Força e poder

1.Força de Deus vs. a nossa força: 
A. Deus é infinitamente mais poderoso do que o homem fraco:
Sal.8:3,4 Quando vejo os Teus céus... a lua e as estrelas que preparaste... que é o homem?
Isa.40:15,17,22 As nações são consideradas por Elecomo a gota dum balde... considera-as menos do que nada
Dan.4:35 Todos os moradores da Terra são reputados em nada... não há quem possa estorvar a Sua mão
1Cor.1:25 [Até] a loucura de Deus é mais sábia do que os homens
(V. também 2Crô.20:6; Sal.89:6)

B. Uma visão honesta do homem e sua força:
Jó 14:1,2 O homem... é de bem poucos dias... sai como a flor e seca (V. também Jó 7:1)
Isa.40:6-8 Toda a carne é erva... seca-se a erva (V. também Sal.90:5b,6; 103:15,16; Tiago 1:10,11; 1Pe.1:24,25.)
Jó 8:9 Nada sabemos... nossos dias sobre a Terra são como a sombra
Sal.39:5,6 Todo o homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade
Sal.144:3,4 Que é o homem? O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra (V. também 1Crô.29:15; Sal.62:9; 90:10; Ecl.6:12)
Sal.78:39 Porque se lembrou de que eram carne, um vento que passa (V. também Isa.2:22; Tiago 4:14,15)
Sal.103:14 Pois Ele conhece a nossa estrutura; lembra-Se que somos  (V. também Gên.18:27; Isa.29:5,6)
Jó 25:6 O homem que é um verme
Isa.40:22 Os moradores da Terra são para Ele comogafanhotos
(V. também Jó 4:18-20; Rom.7:18)

C. Deus pode fazer absolutamente qualquer coisa:
Jer.32:27 Eis que Eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne: seria qualquer coisa maravilhosa para mim? (V. também Gên.18:14)
Jó 42:2 Bem sei eu que tudo podes (Deus)
Sal.62:11 O poder pertence a Deus
Mat.19:26 Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível
Mat.28:18 É-me dado todo o poder no Céu e na Terra

D. Deus tem poder total sobre o Homem:
Jó 12:10 Está na Sua mão a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana (V. também Dan.5:23)
Jó 12:13-25 Com Ele está a força... multiplica as gentes e as faz perecer (Sal.75:6,7; 107:33-40)
Sal.43:13 Ninguém há que possa escapar das Minhasmãos
Sal.115:3 Deus... faz tudo o que Lhe apraz
Isa.64:8 Nós [somos] o barro, e Tu o nosso oleiro; e todos nós obra das Tuas mãos (V. também Isa.45:9)
(V. também 1Crô.29:12; 2Crô.20:6; Jó 9:4; Sal.104:29,30; Isa.40:23,25)

2.Confie no Senhor, não na sua própria força:
A. Deixe Deus fortalecê-lo com a Sua força:
Efé.6:10 Fortalecei-vos no Senhor e na força do Seupoder
2Crô.20:12 Em nós não há força perante esta grande multidão... e não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em Ti
Sal.20:7,8 Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus
Sal.84:5 Bem-aventurado o homem cuja força está em Ti
Sal.105:4 Buscai ao Senhor e a Sua força: buscai a Sua face continuamente
Isa.26:4 Confiai no Senhor... o Senhor é uma rocha eterna
2Cor.3:4,5 Não que sejamos capazes, por nós... mas a nossa capacidade vem de Deus
Fil.3:3 Servimos a Deus... e não confiamos na carne
(V. também Êxo.15:2; 2Sam.22:33; Sal.27:1; 68:28,35; 118:8; 147:10,11)

B. Ele pode fazer o que você não pode:
Zac.4:6 Não por (sua) força, nem por violência, mas pelo Meu espírito
1Sam.2:9b Porque o homem não prevalecerá pela [sua própria] força
Sal.60:11 Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem
Sal.127:1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam
João 15:5 Sem Mim nada podeis fazer
(V. também Jó 9:19a;Sal.33:16,17)

C. Faça o que puder, mas o sucesso depende deDeus:
Pro.21:31 O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória
Nee.4:14 Não os temais: [mas] lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai pelos vossos irmãos

3.A nossa fraqueza nos faz depender de Deus:
A. A força de Deus se manifesta na nossa fraqueza:
2Cor.4:7 Temos porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, enão de nós
Isa.40:29 (Deus) dá esforço ao cansado, e (Ele) multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor
Sal.8:2 Da boca das crianças... Tu suscitaste força
Sal.37:39 O Senhor... é a sua fortaleza no tempo da angústia
Sal.73:26 A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a [minha] fortaleza
Isa.25:4 Foste a fortaleza do necessitado na sua angústia
Isa.41:10 Eu te esforço (fortaleço), e te ajudo
2Cor.1:8,9 Fomos sobremaneira agravados, mais do que podíamos suportar... mas não (confiamos) em nós, mas em Deus
2Cor.12:9,10 "O Meu poder se aperfeiçoa na (tua) fraqueza"... Quando estou fraco então sou forte
2Cor.13:4 Somos fracos n`Ele, mas viveremos... pelo poder de Deus
Heb.11:34 [Santos da Bíblia] Da fraqueza tiraram forças
(V. Sal.94:17,18)

B. Quando você não tem outra ajuda, Ele o fortalecerá:
Sal.72:12 Ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude
Luc.22:43,45 [Os discípulos de Jesus estavam dormindo, mas] apareceu-lhes um anjo do Céu, que O confortava
2Tim.4:16,17 Ninguém me assistiu... antes todos me desampararam... mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me
(V. também Sal.27:10)

C. Ele lhe dará força a cada dia para prosseguir:
Deu.33:25b A tua força será como os teus dias
Mat.6:34 Não vos inquieteis pelo dia de amanhã... basta a cada dia o seu mal

D. Quando você tem pouca força, o Senhor o ajudará:
Sal.37:24 Ainda que caia... o Senhor o sustém com a Sua mão
Isa.35:4 Dizei aos turbados de coração: "Esforçai-vos" (animai-vos)
Dan.11:34 Caindo eles, serão ajudados com pequeno socorro
Apoc.3:8 Tendo (tu) pouca força, guardaste a Minha palavra

4.Deus pode fortalecer e usar você:
A. Como receber o poder de Deus:
Jos.1:5-9 Esforça-te e tem mui bom ânimo... (faz) conforme a (Palavra)... então prudentemente te conduzirás
2Crô.16:9 O Senhor (mostra-se) forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele
Nee.8:10 A alegria do Senhor é a vossa força
Sal.138:3 No dia em que eu clamei... alentaste-me, fortalecendo a minha alma
Isa.27:5 Que se apodere da Minha força
Isa.30:15 No sossego e na confiança (está) a vossa força
Isa.40:31 Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças
Dan.11:32 O povo que conhece ao seu Deus se esforçará e fará proezas
Miq.3:8 Sou cheio da força do Espírito do Senhor e... de ânimo
Atos 1:8 Mas recebereis a virtude (o poder) do Espírito Santo, que há de vir sobre vós
Efé.3:16 Corroborados (fortalecidos) com poder pelo Seu Espírito no homem interior
1João 2:14a Sois fortes [porque] a Palavra de Deus está em vós

B. Ele fortalece você com a Sua força:
Sal.18:29-34 Deus é o que me cinge de força
Sal.68:28 O teu Deus ordenou a tua força
Sal.68:35 Deus...dá fortaleza e poder ao Seu povo
Sal.71:16a Sairei na força do Senhor Deus
Sal.80:17 Seja a Tua mão sobre o varão... que fortificaste para Ti
Sal.84:5,7 Bem-aventurado o homem cuja força está em Ti... vão indo de força em força
Fil.4:13 Posso todas as coisas n`Aquele que me fortalece
Col.1:11 Corroborados (fortalecidos) em toda a fortaleza, segundo a força da Sua glória
Mat.10:1,8 Deu (aos Seus discípulos) poder sobre os espíritos imundos
(V. também Juízes 14:6,19; 15:14,15; Sal.8:2; Luc.10:19)
C. Louve a Deus por fortalecê-lo:
Sal.28:7,8 O Senhor é a minha força... fui socorrido... com o meu canto O louvarei

D. Dê a glória a Deus por trabalhar através de você:
Fil.2:13 Porque Deus é o que opera em vós
1Pe.4:11 Administre segundo o poder que Deus dá: para que em tudo Deus seja glorificado
Isa.10:13,15 [Orgulhoso] disse: "Com a (minha) força fiz isto". Porventura gloriar-se-á o machado contra o que corta com ele?
Jer.9:23,24 Não... se glorie o forte na sua força... glorie-se nisto: em Me conhecer
Atos 12:21-23 Feriu (Herodes) o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus

E. Às vezes o próprio Senhor quer fazer tudo:
Êxo.14:13,14 Estai quietos e vede o livramento do Senhor... o Senhor pelejará por vós e vos calareis
Juí.7: todo [Gideão e os seus 300 homens deixaram Deus lutar a batalha do jeito d`Ele]
2Crô.20:15 Não temais... a peleja não é vossa, senão de Deus
2Crô.20:17 Nesta peleja não tereis que pelejar: parai, estai em pé, e vede a salvação do Senhor
Nee.4:20 O nosso Deus pelejará por nós
Sal.18:17 Livrou-me do meu inimigo forte... pois eram mais poderosos do que eu
Isa.30:7 No estarem quietos estará a sua força

5.Não confie em si mesmo(a):
A. Advertências contra confiar na sua própriaforça:
Sal.52:5-7a Deus... destruirá... o homem que não pôs a Deus por sua fortaleza
Sal.118:8,9 É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem
Sal.146:3 Não confieis em príncipes nem em... homens, em quem não há salvação
Jer.9:23,24 Não se glorie... o forte na sua força... mas glorie-se... em Me conhecer e saber que Eu sou oSenhor
Jer.17:5 Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor
João 15:4,5 Sem Mim nada podeis fazer
(V. também Isa.31:3)

B. O que acontece quando você depende da suaprópria força e planos:
2Crô.26:16 Havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper, e transgrediu contra o Senhor
Osé.10:13 Segaste a perversidade... porque confiaste no teu caminho, na multidão dos teus valentes
1Cor.10:12 Aquele que cuida estar em pé, olhe não caia
(V. também 1Sam.15:1-28;28:4-25 e 31:1-8 sobre Saul)

C. Deus permitirá intencionalmente que você fracasse:
Lev.26:18-20 Se não Me ouvirdes... quebrantarei a vossa força... e debalde se gastará a vossa força
Núm.14:41-45 Não subais, pois o Senhor não está no meio de vós... contudo tentaram subir [à batalha, e foram feridos]
2Crô.16:7 Porquanto confiaste no rei da Síria, e não confiaste no Senhor... o exército escapou da tua mão.
(V. também 2Crô.25:7,8)

D. Falta de poder muitas vezes é consequência de pecado:
Sal.31:10 A minha força descai por causa da minha iniquidade
Lev.26:27,36,37 Eu meterei tal pavor nos (vossos) corações... e não podereis parar diante dos vossos inimigos
Jos.7:12 Não puderam subsistir perante os seus inimigos... porquanto estavam amaldiçoados
Juí.2:13-15 Deixaram ao Senhor... a ira do Senhor se acendeu contra Israel... e não puderam mais estar em pé diante dos seus inimigos.
(V. também Amós 2:13-15)

6.Poder quando se testemunha:
A. O poder vem do Espírito Santo:
Atos 1:8 Recebereis a virtude (o poder) do Espírito Santo (quando) vier sobre vós, e ser-Me-eis testemunhas
Miq.3:8 Eu sou cheio da força do Espírito do Senhor... para anunciar a Israel o seu pecado
João 6:63 O espírito é que vivifica, a carne para nada aproveita
Atos 4:8,13 Pedro, cheio do Espírito Santo... eles (viram) a ousadia de Pedro
Atos 4:31,33 Foram cheios do Espírito Santo... e os apóstolos davam, com grande poder, testemunho
1Tes.1:5 O nosso Evangelho... foi a vós... em poder

B. Ninguém pode enfrentar o poder do Espírito de Deus:
Luc.21:15 Eu vos darei boca... a que não poderãoresistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem
Jer.5:14 Eis que converterei as Minhas Palavras na tua boca em fogo, e este povo em lenha
Atos 6:10 E não podiam resistir à sabedoria e ao espírito com que (Estevão) falava
2Cor.10:4 As armas da nossa milícia... são poderosasem Deus para a destruição de fortalezas

C. Tem que ser o poder de Deus:
1Cor.1:18 A palavra da cruz... é o poder de Deus
1Cor.2:4,5 A minha pregação consistiu... em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé se apoiasse... no poder de Deus
1Cor.4:20 O reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude (poder)
(V. também Luc.4:14)

D. Deus pode usá-lo até quando você é fraco:
Gál.4:13,14 [Paulo testemunhou e ganhou os Gálatas ainda que enfermo na carne]

E. Deus pode assumir o controle e usar você poderosamente:
Êxo.4:10-12 Eu não sou homem eloquente... sou pesado de boca. O Senhor disse: Serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar
Jer.1:6-9 Eis que não sei falar. O Senhor disse: Tudo quanto te mandar dirás. Eis que ponho as Minhas palavras na tua boca
Mat.10:20 Não sois vós quem falará, mas o Espírito do vosso Pai é que fala em vós (V. também Mar.13:11; Luc.12:12)
Atos 4:13 Informados de que (Pedro e João) eram homens... indoutos... e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus
(V. também 1Sam.10:6)

7.Poder de Deus versus o poder físico dos nossos adversários:
A. Para suas batalhas espirituais em defesa da fé:
Judas 3b (Deveis) batalhar pela fé
2Cor.10:3-5 Não militamos segundo a (na) carne, porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus
(V. também 1Cor.10:11)

B. Se você tiver que defender fisicamente os seus amados ou o seu país:
Luc.11:21 Quando o valente guarda armado a sua casa, em segurança está tudo quanto tem
João 10:11 O bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas

C. Força carnal não é páreo para o poder de Deus:
1Sam.17:45 Tu (Golias) vens a mim com espada, e com lança... porém eu venho a ti em nome do Senhor
2Crô.32:8 Com ele está o braço da carne, mas conosco o Senhor para nos ajudar, e para guerrear nossas guerras
Sal.9:19,20 Senhor, não prevaleça o homem... põe-os em medo, para que saibam... que são meros homens
Isa.31:3 Os egípcios são homens e não Deus... e quando o Senhor estender a Sua mão... todos juntamente serão consumidos
(V. também Osé.1:7)

D. Eles poderão parecer fortes, mas a força deles os abandonou:
Núm.14:9 Não temais o povo... porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo
Jer.46:17 Faraó, rei do Egito, é apenas um som, deixou passar o tempo assinalado [acabou o tempo dele]

E. É Deus Quem decide o resultado, não a força física ou carnal:
1Sam.2:4 O arco dos fortes foi quebrado, [ao passo que] os que tropeçavam foram cingidos de força
2Crô.25:8 Força há em Deus para ajudar e para fazer cair
Sal.33:16 Não há rei que se salve com a grandeza de um exército, nem o homem valente se livra pela muita força
Sal.33:17 O cavalo é vão para a segurança: não livra ninguém com a sua grande força
Sal.35:10 Senhor, Tu livras o pobre daquele que é mais forte do que ele
Sal.44:3-7 Não conquistaram a terra pela sua espada, nem o seu braço os salvou: mas o Teu braço

F. Você não deve confiar na força carnal para combater os seus inimigos:
2Reis 18:21 Tu confias naquele bordão de cana quebrada... na qual se alguém se encostar entrar-lhe-á pela mão
Sal.44:5,6 Por (através de) Ti venceremos os nossos inimigos... eu não confiarei (que) a minha espada me salvará
Isa.31:1 Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro... porque são poderosíssimos: e não atentam para... o Senhor

G. Você não deve ter medo do poder do homem:
Deu.3:22 Não os temais, porque o Senhor é o que peleja por vós.
Sal.27:1-3 De quem me recearei? Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria
Sal.118:6 O Senhor está comigo, não temerei o que me pode fazer o homem
Pro.29:25 O receio do homem armará laços
Isa.2:22 Deixai (de temer) o homem, cujo fôlego está no seu nariz
Isa.51:12,13 (Porque temes) o homem que é mortal... se tornará em feno? E te esqueces do Senhor que te criou
Jer.1:8 Não temas diante deles, porque Eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor
Luc.12:4,5 Não temais os que matam o corpo

H. Deus está do seu lado e você vai vencer:
Deu.20:1 Quando saires à peleja contra os teus inimigos... não terás temor... pois o Senhor teu Deus... está contigo
Deu.20:4 O Senhor vai... pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos
Deu.31:8 O Senhor é aquele que vai diante de ti, Ele será contigo
1Sam.17:47 Do Senhor é a guerra, e Ele vos entregará na nossa mão
Sal.108:13 Em Deus faremos proezas, pois Ele calcará aos pés os nossos inimigos
Rom.8:31 Se Deus é por nós, quem será contra nós?
(V. também 2Crô.14:11,12; 20:12-25; Sof.3:17)

I. Os exércitos do Céu estão do seu lado:
2Reis 6:14-17 (Eliseu disse:) Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles
2Crô.32:7,8,2 [Ezequias disse:] Há um maior conosco do que com ele
Mat.26:52,53 [Deus] me daria mais de doze legiões de anjos
(V. também Jos.5:13,14;Sal.168:17;91:11;Isa.37:33-36)

J. Você se torna muito mais poderoso do que os seus adversários:
1João 4:4 Maior é o que está em vós do que o que está no mundo
Jos.1:5 Nenhum se susterá diante de ti
Jos.23:9,10 Um só homem perseguirá a mil, pois Deus peleja por vós
(V. também Deu.11:25;28:7)

K. Deus pode ajudá-lo a vencer obstáculos incríveis:
1Sam.14:6 Para com o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos
2Crô.14:11 Senhor, nada para Ti é ajudar, quer o poderoso, quer o de nenhuma força
2Crô.16:8,9a Um grande exército... confiando tu, porém, no Senhor, Ele os entregou nas tuas mãos


© 2007, por Aurora Production AG. Suiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário