ENCORAJAMENTO


Definição: Dar coragem a; animar; estimular; renovar as forças, dar apoio moral.
1. Os efeitos positivos do encorajamento:
Provérbios 12:25 A ansiedade do coração do homem o abate, mas uma boa palavra o alegra.
Provérbios 15:23b A palavra a seu tempo quão boa é!
Provérbios 16:24 Favo de mel são as palavras agradáveis, doçura para a alma e saúde para os ossos.
Provérbios 27:9 O óleo e o perfume alegram o coração, e a doçura do amigo vem do seu conselho.
2 Crônicas 15:8a Ouvindo [o rei] Asa estas palavras, e a profecia do profeta, filho de Obede, esforçou-se [animou-se].
1 João 1:4 Estas coisas vos escrevemos, para que a nossa alegria seja completa. [Ver também Jo 15:11.]
2. Encoraje os outros simplesmente estando disponível quando precisam de você.
Eclesiastes 4:9,10 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10 Se um cair, o outro levanta o seu companheiro. Mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante.
Provérbios 18:24b Mas há um amigo mais chegado do que um irmão.
Provérbios 17:17 Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia nasce o irmão.
3. Compartilhe palavras de consolo, amor e apreço com os que estiverem desanimados.
Jó 4:4 [Elifaz diz a Jó:] As tuas palavras têm sustentado aos que tropeçavam, e os joelhos vacilantes tens fortificado.
Isaías 35:3,4a Fortalecei as mãos fracas, firmai os joelhos trementes; 4a dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos, não temais.
1 Tessalonicenses 4:18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. [Ver também 1Ts 5:11.]
4. Perdoe e anime aqueles que cometeram erros.
2 Coríntios 2:7,8 De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe [que tinha cometido um mal grave, mas estava arrependido] e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum consumido por demasiada tristeza. 8 Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.
Lamentações 3:31-32 Pois o Senhor não rejeitará para sempre. 32 Embora entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das Suas misericórdias.
Gálatas 6:1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, corrigi o tal com espírito de mansidão. Mas olha por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
5. Auxilie aqueles que estão passando por dificuldades ou sobrecarregados.
Romanos 15:1,2 Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
Gálatas 6:2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
1 Tessalonicenses 5:14b Consoleis os desanimados, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
6. Lembrarmo-nos de quando Deus nos deu vitórias sobre o desencorajamento nos motiva a encorajar outros.
2 Coríntios 1:4-7 Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 5 Pois como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo. 6 Se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos. 7 A nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação.
7. Fale sobre Jesus e o que Ele fez por você e pode fazer pelos outros!
2 Crônicas 32:6-8,21 [Ezequias, rei de Judá, encorajou o seu povo a confiar no Senhor quando um rei ímpio sitiou o país:] Pôs oficiais de guerra sobre o povo, ajuntou-os a si na praça da porta da cidade e disse-lhes ao coração: 7 Esforçai-vos, e tende bom ânimo. Não temais, nem vos espanteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois conosco há um maior do que o que está com ele. 8 Com ele está o braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear as nossas guerras. E o povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá. …
21 E o Senhor enviou um anjo que destruiu a todos os homens valentes, os chefes e os oficiais no arraial do rei da Assíria.
Salmo 66:16 Vinde, ouvi, todos vós os que temeis a Deus; eu contarei o que Ele tem feito à minha alma.
Salmo 78:2-7 Abrirei a minha boca em parábolas, proporei enigmas da antigüidade, 3 o que ouvimos e sabemos, e os nossos pais nos contaram. 4 Não o encobriremos aos seus filhos; mostraremos à geração futura os louvores do Senhor, assim como a Sua força e as maravilhas que fez. 5 Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos, 6 para que a geração vindoura a soubesse; até os filhos que ainda haveriam de nascer, e eles, por sua vez, a contassem a seus filhos. 7 Então poriam em Deus a sua esperança, e não se esqueceriam das obras de Deus, mas guardariam os Seus mandamentos. [Ver Sl 145:1,4,7,11.]
Salmo 34:2 A minha alma se gloriará no Senhor; os aflitos ouvirão e se alegrarão.
Salmo 69:30-32 Louvarei o nome de Deus com cântico, e engrandecê-Lo-ei com ações de graça. … 32 Os pobres verão isto e se agradarão.
Salmo 119:74 Os que te temem alegram-se quando me vêem, pois espero na Tua Palavra.
Isaías 63:7 As benignidades do Senhor mencionarei, e os muitos louvores do Senhor, consoante tudo o que o Senhor nos concedeu; a grande bondade para com a casa de Israel, bondade que Ele lhes concedeu segundo as Suas misericórdias, e segundo a multidão das Suas benignidades.
1 Pedro 3:15 Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações. Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.
8. Encoraje-se tendo pensamentos positivos.
[Leia Pensamentos positivo/negativismo Nºs 5 e 11]
9. Oração em conjunto e convívio encorajam.
Salmo 133:1 Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
Atos 4:23-33 [Logo após uma severa perseguição, Pedro e João fazem uma oração animadora com os discípulos:] 31 Tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos. E todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus. … 33 Os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
Romanos 1:11,12 Desejo ver-vos … 12 isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.
Colossenses 2:2a [Paulo queria que os colossenses soubessem o quanto ele batalhava no espírito por eles] Combato para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor. …
10. O Senhor e a Sua Palavra são a nossa maior fonte de encorajamento.
Isaías 41:13 Pois Eu sou o Senhor teu Deus, que te toma pela tua mão direita, e te diz: Não temas; Eu te ajudarei.
Mateus 14:27 Jesus, porém, imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo, sou Eu, não temais.
Salmo 31:24 Esforçai-vos, e fortaleça-se o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor.
Salmo 46:1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Salmo 145:14 O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.
João 6:63 O Espírito é que vivifica, a carne para nada serve. As Palavras que Eu vos disse são Espírito e Vida.
Lucas 24:32 Disseram um para o outro: Não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?
Colossenses 3:16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com gratidão em vossos corações.
1 Tessalonicenses 4:16-18 [Ouvir sobre o retorno de Jesus é um grande encorajamento:] Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus. … 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
11. Encorajamento é uma rua de mão dupla: quando encorajamos outros, também somos encorajados.
1 Samuel 30:1-19 [Quando a pequena milícia de Davi perdeu seus lares num ataque inimigo e até os seus soldados, desconsolados, estavam pensando em apedrejá-lo, ele orou e “se fortaleceu [encorajou] no Senhor seu Deus”. E quando disse aos seus soldados que Deus prometera recuperar as suas famílias e lares, eles se encorajaram e foram à batalha com ele, recuperando tudo numa grande vitória. Quando Davi encorajou seus soldados, o Senhor também o encorajou, guiando-os juntos ao triunfo.]
Isaías 58:10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita, então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
Provérbios 11:25 A alma generosa prosperará; o que regar também será regado.
Lucas 6:38 Dai, e dar-se-vós-á. Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos darão. Pois com a mesma medida com que medirdes vos medirão também. [Ver também At 20:35.]
2 Coríntios 9:6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará, e o que semeia com fartura, com fartura também ceifará.
12. A capacidade de encorajar outros é um dom que Deus dá se pedirmos.
Isaías 50:4 O Senhor Deus me deu língua instruída, para saber a palavra que ampara o cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido, para que ouça como discípulo.
1 Pedro 4:11 Se alguém fala, fale segundo as palavras de Deus. Se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo. A Ele pertence a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.
1 Coríntios 14:3,12,31 [O Senhor às vezes usa o dom de profecia para encorajar os Seus filhos.] Mas o que profetiza, fala aos homens para edificação, exortação e consolação. … 12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja. … 31 Pois todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
Hebreus 3:13 Antes, exortai-vos [encorajai-vos] uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.




© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

2 comentários:

  1. Agrandesa de Deus tem consolado nestes dias de angustia.

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Deus pela palavra que nos ajuda, nos exorta, nos corrige e nos anima.

    ResponderExcluir