O que a Bíblia diz sobre agressividade
Definição: Agressividade tem dois sentidos. Um é negativo, que é a disposição para agredir, agir com hostilidade; o outro sentido, mais positivo, é o de dinamismo, energia, força, empenho para realizar algo. Nesta categoria exploramos o primeiro sentido.
1. Ser agressivo de forma hostil e contenciosa é uma característica mundana e carnal
Romanos 10:1-3 [Paulo explica que os judeus eram agressivos no seu serviço a Deus, mas não conheciam o Senhor de verdade.] Irmãos, o desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para que se salvem. 2 Pois lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. 3 Visto que não conheceram a justiça de Deus, e procuraram estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à que vem de Deus.
Filipenses 3:6-7 [Paulo conhecia os defeitos dos judeus, porque antes, quando ainda era Saulo, o fariseu, a sua atitude era:] Segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. 7 Mas o que para mim era lucro, considerei-o perda por causa de Cristo.
João 18:36a Respondeu Jesus: O Meu reino não é deste mundo. Se fosse, os Meus súditos combateriam. [Ver também Mt 26:52-54]
2 Timóteo 2:24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente.
Mateus 5:38-41 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau. Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.40 E se alguém quiser demandar contigo e tirar-te a túnica deixa-lhe também a capa. 41 Se alguém te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Marcos 10:42-44 [No mundo os líderes muitas vezes são agressivos e dominadores, mas somos ensinados a liderar com mansidão e amor.] Mas Jesus, chamando-os a Si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes exercem autoridade sobre eles. 43 Entre vós não será assim. Antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será o que vos sirva, 44 e quem entre vós quiser ser o primeiro será servo de todos.
Romanos 13:13,14 Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em orgias e dissoluções, nem em contendas e inveja. 14 Antes, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
1 Coríntios 3:3 Ainda sois carnais. Pois havendo entre vós inveja e contendas, não sois carnais, e não andais segundo os homens?
2 Coríntios 10:3 [Mesmo sendo pessoas carnais, estamos aprendendo a ver as coisas no espírito.] Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. [Ver também Cl 1:29.]
2. A agressividade que gera contendas muitas vezes é sinal de orgulho, egoísmo e egotismo.
Provérbios 13:10a Da soberba só provém contenda.
Gálatas 5:26 Não nos tornemos convencidos, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Filipenses 2:3,4 Nada façais por contenda ou por vanglória [presunção, vaidade], mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Tiago 4:1 De onde vêm as guerras e contendas entre vós? Não vêm disto, dos prazeres que nos vossos membros guerreiam?
3. A agressividade entre cristãos corrói a união e prejudica o nosso exemplo.
Provérbios 18:19 [Uma vez que surge desunião devido a ofensas, é preciso muito esforço para retificar a situação.] O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade fortificada, e as contendas são como os ferrolhos de um castelo.
Mateus 12:25 Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo acabará em ruína, e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma, não subsistirá.
Gálatas 5:15-17 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. 16 Digo, porém: Andai no Espírito, e não satisfareis à concupiscência da carne. 17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrário à carne. Estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Filipenses 1:15-17 [Paulo refere-se à agressividade, falta de sinceridade, de sentimento cristão e ao egoísmo de alguns cristãos, ao contrário do apoio amoroso que outros lhe deram:] Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros, de boa mente. 16 Estes, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. 17 Aqueles, contudo, anunciam a Cristo por contenda.
Filipenses 2:14-15 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas, 15 para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.
4. A agressividade que existe no mundo é completamente contrária à maneira de agir do Espírito.
Gálatas 5:22,23 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Tiago 3:14-18 Mas, se tendes em vosso coração amarga inveja, e sentimento faccioso, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para os que promovem a paz.
5. Se a agressividade gera o problema de contendas e desavenças, a cura é ter mais amor e um espírito de mansidão.
Provérbios 10:12 O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.
Provérbios 25:15 [A mansidão realiza muito mais do que a força.] Pela paciência se persuade o príncipe, e a língua branda quebranta os ossos.
Romanos 14:19 Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
1 Coríntios 2:3-5 [Paulo que, sendo Judeu, sempre fora extremamente agressivo, aprendeu a ser manso ao perceber como era fraco e dependia do poder de Deus.] E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. 4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder,5 para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
1 Coríntios 13:4,5 O amor é paciente, é benigno. O amor não inveja, não se vangloria, não se ensoberbece. 5 Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal.
1 Coríntios 10:24 [Use agressividade para ajudar os outros, não a si mesmo.] Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o que é de outrem.
2 Coríntios 1:24 [Os apóstolos não eram dominadores.] Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas somos cooperadores de vosso gozo, porque é pela fé que estais firmados.
Efésios 4:2 Com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.
1 Pedro 3:4 Mas a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é precioso diante de Deus.
1 Pedro 5:5 Semelhantemente, vós, jovens, sede submissos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Que benção poder ter um instrumento como esse para buscar quakquer assunto que tenha necessidade de usar par ensinar a si e aos outros.parabens!
ResponderExcluir