Parcialidade e Favoritismo


Definições: Parcialidade é ter a tendência de gostar mais de um do que do outro; ser preconceituoso. Favoritismo é mostrar tratamento que favorecem alguns, e menosprezam outros.

1. Parcialidade e favoritismo são características carnais e mundanas.
1Coríntios 3:3 Ainda sois carnais. Pois havendo entre vós inveja e contendas, não sois carnais, e não andais segundo os homens? 4 Pois dizendo um: Eu sou de Paulo, e outro: Eu de Apolo, não sois carnais?

Gálatas 5:19,20 As obras da carne são conhecidas, as quais são: 20 inimizades, porfias (discórdia), ciúmes, iras, dissensões, facções. ... [Veja também Tito 3:3.]

2. Ter favoritismo sempre produz má fruto.
Gênesis 25:27,28 [O favoritismo dos dois pais conduziu a disputa, que eventualmente resultou em Esaú determinar que mataria o seu irmão.] Cresceram os meninos. Esaú tornou-se perito caçador, homem do campo, ao passo que Jacó, homem sossegado, habitava em tendas. 28 Isaque, que tinha gosto pela caça, amava a Esaú, mas Rebeca amava a Jacó. [Veja Gênesis 27:6-41 para o resto desta história.]
 
Gênesis 29:30b [Jacó favoreceu a sua esposa, Raquel, acima de sua outra esposa, Lia, que resultou em constante ciúmes e hostilidade entre as irmãs.] E ele [Jacó] amou a Raquel muito mais do que a Lia.

Gênesis 37:3,4 Israel amava a José mais do que a todos os seus outros filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. 4 Vendo seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos os outros seus irmãos, odiaram-no e já não podiam falar com ele pacificamente.

Gênesis 43:34a [José favoreceu seu irmão, Benjamin, acima dos seus outros irmãos.] Então lhes apresentou as porções [de comida] que estavam diante dele [José]; porém a porção de Benjamim era cinco vezes maior do que a de qualquer deles.

1 Samuel 1:4-6 No dia em que Elcana sacrificava, dava porções do sacrifício a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. 5 A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda que o Senhor lhe tivesse cerrado a madre. 6 A sua rival [Penina] a provocava excessivamente para a irritar, porque o Senhor lhe havia cerrado a madre.

3. Parcialidade e favoritismo muitas vezes são motivados por egoísmo, para vantagem própria, ou para ganhar o favor dos outros.

1 Samuel 8:3 [Os filhos mimados e corruptos do profeta Samuel, sendo os juizes de Israel, aceitaram subornos, fazendo com que o povo perdera confiança nos seu governo.] Porém seus filhos não andaram nos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, aceitaram subornos e perverteram o juízo. [Veja versículos 5-7.]

Amos 5:12 Porque sei que são muitas as vossas transgressões, e enormes os vossos pecados. Afligis o justo, tomais suborno, e rejeitais os necessitados na porta.

Lucas 6:32-34 Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam os que os amam. 33 Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem o mesmo. 34 Se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. [Veja também Mateus 5:46-47.]

Judas 16 Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências, cuja boca diz coisas muito arrogantes, bajulando as pessoas por motivos interesseiros.

4. A imparcialidade e justice de um Deus amoroso:
2 Crônicas 19:7b Pois não há no Senhor nosso Deus iniqüidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de presentes.

Jó 34:19 Ele [Deus] que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima ao rico mais do que ao pobre, pois todos são obra de suas mãos?

Mateus 5:45b Ele faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e envia chuva sobre justos e injustos.

Romanos 2:11 Pois para com Deus não há acepção de pessoas. [Veja também Atos 10:34.]

Efésios 6:8,9 Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja escravo, seja livre. 9 E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles [servos], deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.

5. Não deveríamos basear amizade e respeito no sucesso ou na riqueza.
Levítico 19:15 Não farás injustiça no juízo; não favorecerás ao pobre, nem serás complacente com o poderoso, mas com justiça julgarás o teu próximo.

2 Crônicas 19:6 E disse aos juízes: Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, mas da parte do Senhor, que está convosco no julgamento.

Provérbios 22:2 O rico e o pobre se encontraram; a ambos fez o Senhor.

Tiago 2:1-4,9a Meus irmãos, como crentes em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, não façais acepção de pessoas. 2 Por exemplo: Se na vossa reunião entrar algum homem com anel de ouro no dedo, e com trajes de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, 3 e atentardes para o que tem os trajes de luxo, e lhe disserdes: Assenta-te aqui em lugar de honra, e disserdes ao pobre: Fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do estrado dos meus pés, 4 não fazeis distinção entre vós mesmos, e não vos tornais juízes movidos de maus pensamentos? ... 9 Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado.

6. Não deveríamos basear o nosso amor pelos outros em capacidades ou atributos naturais.
1Coríntios 12:20-26 Pois há muitos membros, mas um só corpo. 21O olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti! Nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós! 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos, são necessários, 23 e os que nos parecem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais. 24 E aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra, porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, 25 para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

Deuteronômio 1:17a Não mostrareis parcialidade no julgamento; ouvireis tanto o pequeno como o grande.

Romanos 12:16a Sede unânimes entre vós. Não ambicioneis as coisas altivas, mas acomodai-vos às humildes.

Romanos 14:1 Quanto ao que é fraco na fé, recebei-o, mas não para condená-lo em questões discutíveis.

7. A Lei do Amor de Deus supera a parcialidade.
João 13:34,35 Novo mandamento vos dou: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei a vós, assim também deveis amar uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

João 15:12 O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

Romanos 12:9a,10 O amor seja não fingido. [hipocrisia]. … 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Romanos 12:18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.

Romanos 13:9b,10 Se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Filipenses 2:2 Completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa.

1 Timóteo 5:21 Conjuro-te diante de Deus, e de Cristo Jesus, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo com parcialidade.

Tiago 3:17,18 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para os que promovem a paz.

1 Pedro 1:22 Tendo purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido [sincero], amai-vos ardentemente uns aos outros de coração.

1 Pedro 3:8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes.

8. Imparcialidade fortalece a união.
Atos 4:32 Era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. [Veja também Atos 2:44-45.]

1Coríntios 1:10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos a mesma coisa, e que não haja entre vós divisões, para que sejais unidos no mesmo sentido e no mesmo parecer.

1Coríntios 12:25 para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

Efésios 4:16 Do qual todo o corpo bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Colossenses 2:2a Combato para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor.

Colossenses 3:15 E a paz de Deus, para a qual fostes chamados em umcorpo, domine em vossos corações. E sede agradecidos.




© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário