EXEMPLO


 Definição: Tudo quando pode ou deve ser imitado; modelo. Fato de que se pode tirar proveito ou ensino.
1. O Senhor assemelha o nosso testemunho a uma luz iluminando lugares escuros.
Mateus 5:14-16 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. 15 Nem se acende uma lâmpada e se coloca debaixo de uma vasilha, mas no candelabro, e ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Juízes 5:31b Os que te amam sejam como o sol quando se levanta na sua força.
Isaías 60:3 As nações caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
Efésios 5:8 Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz
Filipenses 2:15,16a Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; 16a retendo a palavra da vida.
2. Como cristãos somos os representantes de Deus, o evangelho ambulante.
2 Coríntios 3:2 Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens,
Filipenses 1:27 O que é mais importante, deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo. Então, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais firmes em um mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
1 Timóteo 4:12 Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
Tito 2:7,8 Em tudo te dá por exemplo de boas obras. Na doutrina, mostra integridade, reverência, 8 linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
1 Pedro 1:15 Mas como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;
3. O nosso maior exemplo é o amor.
João 13:35 Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
1 Coríntios 13:1-3,8a Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa, ou como o sino que tine. 2 Ainda que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que eu tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para o sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 8a O amor nunca falha.
2 Timóteo 1:13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.
1 Pedro 4:8 Tende, antes de tudo, ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados.
4. O nosso exemplo pessoal deve coadunar com o nosso testemunho, para não virmos a envergonhar a causa de Cristo.
Romanos 2:21-24 Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? 22 Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos? 23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? 24 Como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.
Romanos 14:16 Não seja blasfemado o vosso bem.
1 Coríntios 8:9 Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira motivo de tropeço para os fracos.
1 Coríntios 9:27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
1 Coríntios 10:23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas edificam.
2 Coríntios 6:3 Não damos nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado. [Ver 1Tm 5:14b.]
1 Tessalonicenses 5:22 Abstende-vos de toda espécie de mal.
1 Timóteo 4:16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
1 João 2:6 Aquele que diz que está nEle, também deve andar como Ele andou.
5. Devemos nos esforçar por manter um bom exemplo mesmo quando somos maltratados.
Tiago 5:10 Irmãos, tomai como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
1 Pedro 2:12,15 O vosso procedimento entre os gentios seja correto, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. … 15 Pois é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos.
1 Pedro 2:21-23 Para isto fostes chamados, porque também Cristo padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as Suas pisadas, 22 Ele não cometeu pecado, nem na Sua boca se achou engano. 23 Quando foi injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava. Antes entregava-Se àquele que julga justamente.
1 Pedro 3:9,16 Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria. Pelo contrário, bendizei, porque para isto fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. … 16 Tende uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo,
6. Um exemplo fala mais do que um sermão!
João 10:4 [Jesus prega que um bom pastor só guia as ovelhas por onde ele já passou.] Quando tira para fora todas as ovelhas que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque conhecem a sua voz.
João 13:15 Eu vos dei o exemplo, para que façais, para que façais o que Eu fiz..
Atos 20:35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
1 Coríntios 11:1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
Filipenses 3:17-19 [Paulo usou o seu bom exemplo para desmascarar a hipocrisia de outros:] Irmãos, sede meus imitadores,  e observai os que andam segundo o exemplo que tendes em nós, . 18 Pois muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora novamente digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. 19 O seu fim é a perdição, o seu Deus é o ventre, e a sua glória é a vergonha. Só pensam nas coisas terrenas.
Filipenses 4:9 O que aprendestes, e recebestes, e ouvistes de mim, e em mim vistes, isso fazei. E o Deus de paz será convosco.
2 Tessalonicenses 3:7-9 Porque vós mesmos sabeis como deveis imitar-nos, Não nos portamos desordenadamente entre vós, 8 nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com labor e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. 9 Não porque não tivéssemos esse direito, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
Hebreus 13:7 Lembrai-vos dos vossos guias, que vos falaram a palavra de Deus e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé.


© 2009, por Aurora Production AG. Suiça


3 comentários:

  1. Gloria a Deus pela palavra e o que ela produz em nos quando permitimos que sejamos transformados.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa palavra ajudou a conhecer a plenitude da graça de Deus muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. Glórias a Deus porque com a palavras de Deus somos transformados e revestidos do poder de Deus

    ResponderExcluir