GENTILEZA


 Definição: Prontidão para auxiliar; ação nobre, distinta ou amável. A cortesia é comportamento educado, amável; consideração ao interagir com os outros. (Em alguns versículos retratado por amor.)
1. A gentileza de Deus para com os Seus filhos é ilimitada, firme e incondicional.
Salmo 89:33 Mas não retirarei totalmente dele o Meu amor, nem faltarei à Minha fidelidade.
Salmo 117:2 Pois grande é o Seu amor para conosco, e a fidelidade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor!
Isaías 54:10 Embora as montanhas se desviem, e os outeiros tremam, contudo o Meu constante amor não se desviará de ti, nem será removida a aliança da Minha paz, diz o Senhor, que Se compadece de ti.
Joel 2:13b [Deus está disposto a perdoar e deixar de dar os Seus castigos justificados:] Porque Ele é misericordioso e compassivo, e tardio em irar-Se; e grande em amor, e Se arrepende do mal.
Oséias 2:19 [O Senhor disse ao Seu povo:] Desposar-te-ei Comigo para sempre; Eu te desposarei Comigo em justiça, em juízo, em benignidade e em misericórdias.
Efésios 2:7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da Sua graça, pela Sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
2. Assim como Deus é gentil conosco, Ele espera que sejamos assim com os outros.
Provérbios 3:27 Não retenhas o bem de quem o merece, estando na tua mão poder fazê-lo.
Zacarias 7:9b Mostrai bondade e misericórdia cada um a seu irmão.
Romanos 12:13 [Deveríamos nos esforçar por] partilhar com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade.
Efésios 4:32 Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Gálatas 6:10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
Hebreus 13:2 Não vos esqueçais da hospitalidade, pois por ela alguns, sem o saber, hospedaram anjos.
1 Pedro 3:8,9 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes. 9 Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria. Pelo contrário, bendizei, porque para isso fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.
3. Falta de gentileza ao falar resulta em atos mal educados.
Provérbios 11:9a O hipócrita com a boca danifica o seu próximo.
Provérbios 12:18 Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde.
Provérbios 18:21 A morte e a vida estão no poder da língua, e aqueles que a amam comerão do seu fruto.
Provérbios 26:18,19 Como o louco que lança de si faíscas, flechas e mortandades, 19 assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira.
4. A virtude de falar com gentileza:
Provérbios 31:26 [Dito sobre a mulher virtuosa:] Abre a boca com sabedoria, e a instrução fiel está na sua língua.
Provérbios 16:24 Favo de mel são as palavras agradáveis, doçura para a alma e saúde para os ossos.
Provérbios 25:15 Pela paciência se persuade o príncipe, e a língua branda quebranta os ossos.
1 Pedro 3:9 Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria. Pelo contrário, bendizei, porque para isso fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.
5. Devemos ser gentis e corteses com todos, não importa quem sejam.
Deuteronômio 10:17-19 [Cuidar de desconhecidos necessitados faz parte da cortesia cristã.] Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno. 18 Ele faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e vestes. 19 Amai o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito. [Ver também Lv 19:34a.]
Lucas 6:30-34 [A verdadeira benignidade dá sem esperar receber.] Dá a qualquer que te pedir, e ao que tomar o que é teu, não o peças de volta. 31 Como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também. 32 Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam os que os amam. 33 Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem o mesmo. 34 Se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Lucas 10:30-37 [Jesus conta a parábola do bom samaritano, que era de um povo que os judeus odiavam, mas que demonstrou consideração pelo judeu ferido que encontrou enquanto viajava. Este exemplo ilustra claramente que deve-se demonstrar consideração a todos, independente de raça ou crença. Jesus pergunta, depois de ter dito que deveríamos amar nossos próximos como a nós mesmos:] 36 Qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes? 37 Ele disse: O [bom samaritano] que usou de misericórdia para com ele. Disse Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
6. Ser gentil e benigno com aqueles que nos opõem.
Gênesis 50:20-21 [José perdoou e foi benigno com os seus irmãos numa época de fome, apesar deles quase o terem matado e o terem vendido como escravo ao Egito. Leia a história completa nos capítulos 37 e 41-45 de Gênesis.] Vós, na verdade, intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. 21 Agora, pois, não temais. Eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e lhes falou ao coração.
Êxodo 23:4 Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás [Ver também Dt 22:1].
Provérbios 25:21,22 [Seja gentil com seus inimigos; deixe o Senhor dar-lhes a justa punição a Seu tempo.] Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber. 22 Assim fazendo amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o Senhor te recompensará.
Lucas 6:35 Amai os vossos inimigos, fazei o bem, emprestai, sem nada esperardes. Então será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. [Ver também Mt 5:43-48; Pv 25:21,22].
7. Ser gentil e cortês é ser amoroso.
Romanos 13:10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
1 Coríntios 13:4a O amor é paciente, é benigno.
Colossenses 3:13,14 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
8. Gentileza é considerar os sentimentos, fraquezas e limitações dos outros.
Atos 20:35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
Romanos 14:13 Portanto, não nos julguemos mais uns aos outros. Antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
Romanos 14:21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. [Ver também 1Co 8:13.]
Romanos 15:1,2 Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
1 Pedro 4:8 Tende, antes de tudo, ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados.
9. Gentileza e cortesia muitas vezes significa ser altruísta e priorizar as necessidades dos outros acima das nossas.
Isaías 58:6,7 Não é este o jejum que escolhi: Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e que deixes livres os quebrantados, e despedaces todo jugo? 7 Não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras, e não te escondas do teu próximo [dos seus parentes].
Romanos 12:10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
1 Coríntios 12:25,26 Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Filipenses 2:4 Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
10. Ser gentil e cortês faz parte do nosso exemplo cristão.
João 13:35 Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
2 Coríntios 6:4a,6 Antes, como ministros de Deus, recomendamo-nos em tudo: na muita paciência … 6 Na pureza, no saber, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido.
2 Pedro 1:5-8 Por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a bondade, e à bondade o conhecimento, 6 e ao conhecimento o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, 7 e à piedade a fraternidade, e á fraternidade o amor. 8 Pois se em vós houver estas coisas em abundância, não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
11. O Senhor vê cada ato de gentileza e compaixão, e vai nos recompensar de acordo, tanto nesta vida como na outra.
Provérbios 15:3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
Provérbios 19:17 O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, e Ele lhe recompensará o benefício.
Isaías 58:10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita, então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
Lucas 10:35 [Na história do bom samaritano, ele representa Jesus, e cada um de nós o hospedeiro.] Partindo no outro dia [o bom samaritano], tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares com ele eu te pagarei quando voltar. [Ver os versículos 30-35]
Hebreus 6:10 Deus não é injusto; Ele não Se esquecerá da vossa obra, e do amor que para com o Seu nome mostrastes, pois servistes e ainda servis aos santos.
12. Muitas vezes na Bíblia, pequenos atos de gentileza resultaram em grandes bênçãos.
Gênesis 18:1-5 [Abraão bondosamente acolheu três viajantes estrangeiros, e mais tarde descobriu que um deles era o próprio Senhor, acompanhado de dois anjos. Foi durante essa visita que o Senhor disse a Abraão que ele e a sua esposa, estéril e já velha, teriam um filho que se tornaria “uma grande nação”.]
Gênesis 19:1-29 [Ló por gentileza avisa dois estrangeiros para não ficarem nas ruas perigosas de Sodoma, e os convida para se hospedarem em sua casa. No final eles eram anjos que salvaram a ele e às suas duas filhas da destruição de Sodoma.]
Êxodo 2:16-21 [Por Moisés ter sido cortês com as sete filhas de Jetro no poço, foi aceito no lar deles durante os 40 anos em que foi fugitivo do Egito, bem como ganhou a mão de uma das filhas de Jetro, Zípora.]
Josué 2:1-14; 6:16-25 [Raabe a meretriz escondeu os dois hebreus que foram espionar a cidade de Jericó. Quando a cidade mais tarde foi destruída, Raabe e sua família foram os únicos poupados.]
Ester 2:7; 10:3 [Depois que os pais dela morrem, Mordecai cuida de Ester, sua jovem prima, tratando-a como sua própria filha. Mais tarde, após receber anos de bom treinamento do seu primo, Ester é escolhida pelo rei Assuero da Pérsia, para ser rainha, e acaba salvando a vida de Mordecai e de seus conterrâneos, que iam ser mortos devido a uma conspiração. Finalmente, Mordecai é altamente honrado pelo rei:] 10:3 O judeu Mordecai foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, porque trabalhou pelo bem-estar do seu povo e procurou a prosperidade de todos os judeus.
2 Samuel 17:27-29; 1 Reis 2:7 Barzilai, o gileadita, de Rogelim, 28 tomaram camas, bacias, vasilhas de barro, trigo, cevada, farinha, grão torrado, favas e lentilhas, 29 mel, manteiga, ovelhas e queijos de vacas, e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava, para comerem. Pois disseram: Este povo no deserto está faminto, cansado e sedento. 1 Reis 2:7 [Mais tarde, Davi orienta seu filho Salomão a cuidar bem do seu amigo que o ajudara, dando comida a ele e seus homens quando estavam no deserto:] Porém com os filhos de Barzilai, o gileadita, usarás de benevolência e estarão entre os que comem à tua mesa, porque assim se houveram comigo, quando eu fugia por causa de teu irmão Absalão.
1 Reis 17:8-24 [Uma pobre viúva obedientemente dá o restinho de sua comida a Elias, e Deus não só supre para ela farinha e óleo milagrosamente durante a época de fome, mas também ressuscita o seu filho que morrera de insolação.]
Atos 27:42-43 [Durante uma tempestade e naufrágio, a vida e ministério de Paulo, bem como a dos outros prisioneiros, quase terminou, exceto pela bondade de um centurião romano:] Então a idéia dos soldados foi que matassem os presos para que nenhum fugisse, escapando a nado. 43 Mas o centurião, querendo salvar a Paulo, estorvou-lhes este intento. Mandou que os que pudessem nadar fossem os primeiros a se lançar ao mar e alcançar a terra.
Atos 28:2,7-8 [Públio, o governador de Malta, recebeu a Paulo com cortesia. Quando o pai de Públio estava doente, Paulo orou por ele e este ficou são.]



© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

2 comentários:

  1. Muito bom e oportuno o presente estudo, o seu conhecimento e prática é requerido por Deus de todo o que nEle crê.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por esse excelente estudo! Me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir