DÚVIDAS


 Definição: Incerteza sobre a realidade de um fato ou verdade de uma asserção; hesitação, indecisão. Dificuldade em crer; descrença, cepticismo.
1. O trabalho do Diabo é nos fazer duvidar da Palavra de Deus e acreditar na palavra dele.
Gênesis 3:1-6 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. Esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. 4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. 6 Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, que estava com ela, e ele comeu.
2 Coríntios 11:3 [O Diabo gosta de minar a fé simples e infantil.] Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
2 Coríntios 2:10,11 [Quando o Diabo nos convence a acreditar em suas mentiras ele ganha vantagem:] Para que não sejamos vencidos por Satanás. Pois não ignoramos os seus ardis. [Ver também Rm 6:16.]
João 8:44b [O Diabo é o pai da mentira.] Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira. [Ver também At 13:10; Ap 12:9.]
1 João 4:1 [Acautele-se das vozes que disseminam dúvidas e temores na sua mente. Coloque-as à prova com a Palavra, oração e conselhos de pessoas tementes a Deus.] Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus, porque já muitos falsos profetas têm surgido no mundo.
2. Não é pecado ser tentado com dúvidas, mas é pecado entretê-las e submeter-se a elas.
Romanos 14:23b E tudo o que não provém da fé é pecado.
1 Coríntios 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Hebreus 3:12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo.
Tiago 1:12-15 Bem-aventurado o homem que suporta a provação, porque depois de ter passado na prova, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. 13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele a ninguém tenta. 14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
3. As mentiras do Diabo, ou as dúvidas dos outros, não mudam os fatos da verdade de Deus.
Números 23:19 Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que Se arrependa. Porventura tendo Ele dito não o fará, ou tendo falado não o realizará?
Isaías 55:11 Assim será a palavra que sair da Minha boca: Ela não voltará para Mim vazia, mas fará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Malaquias 3:6a Eu, o Senhor, não mudo.
Mateus 24:35 O céu e a terra passarão, mas as Minhas palavras jamais passarão.
Romanos 3:3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
2 Timóteo 2:13 Se somos infiéis, Ele permanece fiel; porque não pode negar-Se a Si mesmo.
4. Causas comuns de dúvidas:
Provérbios 29:18 [Falta de conexão com a Palavra:] Não havendo profecia, o povo se corrompe, mas bem-aventurado é o que guarda a lei.
Malaquias 3:14a [Desanimar de fazer o bem:] Vós dizeis: Inútil é servir a Deus. O que nos aproveitou termos cuidado em guardar os Seus preceitos?
Mateus 14:30,31 [Olhar para as circunstâncias em vez de para o Senhor:] Mas, [Pedro] observando o vento forte, teve medo e, começando a afundar, clamou: Senhor, salva-me. 31 Imediatamente, Jesus estendeu a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?
Lucas 12:29,30 [Preocupação demasiada com as necessidades materiais:] Não pergunteis que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis inquietos. 30 Pois os gentios de todo o mundo buscam todas essas coisas, e vosso Pai sabe que necessitais delas.
João 5:44 [Não manter o Senhor em primeiro lugar] Como podeis crer, recebendo glória uns dos outros, mas não vos esforçando por obter a glória que vem do único Deus?
Hebreus 10:35,36 [Impaciência:] Portanto, não lanceis fora a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. 36 Necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
Salmo 78:11,19,20 [Esquecer-se de todas as maravilhas que o Senhor tem feito:] Esqueceram-se das Suas obras, das maravilhas que lhes fizera ver. 19 Falaram contra Deus, dizendo: Pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto? 20 Quando [Moisés] feriu a penha, águas correram dela, e rebentaram ribeiros em abundância. Mas pode Ele também dar-nos pão, ou preparar carne para o Seu povo?
5. As dúvidas se manifestam através de nossas lamúrias e queixas. Quem faz isso difunde as doutrinas de Satanás.
Números 13:31-33; 14:1,2 [O relatório cheio de dúvidas, exagerado e negativo que os homens de Israel deram a respeito da terra que Deus lhes prometera, fez o povo reclamar de Moisés.] Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. 32 E diante dos filhos de Israel infamaram a terra que tinham explorado, dizendo: A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que devora os seus moradores. Todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Também vimos ali gigantes (pois os descendentes de Enaque são de raça gigante), e éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos, e assim também lhes parecíamos. 14:1,2 Então toda a congregação levantou a voz, e chorou em voz alta aquela noite. 2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e Arão, e toda a congregação lhes disse: Antes tivéssemos morrido na terra do Egito! ou mesmo neste deserto!
Salmo 106:24,25 Então [os filhos de Israel] desprezaram a terra aprazível; não creram na Sua promessa. 25 Murmuraram nas suas tendas, e não deram ouvidos à voz do Senhor. [Ver também Nm 14:36; Dt 1:28.]
Efésios 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem.
6. Algumas outras conseqüências das dúvidas:
Hebreus 11:6 [A dúvida nos faz desapontar e desagradar a Deus:] Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam.
Isaías 7:9b [Dúvidas fazem o Senhor reter as Suas bênçãos:] Se não o crerdes, certamente não ficareis firmes.
Mateus 13:58 [Dúvidas limitam o que Deus pode fazer por nós:] E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.
Marcos 4:40 [Dúvidas abrem a porta para o medo:] Ele disse aos discípulos: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
Marcos 11:22,23 [Dúvidas impedem o Senhor de trabalhar através de nós:] Ao que Jesus respondeu: Tende fé em Deus. 23 Em verdade vos digo que se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te ao mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará o que diz, lhe será feito.
Romanos 14:22b [Dúvidas roubam a nossa felicidade:] Bem-aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova.
Hebreus 3:18,19 [Dúvidas nos roubam a paz e a tranqüilidade que o Senhor nos dá:] E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? 19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade.
Hebreus 4:2 [Dúvidas fazem a Palavra perder o seu poder milagroso em nossa vida:] Pois também a nós foram anunciadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra que ouviram nada lhes aproveitou, visto não ser acompanhada pela fé, naqueles que a ouviram. [Ver também Dt 32:20]
Tiago 1:6,7 [Dúvidas fazem o Senhor reter as respostas às nossas orações:] Peça-a, porém, com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
7. Se não aceitarmos a verdade, só nos restará crer em dúvidas e ilusões.
Mateus 13:15 Pois o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos, para que não vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, compreendam com o coração, se convertam e Eu os cure.
2 Coríntios 4:3,4 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, para os que se perdem está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Lucas 8:12 Os que estão à beira do caminho são os que ouvem [a Palavra]; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo.
1 Timóteo 1:18b,19 Combatas o bom combate, 19 conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, havendo rejeitado, vieram a naufragar na fé.
2 Timóteo 4:3,4 [Cuidado quando não agüentar a verdade e procurar ensinamentos que lhe agradem mais.] Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças; 4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando às fábulas.
2 Tessalonicenses 2:12 E para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
1 Pedro 2:7,8 Ora, para vós, os que credes, essa pedra é preciosa. Mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como a principal de esquina, 8 e: Uma pedra de tropeço e rocha de escândalo. Tropeçam porque são desobedientes à palavra; para o que também foram destinados.
8. É o Senhor que supera as dúvidas em resposta ao nosso interesse e orações sinceros.
Salmo 51:10-13 [Davi orou:] Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 11 Não me lances fora da Tua presença, e não retires de mim o Teu Espírito Santo.
12 Torna a dar-me a alegria da Tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 13 Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão.
Salmo 138:8 O Senhor cumprirá o que me diz respeito; o Teu amor, ó Senhor, dura para sempre! Não desampares as obras das Tuas mãos.
Marcos 9:23,24,28b,29 Disse-lhe Jesus: Se tu podes! Tudo é possível ao que crê. 24 Imediatamente o pai do menino [possesso], exclamou: Eu creio; ajuda-me a vencer a minha falta de fé. [Depois que Jesus repreendeu o mau espírito e curou a criança:] 28b Os Seus discípulos Lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos expulsá-lo? 29 Respondeu-lhes: Esta casta só pode sair por meio de oração e jejum.
Lucas 17:5 Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.
Hebreus 12:2 Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que Lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
1 Pedro 1:22,23 Tendo purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros de coração, 23 tendo sido regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e é permanente.
9. Resista ao Diabo e submeta a sua mente ao Senhor.
Isaías 55:7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos. Converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e torne para o nosso Deus, pois grandioso é em perdoar.
Jeremias 4:14 Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva. Até quando permanecerão no meio de ti os teus maus pensamentos?
Mateus 15:19 Pois do coração procedem maus pensamentos, assassínio, adultério, prostituição, furto, falso testemunho, blasfêmia. [Ver também Jr 17:9.]
2 Coríntios 10:5 Derrubando raciocínios e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo,
Efésios 4:27 [Não entretenha dúvidas ou elas aumentarão:] Não deis lugar ao diabo.
Efésios 6:13,16,17 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 16 Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
1 Pedro 1:13a Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios. [Ver também Lc 12:35.]
10. A mente carnal gera dúvidas. Não é possível entender os caminhos do Senhor com a mente carnal.
Provérbios 3:5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Isaías 55:8,9 Pois os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor. 9 Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Mateus 16:16,17 [O fato de Pedro acreditar que Jesus era o Filho de Deus era obra do Espírito, não resultado do raciocínio carnal.] Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 Respondeu-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, pois não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus.
Marcos 2:5-8 [O raciocínio carnal não ajudou em nada os escribas eruditos, só os fez duvidar de Jesus.] Jesus, vendo a fé deles [os que levaram o homem doente a Jesus], disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. 6 Estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam [raciocinavam] em seus corações: 7 Por que profere este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? 8 Jesus, conhecendo logo em Seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?
João 3:3,4,7,9,10,12 [Até mesmo o culto rabi Nicodemos só conseguiu entender as simples verdades espirituais de Jesus quando parou de analisar as coisas.] Jesus respondeu: Em verdade,em verdade te digo que quem não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. 4 Perguntou-Lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Poderá voltar ao ventre da sua mãe, e nascer? 7 [Jesus disse:] Não te maravilhes de Eu te dizer: Necessário vos é nascer de novo. 9 Nicodemos perguntou: Como pode ser isso? 10 Jesus respondeu: Tu és mestre em Israel, e não compreendes estas coisas? 12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
João 6:53,60,61,66-69 [O raciocínio carnal, quando posto à prova pelo Senhor através da Sua mensagem radical, feriu a fé de alguns discípulos, contudo o que manteve os verdadeiros discípulos firmes foi uma fé simples e confiante.] Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. 60 Muitos de Seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso, quem o pode ouvir?
61 Compreendendo que Seus discípulos murmuravam a respeito disto, Jesus lhes disse: Isto vos escandaliza? 66 A partir de então, muitos dos discípulos voltaram atrás e já não andavam com Ele. 67 Então perguntou Jesus aos doze: Não quereis vos também retirar-vos? 68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. 69 Nos cremos e conhecemos que tu és o Cristo, o Santo de Deus.
João 14:26 [O Espírito Santo o ajudará a superar as dúvidas e a compreender melhor as coisas.] Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Romanos 8:7-9 A inclinação da carne é inimizade [cheia de ódio] contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
1 Coríntios 1:21 [A sabedoria do mundo não nos ajuda a receber as coisas do Espírito.] Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
1 Coríntios 2:11-16 [Só Deus pode revelar as Suas verdades espirituais a você.] Pois qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 13 Disto também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, pois lhe parecem loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem a tudo, e ele de ninguém é discernido. 16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir? Mas nós temos a mente de Cristo.
Efésios 4:17,18 Portanto, digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam os outros gentios, na vaidade do seu pensamento, 18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração.
Gálatas 1:11,12 [Saulo de Tarso, após a sua conversão à fé, se tornou o apóstolo Paulo, que testificou que o que tinha aprendido e a sua iluminação não foram obra do homem carnal.] Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. 12 Não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
11. Só a fé fraca ou vacilante quer ver milagres e sinais.
Mateus 16:1 Chegando-se os fariseus e os saduceus, para O tentarem, pediram-Lhe que lhes mostrasse um sinal do céu. [Ver também 1Co 1:22]
Mateus 16:4a Uma geração má e adúltera pede um sinal.
Lucas 16:31 [Quando o homem rico, que estava no inferno, implorou a Abraão que permitisse que Lázaro voltasse para avisar os seus irmãos, este explica:] Se não ouvem a Moisés e aos profetas [a Palavra], tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos volte à vida.
Lucas 23:8-9 Herodes, quando viu a Jesus, alegrou-se muito, porque havia muito que desejava vê-lo, por ter ouvido dEle muitas coisas. E esperava que Lhe veria fazer algum sinal. 9 E interrogava-O com muitas palavras, mas Ele [Jesus] nada lhe respondia.
João 4:48 Jesus lhe disse: Se não virdes sinais miraculosos e prodígios, de modo nenhum crereis.
João 20:29 Então Jesus lhe disse: Porque me viste, creste. Bem-aventurados os que não viram, e creram.
I Coríntios 1:22,23 Os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria. 23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
12. A cura para dúvidas é a Palavra.
Romanos 10:17 De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
João 20:30-31 Jesus operou na presença de Seus discípulos muitos outros sinais miraculosos que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu nome.
Romanos 15:4 Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
1 Timóteo 4:6b [Alimente a sua fé e as suas dúvidas morrerão de fome.] Alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
Hebreus 4:12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
2 Pedro 1:16,19 Não vos fizemos saber o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a Sua majestade. 19 E temos ainda mais firme a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que ilumina em lugar escuro, até que o dia clareie, e a estrela da alva surja em vossos corações.
13. Uma das melhores defesas contra dúvidas é ser positivo e manter os olhos em Jesus e na Sua bondade.
Salmo 27:13 Creio que ainda verei a bondade do Senhor na terra dos viventes.
Salmo 94:19 Multiplicando-se dentro em mim os meus cuidados, as Tuas consolações alegraram a minha alma.
Salmo 119:165 Muita paz têm os que amam a Tua lei, e para eles não há tropeço.
Isaías 26:3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti.
Filipenses 4:8 [Encha a sua mente e coração com a verdade de Deus e não haverá espaço para as mentiras do Diabo:] Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
14. Testemunhos encorajadores de outros também fortalecem a nossa fé.
2 Reis 5:1-4 [Ouvir o testemunho de fé da pequena serva israelense inspirou Naamã, chefe do exército sírio:] Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos siros. Era este homem valente, porém leproso. 2 Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
3 Disse esta à sua senhora: Oxalá o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria! Ele o restauraria da sua lepra. 4 Naamã foi ao seu senhor, e lhe disse o que a menina da terra de Israel havia falado. [Naamã foi, e depois de seguir as instruções de Eliseu, não só foi curado da lepra, mas também passou a acreditar em Deus. O capítulo todo relata a história completa.]
João 4:28-30,39 [A mulher no poço:] Então, deixando o seu cântaro, a mulher foi à cidade e disse ao povo: 29 Vinde, vede um Homem que me disse tudo o que tenho feito. Poderia ser este o Cristo? 30 Saíram da cidade e foram ter com Ele. … 39 Muitos dos samaritanos daquela cidade creram nEle, por causa do testemunho da mulher: Disse-me tudo o que tenho feito.
João 17:20 Eu não rogo somente por estes [Os primeiros doze discípulos], mas também por aqueles que pela Sua palavra hão de crer em Mim.
15. Às vezes a única coisa que podemos fazer é agüentar firmes e continuar confiando que Deus sabe o que é melhor!
Salmo 31:24 Esforçai-vos, e fortaleça-se o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor.
1 Coríntios 16:13 Vigiai; estai firmes na fé; portai-vos varonilmente; fortalecei-vos.
Colossenses 1:23a Se é que permaneceis fundados e firmes na fé, não vos deixando afastar da esperança do Evangelho que ouvistes.
Colossenses 2:6,7 Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também andai nEle, 7arraigados e edificados nEle, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.
Hebreus 10:23 Guardemos firme a confissão da nossa esperança, pois fiel é Aquele que faz a promessa.
Hebreus 11:27b Pela fé [Moisés] … ficou firme porque viu Aquele que é invisível.
16. Alguns dos maiores homens da Bíblia foram atacados com dúvidas, mas lutaram até à vitória e o seu exemplo nos encoraja a fazer o mesmo!
Gênesis 15:7,8 [Abraão a princípio duvidou da promessa que Deus lhe fizera de que herdaria a terra de Canaã, mas obedeceu, e tornou-se o pai da fé.] Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te por herança esta terra. 8 Perguntou-lhe Abrão: Ó Senhor Deus, como saberei que hei de herdá-la? [Ver também Gl 3:6-9.]
Gênesis 18:12-14; Hebreus 11:11 [Sara, esposa de Abraão, duvidou da incrível promessa de Deus de que ela daria à luz muito tempo depois de ter passado da idade de ter filhos, mas acreditou, e teve Isaque.] Assim riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? 13 E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: É verdade que darei ainda luz, sendo já velha? 14 Há, acaso, alguma coisa demasiadamente difícil para o Senhor? Ao tempo determinado, daqui a um ano tornarei a ti, e Sara terá um filho. Hebreus 11:11 Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder de conceber um filho, mesmo fora da idade, porque teve por fiel Aquele que lhe havia feito a promessa.
Êxodo 3:11,12 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? 12 Respondeu-lhe Deus: Certamente Eu serei contigo. E isto te será por sinal de que Eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o Meu povo, servireis a Deus neste monte.
Êxodo 4:10-12 [Moisés ainda se sentia inseguro em relação a guiar o povo; mas guiou, e Deus o abençoou.] Então disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! eu nunca fui eloqüente, nem antes nem depois que falaste ao Teu servo. Sou pesado de boca e pesado de língua. 11 Disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou Eu, o Senhor? 12 Vai, pois, agora; Eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. [Moisés ainda assim duvidou, como mostram os versículos 13-16, então Deus deixou que Aarão fosse o seu porta-voz.]
Salmo 31:22 [O rei Davi também tinha os seus momentos de dúvida e desesperança, mas o Senhor sempre o ajudou a superá-los:] Dizia eu na minha pressa: Estou cortado de diante dos Teus olhos; não obstante, Tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a Ti clamei.
Mateus 11:2,3 [João Batista, que batizou Jesus e foi o primeiro a proclamar e reconhecer a Sua divindade, mais tarde começou a se perguntar se Jesus era verdadeiramente o Messias. Mas no fim tornou-se o primeiro mártir da igreja primitiva.] João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos 3 a perguntar-Lhe: És Tu aquele que havia de vir, ou devemos esperar outro?
Mateus 16:21-23 [Pedro, equivocadamente, repreendeu e tentou aconselhar Jesus, achando que estava encorajando a fé dEle. Jesus, no entanto, não ficou feliz por Pedro ter duvidado das palavras proféticas que Ele acabara de proferir:] Desde então começou Jesus a mostrar aos discípulos que era necessário ir a Jerusalém, padecer muito dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressurgir no terceiro dia. 22 Pedro tomou-O de parte e começou a repreendê-lO, dizendo: Senhor, tem compaixão de Ti. Isso de modo nenhum Te acontecerá. 23 Ele, porém, voltando-Se, disse a Pedro: Para trás de Mim, Satanás! Tu Me serves de pedra de tropeço; não compreendes as coisas que são de Deus, e, sim, as que são dos homens.
João 20:27,28 [Diz-se que Tomé, notório por ter duvidado, depois divulgou o Evangelho na Índia, onde mais tarde foi martirizado.] Então disse [Jesus] a Tomé: Põe aqui o teu dedo; vê as Minhas mãos. Chega a tua mão, e põe-na no Meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente. 28 Disse-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! [Ver também Mt 28:17.]
17. Espera-se que simplesmente acreditemos no invisível por fé.
2 Crônicas 20:20b Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas, e prosperareis.
Mateus 9:29b Seja-vos feito segundo a vossa fé.
Romanos 1:17 Pois nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: O justo viverá da fé.
Romanos 12:3b Conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Romanos 5:1 Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
2 Coríntios 4:18 Portanto, nós não atentamos nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois as que se vêem são temporais, e as que não se vêem são eternas.
2 Coríntios 5:7 Andamos por , e não por vista.
1 João 5:4 Pois todo o que é nascido de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.



© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário