Discipulado

1.O que é um discípulo? 
A. Um "seguidor do ensinamento" e do Mestre:
Mat.10:24,25 O discípulo (deveria) ser como o seu mestre (V. Luc.6:40)
João 12:26 Se alguém Me servesiga-Me
João 13:15 Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu... fiz, façais vós também
1Pe.2:21 Cristo (nos deixou) o exemplo... (sigai) as Suas pisadas

B. Um discípulo habita (vive, mora) em Jesus:
João 15:4 Estai em Mim, e Eu em vós
João 15:9,10 Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor
1João 2:6 Aquele que... está n'Ele... deve andar como Ele andou
1João 3:24 Aquele que guarda os Seus mandamentos, n`Ele está
(V. também 2Cor.5:17; 1João 2:5,10,24,28)

C. Um discípulo serve Jesus por amor e gratidão:
João 14:21,23 Se alguém Me ama, guarda as Minhas Palavras
1Cor.6:19,20 Não sois de vós mesmos... fostes comprados por bom preço
2Cor.5:14 O amor de Cristo nos constrange (compele)
Efé.5:1,2 Sede imitadores de Deus... andai em amor, como também Cristo vos amou
Fil.1:21 Para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho
(V. também Êxo.21:5,6)

D. Um discípulo precisa amar Jesus acima de tudo e de todos:
Mat.6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro
Mat.10:37 Quem ama pai, mãe, filho ou filha mais do que a Mim não é digno de Mim
Luc.14:26 Se alguém vier a Mim, e [em comparação] não aborrecer (odiar) a seu pai, mãe, filhos... não pode ser Meu discípulo

2.O trabalho do discípulo:
A. Ganhar almas ("dar fruto"):
João 15:8 Que deis muito fruto; e assim sereis Meus discípulos
Mat.4:19 Vinde após Mim, e vos farei pescadores de homens
Mar.16:15 Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura
Luc.9:59,60 Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia
(V. também Mat.7:20; Rom.7:4)

B. Treinar mais discípulos:
Mat.28:19 Portanto ide, ensinai [fazei discípulos de] todas as nações
João 21:15-17 Amas-Me? Apascenta [ensina e instrui] as Minhas ovelhas
2Tim.2:2 O que... ouviste...[ensina] a homens fiéis
(V. também Atos 20:20)

3.Um discípulo é alguém que obedece ao Mestre:
Mat.12:48-50 Quem são meus irmãos?... Seusdiscípulos... qualquer que fizer a vontade de Meu Pai... é Meu irmão
João 8:31 Se permanecerdes na Minha Palavra, [então] verdadeiramente sereis Meus discípulos

4.Dedicar-se totalmente ao Senhor:
A. Abandonar outros interesses para seguir Jesus:
Mat.13:44 Reino... é semelhante a um tesouro escondido num campo... vende tudo quanto tem, e compra aquele campo
Mat.13:45,46 Encontrando uma pérola de grande valor... vendeu tudo quanto tinha, e a comprou
Luc.14:33 Qualquer... que não renuncia a tudo... não pode ser Meu discípulo

B. Renunciar a busca de possessões materiais:
Mat.6:19,20 Não ajunteis tesouros na Terra
Mar.10:21 Vende tudo quanto tens... e vem, segue-Me
Luc.12:15 A vida de qualquer não consiste na abundância do que possui
Atos 4:34,35a Todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço... e o depositavam aos pés dos apóstolos
Fil.3:8 Jesus... pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco
(V. também Mat.19:22; Luc.12:33)

C. Renunciar a ambições mundanas e materialistas:
Mat.6:24 Não podeis servir a Deus e a Mamom
Mar.4:19 Os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas... sufocam a Palavra, e fica infrutífera
Mar.10:17-25 [Jesus desafiou o mancebo rico a renunciar a tudo]
João 6:27 Trabalhai não pela comida que perece, mas pela
2Tim.2:4 Ninguém que milita se embaraça com... (esta) vida
Heb.12:1 Deixemos todo o embaraço... corramos... a carreira
(V. também 2Cor.6:17)

5.A decisão de se dedicar a Cristo como discípulo:
A. Primeiro veja o que vai custar:
Luc.14:27-32 Querendo edificar... se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos
Pro.24:6 Com conselhos prudentes tu farás a guerra

B. Queime as pontes depois de atravessá-las:
1Reis 19:19,21 [Eliseu decide seguir Elias, queima o arado e jugo e sacrifica os bois]
(V. também Atos 4:34,37)

C. Tenha um só propósito e não olhe para trás:
Luc.9:61,62 Ninguém que... olha para trás é apto para o Reino de Deus
Fil.3:13,14 Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando... prossigo para... (a) soberana vocação de Deus
Heb.11:27 (Moisés) deixou o Egito... ficou firme como vendo o invisível (Deus)

D. Alguns tomaram uma decisão súbita de seguir:
Mat.9:9 Jesus, passando... viu na alfândega... Mateus, e disse-lhe: Segue-Me. E ele, levantando-se O seguiu
João 4:35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que  estão brancas
1Reis 18:21 Até quando coxeareis...? Se o Senhor é Deus, segui-O
Heb.4:7 Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações

E. As demoras e desculpas podem resultar em nunca servirmos a Deus:
Luc.9:57-62 Deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa

F. Alguns demoraram mais para ver o que a decisão de servir ao Senhor custa:
Luc.14:28-30 Se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos
Pedro e André conheceram Jesus no Jordão (João 1:37-42); eles O seguiram para a Galiléia (João 1:43; 2:1,2); Ele os chamou um pouco depois, e então eles renunciaram a tudo para segui-Lo a tempo integral (Mat.4:18-22; Mar.1:16-20)

6.Discípulos com ministérios diferentes:
A. Ser um discípulo nem sempre significa abandonar todos os outros interesses:
Mat.27:57 Homem rico... por nome José, que tambémera discípulo de Jesus
João 19:38-40 José de Arimatéia... discípulo de Jesus, mas oculto
Atos 9:36,39b Uma discípula chamada Tabita [que fazia túnicas e vestidos]
(V. também Mar.14:8a)

B. Alguns discípulos tinham posições proeminentes na sociedade:
Mar.15:43 José de Arimatéia, senador honrado (V. também Luc.23:50-51)
Atos 19:31 Alguns dos principais da Ásia, que eram amigos (de Paulo)
Atos 10:24, 44-48 [O centurião Cornélio, seus parentes e amigos]
Rom.16:23 Saúda-vos Erasto, procurador da cidade

C. Dar sacrificadamente: um requisito para todos os discípulos:
Luc.8:3 Joana, mulher de Cusa... e Suzana e muitas outras que O serviam com suas fazendas (bens)
Atos 11:29 Os discípulos... cada um conforme o que pudesse
2Cor.8:14,15 A vossa abundância supra a falta dos outros
1Tim.6:17,18 Manda aos ricos... que... repartam de boa mente

D. A atitude do discípulo em relação aos que não podem devotar todo o seu tempo ao serviço do Senhor:
Mar.10:21 [Jesus amou o mancebo rico, apesar dele não ter renunciado a tudo]
Luc.9:49,50 Lho proibimos, porque não Te segue conosco. Jesus lhes disse: Não o proibais

E. Nem todos são capazes nem se encaixam para serem Seus discípulos:
Luc.8:38,39 O homem... rogou-Lhe que o deixasse estar com Ele; mas Jesus o despediu, dizendo: Torna para tua casa (V. também Mar.5:18-20)
João 6:53-61,66 [Jesus selecionou os seguidores fracos que estavam lá pelos motivos errados]
Mat.22:14 Muitos são chamados, mas poucos escolhidos
(V. também Jer.12:5 e Mat.13:47,48)

F. Diferentes graus de discipulado:
Os 3 discípulos mais íntimos (Mar.9:2; 14:32,33); os 12 apóstolos (Mar.3:13-19); os "outros 70" (Luc.10:1); a multidão dos discípulos" (Luc.19:37)

7.Discipulado e obrigações familiares:
A. Colocar o serviço de Deus até mesmo antes de pessoas queridas:
Sal.45:10,11 Esquece-te do teu povo e da casa de teu pai
Mat.10:36,37 Quem ama [família] mais do que a Mim não é digno
Mat.12:48-50 Quem são Meus irmãos? Qualquer que fizer a vontade de (Deus)
Mat.19:29 Deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, ou terras por amor do Meu nome
Mar.1:19,20 Tiago e João... deixando o seu pai... foram após Ele

B. Jesus pede de nós uma entrega total:
Luc.9:59,60 Deixa que... eu vá enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos
Luc.9:61,62 Deixa-me despedir... dos que estão em minha casa. Jesus lhe disse: Ninguém que... olha para trás, é apto para o Reino
(V. também Êxo.20:3; Mat.22:37)

8.Discipulado e "perder a sua própria vida":
A. Renunciar à sua própria vida, planos, ambições:
Mat.16:25 Aquele que perder a sua vida por amor de Mim, achá-la-á
Luc.14:26 Se alguém... não aborrecer (odiar) a sua própria vida, não pode ser Meu discípulo
Mat.6:21 Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração
Luc.9:59,61 [Atitude errada:] Eu te seguirei... masprimeiro eu

B. Discipulado: uma vida de morte ao ego:
Mat.6:33 Buscai primeiro o Reino de Deus
Mat.10:38 E quem não toma a sua cruz e não segue após Mim
Mat.16:24 Se alguém quiser vir após Mim, renuncie-se a si mesmo
Luc.9:23 Tome cada dia a sua cruz e siga-Me
João 12:24 Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer
João 12:25 Quem ama a sua vida perde-la-á
2Cor.5:15 Não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu

9.O caminho que o discípulo segue:
A. Um discípulo obedece à vontade de Deus esegue:
Núm.22:18 Não poderia traspassar o mandado do Senhor... para fazer coisa pequena ou grande
Luc.6:46 Por que Me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu digo?
Luc.14:27 Qualquer que... não vier após Mim, não pode ser Meu discípulo
João 2:5 Fazei tudo quanto Ele vos disser
João 8:31 Se vós permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos
Apoc.14:4 Estes... seguem o Cordeiro para onde quer que vai

B. Um discípulo se submete humildemente aos seus pastores e supervisores espirituais:
1Cor.11:1 Sede meus imitadores, como também eu de Cristo
1Cor.16:16 Vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha
Fil.3:17 Sede também meus imitadores e... segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam
1Tes.1:6 Vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a Palavra
Heb.13:7 Vossos pastores... a fé dos quais imitai
Heb.13:17 Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos

C. Um discípulo obedece e segue Deus, mesmo sem entender os detalhes:
João 21:21,22 E deste, que será? Que te importa a ti? Segue-Me tu
2Cor.5:7 Andamos por fé e não por vista
Heb.11:8 Abraão... saiu sem saber para onde ia

D. Discípulos se adaptam e mudam de boa vontade:
Luc.9:3 Nada leveis convosco para o caminho, nem... dinheiro
Luc.22:35-36 Vos mandei sem bolsa... mas agora... tome-a

E. Amam outros discípulos e trabalham em união com eles:
João 13:35 Sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros
Fil.1:27 Combatendo juntamente com o mesmo ânimo (pelo)... Evangelho

10.A vida de um discípulo:
A. Dê sacrificadamente e esteja disposto a não considerar nada seu:
Mat.5:42 Dá a quem te pedir e não te desvies
Luc.3:11 Quem tiver duas túnicas (dê) ao que não tem
Luc.6:30 Ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir
Atos 2:44,45 Todos os que criam... tinham tudo em comum
Atos 4:32-35 Ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns
1Tim.6:7,8 Tendo... sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes
(V. também Luc.9:23-26)

B. Os discípulos têm que estar dispostos a suportar dificuldades:
Luc.9:57,58 Seguir-Te-ei... as raposas têm covis... mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça
2Tim.2:3 Sofre... as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo
(V. também, 2Cor.11:23-28)

C. Esteja disposto a sofrer perseguição:
Fil.1:29 Não somente crer n`Ele, como também padecer
2Tim.3:12 Todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições
Atos 15:26 Homens que já expuseram as suas vidas (por)... Jesus Cristo
(V. também João 16:33)

D. Estar disposto a literalmente morrer por Jesus:
Atos 21:13 Estou pronto, não só a ser ligado, mas ainda a morrer por Jesus
Fil.1:20 Cristo será... engrandecido... seja pela (minha) vida, seja pela morte
(V. também Atos 20:24; Heb.11:35-38; Apoc.12:11)

E. Seja zeloso e entusiasta:
Ecl.9:10a Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças
Gál.4:18 É bom ser zeloso... sempre do bem
Apoc.3:15 Oxalá foras frio ou quente

F. Perseverança inabalável na Palavra de Deus:
João 8:31 Se vós permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos

11.Os benefícios do discipulado:
A. Discipulado é um privilégio:
Sal.4:3 O Senhor separou para Si aquilo que Lhe é querido
Mat.22:14 Muitos são chamados, mas poucos escolhidos
Fil.3:14 O prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus
2Tim.1:9 Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação
(V. também Mat.11:25; 13:16,17; Luc.8:10)

B. Recompensas por servir Jesus:
Mat.10:39 Quem perder a sua vida por amor de Mim acha-la-á
Mat.19:27-29 Nós deixamos tudo, e Te seguimos; que receberemos?... Vos assentareis sobre... tronos... (recebereis) cem vezes tanto
Mar.10:28-30 (Recebereis) cem vezes tanto, já neste tempo
Luc.12:33 Vendei o que tendes... fazei... um tesouro nos céus que nunca acabe
João 12:26b Se alguém Me servir, Meu Pai o honrará
1Cor.2:9 O olho não viu... as (coisas) que Deus preparou para os que O amam
(V. também Mat.5:10-12; 16:25,27; João 12:25;
2Tim.2:12)

C. Vencedores fiéis são recompensados:
Apoc.2:26-28 Ao que vencer... darei poder sobre as nações
Apoc.3:21 Ao que vencer lhe concederei que se assente Comigo
Mat.25:14-29 [A parábola de ser fiel com os talentos]
Luc.12:42-44 Mordomo fiel... a quem o Senhor.... sobre todos os seus bens porá (V. também Luc.12:35-38)
Luc.19:12-26 [Parábola do nobre que deu minas aos seus servos]

12.As últimas palavras de Jesus e oração pelos Seus discípulos:
(V. capítulos 14-17 de João; Atos 1:8)

© 2007, por Aurora Production AG. Suiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário