Agressividade

O que a Bíblia diz sobre agressividade

 Definição: Agressividade tem dois sentidos. Um é negativo, que é a disposição para agredir, agir com hostilidade; o outro sentido, mais positivo, é o de dinamismo, energia, força, empenho para realizar algo. Nesta categoria exploramos o primeiro sentido.
1. Ser agressivo de forma hostil e contenciosa é uma característica mundana e carnal
Romanos 10:1-3 [Paulo explica que os judeus eram agressivos no seu serviço a Deus, mas não conheciam o Senhor de verdade.] Irmãos, o desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para que se salvem. Pois lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Visto que não conheceram a justiça de Deus, e procuraram estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à que vem de Deus.
Filipenses 3:6-7 [Paulo conhecia os defeitos dos judeus, porque antes, quando ainda era Saulo, o fariseu, a sua atitude era:] Segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era lucro, considerei-o perda por causa de Cristo.
João 18:36a Respondeu Jesus: O Meu reino não é deste mundo. Se fosse, os Meus súditos combateriam. [Ver também Mt 26:52-54]
2 Timóteo 2:24 E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente.
Mateus 5:38-41 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau. Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.40 E se alguém quiser demandar contigo e tirar-te a túnica deixa-lhe também a capa. 41 Se alguém te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Marcos 10:42-44 [No mundo os líderes muitas vezes são agressivos e dominadores, mas somos ensinados a liderar com mansidão e amor.] Mas Jesus, chamando-os a Si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes exercem autoridade sobre eles. 43 Entre vós não será assim. Antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será o que vos sirva, 44 e quem entre vós quiser ser o primeiro será servo de todos.
Romanos 13:13,14 Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em orgias e dissoluções, nem em contendas e inveja. 14 Antes, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
1 Coríntios 3:3 Ainda sois carnais. Pois havendo entre vós inveja e contendas, não sois carnais, e não andais segundo os homens?
2 Coríntios 10:3 [Mesmo sendo pessoas carnais, estamos aprendendo a ver as coisas no espírito.] Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. [Ver também Cl 1:29.]
2. A agressividade que gera contendas muitas vezes é sinal de orgulho, egoísmo e egotismo.
Provérbios 13:10a Da soberba só provém contenda.
Gálatas 5:26 Não nos tornemos convencidos, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Filipenses 2:3,4 Nada façais por contenda ou por vanglória [presunção, vaidade], mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Tiago 4:1 De onde vêm as guerras e contendas entre vós? Não vêm disto, dos prazeres que nos vossos membros guerreiam?
3. A agressividade entre cristãos corrói a união e prejudica o nosso exemplo.
Provérbios 18:19 [Uma vez que surge desunião devido a ofensas, é preciso muito esforço para retificar a situação.] O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade fortificada, e as contendas são como os ferrolhos de um castelo.
Mateus 12:25 Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo acabará em ruína, e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma, não subsistirá.
Gálatas 5:15-17 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. 16 Digo, porém: Andai no Espírito, e não satisfareis à concupiscência da carne. 17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrário à carne. Estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Filipenses 1:15-17 [Paulo refere-se à agressividade, falta de sinceridade, de sentimento cristão e ao egoísmo de alguns cristãos, ao contrário do apoio amoroso que outros lhe deram:] Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros, de boa mente. 16 Estes, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. 17 Aqueles, contudo, anunciam a Cristo por contenda.
Filipenses 2:14-15 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas, 15 para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.
4. A agressividade que existe no mundo é completamente contrária à maneira de agir do Espírito.
Gálatas 5:22,23 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Tiago 3:14-18 Mas, se tendes em vosso coração amarga inveja, e sentimento faccioso, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para os que promovem a paz.
5. Se a agressividade gera o problema de contendas e desavenças, a cura é ter mais amor e um espírito de mansidão.
Provérbios 10:12 O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.
Provérbios 25:15 [A mansidão realiza muito mais do que a força.] Pela paciência se persuade o príncipe, e a língua branda quebranta os ossos.
Romanos 14:19 Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
1 Coríntios 2:3-5 [Paulo que, sendo Judeu, sempre fora extremamente agressivo, aprendeu a ser manso ao perceber como era fraco e dependia do poder de Deus.] E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder,para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
1 Coríntios 13:4,5 O amor é paciente, é benigno. O amor não inveja, não se vangloria, não se ensoberbece. Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal.
1 Coríntios 10:24 [Use agressividade para ajudar os outros, não a si mesmo.] Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o que é de outrem.
2 Coríntios 1:24 [Os apóstolos não eram dominadores.] Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas somos cooperadores de vosso gozo, porque é pela fé que estais firmados.
Efésios 4:2 Com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.
1 Pedro 3:4 Mas a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é precioso diante de Deus.
1 Pedro 5:5 Semelhantemente, vós, jovens, sede submissos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Um comentário:

  1. Que benção poder ter um instrumento como esse para buscar quakquer assunto que tenha necessidade de usar par ensinar a si e aos outros.parabens!

    ResponderExcluir