Consolo

1.O Senhor ajudará e consolará você: 
A. As Suas promessas de consolo:
Sal.71:21 De novo me consolarás
Sal.86:17 Tu, Senhor, me (ajudas) e (consolas)
Sal.91:15 Estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei
Sal.116:6 Estava abatido, mas Ele me livrou
Sal.138:7a Andando eu no meio da angústia, Tu me revivificarás
Isa.42:6 Eu o Senhor... te tomarei pela mão, e te guardarei
Isa.43:2 Quando passares pelas águas estarei contigo
Isa.49:13 O Senhor consolou o Seu povo e dos Seus aflitos se compadecerá
Isa.51:12,13 Eu, Eu sou aquele que vos consola
Isa.66:13 Como alguém a quem consola sua mãe, assim Eu vos consolarei
João 14:18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós
João 14:1-3 Não se turbe o vosso coração... crede em Mim
2Cor.1:3 Bendito seja o Deus... o Pai das misericórdias, e o Deus de toda a consolação
2Cor.7:6 Deus... consola os abatidos
2Tes.2:16,17 Nosso Senhor Jesus Cristo... que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação... console os nossos corações
(V. também Sal.103:6; Fil.2:1,2)

B. O Senhor está sempre com você para consolá-lo:
Sal.121:4 Não tosquenejará (cochilará) nem dormirá o [que te] guarda
2Cor.1:4 (Ele) nos consola em toda a nossa tribulação

C. O Espírito Santo, o "Consolador", consolará você:
João 14:26 O Consolador... o Espírito Santo
João 15:26 O Consolador... que da parte de (Deus) vos hei de enviar
João 14:16,17 (Deus) vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito... estaráem vós
Atos 9:31 Assim as igrejas tinham paz... andando... (na) consolação do Espírito Santo

2.Como receber o consolo de Deus:
A. Ore e peça a Sua ajuda:
2Cor.15:4 Quando na sua angústia... buscavam (Deus), O achavam
Sal.34:17 Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias
Sal.86:7 No dia da minha angústia clamarei a Ti, porquanto me respondes
Sal.119:76 Sirva, pois, a Tua benignidade para me consolar
Sal.145:18,19 Perto está o Senhor de todos os que O invocam
Fil.4:6,7 As vossas petições sejam conhecidas diante de Deus pela oração. E a paz de Deus guardará os vossos corações
Heb.4:16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça a fim de sermos ajudados em tempo de necessidade

B. Exemplos das orações do Rei Davi em busca de consolo:
(V. Sal.31:9-12;38:9;51:todo;69:1,2:102:1-7)

C. Leia e medite na Palavra de Deus:
Sal.119:50 Isto é a minha consolação na minha angústia, porque a Tua Palavra me vivificou
Rom.15:4 (Palavra) escrita... para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos paciência

D. Seja obediente e permaneça perto d' Ele
João 8:29 O Pai não me tem deixado só, porque Eu faço sempre o que Lhe agrada
Sal.103:17,18 A misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre aqueles que O temem.

E. Continue confiando e tenha paciência:
Gên.28:15 [Deus diz a Jacó:] Não te deixarei até que te haja feito o que te tenho dito
Sal.42:3-11 Porque estás abatida, ó minha alma?Espera em Deus, pois ainda O louvarei
Sal.119:81-83 Confiei na Tua Palavra. Quando me consolarás Tu? Pois fiquei como odre no fumo
Heb.10:35,36a Não rejeiteis... a vossa confiança... necessitais de paciência, para que, depois... possais alcançar a promessa

F. Recorde os milagres e misericórdias anteriores de Deus:
Sal.77:1-12 O meu espírito desfalecia... isto é enfermidade minha; lembrar-me-ei, pois, das obras do Senhor
Sal.119:52 Lembrar-me-ei dos Teus juízos, ó Altíssimo, e assim me consolarei

G. Lembre-se e anime-se com a fidelidade de Deus:
1Sam.30:6 Davi muito se angustiou; todavia se esforçou (animou) no Senhor seu Deus

H. Deus nunca abandonará você...
Isa.49:14,15,16 [Eles dizem:] Já me desamparou o Senhor, e... se esqueceu de mim... Eu todavia não me esquecerei de ti
Sal.31:22 Eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos Teus olhos: [mas] Tu ouviste... quando eu a Ti clamei
Sal.9:9,10 Em Ti confiarão os que conhecem o Teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que Te buscam
Mat.28:20b Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos
2Tim.2:13 [Mesmo] se formos infiéis, Ele permanece fiel
Heb.13:5 Não te deixarei, nem te desampararei
(V. também Isa.54:10)

I. A menos que você se rebele e Lhe dê as costas:
2Crô.15:2 O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele... porém se (vós) O deixardes, (Ele)vos deixará (1Crô.28:9)

J. Mesmo assim, Ele não os abandonará para sempre:
Isa.54:7,8 Por um pequeno momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei

K. Confie e entregue-se totalmente nas mãos de Deus:
Rom.8:28 Todas as coisas contribuem... para o bem daqueles que amam a Deus
1Pe.4:19 Os que padecem... encomendam-Lhe as suas almas, como ao fiel Criador

L. Ele guardará você:
2Tim.1:12b (Eu) estou certo que (Ele) é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia
Sal.23:4 A Tua vara e o Teu cajado me consolam [e protegem]
Sal.37:5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia n`Ele
Sal.55:22 Lança o teu cuidado sobre o Senhor e Ele te susterá
Sal.138:8 O Senhor aperfeiçoará o que me concerne
Fil.1:6 Aquele que em vós começou a boa obra, a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo
1Tes.5:24 Fiel é O que vos chama, O qual... o fará
1Pe.5:7 Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós

3.Deus ama e cuida de você:
A. Ele sabe de cada lágrima que você chorou:
2Re.20:5 Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas
Sal.56:8 Põe as minhas lágrimas no Teu odre; não estão elas no Teu livro?
(V. também Mar.9:24)

B. Ele sabe exatamente o que você está passando:
Êxo.3:7 Tenho visto a aflição do Meu povo... tenho ouvido o seu clamor... conheci as suas dores
Sal.103:13,14 O Senhor se compadece (de nós)... pois Ele conhece a nossa estrutura
Isa.53:4 Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores
Isa.63:9 Em toda a angústia deles foi Ele angustiado
Heb.4:15 (Compadece-Se) das nossas enfermidades... (Ele), como nós, em tudo foi tentado

C. Apesar de nos castigar, Ele nos ama e consola:
Sal.30:5 A Sua ira dura só um momento... o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã
Sal.71:20 Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida
Sal.103:9 Não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará a Sua ira
Isa.12:1 Ainda que Te iraste contra mim, a Tua ira se retirou e tu me consolaste
Lam.3:31-33 Ainda que (Ele) entristeça a alguém, usará de compaixão
(V. também Osé.6:1-3)

4.As mãos amorosas de Deus sustêm você:
A. As Suas mãos estão sempre lá, sustentando você:
Deu.33:27 Por baixo sejam os braços eternos
Sal.145:14 O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos
Sal.37:17 O Senhor sustém os justos
Sal.37:24 Ainda que caia, não ficará frustrado, porque o Senhor o sustém com a sua mão
Isa.41:10 Eu estou contigo; não te assombres; Eu te sustentarei com a (Minha) dextra (mão direita)
Isa.63:9 Pelo Seu amor e pela Sua compaixão, Ele... os tomou e os conduziu

B. Até mesmo em terras distantes e situações desoladoras:
Sal.139:8b Se eu fizer no Seol (Inferno) a minha cama, eis que Tu ali estás
Sal.139:9-12 Se habitar nas extremidades do mar... até ali a Tua mão me guiará
Mat.28:20b Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos

5.Se você se sente na escuridão, confie em Deus para lhe dar luz:
Isa.50:10 Quando andar nas trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor
Isa.42:16 Tornarei as trevas em luz perante eles... e nunca os desampararei
Sal.18:28 O Senhor meu Deus alumiará as minhas trevas
Sal.112:4 Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo
Miq.7:8b Se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz
(V. também Isa.58:10,11)

6.Olhe para o lado positivo das coisas:
A. Você é abençoado, então seja alegre e feliz:
Mat.5:10-12 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem. Exultai e alegrai-vos
João 16:33 No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo
2Cor.7:4b Estou cheio de consolação; superabundo de gozo em todas as nossas tribulações
Fil.4:4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos
1Pe.4:12,13 Alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo

B. Os dias felizes voltarão:
Isa.51:11,12a Os resgatados do Senhor... gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão
ITes.4:15-18 [Jesus em breve voltará para nos levar para o Céu] Consolai-vos uns aos outros com estas palavras (V. também 5:10,11)
(V. também Isa.40:2;52:9;57:16-18: Jer.31:12-14; Zac.1:12-17)

C. A tristeza logo passará:
Jó 11:16 Te esquecerás dos trabalhos (sofrimentos), e te lembrarás deles como das águas que já passaram
Sal.30:5 O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã
Sal.30:11 Desataste o meu saco (roupa de saco), e me cingiste de alegria
Isa.49:13 Exultai... alegra-te... estalai de júbilo, porque o Senhor consolou o Seu povo, e dos Seus aflitos se compadecerá
Isa.54:11 Ó oprimida... e desconsolada! eis que Eu porei as tuas pedras com todo o ornamento

D. Pense no consolo de Deus e esteja agradecido:
Sal.94:19 Multiplicando-se dentro de mim os meus cuidados, as Tuas consolações recrearam a minha alma

E. Nós somos abençoados; a maioria dos quenão estão salvos não têm um consolador:
Ecl.4:1 Vi as lágrimas dos que foram oprimidos e... não têm consolador

7.Porquê e como nos consolarmos uns aos outros:
A. Às vezes você precisa da ajuda dos outros:
Jer.8:18 Se eu pudesse consolar-me... o meu coração desfalece
2Cor.2:7 Deveis... consolá-lo, para que (ele) não seja... devorado de demasiada tristeza
(V. também Ecl.4:9,10,12)

B. Devemos consolar-nos uns aos outros:
Gên.37:34,35a Levantaram-se todos os seus filhos (de Jacó) e todas as suas filhas para o consolarem (V. também 1Crô.7:22; Jó 2:11)
Isa.40:1 Consolai, consolai o Meu povo, diz o vosso Deus
Isa.61:1,2 O Espírito do Senhor está sobre mim... o Senhor enviou-me a restaurar os contritos de coração... a consolar todos os tristes
Isa.61:3 (Dar-lhes) ornamento por cinzas, óleo de gozo por tristeza, vestido de louvor por espírito angustiado
1Cor.12:25 No corpo... tenham os membros igualcuidado uns dos outros
2Cor.2:8 Vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor
2Cor.7:6 Deus... nos consolou com a vinda de Tito [um colega de trabalho] (V. também Efé.6:22; Col.4:7,8; 1Tes.3:2)
2Cor.7:13 Fomos consolados... o espírito (de Tito) foi recreado (tranquilizado) por vós
Gál.6:2 Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo
Col.2:2 Corações... consolados, e estejam unidos em amor
Col.4:11 Os meus cooperadores... para mim têm sido consolação
1Tes.5:11 Consolai-vos uns aos outros, e edificai-vos
1Tes.5:14 Consoleis os de pouco ânimo (medroso, tímido)

C. Como consolar outros:
Gên.50:21b (José) os consolou e lhes falouafetuosamente. (BJ)
Rute 2:13 (Tu) me consolaste e falaste ao coração (gentilmente)
Pro.17:22a O coração alegre serve de bom remédio
Pro.27:9 O óleo e o perfume alegram o coração; assim a doença do amigo com o conselho cordial
1Tes.2:11 Vos consolamos... como o pai a seus filhos
Rom.12:15b Chorai com os que choram

D. Use a sua própria experiência para os consolar:
2Cor.1:4 Para que também possamos consolar (outros) que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus
Sal.66:12,16 Contarei o que Ele tem feito à minha alma

E. O poder consolador e reconfortante da música inspirada:
Sal.32:7 Tu me cinges de alegres cantos de livramento
Sal.42:5-8 Dentro de mim a minha alma está abatida... contudo... de noite a Sua canção estará comigo
1Sam.16-14-16 Um espírito mau... te assombra. [Um músico] tocará... e te acharás melhor (V. também vers.23)
Pro.25:20 [Advertência: Assegure-se de que canta canções apropriadas.]

F. Profecias animadoras são um consolo:
1Cor.14:3 O que profetiza fala aos homens para... consolação

G. Quando não sabe o que dizer, só a suapresença já será uma ajuda:
Jó 2:13 E se assentaram juntamente com ele... e nenhum lhe dizia palavra, porque viam que a dor era muito grande
Col.2:2 Corações... sejam consolados, e estejam unidos em amor

H. Assegure-se de que consola, e não condena:
Jó 16:2-5 Todos vós sois consoladores molestos. [Jó disse que se estivessem no lugar dele, ele os consolaria]

8.Quando você for abandonado, sofrer profunda mágoa ou qualquer perda:
A. Mesmo quando todo mundo o abandonar, você sempre terá o Senhor:
2Tim.4:16,17 Todos me desampararam... mas oSenhor assistiu-me e fortaleceu-me
Sal.27:10 Quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá
Sal.34:22 Nenhum dos que n' Ele confiam será condenado (rejeitado)
Sal.142:4,5 Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma. Tu és o meu refúgio e a minha porção na terra dos viventes
Isa. 54:1,5,6 O Senhor te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito... como mulher... desprezada
Isa.54:10 As montanhas se desviarão... mas a Minha benignidade não se desviará de ti
Heb.13:5 Ele disse: (Eu) não te deixarei, nem te desampararei

B. O Seu cuidado especial pelos de coração partido:
Sal.34:18 Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado
Sal.51:17 A um coração quebrantado e contrito não desprezarás
Sal.61:2 Por estar abatido o meu coração, leva-me para a rocha que é mais alta do que eu
Sal.147:3 Sara os quebrantados de coração e liga-lhes as feridas
Eze.34:16 (Eu, o Senhor) A quebrada ligarei
Isa.61:1 Enviou- Me (Jesus) a restaurar os contritos de coração
Luc.4:18 Enviou-Me (Jesus) a curar os quebrantados de coração
(V. também Isa.57:15)

C. Quando se sofre pela perda de um ente querido:
2Sam.12:15-23 [Quando o filho doente de Davi morreu, ele parou de jejuar e chorar, e disse:] Eu irei a ela (criança) [no Céu]
1Cor.15:17-21 [Jesus ressuscitou dos mortos, por isso as pessoas que amamos também estão vivas, e não devemos ficar desconsolados]
1Tes.4:13 Acerca dos que já dormem (morreram)... não vos entristeçais como os demais que não têm esperança
1Tes.4:14-18 Os que morreram em Cristo ressuscitarão... nós... (iremos) juntamente com eles... consolai-vos uns aos outros com estas palavras

D. É muito melhor para eles estarem com o Senhor:
2Cor.5:8 Desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor
Fil.1:23 Tendo desejo de partir, e estar com Cristo... é ainda muito melhor
Apoc.7:16,17 [Os nossos entes queridos que partiram são felizes no Céu]

E. Quando tiver remorsos por causa de erros ou pecados:
(V. Sal.31:9-24;38:1-22;51:todo; Lam.1:20a; Luc.18:13,14; 2Cor.2:6-8. Compare também Mat.26:69-75 e Mar.16:6,7)

9.Consolo celestial para sofrimento e tristeza atualmente:
A. Consolado pelas recompensas celestiais:
Sal.37:9 Aqueles que esperam no Senhor, herdarão a terra
Mat.5:4 Bem-aventurados os que choram... eles serão consolados
Luc.6:21 Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir
Luc.12:32 Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino (V. também Mat.25:34)
Luc.16:19-22a [O mendigo Lázaro que sofria] foi levado pelos anjos para o seio de Abraão
João 16:20 Vós chorareis e vos lamentareis... e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria
Rom.8:18 As aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória (recompensa celestial)
2Cor.4:17 A nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória
2Cor.1:7 Como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação
2Tim.2:12 Se sofrermos, também com Ele reinaremos

B. No Céu não haverá mais tristeza nem lágrimas:
Isa.25:8 Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Jeová as lágrimas de todos os rostos
Apoc.21:4 Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais... pranto nem clamor (V. também 7:17)

© 2007, por Aurora Production AG. Suiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário