Proteção


1.Confiar no Senhor é o seu único refúgio seguro:
A. Segurança e proteção são do Senhor:
Sal.127:1b Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela
Pro.21:31 O cavalo prepara-se... mas do Senhor vem a vitória

B. O Senhor pode proteger você:
Êxo.6:6,7 Vos resgatarei com braço estendido e com juízos grandes
Sof.3:17 O Senhor no meio de ti, (é) poderoso para te salvar
Isa.59:1 A mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar
Rom.4:21 O que Ele (prometeu), também (é) poderoso para o fazer
Efé.3:20 (Deus) é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos

C. O Senhor é a sua defesa e escudo protetor:
Deu.33:27a O Deus eterno te seja por habitação
Sal.3:3 Tu, Senhor, és um escudo para mim
Sal.5:12 Circunda-lo-ás da Tua benevolência como um escudo
Sal.89:18a O Senhor é a nossa defesa
Sal.115:11 Confiai no Senhor, Ele é o seu auxílio e o seu escudo
Isa.33:16 Habitará nas alturas, as fortalezas das rochas serão o Seu alto refúgio
(V. também Sal.18:35; 107:41a)

D. Deus é a sua torre e fortaleza, o seu rochedo elevado:
2Sam.22:2,3 O Senhor é o meu rochedo, o meu lugar forte e o meu libertador
Sal.9:9 O Senhor será... um alto refúgio em tempos de angústia
Sal.61:3 Tu tens sido o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo
Sal.62:6 Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa
Sal.71:2-4 Sê Tu a minha habitação forte... livra-me, meu Deus, das mãos do ímpio
Sal.91:2 Ele é... o meu refúgio e a minha fortaleza, e n`Ele confiarei
Pro.18:10 Torre forte é o nome do Senhor, para ela correrá o justo e estará em alto retiro

E. Deus é a sua proteção em ocasiões de grande perigo:
Isa.25:4 Um refúgio contra a tempestade... porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro
Naum 1:6,7 O Senhor é... uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam n`Ele
Sof.2:3 Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra... sereis escondidos no dia da ira do Senhor
(V. também Sal.46:1-5)

F. O Senhor é o seu esconderijo:
Sal.27:5a No dia da adversidade me esconderá
Sal.32:7 Tu és o lugar em que me escondo; Tu me preservas da angústia; Tu me cinges (cercas)
Sal.119:114 Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero (tenho esperança) na Tua Palavra
Sal.143:9b Em Ti é que eu me refugio

2.Deus o protegerá porque Ele ama você:
A. O Senhor livra os Seus filhos salvos queconfiam n`Ele:
2Sam.8:6b O Senhor guardou a Davi por onde quer que ia
Sal.37:28 O Senhor... não desampara os seus santos; eles são preservados
Sal.37:40 O Senhor... os livrará dos ímpios, e os salvará, porquanto confiam n`Ele
Sal.91:9,10 O Altíssimo é a tua habitação; nenhum mal te sucederá
2Tim.4:18 O Senhor me livrará de toda a má obra

B. O Senhor te ama, favorece e te protegerá:
Deu.33:12a O amado do Senhor habitará seguro com Ele
2Sam.22:20b Arrebatou-me (livrou-me) dali, porque tinha prazer em mim
Jó 1:10 Não o (Jó) cercaste Tu... a ele e à sua casa, e a tudo quanto tem?
Sal.17:8,9 Guarda-me como à menina do olho; esconde-me à sombra das Tuas asas... dos meus inimigos mortais
Sal.41:11 Por isto conheço eu que Tu me favoreces: que o meu inimigo não triunfa de mim
Sal.56:9 Quando eu a Ti clamar, retrocederão os meus inimigos... porque Deus está comigo
Sal.91:7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido
Sal.105:12-15 Por amor deles repreendeu reis dizendo: Não toqueis nos Meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas
Mat.10:29-31 [Deus até cuida dos passarinhos, e] mais valeis vós do que muitos passarinhos
(V. também Sal.4:3; 40:17; 125:2)

C. Ele está sempre por perto para proteger você:
Gên.28:15 Estou contigo e te guardarei por onde quer que fores
Deu.33:12b Todo o dia (o Senhor) o cobrirá, e morará entre os Seus ombros
Deu.33:27 O Deus eterno te seja por habitação, e por baixo sejam os braços eternos
Sal.46:1 Deus é o nosso refúgio... socorro bem presente na angústia
Sal.109:31 (Deus) se porá à [sua] direita... para o livrar

D. Os anjos da guarda do Senhor nos protegem:
Sal.34:7 O anjo do Senhor acampa ao redor dos que O temem, e os livra
Sal.91:11,12 Aos Seus anjos dará ordens a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos
Isa.63:9 Em toda a angústia... o anjo da Sua face os salvou
Dan.3:28 Deus... enviou o Seu anjo e livrou os Seus servos que confiaram n`Ele
Dan.6:20,22 Deus enviou o Seu anjo e fechou a boca dos leões
(V. também Êxo.14:19,20; 23:20; 2Reis 6:15-18; 2Crô.32:20,21 e 2Reis 19:35; Atos 5:19; 12:6-10)

E. Descansar no Senhor, confiar em Deus para a nossa proteção:
Êxo.14:14 O Senhor pelejará por vós, e vos calareis
Êxo.33:14 Irá a Minha presença contigo, para te fazer descansar
Sal.112:7,8 Não temerá maus rumores (notícias), o seu coração está firme confiando no Senhor
Sal.118:6,7 O Senhor está comigo, não temerei o que me pode fazer o homem.

F. Agradeça ao Senhor por protegê-lo:
Sal.5:11 Exultem... porquanto Tu os defendes
Sal.28:7 Fui socorrido... com o meu canto O louvarei
Sal.59:16,17 Cantarei a Tua força... Tu foste o meu alto refúgio e proteção no dia da minha angústia
Sal.98:1 Cantai ao Senhor.... a Sua destra e o Seu braço santo Lhe alcançaram a vitória

3.O Senhor pode protegê-lo de:
A. Armadilhas e ciladas do inimigo:
Sal.91:3 Ele te livrará do laço do passarinheiro
Sal.124:6,7 Bendito seja o Senhor que não nos deu por presa... (escapamos) como um pássaro do laço dos passarinheiros
Sal.141:10 Caiam os ímpios nas suas próprias redes, até que eu tenha escapado

B. Doenças e epidemias:
Êxo.15:26 Nenhuma (destas) enfermidades porei sobre ti
Deu.7:15 O Senhor desviará de ti todas... as más doenças... antes as porá sobre todos os que te aborrecem (odeiam)
Sal.91:3 Ele te livrará da... peste perniciosa
Sal.91:10 Nenhum mal te sucederá nem praga alguma chegará à tua tenda

C. Ferimentos:
Sal.34:20 Ele lhe guarda todos os seus ossos, nem sequer um deles se quebra
Sal.91:11,12 Anjos... te (guardarão)... para que não tropeces com o teu pé
Mar.16:18a Se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum

D. Fogo e queimadura:
Sal.29:7 A voz do Senhor separa as labaredas do fogo
Isa.43:2b Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti
Dan.3:25,27 Viram que o fogo não tinha poder algum sobre os seus corpos

E. Afogamento:
Sal.107:23-30 [O Senhor pode nos salvar de terríveis tempestades no mar]
Isa.43:2a Quando passares pelas águas, estarei contigo... não te submergirão
Mat.8:23-27 No mar se levantou uma tempestade... (Jesus) repreendeu os ventos e o mar e seguiu-se uma grande bonança (V. também Mat.14:23-32)
Atos 27:14-44 Agitados por uma veemente tempestade... fugiu-nos toda a esperança... todos chegaram à terra, a salvo
(V. também João 1:4,11-17;2:3,10; 1Pe.3:20; Gên.7:23.)

F. Morte:
Sal.41:2 O Senhor o livrará e conservará em vida
Dan.6:27 Ele livra e salva, e... livrou Daniel do poder dos leões

G. Perigos nas viagens:
Gên. 28:15 Te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra
Êxo.23:20 Envio um anjo diante de ti, para que te guarde neste caminho, e te leve ao lugar que te tenho aparelhado (preparado)
Deu.28:6 Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saires
Sal.105:13-15 Quando andavam de nação em nação... não permitiu a ninguém que os oprimisse
Sal.121:8 O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída
Sal.139:9,10 Se tomar as asas da alva... a Tua destra me susterá
Pro.2:8 (Ele conserva) o caminho dos Seus santos
João 10:4 Quando tira para fora as Suas ovelhas, vai adiante delas
(V. também Êxo.33:14,15; Sal.37:23; Isa.55:12a; 63:9)

H. Todo o tipo de mal:
Jó 5:19-22 Em seis angústias te livrará, e na sétima o mal te não tocará
Sal.46:1-3 Deus é o nosso refúgio... pelo que não temeremos, ainda que... os montes se transportem para o meio dos mares
Sal.121:7 O Senhor te guardará de todo o mal
Luc.10:19 Vos dou poder... e nada vos fará dano algum
2Tes.3:3 Fiel é o Senhor que vos... guardará do maligno
2Tim.4:18 O Senhor me livrará de toda a má obra

4.Proteção contra os nossos Inimigos:
A. O Senhor protegerá os obedientes dos seus inimigos:
Êxo.14:14 O Senhor pelejará por vós
Êxo.23:22 Serei inimigo dos teus inimigos
2Sam.22:49 Tu me exaltas sobre os que contra mim se levantaram; do homem violento me livras
2Re.17:39 Ao Senhor vosso Deus temereis, e Ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos
2Crô.32:8 Conosco (está) o Senhor nosso Deus... para guerrear nossas guerras
Sal.18:16,17 Livrou-me do meu inimigo forte... pois eram mais poderosos do que eu
Sal.35:1-6 Peleja contra os que pelejam contra mim... tira da lança e obstrui o caminho... voltem atrás
Sal.41:2b Tu não o entregarás à vontade dos seus inimigos
Sal.97:10 Ele os livra das mãos dos ímpios
Sal.138:7 Estenderás a Tua mão contra a ira dos meus inimigos, e a Tua destra me salvará
Jer.39:17 Eu livrarei... e não serás entregue nas mãos dos homens perante cuja face temes

B. Ainda que eles lutem contra nós, estaremos seguros:
Deu.3:22 Não os temais... Deus é o que peleja por vós
Deu.20:1,3,4 Quando saíres à peleja... o Senhor... é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos
Sal.3:6 Não terei medo de 10.000 pessoas... contra mim
Sal.21:8,11 Intentaram o mal... mas não prevalecerão
Sal.37:32,33 O ímpio procura matar (o justo). O Senhor não o deixará em suas mãos.
Sal.118:13 Com força me impeliste... mas o Senhor me ajudou
Isa.54:17 Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará
Jer.1:19 Pelejarão contra ti mas não prevalecerão... porque Eu sou contigo para te livrar
(V. também Sal.2:1-5)

C.Deus pode fazer os nossos inimigos caírem e fracassarem:
2Crô.20:12-22 [Moabe, Amom e Edom atacaram Judá, mas o Senhor os confundiu, e eles foram totalmente destruídos]
Jó 5:12,13 Ele aniquila as imaginações dos astutos, para que as suas mãos não possam levar coisa alguma a efeito
Isa.8:10 Tomai juntamente conselho, e ele será dissipado... não subsistirá, porque Deus é conosco (V. também Isa.7:7)
Isa.41:11-13 Os que contenderem contigo perecerão... os que pelejarem contigo tornar-se-ão nada
Isa.54:15 Quem se ajuntar contra ti cairá
Isa.54:17 Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará

D.Ele pode advertir os nossos inimigos para não nos fazerem mal:
Gên.31:22- 24,29 [Deus avisou Labão num sonho para não fazer mal a Jacó]
Mat.27:19 [Embora Pilatos tivesse entregado Jesus para ser crucificado, Deus foi fiel em avisá-lo através da sua esposa]
(V. também Gên.12:14-20; 20:1-8.)

E. O Senhor pode nos proteger e ao mesmo tempo julgar os nossos inimigos:
Gên.19:22-25 [O Anjo disse a Ló:] Escapa-te para ali porque nada poderei fazer até que tiveres ali chegado
Êxo.8:22 Terra... em que Meu povo habita... não (haverá) enxames de moscas
Êxo.9:26 Na terra... onde estavam os filhos de Israel não havia saraiva
Êxo.11:7 O Senhor fez diferença entre os egípcios e os israelitas
Jos.6:20-22 [As muralhas de Jericó caíram, exceto no lugar onde estava a casa de Raabe] (V. também Jos.2:12-15)
Sal.78:43-53 [Não aconteceu nada aos hebreus enquanto o egípcios foram atormentados]
Sal.91:7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido

5.Promessa de uma proteção especial nos últimos dias:
Luc.21:17,18 De todos sereis odiados... mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça
Apoc.7:3 Não danifiqueis a terra... até que tenhamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus
Apoc.9:3,4 [Gafanhotos farão mal] somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus
Apoc.11:3,5,6 Se alguém lhes quiser fazer mal (às 2 testemunhas)... fogo... devorará os seus inimigos

6.Condições para obter a proteção de Deus:
A. É essencial ter fé em Deus:
Sal.37:40 O Senhor os livrará dos ímpios... porquanto confiam n`Ele
Dan.6:23 Nenhum dano se achou nele (Daniel) porque crera no seu Deus
1Pe.1:5 Mediante a fé, estais guardados na virtude (poder) de Deus
(V. também Sal.33:22)

B. Você tem que orar na hora da necessidade:
Gên.32:1-12 [A oração fervorosa de Jacó para ser protegido de Esaú e dos seus 400 homens] (V. também ver.24-30)
2Sam.22:4 O Senhor... invoquei, e dos meus inimigos fiquei livre
Sal.34:17 Justos clamam e o Senhor os... livra
Sal.50:15 Invoca-Me no dia da angústia: Eu te livrarei
(V. também Sal.18:6; 59:1-3a.)

C. Você tem que amar e temer o Senhor:
2Crô.16:9a [O Senhor Se mostra] forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele
Sal.31:23 Amai ao Senhor... porque o Senhor guarda os fiéis
Sal.33:18,19 Os olhos do Senhor estão sobre os que O temem... para livrar as suas almas da morte
Sal.34:7 O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra
Sal.91:14,15 Pois que tão encarecidamente Me amou também Eu o livrarei
Sal.145:20 O Senhor guarda a todos os que O amam
(V. também Pro.16:7)

D. Você tem que ficar muito perto do Senhor:
Sal.57:1b À sombra das Tuas asas me abrigo até que passem as calamidades
Sal.91:1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará

E. Você tem que ser obediente e fazer o bem:
Êxo.23:22 Se diligentemente ouvires (atender) a Sua voz... [O Senhor protegerá]
Sal.34:17 Os justos clamam e o Senhor... os livra
Sal.41:1,2 Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal
Sal.81:13,14 Ah! se o Meu povo Me tivesse ouvido... Eu... voltaria a Minha mão contra os seus adversários
Pro.1:33 O que Me der ouvidos habitará seguramente
Dan.6:16 Deus a quem tu serves continuamente, Ele te livrará
1Pe.3:12 Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os Seus ouvidos atentos às suas orações
(V. também Sal.7:10; 1Pe.3:13)

F. A importância de fazer a sua parte e obedecer:
Heb.11:7 Noé... para salvação da sua família, preparou a arca (V. também Gên.6:12-14,22; 7:1,11,17-23.)
Heb.11:31 Raabe a meretriz não pereceu [por ter escondido os espias e pendurado a corda vermelha] (V. também Jos.2:4-21)
Êxo.12:21-23 [Os Hebreus tinham que pintar com sangue os ombrais das suas portas para que o destruidor passasse sem lhes tocar]

G. Não seja imprudente, irresponsável nem desobediente:
1Re.22:1-4,29-37 [O rei, avisado para não ir à batalha, assim mesmo foi, disfarçado de soldado, e foi morto com uma seta perdida]
2Crô.35:20-24 [O rei Josias saiu precipitadamente para combater os egípcios, que não queriam batalhar contra ele, e foi morto]
Pro.16:5 Ainda que ele (o altivo de coração) junte mão à mão (reúna forças para se fortalecer) não ficará impune
Osé.8:3 Israel rejeitou o bem, o inimigo persegui-lo-á
Mat.4:5-7 O diabo... disse-Lhe:... lança-Te daqui abaixo... Disse-lhe Jesus:... Não tentarás o Senhor teu Deus
Atos 19:29-31 [Os discípulos e os amigos de Paulo avisaram-no para que "não se aventurasse" a aparecer diante da multidão sedenta de sangue]
Atos 21:17-30 [Paulo foi para Jerusalém apesar dos avisos de Deus V. Atos 20:22,23; 21:4,10-14)

7.Alguns exemplos de proteção divina:
Gên.19:15-17 [Os anjos do Senhor ajudaram Ló e a sua família a escaparem de Sodoma, condenada]
Gên.35:5 [Deus fez com que os Cananeus tivessem medo de perseguir o Seu povo]
Gên.45:5-7 [Os irmãos de Jacó o venderam como escravo ao Egito, mas Deus o protegeu e fez a situação ser favorável para ele]
Êxo.12:21-23 [O anjo do Senhor matou os egípcios, mas passou sem tocar na casa dos hebreus]
Êxo.14:9,10,19,20 [O anjo do Senhor e o pilar de fogo se interpuseram entre os hebreus e o exército egípcio que os perseguia]
Jos.3:10-17 [Deus reteve o rio Jordão em época de cheia, para que milhões de hebreus pudessem atravessar seguramente]
Jos.10:11-14 [O Senhor enviou granizo para matar os inimigos de Josué, bem como atrasou o pôr do sol para ele]
1Sam.17:34-39 [O Senhor livrou Davi de um leão, de um urso e de Golias]
2Re.6:24;7:5b,6,7 [Os sírios cercaram Samaria, mas] o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros... e fugiram
Dan.6:12-22 [O Senhor protegeu Daniel na cova dos leões]
Jon.1:15,17; 2:10 Deparou (preparou) pois o Senhor um grande peixe para que tragasse a Jonas [isso evitou que ele se afogasse e o levou ao seu destino]
Mat.2:13-16 [O Senhor avisou José num sonho para fugir com Maria e o menino Jesus para o Egito]

Capítulos especiais:
Sal.91 O "Salmo da Proteção"
(V. também Sal.121; 124.)

© 2007, por Aurora Production AG. Suiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário