Dedicação


Definição: Devoção e entrega incondicional; entusiasmo sem reservas; determinação; sinceridade.

1. Amar a Deus de todo o coração é o alicerce da vida cristã.
  * Mateus 22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

  * Deuteronômio 10:12 E agora, ó Israel, que é o que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma,

  * Joel 2:12a Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Voltai para mim de todo o vosso coração, com jejuns, com choro e com pranto.

2. Nossa obediência e serviço para Deus deveria ser inabalável.
  * Deuteronômio 32:46,47a Disse-lhes [Moisés]: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje vos proclamo, e ensinai-as a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei. 47 Ela não é para vós uma palavra vã; antes é a vossa vida. Cumprindo-a, prolongareis os dias na terra que, passando o Jordão, ides a possuir.

  * 1 Samuel 12:24 Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente de todo o vosso coração; considerai quão grandiosas coisas vos fez.

  * Salmo 119:34 Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.

  * Eclesiastes 9:10a Tudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças.

  * 1 Coríntios 9:24-26 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25 Todo aquele que luta, em tudo se domina. Eles para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, a incorruptível. 26 Portanto corro, não como indeciso; combato, não como batendo no ar.

  * Filipenses 3:13,14 Irmãos, não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14 prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

3. Dedicação total nos aproxima mais do Senhor.
  * 2 Crônicas 15:12,15a Entraram em aliança de buscarem o Senhor, Deus de seus pais, de todo o seu coração, e de toda a sua alma. ... 15 Todo o Judá se alegrou deste juramento, porque de todo o seu coração juraram. De toda a boa vontade buscaram ao Senhor, e o acharam. Pelo que o Senhor lhes deu repouso em redor.

  * Salmo 9:1 Eu te louvarei, ó Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.

  * Salmo 119:2,10 [David conhecia a importância de ser totalmente dedicado.] Bem-aventurados os que guardam os seus estatutos, e o buscam de todo o coração. ... De todo o meu coração te busco; não me deixes desviar dos teus mandamentos. [Ver também os versículos 34,58,69,145.]

  * Jeremias 24:7 Dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor. Ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, pois se converterão a mim de todo o seu coração.

  * Jeremias 29:13 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.
 
  * 2 Coríntios 7:10,11 [Verdadeiro arrependimento gera dedicação total a Deus] A tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar, mas a tristeza do mundo opera a morte. 11 Quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós, que segundo Deus fostes entristecidos! que defesa, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo provastes estar inocentes neste assunto.

  * Tiago 4:8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Lavai as mãos, pecadores, e vós de duplo ânimo, purificai os corações.

4. Os indecisos estão destinados ao fracasso e a desapontar Deus.
  * 2 Crônicas 25:2 And he [King Amaziah] did that which was right in the sight of the Lord, but not with a perfect heart [wholeheartedly].

  * Jeremias 3:10 [O Senhor sabe quem está de meio coração.] Apesar de tudo isso, não voltou para mim a sua infiel irmã Judá, com sincero coração, mas falsamente, diz o Senhor.

  * Oséia 10:2a O seu coração está dividido, por isso serão culpados. O Senhor cortará os seus altares, e destruirá as suas colunas.


  * Lucas 9:57-62 Indo eles pelo caminho, alguém lhe disse: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. 58 Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. 59 Disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. 60 Respondeu Jesus: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos, porém tu vai e anuncia o reino de Deus. 61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me primeiro despedir dos que estão em minha casa. 62 Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
  * Lucas 16:13 Ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de aborrecer a um e amar ao outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
 
  * Tiago 1:8 O homem vacilante é e inconstante em todos os seus caminhos.

  * Apocalipse 3:15,16 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

5. Quando nós somos totalmente dedicados a Deus, Ele é totalmente dedicado a nós.
  * Deuteronômio 11:13,14 Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, 14 então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas, para que recolhais o vosso trigo, o vosso vinho, e o vosso azeite.

    * 2 Crônicas 31:21 [A dedicação do rei Ezequias trouxe-lhe bênçãos e prosperidade:] Em toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, na lei e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, de todo o coração o fez. E assim ele prosperou.

  * 1 Reis 2:4 [O velho Rei David incentiva Salomão, seu filho recém coroado rei de Israel, a servir a Deus de todo o coração, pois será abençoado por isso:] Guarda as ordenanças do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos e os seus mandamentos, os seus juízos e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés, para que prosperes em tudo o que fizeres e por onde quer que fores, 4 e que o Senhor confirme a palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, de todo o seu coração e de toda a sua alma, nunca te faltará (disse Ele) sucessor ao trono de Israel.

  * Provérbios 8:17  Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam, encontram.

  * Jeremias 32:41 Alegrar-me-ei por causa deles, fazendo-lhes bem, e os plantarei firmemente nesta terra, de todo o meu coração e de toda a minha alma.

6. A nossa dedicação não deveria depender dos outros ou ser vista pelos outros. 
  * Gálatas 4:18a É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco.
  * Efésios 6:6 Não obedeçais a vossos senhores apenas quando estão olhando, só para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.
 
  * Filipenses 1:27 O que é mais importante, deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo. Então, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais firmes em um mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho,

7. Senhor, ajude-nos a manter o fervor!
  * Êxodos 36:2 [Moisés procurava os que se sentiam instigados a ajudar com o trabalho:] Então Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo homem hábil, em cujo coração Deus tinha posto sabedoria, isto é, a todo aquele cujo coração o moveu a se chegar à obra para fazê-la.
 
  * Isaías 64:7a Ninguém há que invoque o teu nome, que desperte, e te detenha; pois escondeste de nós o teu rosto, e nos consumistes por causa das nossas iniqüidades.

  * 2 Timóteo 1:6 [Paulo escreveu para Timóteo encorajando-o a usar os seus dons para o Senhor:] Por este motivo eu te exorto que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos. [Ver também Romanos 12:6-8.]

  * 2 Timóteo 4:2 Prega a Palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda a longanimidade e ensino.

  * Hebreus 10:24 Consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

  * 2 Pedro 1:13 [Pedro estimula a Igreja lembrando-os e dando-lhes a visão:] E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações. [Ver também 3:1,2.]

8. Dedicação total é contagiosa!
  * 2 Crônicas 15:12,15 Entraram em aliança de buscarem o Senhor, Deus de seus pais, de todo o seu coração, e de toda a sua alma... 15 Todo o Judá se alegrou deste juramento, porque de todo o seu coração juraram. De toda a boa vontade buscaram ao Senhor, e o acharam. Pelo que o Senhor lhes deu repouso em redor.

  * 2 Coríntios 9:2b O vosso zelo tem estimulado a muitos.

  * Mateus 5:16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

© 2007, por Aurora Production AG. Suiça

Um comentário:

  1. Amém
    Palavras que nos edifica.
    Amanheci cantando esse texto do Salmo 9
    Fiquei feliz de encontrá-lo na leitura."EU TE LOUVAREI SENHOR DE TODO MEU CORAÇÃO"

    ResponderExcluir