APREÇO


Definição: Valor em que é tida alguma coisa; consideração, estima a pessoas ou coisas.
1. Na Bíblia, o Senhor muitas vezes expressou o Seu apreço dando mérito às pessoas, louvando-as pelas suas virtudes ou por tomarem as decisões certas.
Jó 1:8 Então disse o Senhor a Satanás: Observaste o Meu servo Jó? Não há ninguém na Terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal.
Atos 13:22b [O Senhor disse:] Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o Meu coração, que executará toda a Minha vontade.
João 1:47 Quando Jesus viu Natanael aproximar-se, disse a seu respeito: Aqui está um verdadeiro israelita, em quem não há nada falso.
Lucas 7:9 [Falando da fé do centurião cujo servo Jesus curou:] Ouvindo isto, Jesus Se maravilhou dele e, voltando-Se, disse à multidão que O seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel achei tanta fé.
Lucas 16:8a [Jesus até elogiou o administrador injusto pela sua sabedoria:] Louvou aquele senhor o injusto administrador por haver procedido prudentemente.
Mateus 15:22-28 [Jesus elogiou a mulher cananéia que não se ofendeu com a maneira dura como falou com ela:] Certa mulher cananéia, daquela região, clamou: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. 23 Jesus não lhe respondeu palavra. De modo que os Seus discípulos, aproximando-se dEle, Lhe rogaram: Despede-a, pois vem gritando atrás de nós. 24 Respondeu Ele: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25 A mulher chegou, e O adorou, dizendo: Senhor, socorre-me. 26 Ele respondeu: Não é bom pegar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 27 Disse ela: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. 28 Então respondeu Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.
2. O Senhor também nos elogia quando investimos os nossos talentos sabiamente para ajudar os outros e para promover o Seu Reino.
Mateus 25:21 [Na parábola dos talentos, Jesus narrou:] O seu senhor lhe disse: Bem está servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Entra o gozo do teu senhor.
Lucas 12:37 [Jesus disse:] Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
Hebreus 6:10 Deus não é injusto; Ele não Se esquecerá da vossa obra, e do amor que para com o Seu nome mostrastes, pois servistes e ainda servis aos santos.
3. O Senhor também quer que demonstremos apreço aos outros.
Provérbios 31:30b Mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.
Cântico dos Cânticos 6:9 Mas uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única da sua mãe, e a mais querida da que a deu à luz. Vendo-a, as filhas lhe chamarão bem-aventurada; as rainhas e as concubinas a louvarão.
1 Samuel 15:6 [O rei Saul se lembrou de demonstrar apreço a tribos estrangeiras por terem mostrado o mesmo aos seus ancestrais.] Então disse aos queneus: Ide-vos, retirai-vos e saí do meio dos amalequitas, para que não vos destrua juntamente com eles, porque vós usastes de misericórdia para com todos os filhos de Israel, quando subiram do Egito. Assim os queneus se retiraram do meio dos amalequitas.
1 Samuel 25:32-33 Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel que hoje te enviou ao meu encontro. 33 Bendito o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.
2 Samuel 10:2a Então pensou Davi: Usarei de bondade para com Hanum… como seu pai usou de bondade para comigo. Enviou Davi os seus servos para o consolar acerca de seu pai.
1 Reis 2:7 Porém com os filhos de Barzilai, o gileadita, usarás de benevolência e estarão entre os que comem à tua mesa, porque assim se houveram comigo, quando eu fugia por causa de teu irmão Absalão.
Romanos 13:7 Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
1 Tessalonicenses 5:18 Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Filipenses 4:8 [Todos têm algumas virtudes, então vamos reconhecê-las:] Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
4. As cartas do Apóstolo Paulo aos irmãos eram bons exemplos de demonstração de apreço pelas pessoas.
Romanos 1:8 Primeiramente dou graças ao meu Deus, por meio de Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
Romanos 16:1-2 Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que serve à igreja que está em Cencréia, 2 para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar, pois ela tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.
1 Coríntios 16:15-18 [Paulo menciona a família de Estéfanas e seus companheiros, que foram fiéis no seu trabalho missionário.]
2 Coríntios 8:1-5 [Paulo honra a Igreja da Macedônia pela sua extrema generosidade e devoção à sua liderança.] [Ver também Fp 4:14-16.]
2 Coríntios 8:16-23 [Paulo elogia a fidelidade de Tito e seu companheiro de viagem, que administrou às necessidades materiais da Igreja.]
Colossenses 1:3-4 Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós, 4 desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos.
1 Tessalonicenses 1:3,7 [inteiro] [Paulo escreve aos irmãos em Tessalônica:] 3 Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai…
7 De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e na Acaia.
2 Tessalonicenses 1:3,4 Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros. 4 De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais.
5. Outros exemplos na Bíblia de demonstração de apreço:
Gênesis 41:39-41 [Faraó demonstrou apreço a José por ter interpretado o seu sonho e pelo seu sábio conselho:] Depois disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. 40 Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo. Somente no trono eu serei maior do que tu. 41 Disse mais Faraó a José: Vê, eu te hei posto sobre toda a terra do Egito. [Ver também Gn 41:1-43.]
Êxodo 2:11-21 [Reuel, sacerdote de Midiã, censurou suas filhas por não terem demonstrado apreço a Moisés quando este as ajudou a pegar água:] 20 Ele perguntou a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes lá o homem? Chamai-o para que coma pão.
Rute 3:10 [Boaz expressou apreço a Rute por sua abnegação:]
10 Disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha. Melhor fizeste a tua última benevolência do que a primeira, visto que não foste após jovens, quer pobres quer ricos. [Leia o capítulo 3 inteiro.]
Neemias 7:2 Nomeei a Hanani, meu irmão, e a Hananias, maioral na cidadela, sobre Jerusalém, porque ele era homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos.
Ester 6:11b [O rei Assuero demonstrou apreço a Mordecai por descobrir o plano contra a vida do rei, vestindo-o com vestes reais e fazendo-o desfilar pela cidade:] Assim se faz ao homem a quem o rei se agrada honrar! [Ver também Et 6:1-11.]
1 Reis 13:1-7 [O rei Jerobão de Judá demonstrou apreço ao jovem profeta que pedira ao Senhor para restaurar a mão do rei arrependido:] 4 Tendo o rei Jerobão ouvido a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, estendeu a mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a mão que estendera contra ele se secou, e não a podia recolher. … 6 Então respondeu o rei ao homem de Deus: Ora ao Senhor teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a mão. Pelo que o homem de Deus orou ao Senhor, e a mão do rei lhe foi restituída, e ficou como antes. 7 Disse o rei ao homem de Deus: Vem comigo à minha casa, e come alguma coisa, e eu te recompensarei.
2 Reis 5:15 [Depois que Naamã foi curado da lepra, demonstrou apreço ao profeta Eliseu oferecendo-lhe uma recompensa:] Então voltou Naamã ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva. Veio, pôs-se diante dele, e disse: Agora conheço que em toda a terra não há Deus senão em Israel. Agora peço-te que aceites um presente do teu servo. [Ver também 2Rs 5:1-19.]
[Ver Apocalipse capítulos 2 e 3 para um exemplo maravilhoso de como o Senhor fielmente demonstra apreço pelas virtudes, mesmo quando tem que mencionar os nossos erros.]
6. Não devemos nunca deixar de demonstrar apreço ao Senhor louvando-O por tudo o que faz por nós.
Deuteronômio 8:10,11 [Moisés exorta:] Comerás e te fartarás, bendizendo ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu.
11 Guarda-te de não te esqueceres do Senhor teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos que hoje te ordeno.
Salmo 103:2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. [Ver também Sl 105:5.]
Salmo 107:8 Dêem graças ao Senhor pelo Seu constante amor, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.
Salmo 116:12-14 Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? 13 Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. 14 Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o Seu povo.
Lucas 1:46-48 Disse Maria: a minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador,
48 pois olhou para a humildade da sua serva. Desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada. [Ver os versículos 49-55.]
Lucas 17:15-19 [Depois que Jesus curou os dez leprosos, apenas um expressou gratidão.] Um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz, 16 e caiu aos pés de Jesus, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. 17 Jesus perguntou: Não foram dez os que foram limpos? Onde estão os nove? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro: 19 Então lhe disse: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
Hebreus 13:15 Portanto, ofereçamos sempre por meio dele a Deus sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o Seu nome.



© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário