IRA E MAU GÊNIO


 Definições: Má índole ou disposição de caráter, irascibilidade. Forte sentimento de desagrado e geralmente oposição contra alguém ou algo, geralmente causado por injúria real ou imaginária; raiva; fúria; cólera. A ira é um termo amplo que se aplica a vários níveis de emoção que a pessoa pode ou não exteriorizar. Mau gênio aqui refere-se à “tendência de se zangar facilmente”.
1. A Palavra de Deus nos adverte para não nos submetermos à ira.
Tiago 1:19,20 Sabei isso, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar,
20 pois a ira do homem não opera a justiça de Deus.
Salmos 37:8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal.
Eclesiastes 7:9 Não te apresses no teu espírito a irar-te, pois a ira abriga-se no seio dos tolos.
2. A ira cria uma brecha na nossa defesa espiritual.
Provérbios 16:32 Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade. [Ver também Pv 14:29.]
Provérbios 25:28 Como cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.
3. A ira geralmente é resultado de orgulho e egoísmo.
Provérbios 21:24 Quanto ao soberbo e presumido, zombador é o seu nome; procede com indignação e soberba.
Tiago 4:1 De onde vêm as guerras e contendas entre vós? Não vêm disto, dos prazeres que nos vossos membros guerreiam?
4. Se dermos lugar à ira injustificada, nós é que vamos sofrer.
Provérbios 19:19a O homem de grande ira tem de sofrer a penalidade.
Provérbios 25:8 Não te apresses a litigar, para depois, ao fim, não saberes o que hás de fazer, podendo-te confundir o teu próximo.
Mateus 5:22a Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, estará sujeito a julgamento.
Romanos 12:19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, pois está escrito: Minha é a vingança; Eu retribuirei, diz o Senhor.
5. A pessoa sábia controla o seu temperamento porque sabe que isso causa erros e até maiores problemas.
Números 20:7,8,10-12; Salmo 106:32,33 [O acesso de raiva de Moisés o fez perder a bênção e o privilégio de liderar o seu povo para entrarem na Terra Prometida.] Disse o Senhor a Moisés: 8 Toma a vara, ajunta o povo, tu e teu irmão Arão. Na presença deles [da congregação rebelde] ordenai à rocha que dê as suas águas. Assim lhes tirareis água da rocha, e dareis a beber ao povo e aos seus animais. … 10 Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e lhes disseram: Ouvi, agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
11 Então Moisés levantou a mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara. A água jorrou abundantemente, e a congregação e os seus animais beberam. 12 Mas o Senhor disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em Mim, para Me santificardes diante dos filhos de Israel, não introduzireis este povo na terra que lhe dei. Salmo 106:32,33 Indignaram-no [a Moisés] também junto às águas de Meribá, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles; 33 pois se rebelaram contra o Espírito de Deus, de modo que Moisés falou irrefletidamente.
Provérbios 29:11 O tolo expande toda a sua ira, mas o sábio a encobre e reprime.
Provérbios 14:17a O que facilmente se ira faz doidices.
Provérbios 14:29 O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado demonstra loucura.
Provérbios 19:11 A sabedoria [prudência, moderação, sensatez] do homem lhe dá paciência; a sua glória está em esquecer ofensas.
Provérbios 29:22 O homem iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões.
Eclesiastes 5:2,6a Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus. Deus está nos céus, e tu estás na terra, pelo que sejam poucas a tuas palavras. 6a Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne.
6. A pessoa ainda mais sábia ajuda os outros a controlarem o temperamento deles.
Provérbios 15:1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. [Ver também Pv 29:8b.]
Provérbios 15:18b O longânimo apazigua a luta.
Gênesis 13:7-9 [Abraão sabiamente pacifica a contenda que surgiu entre os pastores de seu gado e os de Ló, seu sobrinho.] Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam na terra. 8 Disse Abraão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, pois irmãos somos. 9 Não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se escolheres a esquerda, irei para a direita; se a direita escolheres, irei para a esquerda.
I Samuel 25:1-35 [Abigail sabiamente apazigua a ira do futuro rei de Israel, Davi, quando ele quis matar seu marido:] 32 Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel que hoje te enviou ao meu encontro. 33 Bendito o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.
7. Devemos abandonar a ira e orar para o Senhor nos dar amor, paciência, mansidão e misericórdia.
I Coríntios 13:5 [O amor] Não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal.
Efésios 4:31,32 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia sejam tiradas de entre vós. 32 Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Colossenses 3:8,12-15 Agora, porém, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 12 Portanto, como eleitos de Deus, santos, e amados, revesti-vos de compaixão, de benignidade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15 E a paz de Deus, para a qual fostes chamados em um só corpo, domine em vossos corações. E sedes agradecidos.
Efésios 4:26b Não se ponha o sol sobre a vossa ira.
[Ver também Tg 3:17,18.]
8. Embora devamos evitar a “ira do homem”, existe uma hora para a “indignação justa” ou ira divina, uma hora para se levantar contra o mal, a maldade e a injustiça. Mas devemos nos certificar de que é ira divina, não a nossa ira.
Provérbios 25:23 O vento norte traz chuva, e a língua fingida o rosto irado.
Efésios 4:26a Irai-vos, e não pequeis.
Juízes 14:19; 15:14,15; 16:28-30 [O Senhor ungiu Sansão várias vezes para ficar zangado e usou essa ira para derrotar os inimigos do Seu povo.] Então o Espírito do Senhor se apossou dele de tal maneira que desceu aos ascalonitas, matou deles trinta homens, tomou as suas vestes. … 15:14,15 Tendo ele chegado a Lei, os filisteus saíram-lhe ao encontro, jubilando. Mas o Espírito do Senhor se apossou dele de tal maneira que as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho queimados no fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos. 15 Achando uma queixada fresca de jumento, tomou-a e com ela feriu a mil homens. 16:28-30 Então clamou Sansão ao Senhor: Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma só vez me vingue dos filisteus pelos meus dois olhos.
29 Então abraçou-se Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa. … 30 Então se inclinou com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava. Foram mais o que matou na sua morte do que os que matara na sua vida.
Marcos 3:5 [O próprio Jesus muitas vezes demonstrou ira divina, como quando os hipócritas religiosos, Seus inimigos, estavam vigiando para ver se Ele ia transgredir as Leis de Moisés e curar o homem com a mão mirrada no dia santo, o sábado:] Olhando para eles em redor com indignação, e condoendo-Se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. Ele a estendeu e a mão foi-lhe restaurada completamente. [Leia os versículos de 1 a 4.]
João 2:14-16 [O exemplo supremo da ira de Jesus foi quando Ele viu alguns religionários roubando e explorando os pobres em nome de Deus:] Achou [Jesus] no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas assentados. 15 Tendo feito um chicote de cordas, lançou a todos fora do templo, bem como os bois e as ovelhas; espalhou o dinheiro dos cambistas, derrubou as mesas, 16 e disse aos que vendiam pombas: Tirai daqui estas coisas! Como ousais transformar a casa do Meu Pai em mercado?!

 © 2007, por Aurora Production AG. Suiça

2 comentários:

  1. A melhor coisa e pedir a Deus sabedoria bpara saber lidar com pessoas tolas e iracundas.
    Normalmente o silencsi é a melhor estratégia.
    Pois até o topo quando se cala é tido tido por sábio.
    Então a pessoa descontrolada não tem como alimentar a sua ira louca e se cala pois não havendo lenha cessa o fogo.
    Com o tempo a pessoa reflete sobre suas atitudes e acalma.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o mau gênio é complicado, porém a ira pode ser usada por Deus como vemos na biblia e na pregação sobre sansão

    ResponderExcluir