XINGAR E FALAR PALAVRÕES


Definição: Nesta acepção, xingar e falar palavrões é fazer uso de um linguajar blasfemo, profano ou vulgar.
1. Xingar é contra os padrões divinos e é imoral; provém de um coração mau.
Mateus 12:34b,35 Como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 35 O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.
Salmo 10:7 [Davi, o salmista, descreve os ímpios:] A sua boca está cheia de imprecações [pragas, maldições], de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.
Provérbios 15:28b Mas a boca dos ímpios derrama coisas más.
Romanos 3:12-14 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente. Veneno de víbora está debaixo de seus lábios. 14 A sua boca está cheia de maldição e amargura.
2. Falar palavrões contamina e corrompe tanto você como os outros.
Salmo 109:17 Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha; não desejou a bênção, ela se afaste dele.
Provérbios 10:14b A boca do tolo convida a ruína.
Provérbios 12:13a O laço do ímpio está na transgressão dos lábios, mas o justo escapa da angústia. [Ver também Pv 13:3b.]
Provérbios 18:7 A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma.
Eclesiastes 10:12b Mas os lábios do tolo o devoram.
Mateus 12:36,37 Mas eu vos digo que de toda palavra frívola que os homens proferirem hão de dar conta no dia do juízo.
37 Pois pelas tuas palavras serás justificado e pelas tuas palavras serás condenado.
Mateus 15:18 Mas o que sai da boca, procede do coração, e é isso o que contamina o homem.
1 Coríntios 15:33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.
2 Timóteo 2:16 Mas evita os falatórios inúteis, porque produzirão maior impiedade.
Tiago 3:6,9 A língua também é fogo, mundo de iniqüidade situada entre os nossos membros. Ela contamina todo o corpo, inflama o curso da natureza, e é por sua vez inflamada pelo inferno. 9 Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e também com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. [Ver também Sl 109:17,18.]
3. Falar palavrões causa uma brecha na sua armadura espiritual e dá abertura ao Inimigo.
Provérbios 15:4 Uma língua saudável é árvore de vida, mas a língua enganosa esmaga o espírito.
Mateus 26:74 [Pedro, na terceira vez que negava a Cristo, começou a praguejar:] Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse Homem. E imediatamente o galo cantou.
4. Assuma uma postura clara contra o uso de palavras obscenas, tanto na sua vida pessoal como na interação com outros.
Salmo 17:3b Examinaste-me, e nada achaste. A minha boca não transgredirá.
Salmo 50:23 Aquele que oferece sacrifício de louvor Me glorifica, e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.
Salmo 141:3 Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.
Provérbios 4:24 Desvia de ti a perversidade da boca; afasta de ti a corrupção dos lábios.
Provérbios 8:13 O temor do Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho, a arrogância, o mau caminho, e a boca perversa.
Efésios 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem.
Efésios 5:4 Nem torpeza, nem conversa tola, nem chocarrices, que não convêm, mas antes ações de graças.
Efésios 5:11 E não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as.
Colossenses 3:8 Agora, porém, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
5. Muitas vezes falar palavrões é fruto do orgulho ou de querer demonstrar atitude.
Salmo 12:4 Pois dizem: Com a língua prevaleceremos, os lábios são nossos: quem é senhor sobre nós?
Salmo 59:12 Pelo pecado da sua boca, e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba. Pelas maldições e pelas mentiras que proferem.
1 Samuel 17:43 [Golias foi um exemplo clássico de um ímpio praguejando contra um justo:] Disse a Davi: Sou eu algum cão para tu vires a mim com paus? E o filisteu, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi.
6. Muitas vezes as pessoas xingam porque estão iradas ou impacientes.
Provérbios 29:20 Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o tolo do que para ele.
Eclesiastes 5:2 Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus. Deus está nos céus, e tu estás na terra, pelo que sejam poucas as tuas palavras.
Tiago 1:19,20 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar, 20 pois a ira do homem não opera a justiça de Deus.
7. Nem sequer pense em xingar ou amaldiçoar alguém.
Eclesiastes 10:20 Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes ao rei, nem no mais interior da tua recâmara amaldiçoes o rico, porque as aves dos céus levariam a tua voz, e o que tem asas daria notícias das tuas palavras.
Provérbios 30:32 Se procedeste loucamente, exaltando-te, e se imaginaste o mal, põe a mão na boca [antes de falar].
8. Não xingue nem use palavras obscenas só para revidar.
Jó 2:7,9,10 Jó recusou-se a falar contra o Senhor mesmo quando Ele permitiu que Satanás o afligisse e à sua família:] Então saiu Satanás da presença do Senhor, e feriu a Jó de chagas malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça. 9 Sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. 10 Respondeu-lhe ele: Como fala qualquer doida, assim falas tu. Receberemos o bem de Deus, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.
Salmo 39:1 Eu disse: Guardarei os meus caminhos, e não pecarei com a minha língua; refrearei a minha boca enquanto o ímpio estiver na minha presença.
Eclesiastes 7:21a,22 Não apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem. 22 Pois sabes no teu coração que muitas vezes tu mesmo amaldiçoaste a outros.
Tiago 3:10 Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto seja assim.
1 Pedro 3:9,10 Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria. Pelo contrário, bendizei, porque para isso fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. 10 Pois quem quiser desfrutar a vida, e ter dias felizes, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.



© 2009, por Aurora Production AG. Suiça



46 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. COMO DEIXAR DE TER UM CORAÇÃO MAU E UMA BOCA QUE AMALDIÇOA?????/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ,Cristal! A boca fala do que está cheio o nosso coração. A resposta para sua pergunta está dentro das escrituras sagradas , somente a palavra de Deus nos limpa, nos molda ..... É uma mudança que acontece de dentro para fora a palavra de Deus é viva e eficaz age retirando as impurezas de dentro de nós e ai minha querida com pouco tempo vc contemplará o renovo que a palavra de Deus trará para a sua vida.

      Excluir
    2. E quem fala palavrões DOMRINDO

      Excluir
  3. Texto rico e muito bom para todos. Na minha opinião todos que xingam deviam ler isso. Parabéns pela criação.

    ResponderExcluir
  4. Meu marido xinga muito,quero q ele pare com esse vício amaldiçoado.

    ResponderExcluir
  5. Meu marido xinga muito,quero q ele pare com esse vício amaldiçoado.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante, mas ate parece que nem na biblia as pessoas procuram essas coisas, so continuam a falar oque não deve!

    ResponderExcluir
  7. Pena que na pratica deixar de xingar e praticamente impossivel de fazer ainda mais quando nao se esta satisfeito com a vida como eu.......

    ResponderExcluir
  8. Odeio tudo na minha vida:emprego,pessoas ,mlher ,familia ,etc.
    No trabalho so passo contrariedades e raiva por isso acho quase impossivel parar de xingar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça uma experiência convida o Espírito Santo para para fazer morada dentro de vc

      Excluir
  9. Ás vezes é até bom não estar satisfeito com sua vida, sentir que falta algo. Se você sinceramente pedir a Jesus que entre na sua vida Ele vai entrar. Então vai começar uma mudança. Um bom tema para estudar seria "gratidão", porque a gratidão tem poder de mudar seu relacionamento com tudo. Deus te abençoe com uma vida cheia de gratidão, meu amigo!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Amém! preciso que meu filho e meu marido seja grato. Pois cansei de ensinalos

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. É muito difícil conviver com alguém que xinga o tempo todo, principalmente se essa alguém é quem você ama e o pai das suas filhas, e vc tem a certeza que no dia do juízo ele prestará conta de cada palavra.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. E QUEM FALA PALAVRÕES DORMINDO O QUE FAZER PARA MUDAR ESTE QUADRO?

    ResponderExcluir
  16. Em mateus 23 Jesus xinga 16 vezes os escribas e fariseus. Acredito que quando as palavras pejorativas descrevem uma verdade não se é pecado. Enfim,com certeza ha exceções até pq Jesus nunca pecou,ou seja aqueles insultos não foram errados.

    ResponderExcluir
  17. Aqui bom dia,tarde ou noite a ora que precisa ser julgado pelo algum estômago limpo deixe que Deus me julgue amém e outra coisa para vcs do site você quer ganhar dinheiro fama com internet desligue o seu computador e vai procura um lote para capina amém outra coisa também tenho o mesmo raciocínio que vc do site está escrevendo no site amém outra coisa vai procurar serviço seu crente sem serviço e não mande isso para mim de novo desocupado

    ResponderExcluir
  18. Eu acho muito complicado isto. 90 % da população fala palavrões. Se Deus for tão exigente assim, então terá poucas pessoas no céu não é?
    Eu não entendo isto.
    Ultimamente nós jovens temos um vocabulário de palavras frívolas. E se isto for requisito de salvação, a maioria das pessoas vão pro inferno.
    E estas condições a serem seguidas e adiquiridas nos distanciam de Deus. Quando penso nessas coisas que leio na Bíblia as vejo como uma série de obstáculos, e tentar seguir estas coisas mesmo com o tempo, parece que nunca é o suficiente, Deus ainda se mantém distante quando olhamos para esses "requisitos", tipo "ser uma pessoa santificada" e nao fazer isso ou aquilo. Mas quando penso apenas na fé eu tenho esperança, quanto que se eu me foco nessas coisinhas de tentar ser certinha, e principalmente quando convivo com familias cristãs que nunca falaram palavrão na vida eu me sinto de certa forma em desvantagem com Deus. E isso me desistimula muito, já que essas pessoas que conseguem ter esse estilo de vida se acham superiores. Beleza então. Se Deus não quer só meu coração, mas todo um comportamento e mais uma lista de coisas, então acho que eu e mais milhoes de pessoas nao serao salvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que seguir somente a jesus

      Excluir
    2. Isso mesmo poucos irao morar no ceu. Muitos serao chamados e poucos escolhidos. Deu pra etender agora.

      Excluir
  19. Não é fácil mesmo ,mais é desagradável uma pessoa de boca suja nos deixa desconfortável ,e meio q deixa o ambiente estressante pesado,mesmo sendo pessoas bacanas ...

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei o que eu lei foi bom cada verciculo

    ResponderExcluir
  21. Muito bom proveitoso tem mi ajudando bastante


    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. O problema no caso é a intenção, muito sabe que Deus não vê cara Deus vê coração. Por exemplo estava eu e meu amigo conversano e andando até um pouco rápido quando eu pisei no pé de uma mulher lógico que foi sem querer logo pedi desculpa pelo meu erro, a mulher virou para mim e disse em um tom muito arrogante " o vazinhoo presta atenção onde você pisa abençoadooooo " fiquei com a cara toda vermelha pois realmente não fiz com má intenção e ficou claro ali que se ela queria me insultar pelo meu erro, então do que adianta mudar a palavra se o sentimento ou o pecado querer ofender é o mesmo. A paz a todos gostei muito do artigo se poder esclarecer ficaria ainda melhor.

    ResponderExcluir
  24. Muito,muito bom...É um constante aprendizado amei.

    ResponderExcluir
  25. Nossa ..
    Deus tem q mim ajuda pq eu xingo ainda..
    Só Jesus na minha vida 😭😭.mais a parte de hoje..
    Não qro fala mais essas palavras q está mim amaldiçoada e eu nei tava percebendo..na vdd não sabia q era pecado até um dias atrás...

    ResponderExcluir
  26. Deus vê tudo e todos nós vamos pagar aqui mesmo é só esperar e ver nada passará em branco continuem continuem e verás o que vocês se tornaram podridão , as aves ensina se não sabes como fazer apenas olhe as aves do céu e verás .

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito e apredei bastante mas preciso ter muito controle quando peseber já é tader já falou

    ResponderExcluir
  28. Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;

    Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

    1 Pedro 1:15,16

    Na medida que buscamos a Deus, lendo sua palavra, jejuando e orando o espírito santo que convence o homem e a mulher do seu pecado, santificando a nossa vida.
    Temos o livre árbitrio de obedecer ou não alimentar a carne ou o espírito.
    Se alimentamos o espírito nós aproximamos de Deus.

    ResponderExcluir
  29. Meu esposo Chinga muito . Já não sei mas qual conselho dar pois ele não mim ouve .ele também é muito estressado Deus o proteja da própria língua dele pois as palavras tem poder na mão do inimigo

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito desse aprendizado minha esposa xinga d+,isso é vergonhoso

    ResponderExcluir
  31. eu cresci em um ambiente com muito xingamentos meu pai só tinha palavras de maldição para nós os filhos.mas eu resolvi ser diferente não falo palavrões dou o oposto dele graças a Deus

    ResponderExcluir