TRISTEZA E PESAR


 Definições: Desgosto, consternação. Ausência de alegria; mágoa. Sentimento após uma perda, muitas vezes acompanhado por sentimento de culpa e remorso.
1. Não importa a perda que soframos, sempre teremos Jesus!
Deuteronômio 33:27a O Deus eterno é a tua habitação, e Teu apoio são os braços eternos.
Salmo 27:10 Ainda que meu pai e minha mãe me desamparassem, o Senhor me recolheria.
Salmo 34:22 O Senhor resgata a alma dos Seus servos; nenhum dos que nEle confiam será condenado.
Salmo 142:4,5 Olha para a minha direita, e vê; ninguém há que se interesse por mim. Refúgio me falta; ninguém cuida da minha alma. 5 A Ti, ó Senhor, clamo; eu digo: Tu és o meu refúgio, a minha porção na terra dos viventes.
Isaías 54:5,6 Pois o teu Criador é o teu marido - o Senhor dos Exércitos é o Seu nome - o Santo de Israel é o teu Redentor; Ele será chamado o Deus de toda a terra. 6 O Senhor te chamará como a mulher desamparada e triste de espírito, como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus.
Isaías 54:10 Embora as montanhas se desviem, e os outeiros tremam, contudo o Meu constante amor não se desviará de ti, nem será removida a aliança da Minha paz, diz o Senhor, que se compadece de ti.
Mateus 28:20b [Jesus fala:] E certamente Estou convosco todos os dias, até à consumação do século.
João 14:18 Não vos deixarei órfãos; virei para vós.
2 Timóteo 4:16a,17a Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. … 17a Mas o Senhor me assistiu e me fortaleceu.
Hebreus 13:5b [Jesus diz:] Não te deixarei, nem te desampararei.
2. Deus entende exatamente o que você está passando.
Êxodo 3:7 Então disse o Senhor: De fato tenho visto a aflição do Meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus opressores, e conheço os seus sofrimentos.
Salmo 103:13,14 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que O temem; 14 pois Ele conhece a nossa estrutura, e Se lembra de que somos pó.
Isaías 53:3a,4a Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores e experimentado no sofrimento. …
4a Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si.
Isaías 63:9 Em toda a angústia deles foi Ele angustiado, e o anjo da Sua face os salvou. Em Seu amor e compaixão Ele os remiu; Ele os tomou, e os conduziu todos os dias da antigüidade.
Hebreus 4:15 Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-Se das nossas fraquezas, porém um [Jesus] que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. [Ver também Hb 2:18.]
3. O Senhor sabe de cada lágrima que você derramou.
2 Reis 20:5b Ouvi [Deus] a tua oração, e vi as tuas lágrimas; Eu te curarei.
Salmo 6:6,9 Estou cansado do meu gemido; toda a noite faço nadar a minha cama no choro, e molho o meu leito com lágrimas. … 9 O Senhor ouviu a minha súplica por misericórdia; o Senhor aceita a minha oração.
Salmo 39:12a Ouve, ó Senhor, a minha oração, e inclina os Teus ouvidos ao meu clamor. Não Te cales perante as minhas lágrimas.
Salmo 56:8 Registra as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no Teu odre - não estão elas no Teu livro?
Salmo 66:16,17,19 Vinde, ouvi, todos vós os que temeis a Deus; eu contarei o que Ele tem feito à minha alma. 17 A Ele clamei com a boca; Ele foi exaltado pela minha língua. … 19 Mas, na verdade, Deus me ouviu e atendeu à voz da minha oração.
4. A infelicidade pode ser fruto de falta de sintonia com o Senhor.
Gênesis 3:16,17 [Sentimento de pesar foi parte do castigo que Deus infligiu a Adão e Eva pelos pecados originais:] 16 À mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua gestação; em dor darás à luz filhos. O teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 17 Ao homem [Adão] disse: Porque deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
Levítico 26:14-16a [Ficarem pesarosos foi parte do castigo de Deus para os desobedientes. O Senhor disse ao Seu povo:] Mas se não Me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos, 15 e se rejeitardes os Meus estatutos, e a vossa alma se aborrecer dos Meus juízos, não cumprindo todos os Meus mandamentos, e assim violardes a Minha aliança, 16a então Eu vos farei isto: Porei sobre vós o terror, a tísica [tuberculose] e a febre, que consomem os olhos e esgotam a vida. [Ver também Dt 28:65.]
Salmo 16:4a As dores daqueles que correm após outros deuses se multiplicarão.
Salmo 32:10 Muitas são as dores do ímpio, mas o constante amor do Senhor cercará aquele que nEle confia.
Provérbios 23:29,30 [O consumo excessivo de bebida alcoólica pode causar muito pesar:] Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas? para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? 30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada [ou forte].
Provérbios 29:18 Não havendo profecia, o povo se corrompe, mas bem-aventurado é o que guarda a lei.
Jeremias 30:15 Por que gritas por causa do teu ferimento? Tua dor não tem remédio. Por causa da grandeza da tua maldade, e da multidão dos teus pecados, Eu fiz estas coisas.

5. A tristeza no mundo [sem esperança] é morte!
Provérbios 12:25 A ansiedade do coração do homem o abate, mas uma boa palavra o alegra.
Provérbios 15:13 O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
Provérbios 17:22 O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.
Provérbios 18:14 O espírito do homem o sustenta na enfermidade, mas ao espírito abatido quem o suportará?
2 Coríntios 2:7 [Paulo encorajou os irmãos a perdoarem um homem que se arrependera de um pecado grave, para que ele não fosse dominado pela tristeza:] De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum consumido por demasiada tristeza.
2 Coríntios 7:10 [A tristeza segundo Deus dá bom fruto, mas a tristeza do mundo não.] A tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar, mas a tristeza do mundo opera a morte.
1 Tessalonicenses 4:13 [Paulo escreveu:] Não quero … para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
6. Exemplos de pesar resultante de pecado:
Gênesis 4:13 [Após ter matado o seu irmão Abel, Caim murmurou contra o castigo de Deus.] Então disse Caim ao Senhor: É maior o meu castigo do que o que eu possa suportar.
1 Reis 21:4 [Quando Nabote recusou-se a vender a terra de sua família ao egoísta rei Acabe:] Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara: Não te darei a herança de meus pais. Deitou-se na sua cama, voltou o rosto, e não comeu pão.
Mateus 27:3-5 Então Judas, o que O traiu, vendo que Jesus fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e anciãos, 4 dizendo, pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. 5 Então ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
Lucas 18:22-24 [Quando Jesus mandou o mancebo rico renunciar as suas riquezas e dá-las aos pobres, ele se recusou e partiu com tristeza:] Quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa. Vende tudo o que tens, reparte-o com os pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois vem, e segue-Me. 23 Mas, ouvindo ele isto, encheu-se de tristeza, porque era muito rico.
24 Vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! [Leia a história completa nos versículos 18-25.]
1 Timóteo 6:10 [Procurar ter os tesouros do mundo causa tristeza:] Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
7. Existe uma razão por que Deus às vezes nos permite o pesar.
Eclesiastes 3:1,4 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: 4 tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar.
Eclesiastes 7:3,4 [Para nos tornar mais sábios:] Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. 4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.
Romanos 8:28 [Para, de algum modo, trazer o bem:] Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.
Salmo 119:50,67 [Para que recorramos à Sua Palavra:] Esta é a minha consolação na angústia: A Tua promessa preserva a minha vida. 67 Antes de ser afligido andava errado, mas agora guardo a Tua Palavra.
2 Coríntios 1:4 [Para nos ensinar a ter compaixão das pessoas e sermos uma bênção para outros:] [Deus] Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
2 Coríntios 7:9-11 [Para nos arrependermos:] Agora folgo, não porque fostes entristecidos, mas porque fostes entristecidos para o arrependimento. Pois fostes entristecidos segundo Deus, de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma. 10 A tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar, mas a tristeza do mundo opera a morte. 11 Quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós, que segundo Deus fostes entristecidos! que defesa, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo provastes estar inocentes neste assunto. [Ver também Tg 4:8-10.]
2 Timóteo 2:12a [Para nos preparar para um serviço ainda mais importante:] Se perseverarmos, com Ele também reinaremos.
Tiago 1:2-4 [Para nos ensinar paciência:] Meus irmãos; tende por motivo de grande gozo o passardes por provações, 3 sabendo que a prova da vossa fé desenvolve a perseverança. 4 Ora, a perseverança deve terminar a sua obra, para que sejais maduros e completos, não tendo falta de coisa alguma.
1 Pedro 1:6-8 [Para nos provar, para nos aproximar mais de Jesus:] Nisto vos exultais, ainda que no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações. 7 Essas provações são para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. 8 Embora não O tendes visto, O amais; e embora não O vedes agora, credes nEle e exultais com gozo inefável e cheio de glória.
1 Pedro 5:10 [Para nos fortalecer:] E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à Sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

8. Confie em Deus mesmo num período de tristeza; exemplo do Rei Davi.
1 Samuel 30:6 [Quando o rei Davi e seus homens estavam fora, o seu vilarejo foi saqueado e suas mulheres e filhos foram seqüestrados. Quando ele voltou, o povo virou-se contra ele.] Davi muito se angustiou, porque o povo falava em apedrejá-lo; a alma de todo o povo estava cheia de amargura, por causa dos seus filhos e das suas filhas. Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus. [E Deus o abençoou e ajudou a recuperar tudo o que lhe tinha sido roubado. O capítulo todo contém a história completa.]
Salmo 13:2,5 Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo? 5 Mas confio no Teu constante amor; na Tua salvação meu coração se alegra.
Salmo 38:6,9,15,17,18,21,22 Estou encurvado e muito abatido; ando lamentando o dia todo. 9 Senhor, diante de Ti está todo o meu desejo; o meu gemido não Te é oculto. 15 Em Ti, ó Senhor, espero; Tu, ó Senhor meu Deus, me ouvirás. 17 Pois estou prestes a cair, e a minha dor está constantemente perante mim. 18 Confesso a minha iniqüidade; entristeço-me por causa do meu pecado. 21 Não me desampares, ó Senhor; ó meu Deus, não Te distancies de mim. 22 Apressa-Te em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação.
Salmo 42:9,11 Digo a Deus, a minha Rocha: Por que Te esqueceste de mim? Por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo? 11 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei, meu Salvador e Deus meu.
Salmo 55:2,4,6,7,8,22 Atende-me, e ouve-me. Estou agitado e ando perplexo. 4 O meu coração está angustiado dentro em mim; os terrores da morte me sobrevêm. 6 Eu disse: Ah! quem me dera asas como de pomba! Voaria, e estaria em descanso. 7 Fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá) 8 Apressar-me-ia ao meu refúgio, longe da fúria do vento e da tempestade. 22 Lança o teu fardo sobre o Senhor, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
Salmo 69:29-31 Estou aflito e triste; proteja-me, ó Deus, a Tua salvação. 30 Louvarei o Nome de Deus com cântico, e engrandecê-Lo-ei com ações de graça. 31 Isto será mais agradável ao Senhor do que um boi, ou um novilho [dado em sacrifício] que tem chifres e unhas.
9. O Senhor promete um cuidado especial para os de coração partido.
Salmo 51:17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Salmo 71:20,21 Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida, e me tirarás dos abismos da terra. 21 Aumentarás a minha grandeza, e de novo me consolarás.
Salmo 147:3 Sara os quebrantados de coração, e liga-lhes as feridas.
Isaías 30:19 Ó povo de Sião, que habita em Jerusalém, tu não chorarás mais. Certamente Ele Se compadecerá de ti, à voz do teu clamor e, ouvindo-a, te responderá.
Isaías 57:15 Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita na eternidade, e cujo Nome é Santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.
Isaías 61:1-3 O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas-novas aos pobres. Enviou-Me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos, 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus, a consolar todos os tristes, 3 e ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de alegria por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado. Eles se chamarão árvores de justiça, plantação do Senhor, para que Ele seja glorificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário