Bullying

O que a Bíblia diz sobre bullying


Definição: Causar medo, pavor ou apreensão a; amedrontar, assustar. O uso de força ou poder para forçar ou pressionar outros através do medo; perseguir ou oprimir com força ou ameaça de força. [Retratado na Bíblia por oprimir.]
1. Intimidar ou “oprimir”, que é o termo comumente usado na Bíblia, é expressamente proibido.
Deuteronômio 24:14 Não explorarás o assalariado pobre e necessitado, seja ele teu irmão, seja ele estrangeiro que mora na tua terra e nas tuas cidades.
Levítico 25:17 Ninguém defraude o seu próximo, mas tema a seu Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Provérbios 3:30 Não contendas com alguém sem razão, se não te houver feito mal.
Provérbios 3:31 Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos.
2. A pessoa que intimida e oprime não segue os padrões de Deus. Deveríamos dar exemplo de mansidão.
2 Timóteo 2:24,25 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; 25 corrigindo com mansidão os que resistem [que se opõem], na expectativa de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade.
Gálatas 5:22,23 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Efésios 4:31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia sejam tiradas de entre vós.
Filipenses 2:3a Nada façais por contenda ou por vanglória.
Tito 3:2 Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas cordatos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.
Hebreus 12:14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a santificação ninguém verá o Senhor.
Tiago 3:14-18 Mas, se tendes em vosso coração amarga inveja, e sentimento faccioso, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para os que promovem a paz.
3. Os intimidadores e opressores são motivados por orgulho, egoísmo e falta de amor.
Provérbios 13:10a Da soberba só provém contenda.
Provérbios 26:21 Como o carvão é para a brasa, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.
Mateus 18:28 Saindo, porém, aquele servo [que acabara de ser perdoado das suas dívidas], encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários. Lançando mão dele sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
1 Coríntios 13:4,5 O amor é paciente, é benigno. O amor não inveja, não se vangloria, não se ensoberbece. Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal.
4. Intimidar e oprimir é um ato que ofende o Senhor.
Salmo 73:8-20 Zombam, e falam com malícia; na sua arrogância ameaçam com opressão. Erguem a boca contra os céus, e a sua língua percorre a terra. … 11 Dizem: Como o sabe Deus? Ou há conhecimento no Altíssimo? … 20 Como faz com um sonho o que acorda, assim, ó Senhor, quando acordares os desprezarás como fantasias.
Provérbios 14:31a O que oprime ao pobre insulta Àquele que o criou.
Mateus 25:40 Ao que lhes responderá o Rei: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes.
5. A “vitória” do intimidador e opressor dura pouco tempo.
Jó 20:4,5 Não sabes que desde a antigüidade, desde que o homem foi posto sobre a terra, o júbilo dos ímpios é breve, e a alegria dos ímpios dura apenas um momento?
Salmo 37:35,36 Vi o ímpio, cheio de prepotência, a espalhar-se como a árvore verde na terra natal, 36 mas logo passou e já não é; procurei-o, mas não se pôde encontrar.
6. O intimidador e opressor está “mexendo em casa de marimbondo”, porque o Senhor vigia e defende os oprimidos.
Êxodo 3:9 E agora o clamor dos filhos de Israel chegou a Mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
Salmo 10:17,18 Ó Senhor, Tu ouves os desejos dos aflitos; confortas os seus corações, e ouves o seu clamor, 18 para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da terra, não mais inspire terror.
Salmo 12:5 Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, Eu me levantarei agora, diz o Senhor. Porei em segurança quem por ela suspira.
Ezequiel 34:17-31 [Segue-se o que Deus pensa dos pastores gordos que oprimem e se aproveitam de suas ovelhas:] Quanto a vós, ó ovelhas Minhas, assim diz o Senhor Deus: Eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. 18 Não vos basta pastar o bom pasto? Haveis de pisar o resto de vossos pastos? Não vos basta beber as águas limpas? Haveis de sujar o resto com os vossos pés? 19 Quanto às Minhas ovelhas, elas pastam o que foi pisado com os vossos pés, e bebem o que foi sujado com os vossos pés. 20 Por isso o Senhor Deus assim lhes diz: Eu, Eu mesmo, julgarei entre ovelhas gordas e ovelhas magras. 21 Visto que com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora, 22 Eu livrarei as Minhas ovelhas, para que não sirvam mais de presa, e julgarei entre ovelhas e ovelhas.
23 Levantarei sobre elas um só pastor, o Meu servo Davi, e ele as apascentará; ele as apascentará e lhes servirá de pastor.
24 Eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o Meu servo Davi será príncipe no meio delas. Eu, o Senhor, o disse. 25 Farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com os animais da terra para que habitem no deserto seguramente, e durmam nos bosques. … 27As árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade; estarão seguras na sua terra. Saberão que Eu sou o Senhor, quando Eu quebrar as varas do seu jugo, e as livrar das mãos dos que se serviam delas. 28 Não servirão mais de presa aos gentios, e os animais da terra nunca mais as comerão; habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante. 30Saberão, porém, que Eu, o Senhor seu Deus, estou com elas, e que elas são o Meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor Deus. 31Vós, ó ovelhas Minhas, ovelhas do Meu pasto, homens sois, mas Eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus.
Lucas 12:45,46 Mas se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e as criadas, a comer, a beber e a embriagar-se, 46 virá o senhor daquele servo no dia em que não o espera, numa hora em que ele não sabe, separá-lo-á e lhe dará a sua parte com os infiéis.
1 Pedro 3:12 Pois os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos à sua súplica, mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.
7. Mais cedo ou mais tarde, os intimidadores e opressores vão colher o que semearam.
Provérbios 11:17 O homem bondoso faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne.
Jeremias 17:10 Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, e provo a mente, e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos, e segundo o fruto das suas ações.
2 Coríntios 5:10 Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
Gálatas 6:7 Não vos enganeis: Deus não Se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
8. Pense em como você se sentiria se fosse oprimido.
Êxodo 23:9 Também não oprimirás o estrangeiro; vós conheceis o coração do estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito.
Lucas 6:31 Como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também.
9. Fique do lado do Senhor, defenda os oprimidos.
Salmo 82:3 Defendei a causa do fraco e do órfão; protegei os direitos do pobre e do oprimido.
Isaías 1:17 E aprendei a fazer o bem! Praticai o que é reto, ajudai o oprimido. Fazei justiça ao órfão, tratai da causa das viúvas.
Isaías 58:6 Não é este o jejum que escolhi: Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e que deixes livres os quebrantados, e despedaces todo jugo?
Jeremias 22:16 Julgou a causa do aflito e do necessitado, e por isso lhe sucedeu bem. Não é isto conhecer-Me? diz o Senhor.
Romanos 15:1 Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
1 Tessalonicenses 5:14 Exortamo-vos também, irmãos, que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário