Pesadelos

O que a Bíblia diz sobre pesadelos


Definição: Agitação ou opressão durante o sono, causada por sonhos aflitivos. (leia também sono. clicando aqui)

1. Não temos nada a temer porque Deus prometeu nos proteger de pesadelos.

Salmo 4:8 Em paz me deitarei e dormirei, pois só Tu, ó Senhor, me fazes habitar em segurança.
Salmo 91:5a,6a Não temerás o terror noturno … 6a nem peste que anda na escuridão.
Provérbios 3:24 Quando te deitares, não temerás; quando te deitares, o teu sono será suave.
2 Timóteo 1:7 Porque Deus não nos deu o espírito de timidez, mas de poder, de amor e de moderação.
1 João 4:4 Filhinhos, vós sois de Deus, e já os vencestes, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
1 João 4:18a No amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora o medo.

2. Não devemos ficar intimidados nem com sentimento de culpa quando temos pesadelos, mas reconhecer que são ataques espirituais do Inimigo, resistir-lhes e superá-los com a ajuda do Senhor.

1 Coríntios 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
1 Pedro 5:8,9a Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar. 9a Resisti-lhe, firmes na fé.

3. Às vezes sonhos ruins são causados por más experiências ou coisas ruins que vemos, então evite-as, se possível.

Salmo 101:3 Não porei coisa má diante dos meus olhos. … nada disto se me pegará
Salmo 119:37 Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade; preserva a minha vida segundo a Tua palavra.
Romanos 12:9b Aborrecei o mal, e apegai-vos ao bem.
1 Pedro 1:13a Cingindo os lombos do vosso entendimento.

4. Alguns sonhos ruins ocorrem por razões simples e naturais, podendo não ter nenhum sentido espiritual.

Eclesiastes 5:3a [Dormir com a cabeça cheia das preocupações do dia:] Porque da muita ocupação vêm os sonhos.
Eclesiastes 5:7 Na multidão dos sonhos há vaidade, assim também nas muitas palavras. Portanto, tu teme a Deus.
Isaías 29:8a [Algo que comemos ou alguma necessidade física não realizada:] Será como o faminto que sonha que está a comer, mas, acordando, sente a alma vazia; ou como o sequioso que sonha que está a beber, mas, acordando, ainda desfalecido se acha, e a sua alma com sede.

5. Alguns sonhos perturbadores podem ser realmente doSenhor, mas são obviamente diferentes de pesadelos, porque sempre têm um propósito, quer seja profético, quer premonitório, quer seja para oferecer lições positivas.

Gênesis 40:5-23 [José interpretou os sonhos perturbadores de outros:] Ambos sonharam, cada um o seu sonho, na mesma noite, cada um conforme a interpretação do seu sonho, o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que se achavam presos no cárcere.
6
 Quando José veio a eles pela manhã, viu que estavam perturbados. [Os sonhos, que eram do Senhor, foram realizados, um era um sonho de bênção e o outro, um sonho de julgamento.]
Gênesis 41:1,8,32 Passados dois anos inteiros, Faraó sonhou que estava em pé junto ao rio Nilo. … 8 Pela manhã o seu espírito estava perturbado pelo que mandou chamar todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios. Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas não havia quem lhos interpretasse. … [Mas José os interpretou dizendo:] 32 Ora, o sonho de Faraó foi duplicado porque esta coisa é determinada por Deus, e Ele Se apressa a fazê-la. [Esse sonho ajudou a preservar o Egito, bem como a família de José, num período de fome.]
Jó 4:13-17 Entre pensamentos de visões noturnas, quando cai sobre os homens o sono profundo, 14 sobrevieram-me o espanto e o tremor, e todos os meus ossos estremeceram. 15 Um espírito passou por diante de mim, e fez-me arrepiar os cabelos do corpo. 16 Parou ele, mas não consegui discernir a sua aparência. Um vulto estava diante dos meus olhos, e ouvi uma voz abafada: 17 Pode o homem mortal ser mais justo do que Deus? Pode o homem ser mais puro do que o seu Criador?
Jó 7:13,14 Quando penso que a minha cama me consolará, e o meu leito aliviará a minha queixa, 14 então me espantas com sonhos, e com visões me assombras.
Isaías 21:4 [O profeta recebeu uma mensagem aterrorizadora do julgamento do Senhor sobre a Babilônia, que perturbou muito o seu sono:] O meu coração está anelante, o horror me apavora; o crepúsculo, que desejava, se me tornou em tremores.
Daniel 2:1 No segundo ano do reinado de Nabucodonosor teve este uns sonhos; seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o seu sono.
Mateus 27:19 E, estando ele [Pilatos] no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não entres na questão desse justo, pois num sonho muito sofri por causa dEle.

6. A nossa maior e mais segura defesa contra pesadelos é orarcontra eles!

Salmo 34:4 Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
Mateus 18:18a Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra, será ligado no Céu.
Mateus 18:19 [Peça a outros para orarem com você:] Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, ser-lhes-á concedida por Meu Pai, que está nos Céus.
Efésios 6:12,13,16,18 Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. … 16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. … 18 E orai em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito. Vigiai nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.
Filipenses 4:6-7 Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.

7. Devemos também pedir ao Senhor especificamente por sonhos positivos, edificantes e que vão inspirar a nossa fé, como Deus prometeu dar aos Seus filhos.

Números 12:6b Eu, o Senhor, em visão a ele Me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.
Jó 33:15-17 Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, enquanto dormem na cama, 16 Ele pode falar-lhes aos ouvidos, e atemorizá-los com avisos, 17 para apartar o homem do seu desígnio, e livra-lo do seu orgulho.
Jeremias 23:28a O profeta que tem um sonho conte o sonho, mas aquele que tem a Minha Palavra, fale a Minha Palavra, com verdade.
Joel 2:28 E depois, derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne, e os vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

8. Devemos meditar no Senhor e na Sua Palavra antes de dormir.

Salmo 17:4b Pela Palavra dos Teus lábios me guardei das veredas do destruidor.
Salmo 43:2b,3 Por que me visto de luto por causa da opressão do inimigo? 3Envia a Tua luz e a Tua verdade, para que me guiem; levem-me ao Teu santo monte, ao lugar da Tua habitação.
Salmo 63:6,7 Na minha cama, lembro-me de Ti; medito em Ti nas vigílias da noite. 7 Porque Tu tens sido o meu auxílio, canto nas sombras das Tuas asas.
Salmo 94:19 Multiplicando-se dentro em mim os meus cuidados, as Tuas consolações alegraram a minha alma.
Salmo 104:34 A minha meditação Lhe seja agradável, enquanto me alegro no Senhor.
Provérbios 6:22 Quando caminhares, [as Palavras] te guiarão; quando tedeitares, te guardarão; quando acordares, falarão contigo.
Isaías 26:3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti.

9. Não devemos remoer pesadelos.

Salmo 119:37 Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade; preserva a minha vida segundo a Tua Palavra.
Efésios 4:27 E não deis lugar ao diabo.
Filipenses 4:8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 1:28a Sem serdes intimidados pelos adversários.

10. Aqui estão mais algumas promessas preciosas do Senhor para se reivindicar por sonhos bons:

Deuteronômio 33:12a O amado do Senhor habitará seguro com Ele.
1 Reis 8:56a Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao Seu povo Israel.
Jó 11:18,19a Terás confiança, porque há esperança; olharás em volta, e repousarás seguro. 19a Deitar-te-ás, e ninguém te espantará.
Salmo 4:8 Em paz me deitarei e dormirei, pois só Tu, ó Senhor, me fazes habitar em segurança.
Salmo 16:7 Louvarei ao Senhor Que me aconselha; até de noite o meu coração me ensina.
Salmo 29:11 O Senhor dá força ao Seu povo; o Senhor abençoa o Seu povo com paz.
Salmo 34:7 O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra.
Salmo 42:8 De dia o Senhor dirige o Seu amor, e de noite a Sua canção está comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
Salmo 55:18 Livra-me a alma, sem danos, da guerra que movem contra mim, embora sejam muitos os que me perseguem.
Salmo 139:2-3,18b Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar; conheces todos os meus caminhos. … 18b Quando acordo ainda estou Contigo.
Eclesiastes 5:12a Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito.
João 14:27 Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou. Não vou-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
2 Pedro 2:9a Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos.
Hebreus 4:9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário