoso. 5Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes. Cevastes os vossos corações no dia de matança.
3. O egoísmo é a causa de muitos males no mundo, inclusive da guerra, do sofrimento e da miséria.
Jeremias 5:26-28 Entre o Meu povo se acham ímpios que estão à espreita, como se acaçapam como passarinheiros e como os que colocam armadilhas para apanharem homens. 27 Como uma gaiola cheia de pássaros, são as suas casas cheias de engano; engrandeceram- se e enriqueceram, 28 tornaram-se gordos e nédios. Os seus feitos malignos não têm limites; não julgam a causa dos órfãos, para que prosperem, nem defendem o direito dos necessitados.
Oséias 12:7 O mercador tem balança enganadora em sua mão; ele ama a opressão.
Miquéias 6:12 Os seus ricos estão cheios de violência, os seus habitantes falam mentiras, e a sua língua é enganosa na sua boca.
1 Timóteo 6:9,10 Mas os que querem ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e perdição. 10Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Tiago 4:1,2a Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Não vêm disto, dos prazeres que nos vossos membros guerreiam? 2aCobiçais, mas nada tendes. Matais e invejais, mas não podeis obter o que desejais.
4. Ser egocêntrico e agir como bem entende produz mau fruto.
1 Samuel 2:22-25a e 3:13 [O sacerdote Eli foi julgado por Deus por deixar os seus filhos fazerem o que bem entendiam:] Ora, Eli que já era muito velho, ouvia tudo o que seus filhos faziam a todo o Israel, e de como tinham relações com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. 23 Então ele lhes disse: Por que fazeis tais coisas? Ouço de todo este povo os vossos malefícios. 24 Não, filhos meus, não é boa fama a que ouço entre o povo do Senhor. 25a Pecando o homem contra o próximo, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem intercederá por ele? Mas não deram ouvidos à voz de seu pai. 3:13 Pois já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia; seus filhos se fizeram execráveis, e ele não os repreendeu.
1 Reis 1:1a,5,6a [O mau fruto do rei Davi mimar o seu filho:] O rei Davi era já velho, de idade avançada. Então Adonias, filho de Hagite, se exaltou, dizendo: Eu reinarei. Preparou carros e cavaleiros, e cinqüenta homens que corressem diante dele.
6a Seu pai jamais o havia contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? [Ver versículos 16-21.]
Provérbios 1:30-32 Visto que não quiseram o Meu conselho e desprezaram toda a Minha repreensão, 31 comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. 32Porque o desvio dos tolos os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá.
Provérbios 14:14a Dos seus próprios caminhos se fartará o infiel de coração.
Isaías 65:2 Estendi as mãos o dia todo a um povo rebelde, que caminha por caminho que não é bom, após os seus próprios pensamentos.
Jeremias 7:24 Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos; pelo contrário, andaram nos seus próprios conselhos, na dureza do seu coração maligno. Andaram para trás, e não para diante.
Lucas 15:12,13 [A história do Filho Pródigo:] O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E o pai repartiu os bens entre os dois. 13 Poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
5. Perseguir os seus próprios desejos e interesses pessoais não vai trazer satisfação.
Jó 9:4b Quem se endureceu contra Ele, e teve paz?
Jó 27:8 Pois que esperança tem o ímpio quando é cortado, quando Deus lhe arranca a vida?
Salmo 106:15 De sorte que lhes satisfez o desejo, mas fez definhar as suas almas.
Provérbios 27:20 O inferno e a perdição nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.
Eclesiastes 1:8 Todas as coisas são canseiras, mais do que ninguém o pode declarar. Os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir.
Eclesiastes 2:10,11 [O rei Salomão, amante da boa-vida, disse:] Tudo o que desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma. O meu coração se alegrou por toda a minha obra, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. 11 Olhei para todas as obras que as minhas mãos fizeram, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e vi que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia debaixo do sol.
6. A verdadeira vida cristã é uma de abnegação - o oposto do egocentrismo.
Lucas 9:23 Então disse a todos: Se alguém quer vir após Mim,negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-Me. [Ver Tt 2:12.]
Lucas 14:26,27 Se alguém vier a Mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e até mesmo a sua própria vida, não pode ser Meu discípulo. 27 Qualquer que não tomar a sua cruz, e não vier após Mim, não pode ser Meu discípulo.
Atos 20:24 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Apocalipse 12:11 Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; não amaram a suas vidas até à morte.
2 Coríntios 5:15 E Ele morreu por todos, para que os que vivemnão vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressurgiu.
Gálatas 5:24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carnecom as suas paixões e concupiscências.
7. Quando damos prioridade ao Senhor e aos outros, Ele geralmente nos dá o que desejamos ter.
Salmo 34:9,10 Temei ao Senhor, vós, os Seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que O temem. 10 Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta.
Salmo 37:4 Deleita-te no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração. [Ver Sl 21:2; 145:19.]
Salmo 84:11b Não nega bem algum aos que andam na retidão.
Mateus 6:33 Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
1 Timóteo 6:17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.
8. O Senhor adverte contra usar-se o charme pessoal, motivado por orgulho, para atrair outros para si mesmo ou para conseguir o que se deseja. Deveríamos atrair as pessoas ao Senhor.
Provérbios 25:27 Comer muito mel não é bom; nem é honroso procurar a própria honra.
João 5:44 Como podeis crer, recebendo glória uns dos outros, mas não vos esforçando por obter a glória que vem do único Deus?
João 7:18a Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória.
1 Coríntios 5:6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?
1 Coríntios 6:20 Fostes comprados por bom preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo [e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus].
1 Coríntios 10:31,33 Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. … 33Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.
2 Coríntios 4:5 Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor, e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
1 Tessalonicenses 2:3-6 Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem é feita com dolo. Pelo contrário, como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. Como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem de intuitos gananciosos; Deus é testemunha. Não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, servos pesados.
Filipenses 2:21 Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.
9. Deus sempre abençoa o altruísmo.
Deuteronômio 15:10 Livremente lhe darás, e não seja maligno o teu coração, quando lhe deres; pois por isso te abençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a mão.
Provérbios 11:24a-26 Um homem dá liberalmente, e se enriquece. 25 A alma generosa prosperará; o que regar também será regado. 26 Ao que retém o trigo o povo o amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do vendedor.
Provérbios 13:7b Outros se dizem pobres, tendo grandes riquezas.
Provérbios 14:21b O que se compadece dos humildes é bem-aventurado.
Isaías 58:10,11 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita, então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. 11 O Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará os teus ossos. Serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
Mateus 6:3,4 Mas, quando tu deres esmola [aos necessitados], não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola seja dada secretamente. Então teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Lucas 6:38 Dai, e dar-se-vos-á. Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos darão. Pois com a mesma medida com que medirdes vos medirão também.
João 12:24,25 Em verdade, em verdade vos digo que se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica só. Mas se morrer, produz muito fruto. 25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á, mas quem odeia a sua vida neste mundo, guardá-la-á para a vida eterna.
Atos 20:35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário socorrer os enfermos, recordando as Palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
10. O altruísmo é uma qualidade vital para o cristão.
Romanos 15:1-3a Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. 3a Pois também Cristo não agradou a Si mesmo.
1 Coríntios 10:24 Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o que é de outrem.
1 Coríntios 13:5b [O amor] não busca os seus interesses.
2 Coríntios 5:14a,15 Pois o amor de Cristo nos constrange. 15 E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressurgiu.
2 Coríntios 9:7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama ao que dá com alegria.
Gálatas 6:2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
Gálatas 6:10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
Filipenses 2:4 Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Tiago 2:8 Todavia, se cumprirdes a lei real, encontrada na Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem.
1 João 3:16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a Sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelos irmãos.
11. Jesus ensinou o altruísmo através do Seu exemplo.
Marcos 10:45 Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos. [Ver também Is 53:12; 1Tm 2:6a.]
João 15:12,13 O Meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos.
2 Coríntios 8:9 Pois já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela Sua pobreza vos tornásseis ricos.
1 João 3:16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a Sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelos irmãos.
12. No trabalho do Senhor, dedicação e altruísmo são inseparáveis.
Mateus 26:39 Indo um pouco diante, prostrou-Se sobre o rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passa de Mim este cálice! Todavia, não seja como Eu quero, mas como Tu queres.
Jeremias 42:6 Seja ela boa, ou seja má, à voz do Senhor nosso Deus, a Quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do Senhor nosso Deus.
Lucas 17:10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer.
    1 Coríntios 10:33 Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.
[Ver também 2Co 5:15; Fp 3:8; Hb 11:24-26.]
13. O verdadeiro cristão é abnegado e não considera nada sua posse.
Mateus 5:42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Lucas 3:11 Respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem, e quem tiver alimento faça da mesma maneira.
Lucas 6:30 Dá a qualquer que te pedir, e ao que tomar o que é teu, não o peças de volta.
Atos 2:44,45 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um.
Atos 4:32 Era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
14. O altruísmo foi uma característica de muitos dos “grandes” homens de Deus.
Gênesis 13:9 [Quando surgiu contenda entre os seus pastores e os de Ló, seu sobrinho, Abraão sabiamente sugeriu que dividissem a terra, dando a Ló a primeira opção da melhor terra:] Não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se escolheres a esquerda, irei para a direita; se a direita escolheres, irei para a esquerda.
Gênesis 50:21 [José foi muito bondoso com seus irmãos, que primeiro quiseram matá-lo e depois o venderam como escravo a mercadores egípcios:] Agora, pois, não temais. Eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e lhes falou ao coração.
1 Samuel 18:4 [Jônatas, filho do rei Saul, faz amizade com Davi e dá-lhe os seus pertences:] Jônatas tirou a capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto.
1 Reis 17:8-16 [A pobre viúva de Sarepta compartilha o que restou dos seus mantimentos com Elias, e foi abençoada durante a seca:] Então, veio a ele [a Elias] a Palavra do Senhor: 9Levanta-te, vai a Sarepta, … e habita ali. Ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. 10 Então ele se levantou e se foi a Sarepta. Chegando à porta da cidade, estava ali uma viúva apanhando lenha. Ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água, para eu beber. 11 Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um pedaço de pão. 12 Respondeu ela: Tão certo como vive o Senhor teu Deus, não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija. E vês aqui, apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. 13 Elias lhe disse: Não temas. Vai, faze como disseste. Porém faze disso primeiropara mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora, depois o farás para ti e para teu filho. 14 Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15 Foi ela, e fez conforme a palavra de Elias. Assim comeu ele, ela, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a Palavra do Senhor, falada por intermédio de Elias.
Marcos 12:41-44 [A pobre viúva compartilhou com Deus de coração, altruisticamente, tudo o que tinha:] Estando Jesus assentado diante do gazofilácio, observava a maneira como o povo lançava ali o dinheiro. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Vindo, porém, uma viúva pobre, lançou duas pequenas moedas, correspondentes a um quadrante. 43Chamando os discípulos, Jesus lhes disse: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que todos os ofertantes. 44 Todos deram do que lhes sobrava, mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, todo o seu sustento.
Marcos 14:3-9 [A mulher que ungiu Jesus com um bálsamo caro é honrada:] Estando Ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com perfume de nardo puro, de muito preço. Quebrou o vaso, e derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Alguns dos presentes se indignaram, e diziam uns aos outros: Para que se fez este desperdício de bálsamo? Este perfume podia ser vendido por mais de trezentos denários, e ser dado aos pobres. E murmuravam contra ela. Jesus, porém, disse: Deixai-a, por que a aborreceis? Ela praticou boa obra para Comigo. Sempre tendes os pobres convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a Mim nem sempre me tendes. Ela fez o que pôde. Antecipou-se a ungir o Meu corpo para a sepultura. Em verdade vos digo que em todo o mundo onde este evangelho for pregado, o que ela fez também será contado para sua memória.
Lucas 10:29-37 [O bom samaritano é um exemplo para todos de consideração e altruísmo para com um estrangeiro:] Ele [um especialista nas leis de Moisés], porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? 30Respondeu-lhe Jesus: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos assaltantes, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31Casualmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote que, vendo-o, passou de largo. 32 De igual modo também um levita chegou àquele lugar e, vendo-o, passou de largo. 33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele, viu-o e moveu-se de compaixão. 34 Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho. Então pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. 35Partindo no outro dia, tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares com ele eu te pagarei quando voltar. 36 Qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes? 37 Ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
Romanos 16:4 [Paulo disse de Priscila e Áqüila:] Eles pela minha vida expuseram suas cabeças. E isto não lhes agradeço eu só, mas também todas as igrejas dos gentios.
Filipenses 2:30 [Epafrodito:] Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo o serviço que vós próprios não podíeis prestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário