Obediência a Deus

1.Obedecer ao Senhor: 
A. É nosso dever obedecer a Deus:
Ecl.12:13 Guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem
Deu.13:4 Após o Senhor... andareis... os Seus mandamentos guardareis e a Sua voz ouvireis, e a Ele vos achegareis
Deu.27:9b,10 Vieste a ser por povo ao Senhor... portanto obedecerás à voz do Senhor
Jer.11:7 Deveras protestei... dizendo: Dai ouvidos à Minha voz
João 2:5 Fazei tudo quanto Ele (Jesus) vos disser
(V. também Luc.17:10)

B. Obedeça de todo o coração:
Rom.6:17 Obedecestes de coração à... doutrina
Deu.26:16 O Senhor te manda fazer estes estatutos... guarda-os... e faze-os com todo o teu coração e com toda a tua alma
Sal.119:34 Guardarei a Tua lei... de todo o meu coração
(V. também Sal.119:69b)

C. Obedeça em todas as coisas:
Deu.5:32 Olhai pois que façais como vos mandou o Senhor... não declinareis (desviar-se), nem para a direita nem para a esquerda
2Reis 22:2 E fez o que era reto aos olhos do Senhor... e não se apartou... nem para a direita nem para a esquerda
(V. também 2Cor.2:9)

2.Se você ama e conhece o Senhor, então Lheobedecerá:
João 14:15,21 Se Me amardes, guardareis os Meus mandamentos (V. também vers.23)
1João 2:3 Nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos
1João 3:24 Aquele que guarda os Seus mandamentos n'Ele está
1João 2:4 Aquele que diz: Eu conheço-O, e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso
2João 6a E o amor é este: que andemos segundo os Seus mandamentos

3.Bênçãos por obedecer ao Senhor:
Deu.11:26,27 Ponho diante de vós a bênção... quando ouvirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus
Jos.1:8 Medita (na Palavra) dia e noite... tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto [nela] está escrito; então farás prosperar o teu caminho

A. Almas são salvas:
Rom.5:19 Pela obediência de um, muitos serão feitos justos
1Tim.4:16b Tem cuidado... da doutrina... fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem

B. Bênçãos espirituais:
Êxo.19:5 Se... ouvirdes a Minha voz... sereis a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos
Jer.7:23 Dai ouvidos à Minha voz, e Eu serei o vosso Deus, e vós... o Meu povo
João 13:17 Se sabeis estas coisas, bem-aventuradossois se as fizerdes
João 15:10 Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor
João 15:14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando
Atos 5:32 O Espírito Santo, que Deus deu àqueles que Lhe (Deus) obedecem
1Pe.1:22 Purificando as vossas almas na obediência à verdade
(V. também Tiago 1:25)

C. Bênçãos Materiais:
Deu.28:1,2 Se ouvires a voz do Senhor... todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão
Deu.32:46,47 Aplicai o vosso coração a todas as Palavras... e por esta mesma Palavra, prolongareis os dias na terra
Jó 36:11 Se O ouvirem, e O servirem, acabarão seus dias em bem, e os seus anos em delícias
Isa.1:19 Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra
Jer.38:20 Ouve... a voz do Senhor... bem te irá, e viverá a tua alma
Heb.11:8 Abraão, sendo chamado obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança
(V. também Deu.28:1-14; Jer.35:18,19)

D. Proteção:
Êxo.23:22 Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que Eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos
Lev.25:18 Fazei os Meus estatutos... assim habitareis seguros na terra

4.Submissão a pastores tementes a Deus e líderes no Senhor:
A. Exortações de submeter-se a pastores e irmãos espirituais:
Heb.13:17 Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas
Heb.13:7 Lembrai-vos dos vossos pastores... a fé dos quais imitai
1Cor.11:1 Sede meus imitadores, como também eu de Cristo
Fil.3:17 Sêde meus imitadores e olhai atentamente para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos (AV)
(V. também 1Cor.16:16; 2Cor.2:9)

B. Obedecer de todo o coração, "como ao Senhore não aos homens":
Efé.6:5 Obedecei... na sinceridade de vosso coração, como a Cristo
Efé.6:6 Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus
Col.3:22 Não... na aparência... em simplicidade de coração, temendo a Deus
Col.3:23,24 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens... a Cristo servis
File.21 Escrevi-te... sabendo que ainda farás mais do que digo

5.O Exemplo de Jesus de obediência:
Luc.22:42 Todavia, não se faça a Minha vontade, mas a Tua (V. também Mat.26:39,42)
João 5:30 Não busco a Minha vontade, mas a vontade do Pai
João 14:31 Faço como o Pai Me mandou
Fil.2:7,8 (Jesus) aniquilou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo... sendo obediente até à morte
Heb.5:8 Ainda que era Filho, aprendeu obediência

6.Submissão a Deus:
A. Deixe o Senhor guiar a sua vida:
Jó 1:21 O Senhor o deu e... o tomou; bendito seja o Senhor
Isa.64:8 Senhor... nós o barro, e Tu o nosso oleiro
Mat.6:10 Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade
João 3:30 Importa que Ele cresça e eu diminua
Rom.12:1 Apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo... para Deus
Tiago 4:7 Sujeitai-vos portanto a Deus
(V. também Mat.26:39; Luc.1:38; Rom.6:13,16)

B. Submeta os seus planos a Deus:
Heb.6:3 Isto faremos, se Deus o permitir
Tiago 4:15 Devíeis dizer: Se o Senhor quiser... faremos isto

C. Obedecer a Deus mesmo quando doi:
Gên.22:2,12 Toma... o teu único filho, Isaque, a quem amas... oferece-o... em holocausto (V. também Heb.11:17-19)
Jer.42:6 Seja ela boa ou má [difícil de fazer], à voz do Senhor nosso Deus... obedeceremos
Mat.26:38-54 [Jesus ficou muito angustiado, orando, sabendo o que Lhe ia custar, mas depois submeteu-se à vontade de Deus. V. também Luc.22:44; João 18:11]

D. Submeta-se a Deus e ore para Ele guiar você:
Sal.27:11 Ensina-me, Senhor, o Teu caminho, e guia-me pela vereda direita
Sal.139:23,24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração... conhece os meus pensamentos... e guia-me pelo caminho eterno
Sal.143:10 Ensina-me a fazer a Tua vontade, pois és o meu Deus, guia-me

E. Submeter-se a Deus poupa julgamentos:
2Crô.30:8 Dai a mão ao Senhor... para que o ardor da Sua ira se desvie de vós
Mat.21:44 E quem cair sobre esta Pedra despedaçar-se-á; e aquele sobre quem Ela cair ficará reduzido a pó

7.Obedecer a Deus em vez de aos homens ímpios:
Atos 4:13-20 Julgai vós se é justo diante de Deus, ouvir-vos antes a vós (fariseus) do que a Deus?
Atos 5:29 Mais importa obedecer a Deus do que aos homens
(V. também 1Sam.22:17; 1Reis 18:3,13; Esd.4:21; 5:1-5; Dan.3:1-25; 6:1-13; Heb.11:23)

8.Desobediência a Deus aos olhos do Senhor:
1Sam.15:23 A rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar (teimosia) é como iniquidade e idolatria
Mat.7:26,27 Aquele que ouve estas Minhas palavras, e as não cumpre... homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia
Tiago 1:23,24 Ouvinte da Palavra, e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla... o seu rosto... e logo se esqueceu

9.Várias subdivisões de desobediência:
A. Não basta apenas "concordar":
Eze.33:30-33 Se assentam diante de ti como Meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem em obra
Mat.21:28-31b E respondendo ele, disse: Eu vou, Senhor; e não foi
Mat.23:2,3 Não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam
Luc.6:46 E porque Me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu digo?
Tito 1:16 Confessam que conhecem a Deus, mas negam-No com as obras sendo... desobedientes
(V. também Jer.42:1-22; 43:1-4)

B. "Boas obras" não substituem obediência:
1Sam.15:22 Tem porventura o Senhor tanto prazer em... sacrifícios, como em que se obedeça...? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar
Jer.7:22,23 Nunca falei... acerca de sacrifícios. Mas isto lhes ordenei: Dai ouvidos à Minha voz
Mat.7:22,23 Em Teu nome não fizemos muitasmaravilhas? Apartai-vos de Mim (Jesus)... vós que praticais a iniquidade
Luc.11:42 Dizimais... desprezais o juízo e o amor. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras

C. Não obedecer totalmente:
2Crô.25:2 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, porém não com coração inteiro
Jer.3:10 Nem por tudo isso voltou para mim... com sincero coração, mas falsamente
Atos 5:1-11 [Ananias e Safira fingiram dar tudo, mas retiveram parte do dinheiro da venda das suas terras]

10.Razões pelas quais desobedecemos:
A. Ser enganado:
Gên.3:13 [Eva disse:] "A serpente me enganou, e eu comi" (V. também 2Cor.11:3)
1Reis 13:1-26 [O jovem profeta foi enganado pelo velho profeta e desobedeceu às instruções originais do Senhor]
Gál.3:1 Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade?
Gál.5:7 Quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?

B. Ter uma "idéia melhor":
1Sam.15:2-15 Assim diz o Senhor... "Destrói totalmente a tudo que tiver!" (Saul) perdoou (poupou) ao melhor... para oferecer ao Senhor
Pro.3:5,6 Não te estribes (apóies) no teu próprio entendimento
Atos 21:4, 10-14 [Paulo foi avisado pelo Espírito paranão ir a Jerusalém, mas ele estava decidido a ir]

C. Falta de amor pelos outros:
Jonas 1:1-3; 4:2 [Jonas desobedeceu e fugiu de Deus, sabendo que Deus ia ter misericórdia dos ninivitas, seus inimigos]
1João 3:16,17 Quem pois tiver bens deste mundo [e não ajudar um irmão carente] como estará nele o amor de Deus?

D. Temor dos homens:
1Sam.15:24 Tenho traspassado (transgredi) o dito do Senhor... porque temi ao povo e dei ouvidos à sua voz
Pro.29:25 O receio do homem armará laços
Jer.38:17-20 [Zedequias desobedeceu a Deus por temor aos seus adversários]
João 12:42,43 Muitos... creram n'Ele; mas não O confessavam por causa dos fariseus

E. Falta de fé na Palavra:
Gên.3:1-6 [Eva acreditou nas mentiras do diabo e duvidou da Palavra de Deus]
Gên.19:14 [Os genros de Ló pensaram que a sua advertência para fugirem de Sodoma era apenas uma brincadeira]
Núm.20:7-12 [Moisés bateu na pedra duas vezes em vez de falar com ela]
1Sam.13:8-14 [Saul, duvidando de que Samuel iria, pecou sendo impaciente e oferecendo ele mesmo o sacrifício]
1Pe.2:7,8 Para aqueles que tropeçam na Palavra, sendo desobedientes
2Tes.2:12 Não creram na verdade, antes tiveram prazer (no pecado)

F. Ficar distraído por coisas menos importantes:
1Reis 20:39,40 "Guarda-me este homem"... estando o teu servo ocupado duma e doutra parte, entretanto desapareceu.
Luc.14:15-24 [O Senhor convidou homens para a Sua ceia, mas todos deram desculpas, dizendo que tinhamoutras coisas a fazer]

G. Por ganho material:
1Reis 20:29- 34,42 [O rei capturado prometeu ao rei Acabe cidades e ruas, então Acabe o soltou, em vez de matá-lo]
2Reis 5:14- 16,20-27 [Eliseu se recusou a receber qualquer recompensa que fosse, mas o seu servo, Geazi, desobedeceu e aceitou, e foi julgado]

H. Orgulho:
2Crô.26:14-20 [Rei Uzias, exaltado em orgulho, violou a lei]
3João 9,10 [Um pastor exaltado se recusou a obedecer ao apóstolo João]

I. Permitir que a desobediência se torne num hábito:
Jer.22:21 Este é o teu caminho, desde a tua mocidade, pois nunca deste ouvidos à Minha voz
Jer.3:25 Desde a nossa mocidade até o dia de hoje, não demos ouvidos à voz do Senhor (V. também Ecl.8:11)

11.Como se relacionar com os desobedientes:
A. Use a Palavra para ensiná-los e avisá-los:
Eze.2:3-7 Tu lhes dirás as Minhas Palavras... são rebeldes
Eze.3:17,18 Ouvirás a Palavra e os avisarás da Minha parte

B. Conquiste-os com o seu exemplo, não apenas suas palavras:
1Cor.9:19 Fiz-me servo de todos para [ganhá-los]
2Tim.2:24-26 Ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso... sofredor (paciente em suportar os males)... instruindo... para conhecerem a verdade
1Pe.3:1-4 Para que... se alguns não obedecem à Palavra... sejam ganhos sem Palavra [pela maneira de viver]
(V. também Tiago 5:19,20)

C. Tente fazê-los mudar:
Luc.1:17 Para converter... os rebeldes à prudência dos justos

D. Fique de olho neles:
Pro.29:15 O rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe

E. Não ande na companhia deles:
Efé.5:11 E não comuniqueis [com eles], mas antes condenai-os
2Tes.3:6 Vos aparteis de todo o irmão que andar desordenadamente, e não segundo (as instruções)
2Tes.3:14 Se alguém não obedecer à nossa palavra... não vos mistureis com ele
1Tim.6:3-5 Se alguém... se não conforma... aparta-te dos tais

F. Se a ofensa não é grave, não desista deles:
2Tes.3:14,15 Se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta... não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão

12.Os castigos de Deus por desobediência:
Deu.11:26,28 Ponho diante de vós... a maldição, se não ouvirdes os mandamentos do Senhor (V. também Jer.11:3)
Jos.5:6 Quarenta anos (eles) andaram no deserto, até se acabar toda a nação... não obedeceram
Juí.2:2,3 Vós não obedecestes... não os expelirei (os inimigos)
1Sam.12:15 Se não derdes ouvidos... o Senhor será contra vós
1Sam.15:23b Porquanto tu rejeitaste a Palavra do Senhor, Ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei
1Reis 13:todo [O jovem profeta desobedeceu a Deus quando deu ouvidos ao velho profeta, e foi morto por um leão]
Sal.68:6 Os rebeldes habitam na terra seca
Isa.1:20 Se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada
Jer.3:25 Estamos cobertos da nossa confusão, porque... não demos ouvidos
Jer.18:10 Não dando ouvidos (eles)... Me arrependerei do bem que tinha dito que lhes faria
Dan.9:11 Não obedecer à Sua voz; por isso a maldição... se derramou
Dan.9:14 O Senhor vigiou sobre o mal, e o trouxe sobre nós... pois não obedecemos à Sua voz
Mat.7:26,27 Aquele que ouve estas Minhas palavras e as não cumpre... insensato... casa sobre a areia... foi grande a sua queda
Luc.12:47 (Quem) soube a vontade do seu Senhor e não fez... conforme a Sua vontade, será castigado com muitos açoites
(V. também Gên.3:6,16-19; Deu.28:15-67; Jer.9:13-16; 12:17; 32:23; Efé.5:6)

13.Obediência se edifica num alicerce firme:
Mat.7:24,25 Todo aquele pois que escuta estas Minhas palavras e as pratica... homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha
1Cor.3:11-14 [Jesus é o alicerce; construído com o ouro da obediência, e não com a madeira, o feno e a palha da desobediência]
1Cor.15:58 Sede firmes e constantes... na obra do Senhor]
© 2007, por Aurora Production AG. Suiça

Um comentário: