SENTIR-SE EXCLUÍDO


 Definição: Sentir-se sozinho, isolado e rejeitado; é sentir-se, justificadamente ou não, não aceito na companhia ou atividades de outros.
1. Jesus às vezes também Se sentia excluído. Ele entende os seus sentimentos.
Mateus 26:55,56b Então disse Jesus à multidão: Saístes com espadas e cacetes para prender-Me, como a um assaltante? Todos os dias eu Me assentava convosco, ensinando no templo, e não Me prendestes. 56b Então, todos os discípulos, deixando-O, fugiram.
Lucas 23:49 [Quando estava morrendo na cruz, Jesus viu os Seus amigos à distância.] Entretanto todos os Seus conhecidos, e as mulheres que O haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe contemplando estas coisas. (Ver também Mc 15:40,41.)
João 16:32 Mas vem a hora, e já chegou, em que sereis dispersos cada um para sua casa. Vós Me deixareis só. Mas não estou só, pois o Pai está Comigo.
2. Sentir-se excluído pode nos aproximar do Senhor e nos ajudar a dar valor ao amor que tem por nós e ao convívio com Ele.
Jó 19:13-21,25,26 [Jó sofreu imensas provações quando foi afligido. Perdeu muitos amigos, mas o Inimigo sem dúvida tentou agravar as coisas fazendo-o pensar que tinha perdido tudo, quando na verdade não tinha.] [O Senhor] pôs longe de mim a meus irmãos; os que me conhecem tornaram-se estranhos para mim. 14 Os meus parentes me abandonaram; os meus conhecidos se esqueceram de mim. 15 Os meus domésticos e as minhas servas me têm por estranho; vim a ser um estrangeiro aos seus olhos. 16 Chamo a meu criado, e ele não me responde; tenho de suplicar-lhe com a minha boca. 17 O meu hálito é intolerável à minha mulher; sou repugnante a meus próprios irmãos. … 19 Todos os meus amigos íntimos me abominam; até os que eu amava se tornaram contra mim. [Isto não era verdade, ele ainda tinha amigos muito queridos e íntimos que estavam sendo compreensivos na sua angústia e tentando ajudá-lo:] 20 Os meus ossos se apegaram à minha pele e à minha carne; escapei só com a pele dos meus dentes. 21 Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos, pois a mão de Deus me atingiu. … [Mas na sua miséria, Jó buscou a Deus e começou a renovar a sua fé.] …. 25 Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. 26 E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus.
Salmo 38:10,11,15 [Davi, sozinho e aflito, sentindo-se separado dos seus amados, aproxima-se mais de Deus.] O meu coração está agitado, a minha força me falta; até a luz dos meus olhos me deixou. 11 Os meus amigos e os meus companheiros me evitam, por causa da minha chaga, os meus parentes põem-se à distância. … 15 Em Ti, ó Senhor, espero; Tu, ó Senhor meu Deus, me ouvirás.
Provérbios 18:24b Mas há um amigo [inclusive Jesus, nosso Melhor Amigo] mais chegado do que um irmão.
Mateus 28:20b E certamente estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. [Ver também Is 44:21b.]
João 14:18 [O Senhor é o nosso Consolador sempre presente.] Não vos deixarei órfãos; virei para vós.
Romanos 8:38,39 Pois estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor!
2 Timóteo 4:16a,17a Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. … 17a Mas o Senhor me assistiu e me fortaleceu.
Hebreus 13:5b Pois Ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

3. Sentir-se excluído às vezes pode nos ensinar a ter compaixão de outros na mesma situação.
2 Coríntios 1:4 [Deus] nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
Êxodo 23:9b Vós conheceis o coração do estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito.
Lucas 6:31 Como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também.
4. Muitas vezes o Inimigo exagera esse sentimento de exclusão.
Salmo 22:6,7a [Davi às vezes se sentia como se todos o tivessem deixado, mas não era o caso. Ele disse:] Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. 7a Todos os que me vêem zombam de mim.
Salmo 31:12; 88:18; 102:7 [Mais uma vez Davi diz, no meio de fortes provações:] Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado. 88:18 Afastaste para longe de mim amigos e companheiros; o meu amigo mais íntimos agora são as trevas. 102:7 Velo, e sou como o pardal solitário no telhado.
Salmo 142:4,5 [Por pior que Davi tenha se sentido, sempre recorreu a Deus em busca de refúgio.] Olha para a minha direita, e vê; ninguém há que se interesse por mim. Refúgio me falta; ninguém cuida da minha alma. 5 A Ti, ó Senhor, clamo; eu digo: Tu és o meu refúgio, a minha porção na terra dos viventes.
5. Às vezes é simplesmente uma questão de comunicarmos nossos sentimentos às outras pessoas envolvidas.
Provérbios 27:19 Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem. [Ver também Sl 33:15.]
Tiago 4:2b [Não tenha medo de pedir ajuda.] Nada tendes porque não pedis.
Hebreus 13:16a Não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros.
1 João 1:7 Mas se andamos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
6. Às vezes nos distanciamos dos outros pelos nossos próprios erros e pecados.
Salmo 31:10-12,14 [Davi sente-se isolado nos seus pecados e angústia, mas acaba recorrendo ainda mais ao Senhor em busca de ajuda e consolo.] A minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem. 11 Por causa de todos os meus inimigos, fui o opróbrio dos meus vizinhos, e um horror para os meus conhecidos; os que me viam na rua fugiam de mim. … 14 Mas eu confio em Ti, ó Senhor; digo: Tu és o meu Deus.
Provérbios 18:19 [Quando ofendemos alguém, às vezes é preciso muito esforço para reconquistar a sua amizade.] O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade fortificada, e as contendas são como os ferrolhos de um castelo.
Mateus 5:23,24 [Jesus pregou a importância da reconciliação entre irmãos.] Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 deixa diante do altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; depois vem, e apresenta a tua oferta.
7. Se você se sente excluído, pare de ensimesmar-se e pense nos outros; ou se vir alguém que está se sentindo excluído, dê atenção à pessoa.
Romanos 12:15 Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram.
1 Coríntios 9:22 Fiz-me fraco para com os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
1 Coríntios 10:33 [Este versículo refere-se a agradar os outros e ao mesmo tempo agradar a Deus, em vez de agradar aos homens e assim agradar a si mesmo.] Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.
1 Coríntios 12:25,26 [Que Deus nos ajude a ver a necessidade de dar amor e atenção especiais a quem precisa.] Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Filipenses 2:4 Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
8. Seja amistoso e fará amigos por toda parte.
Provérbios 11:25 A alma generosa prosperará; o que regar também será regado.
Lucas 6:38 Dai, e dar-se-vos-á. Boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, generosamente vos darão. Pois com a mesma medida com que medirdes vos medirão também.
9. Se sentir-se excluído pelo sistema mundano ou pelas pessoas do mundo, está em boa companhia.
Isaías 53:3 [Jesus não foi chamado por Deus para ser benquisto:] Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, Homem de dores, e experimentado no sofrimento. Como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dEle caso algum. [Ver também Jo 1:11.]
Mateus 21:42a Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa se tornou a pedra angular.
João 5:43 Eu vim em nome de Meu Pai, e não Me aceitais; mas se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.
Lucas 6:22,23,26 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem. 23 Folgai nesse dia, exultai, porque grande é o vosso galardão no Céu. Pois assim fizeram os seus pais aos profetas. … 26 [Cuidado para não querer ser popular demais!] Ai de vós, quando todos os homens de vós disserem bem, pois assim faziam seus pais aos falsos profetas.



© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

17 comentários:

  1. Como é triste, mas aceitar sem murmurar, D-us dará a luz de um novo caminho, mas na solidão dos desencantos, você olha para os amigos do dia a dia ao seu redor e eles olham como perguntassem o que que está acontecendo, nós gostamos de você e você nos faz falta

    ResponderExcluir
  2. ninguém vem me procura mais estou com Deus só

    ResponderExcluir
  3. me sinto excluída, mas tenho deus acima de tudo.

    ResponderExcluir
  4. Me sinto completamente sozinha, ate meus familiares me excluem e zombam de mim a todo momento, eu fico chateada, brava, triste, não vou mentir, mas sempre quando isso acontece eu falo com Deus e percebo que posso ser um ninguém inútil ate para os que mais amo porem pra Deus eu sou alguem especial e Ele disse na Palavra Dele que nunca me abandonaria, que me amaria e que pra Ele eu teria valor. E isso faz me apegar mais Nele porque quando ninguém esta comigo Ele esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes eu sinto o mesmo Ravine.

      Excluir
    2. Eu também me sinto assim. Rejeitada! E muito ruim

      Excluir
  5. Meu pai prefere deliberadamente a minha pseudo irmã mais nova e esta tenta sempre me prejudicar e me difamar dentro do quadro da familia provavelmente por ciumes e inveja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te ama e não te deixa só, Ele está sempre contigo.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ninguém me procura mais, não tenho mais amigos,até meus familiares me esqueceu e olha que estou prestes a fazer um transplante e não sei como farei isso sozinho pois eles nem por mim perguntam mais não me telefonam n perguntam se estou bem. Eu não saio de casa a 3 meses,estou sem pisar na rua, sem tomar sol, tudo que preciso tenho dentro de casa pois moro com minha mãe e irmaos mas pra eles é difícil enxergar que não estou bem, me sinto esquecido até por Deus sei que pode ser um pecado, mas é o que sinto eu peço a Deus ajuda, algum sinal e não consigo encontrar não desejo isso a ninguém se sentir sozinho esquecido é a pior coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei não se sinta assim quer um sinal olhe para o céu e veja a maravilha que ele fez ,que outro sinal você está respirando Jesus te ama peça a ele de todo coração e ele te atendera mais você nunca está sozinho

      Excluir
    2. E ruim msm ...acho q ninguen1gosta de se sentir assim

      Excluir
    3. Eu posso conversar com você, me manda um e-mail. Eduardaferreira1718@gmail.com

      Excluir