Oração

(veja também "Segredos da oração"

1.   Como Orar:
Luc.11:1-4    Senhor, ensina-nos a orar... Quando orardes, Pai nosso que estás nos Céus...
       (V. também Mat.6:9-13)

A. Louve e agradeça ao Senhor antes de lhe pedir algo:
Sal.95:2 Apresentemo-nos ante a Sua face com louvores
Sal.100:4 Entrai pelas portas d`Ele com louvor, e em Seus átrios com hinos: louvai-O e bendizei o Seu nome
Fil.4:6 Oração e súplicas, com ação de graças

B. Ore e louve em línguas, se você tiver o dom:
1Cor.14:2,4 O que fala língua estranha, fala... a Deus... e edifica-se a si mesmo
Rom.8:26,27 O Espírito... intercede por nós, com gemidos
Efé.6:18 Orando, em todo tempo com... súplica no Espírito
Jud.20 Edificando-vos... sobre a vossa... fé, orando no Espírito Santo
1Cor.14:39 E não proibais falar línguas

C. Seja específico e peça o que você precisa:
1Re.3:5,9,10 [Deus disse a Salomão:] Pede o que quiseres que te dê
Mat.7:7,8 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis
Mat.21:22 Tudo o que pedirdes em oração... o recebereis
João 16:24 Pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra
Fil.4:6 Vossas petições sejam em tudo conhecidas, diante de Deus
Tiago 4:2b Nada tendes, porque nada pedis

D. Orar ao Pai em Nome de Jesus:
João 14:13,14 Tudo quanto pedirdes em Meu nome, Eu o farei
João 16:23 Tudo quanto pedirdes a Meu Pai, Ele vo-lo há de dar

E. Oração também é você ouvir a Deus:
1Sam.3:9,10 Se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve
Gên.24:63 E Isaque saíra a orar no campo, sobre a tarde
Num.9:8 Esperai, e ouvirei o que o Senhor vos ordenará
Sal.4:3,4 O Senhor ouvirá... falai com o vosso coração... e calai-vos
Sal.46:10 Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus
(V. também Ecl.5:1; Sof.1:7; Zac.2:13)

F. Escutar a Deus meditando na Sua Palavra:
Jos.1:8 Medita (no livro da lei) dia e noite
Sal.1:2 Na Sua lei medita de dia e de noite
Sal.119:148 [Antes das] vigílias da noite... para meditar na Tua Palavra
1Tim.4:15 Medita nestas coisas; ocupa-te nelas

G. Seja diligente para orar, não seja preguiçoso:
Isa.64:7 Já ninguém há que invoque o Teu nome, que desperte, e Te detenha
Dan.9:13 Todo aquele mal nos sobreveio: apesar disso, não suplicamos
Jon.1:6 Que tens dormente? levanta-te, invoca o teu Deus
Luc.22:46 Por que estais dormindo? levantai-vos e orai
Luc.18:1 O dever de orar sempre, e nunca desfalecer

2.Condições para obter respostas à oração:
A. Ore com :
Mat.21:21,22 Se tiverdes fé e não duvidardes... tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis
Mar.11:24 Orando, crêde que o recebereis, e tê-lo-eis
Rom.4:21 Estando certíssimo de que o que Ele tinha prometido, também era poderoso para o fazer
Heb.11:6 É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe
Tiago 1:5-7 Peça porém, com fé, não duvidando
(V. também Mat.17:18-20; Luc.7:1-10)

B. Obedeça a Deus e faça a vontade d`Ele:
João 9:31 Se alguém... faz a vontade (de Deus), a esse (Deus) ouve
João 15:7 Se vós estiverdes em Mim, e as Minhas Palavras estiverem vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito
1 João 3:22 Qualquer coisa que lhe pedirmos, d`Ele a receberemos; porque guardamos os Seus mandamentos
(V. também Isa.58:6-9a)

C. Submeta-se a Deus e ore segundo a vontade d'Ele:
Sal.143:10 Ensina-me a fazer a Tua vontade, pois és o meu Deus
Mat.6:10 Seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu
Luc.22:42 Todavia não se faça a Minha vontade, mas a Tua (de Deus)
João 5:30 [Jesus:] Não busco a Minha vontade, mas a vontade (de Deus)
1João 5:14 Se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve

D. Ore humildemente:
Dan.9:18b Não lançamos as nossas súplicas... fiados nas nossas justiças, mas em Tuas muitas misericórdias
Luc.18:10-14 O publicano (disse:) Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador
Tiago 4:6 Deus resiste aos soberbos, dá porém, graça aos humildes

3.Promessas de oração:
2Pe.1:4 Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas

A. Quando orar, lembre Deus das Suas promessas:
Gên.32:6-12 Jacó temeu muito e agustiou-se [e orou recordando a Deus das Suas promessas de proteção]
Nee.1:4-11 [Neemias orou:] Lembra-Te da Palavra que ordenaste a Moisés, Teu servo

B. Algumas promessas para clamarmos em oração:
Sal.37:4,5 Deleita-te no Senhor, e Ele te concederá o que deseja
Isa.65:24 Antes que clamem, Eu responderei, e estando eles ainda falando Eu os ouvirei
Jer.33:3 Clama a Mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes
João 15:7 Pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito
João 15:16b Tudo quanto em Meu Nome pedirdes... [Deus] vo-lo dará
Sal.81:10b Abre bem a tua boca, e ta encherei

C. O Senhor promete ouvir a oração:
2Sam.22:7 Estando eu em angústia, invoquei... (Ele) ouviu a minha voz
Sal.34:15,17 Os justos clamam e o Senhor os ouve
Sal.72:12 Ele livrará o necessitado quando clamar
Sal.91:15 Ele Me invocará, e Eu lhe responderei

D. As bênçãos de Deus para os que O buscam:
2Crô.26:5 Nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar
2Crô.31:21 (Buscou) a seu Deus com todo o seu coração, e prosperou

4.Como não devemos orar:
A. Não seja desobediente:
Deu.1:43,45 Não ouvistes, antes fostes rebeldes (à Palavra) do Senhor... o Senhor não ouviu a vossa voz
Deu.3:23-27 [O pedido de Moisés para entrar em Canã foi negado. Núm.20:12]
1Sam.28:5,6 Perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor lhe não respondeu [veja por quê, em 1Sam.28:15-19]
Isa.1:15 Quando multiplicais as vossas orações, não as ouço
Miq.3:4 Clamarão ao Senhor, mas não os ouvirá... visto que eles fizeram mal
(V. também 1Sam.13:8-14 e 14:37; Osé.5:6.)

B. Não seja descrente:
Jó 9:16 Ainda que chamasse, e Ele me respondesse, nem por isso creria que (Ele) desse ouvidos à minha voz
Mat.17:19,20a Por que não pudemos nós expulsá-lo? Por causa da vossa pouca fé
Heb.11:6 Sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe

C. Não guarde no coração um pecado do qual não se arrependeu:
Sal.66:18,19 Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá
Isa.59:1,2 Os vossos pecados encobrem o Seu rosto... para que vos não ouça
Tiago 5:16 Confessai as vossas culpas... e orai uns pelos outros

D. Não duvide nem desobedeça à Palavra:
Pro.1:24-28 Então a Mim clamarão, mas Eu não responderei
Pro.28:9 O que desvia os seus ouvidos... a sua oração será abominável
Zac.7:12,13 Eles clamarão, mas Eu não ouvirei
Tiago 1:5-7 Não pense tal homem [duvidador] que receberá do Senhor alguma coisa

E. Não guarde ressentimentos nem "coisas contra alguém" no seu coração:
Mar.11:25 Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém

F. Não ore por motivos egoístas:
Tiago 4:3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para gastardes em vossos deleites
Deu.23:4,5 Alugaram contra ti a Balaão... para teamaldiçoar. Porém, o Senhor, não quis ouvir Balaão

G. Não ore cheio de orgulho, mas com sinceridade e humildade:
Mat.6:5,6 Não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar [em público]
Luc.18:10-14 Ó Deus, graças Te dou, porque não sou como os demais homens

H. Não faça orações muito compridas e repetitivas:
Ecl.5:2 Deus está nos Céus... sejam poucas as tuas palavras
Mat.6:7,8 Orando, não useis de vãs repetições
Mat.23:14 Ai de vós... para justificar, fazeis longas orações (VA)
Jos.7:6,10 [Deus disse a Josué que parasse de orar e se levantasse]

I. O que acontece quando não oramos:
Tiago 4:2 Não tendes porque não pedis (V. também Isa.64:7)

5.Oração a sós e em conjunto com outros:
A. Oração a sós:
Mat.6:6 Quando orares entra no teu aposento... secretamente
Mar.1:35 (Jesus) foi para um lugar deserto e ali orava
Mar.6:46 E tendo-os despedido, foi ao monte a orar
Luc.5:16 Ele retirava-se para os desertos e ali orava

B. Oração em conjunto:
Mat.18:19,20 Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome
Atos 1:13-15 Todos estes [120 pessoas] preseveravam unanimemente em oração (no cenáculo)
Atos 4:23-31 [Depois de terem sido açoitados, Pedro e João reuniram todo mundo para orar]
Atos 12:12 Casa de Maria... muitos estavam reunidos e oravam

C. "Vigiar" em oração:
1Sam.15:11 Samuel se contristou e toda a noite clamou ao Senhor
Mat.26:40,41 Nem uma hora pudeste velar Comigo? Vigiai e orai
Luc.6:12 (Jesus) passou a noite em oração a Deus
Atos 12:5 Pedro era guardado na prisão... a igreja fazia contínua oração por ele a Deus
Efé.6:18 Orando em todo o tempo... vigiando nisto

6.Quando orar:
A. Esteja constantemente em atitude de oração:
1Crô.16:11 Buscai ao Senhor... buscai a Sua face continuamente
Pro.3:6 Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará
Luc.18:1 (Devemos) orar sempre e nunca desfalecer
Luc.21:36a Vigiai pois, em todo o tempo, orando
1Tes.5:17 Orai sem cessar (V. também Efé.6:18)

B. Ore em ocasiões de grande necessidade:
Sal.50:15 Invoca-Me no dia da angústia
Sal.27:8 Quando Tu disseste: Buscai o Meu rosto
Sal.107:19 Clamaram ao Senhor na sua angústia, e Ele os livrou
Heb.4:16 Cheguemos pois com confiança ao trono da graça para... sermos ajudados em tempo oportuno
Tiago 5:13 Está alguém entre vós aflito? Ore
(V. também 2Crô.14:11,12; Sal.34:4,6)

C. Orar de manhã:
Sal.5:3 Pela manhã me apresentarei a Ti
Sal.63:1 Ó Deus, Tu és o meu Deus, de madrugada Te buscarei
Sal.119:147 (Me levantei antes) da alva da manhã, e clamei
Pro.8:17 Os que de madrugada Me buscam Me acharão
Mar.1:35 Levantando-se de manhã muito cedo, fazendo ainda escuro... (Jesus) orava

D. Orar à tarde:
Mar.6:46,47 (Jesus) foi ao monte orar... (sobreveio) a tarde
Gên.24:63 Isaque saíra a orar no campo (à) tarde
Sal.55:17 De tarde, de manhã e ao meio dia orarei
Dan.6:10 Daniel... três vezes ao dia se punha de joelhos e orava

E. Orar durante a noite:
Lam.2:19 Levanta-te, clama de noite... derrama o teu coração como águas diante da face do Senhor
Sal.42:8 De noite a Sua canção estará comigo; a (minha) oração
Sal.63:5b,6 Quando... meditar em Ti nas vigílias da noite
Isa.26:9a Com a minha alma Te desejei de noite
Luc.6:12 (Jesus) passou a noite em oração a Deus
Atos 16:25 Perto da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos
(V. também Sal.4:4; 119:55,62)

7.Oração desesperada de todo o coração:
A. Mexa-se; clame a Deus de todo coração:
1Sam.15:11,16 Samuel se contristou e toda a noite clamou ao Senhor
Isa.64:7a Já ninguém há que invoque o Teu nome
Jer.29:13 Buscar-Me-eis, e Me achareis, quando Me buscardes de todo o vosso coração (V. também Deu.4:29)
Lam.2:19 Levanta-te, clama... derrama o teu coração como águas
Luc.22:44 E posto em agonia, (Jesus) orava mais intensamente
Heb.4:16 Cheguemo-nos com confiança... em tempo oportuno
Heb.5:7 (Jesus ofereceu) com grande clamor e lágrimas, orações
Tiago 5:16b A oração fervorosa... pode muito nos seus efeitos (NBI)
(V. também Sal.61:1,2; 119:10)

B. Orar fervorosa e desesperadamente pelos outros:
Rom.15:30,31 (Combatei) comigo nas vossas orações por mim a Deus
Col.4:12 Epafras... combatendo sempre por vós em orações

C. Não desista, seja persistente:
Gên.18:23-32 [Abraão pede repetidamente a Deus que poupe Sodoma por amor aos justos. Deus concorda se houver 10]
Gên.32:24-28 [Jacó recusa deixar o anjo partir sem o abençoar]
Luc.11:5-10 Por causa da sua importunação (insistência), lhe dará
Luc.18:1-8a [A viúva e o injusto juíz] Para que não volte e me importune
Rom.12:12 Perseverai na oração
Efé.6:18 Orando em todo o tempo... vigiando nisto com toda a perseverança
Tiago 5:16b-18 A oração fervorosa feita por um justo (NBI) (V. também 1Re.18:2,41-45)

D. Desafie Deus a cumprir a Sua Palavra e a responder à oração:
2Re.2:14 [Eliseu desafia:] Onde está o Deus de Elias?
Isa.45:11b Demandai-Me... acerca da obra das Minhas mãos
(V. também Êxo.32:11-14)

E. Às vezes você pode fazer Deus mudar de idéia através da oração:
Gên.19:17-21 Não (derribarei) esta cidade (Zoar) de que falaste
Êxo.32:9-14 Moisés suplicou ao Senhor... então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer
2Re.20:1-6 [O rei Ezequias foi informado de que morreria, mas quando ele orou, Deus mudou de idéia e curou-o]
Amós 7:1-6 E o Senhor se arrependeu disso. Nem isto acontecerá
Jon.3:4-10 [Ninive clamou e se arrependeu, por isso Deus a poupou]

F. Repetir a sua oração desesperada:
1Re.18:42,43 Elias... meteu o seu rosto entre os seus joelhos... Torna lá sete vezes
Mat.26:44 (Jesus) foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras

G. Jejum e oração:
Esd.8:23 Jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-Se pelas nossas orações
Joel 2:12 Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração, e isso com jejuns
Mat.17:21 Esta casta não se expulsa senão pela oração e pelo jejum

8.Outros aspectos da oração:
A. Jesus é nosso mediador e ora por nós:
Rom.8:34 Cristo... o qual está à direita de Deus, e intercede por nós
Heb.7:25 Vivendo sempre para interceder por [nós]
(V. também Luc.22:32; João 17:9)

B. O Espírito Santo ora por nós:
Rom.8:26,27 (O Espírito) intercede pelos santos

C. Agradeça ao Senhor por responder à oração:
Sal.116:1,2,7 Amo o Senhor porque Ele ouviu a minha (oração)
(V. também Sal.30:1-4; 66:16,17,19,20)

D. A oração é preciosa:
Sal.141:2 Suba a minha oração perante a Tua face como incenso
Pro.15:8b A oração dos retos é o Seu contentamento
Apoc.5:8 Salvas de ouro cheias de incenso que são as orações dos santos
(V. também Apoc.8:3)

E. Dar graças antes de comer:
1Sam.9:13 O povo não comerá até que ele... (abençoe) o sacrifício
Mat.14:19 Erguendo os olhos aos Céus os abençoou, e partindo os pães
Mat.26:26 Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu e o deu
Mar.8:6 (Jesus) tomando os sete pães, e tendo dado graças
Atos 27:35 (Paulo) tomando o pão, deu graças a Deus
1Tim.4:3-5 [A comida] pela oração é santificada (limpa)

9.Maneiras como Deus responde à oração:
A. Resposta à oração é maior do que o pedido:
1Re.3:7-14 [Salomão orou por sabedoria e Deus lhe concedeu muito mais]
Efé.3:20 Poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos
Atos 12:1-16 [A igreja orou por Pedro, mas não esperando muito que ele fosse solto da prisão tão milagrosamente (ver.15,16)]

B. A resposta à oração demora (isso põe a nossa fé à prova):
Jó 30:20 [A oração de Jó não é respondida imediatamente]
Sal.40:1 Esperei com paciência no Senhor, e Ele... ouviu o meu clamor
Jer.42:4,7 [A oração de Jeremias foi respondida 10 dias depois dele ter orado]
Lam.3:25,26 Bom é o Senhor para os que se atêm (confiam) a Ele, para a alma que O busca (V. também Sal.62:1)
Dan.10:2,12,13 [A resposta à oração de Daniel demorou 21 dias]
Luc.18:7,8 Deus [responde]... aos Seus escolhidos... ainda que tardio para com eles
Heb.10:36 Paciência... depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar
Apoc.6:10,11 Até quando? [Resposta:] (Repousem) ainda um pouco de tempo

C. Resposta à oração diferente do que foi pedido:
Deu.3:23-27 [Deus permitiu a Moisés avistar a terra prometida, mas não entrar]
João 11:1-3,6 [Pedem a Jesus para curar Lázaro, mas Ele deixa-o morrer, e depois ressuscita-o]
(V. João 11:14,15,32,37,43-45)
2Cor.12:7-9 [Paulo ora por cura; em vez disso Deus dá-lhe graça para suportar sua aflição] (V. também 2Re.5:9-13)

D. Cuidado com insistir que Deus conceda o que você pediu:
Sal.106:15 Ele satisfez-lhes o desejo, mas fez definhar as suas almas
(V. 1Sam.8:4-22;12:1,13,16-19 sobre pedir um rei)

veja também Os segredos da oração

Copyright © 2001 por A Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário