MEDO DE FALHAR


 
MEDO DE FALHAR

Definição: Inquietação sobre a probabilidade de um mau desempenho ou de um empreendimento malsucedido. O medo de falhar provém do orgulho; é ter receio da opinião alheia, de ficar constrangido ou de passar vergonha.
1. O medo de falhar provém de uma falta de fé, que na verdade causa a falha, pois só a fé obtém sucesso.
Números 13:27,28,30-33; 14:1-3,34 [Dez dos doze espias voltaram com o relatório amedrontante de que os gigantes na Terra Prometida impossibilitariam a sua conquista. O medo que isso gerou no povo atrasou em 40 anos a conquista da Terra Prometida:] [Os 10 espias com medo] relataram a Moisés o seguinte: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela verdadeiramente mana leite e mel! Este é o seu fruto. 28 Mas o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e muito grandes. Também vimos ali os filhos de Enaque. 30 Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Subamos animosamente, e possuamo-la em herança, pois certamente prevaleceremos contra ela. 31 Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. 32 E diante dos filhos de Israel infamaram a terra que tinham explorado, dizendo: A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que devora os seus moradores. Todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Também vimos ali gigantes (pois os descendentes de Enaque são de raça gigante), e éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos, e assim também lhes parecíamos. 14:1 Então toda a congregação levantou a voz, e chorou em voz alta aquela noite. 2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e Arão, e toda a congregação lhes disse: Antes tivéssemos morrido na terra do Egito! ou mesmo neste deserto! 3 Por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? [Deus diz:] 34 Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o Meu desagrado.
Jó 3:25 O que eu temia me sobreveio; o que receava me aconteceu.
Isaías 7:9b Se não o crerdes, certamente não ficareis firmes.
Mateus 13:58 E [Jesus] não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.
Mateus 17:16,19,20 Eu o trouxe aos Teus discípulos, mas não puderam curá-lo. … 19 Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, perguntaram: Por que não pudemos nós expulsá-lo [o mau espírito]? 20 Jesus lhes respondeu: Por causa da vossa pequena fé. Em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.
Filipenses 4:6,7 Não andais ansiosos [preocupados] por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e a vossas mentes em Cristo Jesus.
Tiago 1:6,7 Peça, porém, com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
2. Se estivermos confiando no Senhor, não temos nada a temer, pois Jesus nunca falha.
Números 23:19 Deus não é homem para que minta, nem Filho do homem para que se arrependa. Porventura tendo Ele dito não o fará, ou tendo falado não o realizará?
Jó 42:2a Eu sei que tudo podes.
Salmo 37:5 Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e Ele tudo fará.
Salmo 55:22 Lança o teu fardo sobre o Senhor, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
Jeremias 32:27 Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Acaso haveria coisa demasiadamente difícil para Mim?
Mateus 9:28b E Jesus lhes perguntou: Credes vós que Eu possa fazer isto? Responderam-Lhe eles: Sim, Senhor.
Mateus 19:26 Jesus, olhando para eles, lhes disse: Para os homens isto é impossível, mas para Deus tudo é possível.
2 Coríntios 1:20 Pois quantas promessas há de Deus, têm nEle o sim, e por Ele o amém, para a glória de Deus por nosso intermédio.
Filipenses 4:13 Posso todas as coisas nAquele que me fortalece.
1 Pedro 5:7 Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.
3. Se formos agir na nossa própria força por meios carnais, deveríamos realmente ter medo, porque vamos falhar.
1 Samuel 2:9b Não é pela força que prevalece o homem.
Salmo 33:16,17 Não há rei que se salve com a grandeza de um exército; não há valente que se livre pela muita força. 17 O cavalo é vão para a segurança; não livra a ninguém com a sua grande força.
Salmo 127:1a Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.
Jeremias 17:5 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, que faz da carne o seu braço, e cujo coração se aparta do Senhor!
João 15:5 Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; sem Mim nada podeis fazer.
1 Coríntios 10:12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia.
4. Quando nos sentimos fracos e incapazes, Deus pode agir mais poderosamente através de nós.
Isaías 40:29 Ele dá forças ao cansado, e multiplica o poder ao que não tem nenhum vigor.
2 Coríntios 1:8b,9 Fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de tal modo que até da vida desesperamos. 9 Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos.
2 Coríntios 4:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
2 Coríntios 12:9,10b Mas Ele me disse: A Minha graça te basta, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. … 10b Pois quando estou fraco, então é que sou forte.
Hebreus 11:34 [Os homens de fé de Deus] Apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na batalha, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.
5. Entretanto, se tivermos medo de falhar numa tarefa da qual Deus nos incumbiu, não estaremos duvidando de nós mesmos, mas sim do Senhor e da Sua Palavra.
Romanos 9:20,21a Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Dirá a coisa formada ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21a Ou não tem o oleiro poder sobre o barro?
Números 11:21-23 Disse Moisés: Seiscentos mil homens de pé é este povo no meio do qual estou; e tu dizes: Dar-lhes-ei carne, e comerão um mês inteiro! 22 Matar-se-ão para eles rebanhos de ovelhas e vacas, que lhes bastem? Ajuntar-se-ão para eles todos os peixes do mar, que lhes bastem? 23 Respondeu o Senhor a Moisés: Ter-se-ia encurtado o braço do Senhor? Agora mesmo verás se a Minha Palavra se cumpre ou não.
1 Samuel 27:1a [Apesar de Deus ter-lhe prometido o trono, Davi temia falhar.] Disse, porém, Davi no seu coração: Ora, um dia ainda perecerei pela mão de Saul. [Ver 1Sm 16:13.]
Lucas 1:13,18-20 Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas. A tua oração foi ouvida. Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. … 18 Perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Eu sou velho, e minha mulher é avançada em idade. 19 Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e dar-te estas alegres novas. 20 E agora ficarás mudo, e não poderás falar até o dia em que estas coisas aconteçam, porque não crestes nas minhas palavras, que a seu tempo se cumprirão.
6. Se estivermos acreditando e obedecendo a Palavra de Deus, não vamos falhar!
Josué 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nEle está escrito. Então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.
Deuteronômio 29:9 Guardai as palavras desta aliança, e cumpri-as para que prospereis em tudo quanto fizerdes.
2 Crônicas 20:20b Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas, e prosperareis.
Salmo 1:2,3 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite. 3 Será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem. Tudo o que fizer prosperará.
Mateus 7:24,25 Portanto todo aquele que ouve estas Minhas palavras e as pratica, será semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. 25 Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
Tiago 1:25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que realizar.
7. Fique firme em Jesus e em Suas promessas!
Salmo 27:13 Creio que ainda verei a bondade do Senhor na terra dos viventes.
Mateus 14:25-31 [Enquanto Pedro ficou olhando para Jesus, ele andou sobre as águas:] Na quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus a eles, andando por sobre o mar. 26 Os discípulos, vendo-O caminhar por sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram de medo. 27 Jesus, porém, imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo, sou Eu, não temais. 28 Respondeu-Lhe Pedro: Senhor, se és Tu, manda-me ir ter Contigo por sobre as águas. 29 E Ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas para ir ter com Jesus. 30 Mas, observando o vento forte, teve medo e, começando a afundar, clamou: Senhor, salva-me! 31 Imediatamente, Jesus estendeu a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?
Filipenses 3:13,14 Irmãos, não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14 prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
2 Timóteo 1:12b Porque eu sei em Quem tenho crido, e estou certo que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.
Hebreus 12:2,3b Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que Lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. … 3b Para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas.
8. Enquanto desejarmos cumprir a vontade do Senhor acima de tudo e Lhe obedecermos, Ele garantirá o nosso êxito.
2 Crônicas 16:9a Pois os olhos do Senhor passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito [leal, plenamente dedicado] para com Ele.
2 Crônicas 31:21 Em toda a obra que [o rei Ezequias] começou no serviço da casa de Deus, na lei e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, de todo o coração o fez. E assim ele prosperou.
Salmo 37:23,24 Os passos do homem bom são confirmados pelo Senhor, e Ele Se deleita no seu caminho. 24 Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a Sua mão.
Salmo 68:28 Convoca, ó Deus, a Tua força; confirma, ó Deus, o que já realizaste por nós.
Salmo 94:17,18 Se o Senhor não fora o meu auxílio, já a minha alma habitaria no lugar do silêncio. 18 Quando eu disse: O meu pé vacila, o Teu amor, ó Senhor, me susteve.
Eclesiastes 8:12b Sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, aos que são reverentes diante dEle.
2 Coríntios 3:4,5 E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus. 5 Não que sejamos capazes, por nós mesmos, de pensar alguma coisa, como se partisse de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus.
Filipenses 1:6 Tendo por certo isto mesmo, que Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Cristo Jesus.



© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

2 comentários: