Nosso relacionamento com Jesus


Inclui dedicação, devoção, amor e respeito pelo Senhor

1.Nós adoramos o Senhor amando-O:
A. Devemos amar ao Senhor com todo o nosso coração:
Deu.6:5 Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma e de todo o teu poder
Deu.10:12 Que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão... que O ames... com todo o teu coração e com toda a tua alma
Mat.22:37,38 Este é o primeiro e grande mandamento
(V. também Deu.30:6,20; Jos.22:5;23:11.)

B. As nossas almas deveriam ter sede de Deus:
Sal.42:1,2 Como o cervo brama pelas correntes de águas, assim suspira a minha alma por Ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus
Sal.63:1b A minha alma tem sede de Ti... em uma terra seca e cansada
(V. também Sal.143:6; Mat.5:6; João 4:10,14.)

C. Deveríamos desejá-Lo muito:
Sal.27:4 Uma coisa pedi... e a buscarei: que possa... contemplar a formosura do Senhor
Sal.16:8 Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim... à minha mão direita
Sal.63:8 A minha alma Te segue de perto
Sal.84:2 A minha alma está anelante, e desfalece pelos átrios do Senhor
Isa.26:9a Com minha alma Te desejei de noite

D. Devemos desejá-lo mais do que qualquer outra coisa:
Sal.73:25 A quem tenho eu no Céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de Ti
Isa.26:8b No Teu nome... está o desejo da nossa alma

E. Devemos adorar Jesus da mesma maneira que adoramos Deus:
João 5:23 Todos honrem o Filho como... o Pai
Fil.2:9-11 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho... toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor
Col.1:18b (Ele) é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência
1João 5:1 Todo aquele que ama ao que O gerou (Deus), também ama ao que d`Ele é nascido (Jesus)

F. Por que nós amamos e adoramos Jesus:
1João 3:16 Conhecemos o amor de Deus nisto: que Ele (Jesus) deu a Sua vida por nós (NBI)
1João 4:19 Nós o amamos a Ele, porque Ele nos amou primeiro
Apoc.5:8-13 Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber... honra e glória e ações de graças
(V. também 1João 2:23; 4:15)

2.Como demonstramos o nosso amor pelo Senhor:
A. Amando a Sua Palavra e obedecendo a ela:
João 14:21 Aquele que [guarda] os Meus mandamentos, esse é o que Me ama
Deu.11:1 Amarás ao Senhor teu Deus, e guardarás... os Seus estatutos, e os Seus juízos, e os Seus mandamentos, todos os dias
Jó 23:12 As palavras (de Deus) prezei mais do que o meu alimento
Sal.119:20 A minha alma está quebrantada de desejar os Teus juízos (Palavra) (V. também Sal.119:40)
Sal.119:131 Respirei, pois que desejei os Teus mandamentos
1João 3:22 Guardamos os Seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à Sua vista
1João 5:3 Este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos
2João 6 O amor é este: que andamos segundo os Seus mandamentos
(V. também Sal.119:47,48,97,113,127,140,159,163,167)

B. Adorando-O em oração:
Sal.18:1,3a Eu Te amarei... ó Senhor... invocarei o nome do Senhor
Sal.63:1-4 Tu és o meu Deus; de madrugada Te buscarei... para ver a Tua fortaleza e a Tua glória
Sal.91:14,15 Porque tão encarecidamente Me amou... ele Me invocará e eu Lhe responderei

C. Amando-nos uns aos outros:
Mat.25:40 Quando o fizeste a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizeste
1João 4:20,21 Mandamento... quem ama a Deus, ame também o seu irmão

D. Escutando a voz de Deus:
1Sam.3:9,10 Se (Deus) te chamar, dirás: "Fala, Senhor, porque o teu servo ouve"
Sal.143:8a Faz-me ouvir a Tua benignidade
Isa.50:5 O Senhor Jeová me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde

E. Obedecendoseguindo e servindo o Senhor:
João 10:27 As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz... e Meseguem
João 12:26 Siga-me, e onde Eu estiver, ali estará também o Meu servo
João 15:10 Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor
Deu.10:12,13 Que é o que o Senhor Deus pede de ti, senão que... (O) sirvas... (guardes) os mandamentos do Senhor
Jos.24:14 Temei ao Senhor, e servi-O com sinceridade e com verdade
1Sam.12:24 Temei ao Senhor, e servi-O fielmente com todo o vosso coração
Efé.6:7 Servindo como ao Senhor, e não como aos homens
Heb.12:28 Sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade

F. Sacrificando-nos e dando as nossas vidas em amor:
Mat.10:38 Quem não toma a sua cruz, e não segue após Mim, não é digno de Mim
João 10:17 O Pai Me ama, porque dou a Minha vida
1Cor.15:31b Cada dia morro (V. também 2Cor.11:23-28)
Gál.2:20 Já estou crucificado em Cristo
Fil.3:7,8 Tenho também por perda todas as coisas... para que possa ganhar a Cristo
Apoc.12:11 Não amaram as suas vidas até à morte

G. Honrando e obedecendo mais a Deus do que aos homens:
Atos 5:29 Mais importa obedecer a Deus do que aos homens
(V. também Atos 4:19)

H. Dando para Ele e sustentando o Seu trabalho:
Pro.3:9 Honra ao Senhor com... as primícias da tua renda
(V. também Lev.27:30; 1Cor.9:6-11)

3.Nós devemos amar a Deus acima de tudo:
Mat.22:37 Amarás... Deus de todo o teu coração... alma, e... pensamento

A. Não devemos amar nem colocar nada diante d' Ele:
Êxo.20:3 Não terás outros deuses diante de Mim (V. também Sal.96:4)

B. Deus tem ciúmes do seu amor por Ele; não O provoque:
Êxo.20:3,5 Não servirás (outros deuses) porque Eu, o Senhor... sou Deus zeloso
(V. também Êxo.34:14; Deu.32:16; 32:21; Isa.42:8; 1Cor.10:22)

C. Não devemos nem amar nossos entes queridos mais do que a Deus:
Gên.22:12 Agora sei que temes a Deus e não Me negaste o teu filho, o teu único
Mat.10:37 Quem ama o pai ou a mãe [ou] o filho ou a filha mais do que a Mim não é digno de Mim (V. Luc.14:26)

D. Nem deveríamos buscar nossas necessidades físicas acima de Deus:
Mat.4:4 Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra... de Deus
Mat.6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro... Não podeis servir a Deus e a Mamom
Mat.6:33 Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça
(V. também Sal.84:10,11; Mat.6:25-32)

E. Busque as coisas celestiais, não se agarre demais às coisas terrenas:
Mat.6:20,21 Ajuntai tesouros no Céu... onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração
Luc.12:15 A vida de qualquer não consiste na abundância do que possui
Col.3:1 Buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à dextra de Deus
Col.3:2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da Terra
(V. também Heb.10:34)

F. Nem mesmo coloque o serviço de Deus acima do amor a Deus:
Luc.11:42 Dizimais... [mas] desprezais o juízo e o amor de Deus
Apoc.2:3-5 Trabalhaste pelo Meu nome... porém, deixaste o teuprimeiro amor... tu caíste
Luc.10:38-42 [A história de Marta atarefada servindo, e Maria ouvindo Jesus]

4.Devemos temer e reverenciar o Senhor:
A. Temer a Deus:
Deu.10:12 O que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus
2Reis 17:35,36 Ao Senhor... temereis e a Ele vos inclinareis
Ecl.12:13 Teme a Deus, e guarda os Seus mandamentos
Isa.8:12,13 Seja Ele (Deus) o vosso temor e seja Ele o vosso assombro
Luc.12:4,5 Não temais (os homens)... vos mostrarei a Quem deveis temer; temei Aquele (Deus)... sim, vos digo, a esse temei
(V. também Mat.10:28)

B. Temer (reverenciar) a Deus é algo sadio:
Sal.19:9 O temor do Senhor é limpo (Compare com Pro.29:25)

C. Os benefícios de temer a Deus:
Sal.111:10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (V. também Pro.9:10)
Pro.1:7 O temor do Senhor é o princípio da ciência
Pro.14:26 No temor do Senhor há firme confiança
Pro.14:27 O temor do Senhor é uma fonte de vida, para preservar dos laços da morte
Pro.16:6b Pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal

D. As bênçãos de Deus por O temermos:
Sal.25:12 O homem que teme ao Senhor, Ele o ensinará no caminho
Sal.31:19 Quão grande é a Tua bondade... para os que Te temem
Sal.103:13 O Senhor se compadece daqueles que O temem
Sal.147:11 O Senhor agrada-se dos que O temem
Luc.1:50 A Sua misericórdia é... sobre os que O temem
Atos 10:35 Aquele que Lhe é agradável... O teme

5.Descansar no Senhor:
A. A Bíblia nos instrui a "descansar no Senhor":
Sal.37:7 Descansa no Senhor e espera n`Ele
Heb.4:3a Nós, os que temos crido, entramos no repouso
Heb.4:9 Portanto resta ainda um repouso para o povo de Deus

B. Tome tempo para se sentar aos pés de Jesus:
Luc.10:38-42 Maria... assentando-se aos pés de Jesus, ouvia a Sua Palavra. Marta, porém, andava distraída em muito serviços. Maria escolheu a boa parte

C. Entregue as suas cargas e preocupações ao Senhor:
Sal.55:22 Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá
Mat.11:28-30 Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei... encontrareis descanso para as vossas almas
1Pe.5:7 Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós

D. Medite, em tranquilidade, no poder de Deus:
Gên.24:63 Isaque saira a orar no campo, sobre a tarde
Jó 37:14 Atende, e considera as maravilhas de Deus
Sal.46:10 Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus
1Tes.4:11 (Procurai) viver quietos

E. Seja humilde diante d`Ele:
1Reis 3:7 [O Rei Salomão orou a Deus:] Sou ainda menino pequeno
Isa.57:15 O alto e sublime, que habita na eternidade... habito com o contrito e abatido de espírito
Miq.6:8 E que é que o Senhor pede de ti, senão que... andes humildemente com o teu Deus

6.Aproximar-se e repousar no "Esconderijo
Secreto":
Heb.4:11 Procuremos pois entrar naquele repouso
Tiago 4:8a Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós

A. O "esconderijo secreto" da presença de Deus:
Sal.91:1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará
Sal.17:8 Esconde-me à sombra das Tuas asas
Sal.31:19,20a Tu os esconderás, no secreto da Tua presença
Sal.61:4 Abrigar-me-ei no oculto (lugar secreto) das Tuas asas
(V. também Sal.27:5; 32:7; 119:114)

B. Descanse "à sombra das Suas asas":
Deu.32:11,12 Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos... assim o Senhor [guarda o Seu povo]
Mat.23:37b [Jesus quer muito nos trazer para junto de Si] Como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas (V. também Luc.13:34)
Sal.91:4 Ele te cobrirá com as Suas penas, e debaixo das Suas asas estarás seguro
Sal.57:1 A minha alma confia em Ti... à sombra das Tuas asas
(V. também Sal.36:7b; 63:7b; Rute 2:12)

7.Os benefícios de passar um tempo tranquilo com
o Senhor:
A. Deus cura e consola a nossa alma:
Sal.23:2,3a Guia-me mansamente a águas tranquilas... refrigera (consola) a minha alma
Mal.4:2 Para vós que temeis o Meu nome nascerá o sol da justiça [Jesus] e salvação trará debaixo das Suas asas
2Cor.4:16 Não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia (V. também Efé.4:23)

B. Ele nos dá alegria:
Sal.5:11 Alegrem-se todos os que confiam em Ti... em Ti se gloriem os que amam o Teu nome
Sal.16:11 Na Tua presença há abundância de alegrias
Sal.40:16 Folguem e alegrem-se em Ti os que Te buscam
Sal.51:12 Torna a dar-me a alegria da Tua salvação
(V. também Nee.8:10b; 1Pe.1:8)

C. Ele nos dá força espiritual:
Isa.40:29-31 Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias... e não se fatigarão
Isa.41:1 Calai-vos perante Mim... renovem as forças
Isa.30:7 No estarem quietos estará a sua força
Isa.30:15 No sossego e na confiança (estará) a vossa força
Dan.11:32b O povo que conhece o seu Deus se esforçará
Juí.5:31 Os que O amam sejam como o sol quando sai na sua força
Efé.3:16 Vos conceda que sejais corroborados (fortalecidos) com poder do Seu Espírito no homem interior (V. Sal.138:3)
Col.1:9,11 Corroborados (fortalecidos) em toda a fortaleza, segundo a (Sua) força

D. Ele nos dá descanso no Espírito:
Êxo.33:14 Irá a Minha presença contigo para te fazer descansar
1Reis 8:56 O Senhor... deu repouso ao Seu povo
Mat.11:28-30 Vinde a Mim... Eu vos... (darei) descanso para as vossas almas

E. Quando tomamos tempo para amá-Lo, Ele nos ama:
Pro.8:17 Eu amo os que Me amam
João 14:21,23 Aquele que me ama (Jesus) será amado de Meu Pai
João 16:27 O mesmo Pai vos ama, visto como vós Me amastes

F. Outros benefícios de amar o Senhor:
Deu.30:16 Ames ao Senhor... andes nos Seus caminhos... para que vivas... e o Senhor... te abençoe
Sal.91:14 Pois que tão encarecidamente me amou, também Eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o Meu nome
Sal.119:132 Tem piedade... com os que amam o Teu nome
Sal.145:20 O Senhor guarda todos os que O amam
Pro.8:21 (Eu faço) herdar bens permanentes aos que Me amam
Efé.6:24 A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade
1Cor.8:3 Se alguém ama a Deus, esse é conhecido d`Ele
Tiago 1:12 A coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que O amam (V. também 2Tim.4:8)
(V. também Deu.11:13-15,22,23;Sal.36:10)

8.Empecilhos no nosso relacionamento com o Senhor:
A. Estar "atarefado" demais para passar tempo com Ele:
Isa.28:12 Este é o refrigério, dai descanso ao cansado; mas não quiseram ouvir
Mat.23:37b Quantas vezes quis Eu [te] ajuntar como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste
Luc.10:39,40 Maria... assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a Sua Palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços
João 5:40 Não quereis vir a Mim para terdes vida

B. Enredar-se com o mundo e os seus cuidados:
Mat.13:22 Os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas... sufocam a Palavra (V. também Luc.8:14)
2Tim.2:4 [Para agradar a Deus, não se embarace com os negócios desta vida]
1João 2:15 Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele

C. Esfriar e perder o nosso "primeiro amor":
Jer.2:2-5 A beneficência da tua mocidade, e do amor... quando andavas após Mim... [agora] se (afastaram) de Mim... tornando-se levianos
Mat.24:12 O amor de muitos esfriará
Apoc.2:4,5 Tenho, porém, contra ti, que deixaste o teu primeiro amor

D. Duvidar do amor do Senhor por você:
Mal.1:2 Eu vos amei, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos amaste?

E. Abrigar pecados dos quais não nos arrependemos:
Sal.66:18 Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá
Isa.59:2 As vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus

F. Estar cheio demais dos nossos próprios pensamentos:
Isa.65:2 Estendi as Minhas mãos todo o dia a um povo rebelde, que caminha... após os seus pensamentos
(V. também Sal.10:4; 119:113; Isa.55:7)

9.O nosso relacionamento especial com o Senhor:
A. Os que crêem e são obedientes são um povo abençoado e escolhido:
1Pe.2:9 Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido
Êxo.19:5 Se... ouvirdes (obedecerdes) a Minha voz, sereis a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos
Deu.7:6 O Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o Seu povo próprio, de todos os povos que sobre a Terra há
Deu.14:2 És povo santo... o Seu povo próprio
Isa.43:4 Foste precioso aos Meus olhos... Eu te amei
Mat.22:14 Muitos são chamados, mas poucos escolhidos
João 15:16 Eu vos escolhi e vos nomeei
(V. também Efé.1:4b; Apoc.17:14b)

B. Jesus nos comprou; nós pertencemos a Ele:
1Cor.3:23 Vós [sois] de Cristo
1Cor.6:20 Fostes comprados por bom preço... vosso corpo e vosso espírito, os quais pertencem a Deus (V. também 1Cor.7:23) Apoc.5:9
Foste morto, e com o Teu sangue (nos) compraste
1Pe.1:18,19 Fostes resgatados... com o precioso sangue de Cristo
(V. também Mat.20:28; Luc.10:45; Gál.3:13; 1Tim.2:5b,6)

C. Em vez de nos fazer escravos, Ele nos adotou como filhos e herdeiros:
Gál.4:5 Para (nos) remir... a fim de recebermos a adoção de filhos (V. também Efé.1:5-7)
Rom.8:14-16 Recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Abba, Pai
Mat.12:50 Qualquer que fizer a vontade (de Deus)... este é meu irmão, e irmã e mãe
Gál.4:6 Porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama: Abba, Pai
Gál.4:7 Assim que já não és mais servo, mas filho; e...herdeiro
Rom.8:17 E se somos filhos, somos... também herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo
(V. também João 15:15; 2Cor.6:18; Heb.2:11; 1João 3:1)

D. Somos casados com Deus, no espírito:
Isa.54:5 O teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos
Isa.62:5 Como o mancebo se casa com a donzela, assim Se alegrará de ti o teu Deus
Jer.3:14 Convertei-vos... diz o Senhor; porque Eu vos desposarei
Osé.2:19,20 Desposar-te-ei Comigo para sempre
Rom.7:4 Para que sejais doutro (de Jesus)
2Cor.11:2 Vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber Cristo
Apoc.19:7-9 Vindas são as bodas do Cordeiro (Jesus), e já a Sua esposa (nós, a Igreja) se aprontou
(V. também Eze.16:8; Efé.5:28-32)

E. Nós vivemos e permanecemos n`Ele, e Ele vive em nós:
João 14:23 Viremos para ele, e faremos nele morada
João 15:1-5 [Devemos permanecer em Jesus como um ramo preso a uma videira]
João 17:26 Para que o Amor... esteja neles e Eu neles esteja
2Cor.5:17 Se alguém está em Cristo, nova criatura é
2Cor.6:16b Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus
1João 4:13 Nisto conhecemos que estamos n`Ele e Ele em nós
1João 4:16 Quem está em amor está em Deus, e Deus nele
(V. também Atos 17:28)

F. Nós somos o corpo de Jesus:
Efé.1:22,23 (Jesus é) sobre todas as coisas... cabeça da igreja, que é o Seu corpo
Efé.5:30 Somos membros do Seu corpo
Col.1:18a Ele é a cabeça do corpo, da igreja (V. também 1Cor.12:12-27)

G. Nós somos o templo de Deus:
1Cor.6:19 O vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós
2Cor.6:16 Vós sois o templo do Deus vivente
Efé.2:19-22 Templo santo... juntamente sois edificados para moradia de Deus
Heb.3:6 Cristo... Filho sobre a Sua própria casa, a qual casa somos nós

H. Jesus é o nosso pastor, nós somos Suas ovelhas:
João 10:1-29 Eu sou o bom pastor (V. também Heb.13:20a)
Sal.23:1-4 O Senhor é o meu pastor... guia-me
Sal.95:7 Ele é o nosso Deus, e nós... ovelhas da Sua mão
Sal.100:3 (Somos) povo Seu e ovelhas do Seu pasto
(V. também Sal.78:52;79:13; Isa.40:11; Mat.25:32,33; João 21:15-17)

I. Ele nos amou e resgatou quando estávamos perdidos e desencaminhados:
1Pe.2:25 Ereis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor... das vossas almas
(V. também Isa.53:6; Eze.34:1-12; Mat.9:36; Luc.15:3-7; João 10:11)

© 2007, por Aurora Production AG. Suiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário