NERVOSISMO E TEMOR


Definições: Emotividade exagerada; irritabilidade, excitação; perturbação devido a sentimentos desagradáveis. Recear, ter medo.
1. Nervosismo indica falta de fé e confiança no Senhor.
Marcos 4:40 Ele disse aos discípulos: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
Isaías 48:18a Ah! se tivesses dado ouvidos aos Meus mandamentos! Então seria a tua paz como o rio.
Tiago 1:6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
1 João 4:18 No amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo produz tormento. Aquele que teme não é aperfeiçoado em amor.
2. O nervosismo pode ser resultado de preocupação, temor do homem, timidez, constrangimento, medo de falhar, etc. - mas o temor é a verdadeira causa.
2 Reis 19:6b Não temas as palavras que ouviste.
Salmo 3:6 Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puserem contra mim ao meu redor.
Salmo 118:6 O Senhor está comigo; não temerei. O que me pode fazer o homem?
Provérbios 29:25 O temor do homem virá a ser laços, mas o que confia no Senhor está seguro.
Jeremias 1:8 Não temas diante deles, pois Eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
Ezequiel 3:9b Não os temas, nem te assombres com os seus semblantes.
3. O nervosismo quase sempre se manifesta fisicamente; as mãos demonstram quando o coração está abalado.
Jó 4:14 Sobrevieram-me o espanto e o tremor, e todos os meus ossos estremeceram.
Salmo 55:5 Temor e tremor me apertaram; o horror me cobriu.
Salmo 107:26,27 Subiram aos céus e desceram aos abismos; a sua alma se derreteu em angústias. 27 Andaram e cambalearam como ébrios; esvaiu-se-lhes toda a sua sabedoria.
Isaías 13:7,8a Pelo que todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará. 8a Assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais.
Jeremias 6:24 Ouvimos a sua fama, e se afrouxaram as nossas mãos. Angústia nos tomou, e dores como de parturiente. (Ver também 50:43.)
4. Os ímpios e desobedientes têm razão de sobra para ficarem nervosos!
Êxodo 15:15b,16a [Moisés disse ao Senhor:] Dos poderosos dos moabitas apoderar-se-á tremor, derreter-se-ão todos os habitantes de Canaã. 16a Espanto e pavor cairão sobre eles. Pela grandeza do Teu braço emudecerão como pedra.
Levítico 26:36 [Deus deixou o povo que Ele estava para julgar tão apavorado que eles ficaram hipernervosos.] Quanto aos de vós restarem nas terras dos seus inimigos, Eu lhes meterei no coração tal pavor que o sonido de uma folha movida os perseguirá, e fugirão como quem foge da espada, e cairão sem que ninguém os persiga.
Deuteronômio 28:15,65-67 [Moisés fala:] Mas se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os Seus mandamentos e estatutos que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições e te atingirão: …
65 Nem ainda no meio dessas nações acharás repouso, nem a planta de teu pé descansará, pois ali o Senhor te dará tremor de coração, desfalecimento de olhos, e desmaio de alma.
66 A tua vida estará suspensa como por um fio diante de ti, e viverás sobressaltado de noite e de dia, e não acreditarás na tua própria vida. 67 Pela manhã dirás: Ah! quem me dera ver a manhã! por causa do medo que tomará conta do teu coração, e pelo que verás com os teus olhos.
Ezequiel 7:17,18 Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos destilarão águas. 18 Cingir-se-ão de pano de saco, e o tremor os cobrirá; sobre todos os rostos haverá vergonha, e sobre todas as cabeças, calvície.
Ezequiel 21:7 [O Senhor instruiu o profeta Ezequiel quanto a como responder aos ímpios quando lhe perguntassem sobre a mensagem que Deus deu para eles:] E quando eles te perguntarem: Por que suspiras tu? responderás: Por causa das novas que vêm; todo coração desmaiará, todas as mãos se enfraquecerão, todo espírito se angustiará, e todos os joelhos se desfarão em águas. Elas vêm, e se realizarão, diz o Senhor Deus.
Naum 2:10 [Deus descreveu Nínive, quando ela temerosamente esperava ser julgada por sua rebelião:] Ela está vazia, esgotada e devastada! Derrete-se o coração, tremem os joelhos, em todos os lombos há dor, todos os rostos empalidecem.
Habacuque 3:16a [O profeta Habacuque tremeu, estupefato com a grande ira de Deus contra os ímpios:] Ouvindo-o eu, o meu ventre se comove, à sua voz tremem os meus lábios; entra a podridão nos meus ossos, e minha pernas estremecem. Contudo esperarei pacientemente o dia da angústia.
Daniel 5:6 [Belshazar, rei da Babilônia, tremeu de medo quando recebeu a mensagem de julgamento de Deus escrita na parede:] Então se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos bateram um no outro.
Hebreus 10:31 [O apóstolo Paulo expressa seu pavor por aqueles que rejeitam completamente o Senhor:] Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

5. Para superar o nervosismo, devemos primeiro reconhecer a fonte - as mentiras e temores inspirados pelo Diabo - e nos posicionarmos contra isso no poder do Espírito, com as promessas da Palavra de Deus.
Jó 34:29a Mas se permanecer quieto, quem poderá condená-lo?
2 Coríntios 10:4,5 [As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.]
5 Derrubamos raciocínios e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo.
Efésios 4:27 E não deis lugar ao diabo.
Efésios 6:11,13b Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. … 13b E, havendo feito tudo, ficar firmes.
Tiago 4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
6. Com o Senhor ao nosso lado, não há razão para ficarmos nervosos ou temerosos.
Deuteronômio 20:3b,4 Que não desfaleça o vosso coração; não temais, nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles,
4 pois o Senhor vosso Deus é quem vai convosco a combater contra os vossos inimigos, para salvar-vos.
Josué 1:9 Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo. Não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.
2 Reis 6:16,17 [Quando o seu servo teve medo ao ver o poderoso exército e as tropas que os sitiavam, Eliseu disse:] Não temas. Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 17 E orou Eliseu: Ó Senhor, peço-Te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele olhou e viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
Salmo 25:12,13 [Andar no temor de Deus traz paz e tranqüilidade.] Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher. 13 A sua alma repousará na prosperidade, e a sua descendência herdará a terra.
Provérbios 14:26 No temor do Senhor há firme confiança, e será um refúgio seguro para os Seus filhos.
Salmo 119:165 Muita paz tem os que amam a Tua lei, e para eles não há tropeço.
Isaías 12:2 Certamente Deus é a minha salvação, confiarei e não temerei. O Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; Ele se tornou a minha salvação.
Isaías 32:17,18 O fruto da retidão será paz; o efeito da retidão será repouso e segurança, para sempre. 18 O Meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em calmos lugares de descanso.
Zacarias 8:13b Não temais, sejam fortes as vossas mãos.
João 16:33a Disse-vos estas coisas para que em Mim tenhais paz.
Romanos 5:1b Temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Romanos 15:13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa crença, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.
Efésios 2:14a Pois Ele é a nossa paz.
Colossenses 3:15a E a paz de Deus … domine em vossos corações.
2 Tessalonicenses 3:16 Ora, o próprio Senhor da paz vos dê paz sempre e de toda maneira. O Senhor seja com todos vós.
1 João 4:4 Filhinhos, vós sois de Deus, e já os vencestes, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
7. O remédio infalível: Manter o seu coração e mente no Senhor e na Sua Palavra.
Jó 22:21a Apega-te a Deus, e tem paz com Ele.
Salmo 34:4 Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu, livrou-me de todos os meus temores.
Salmo 112:7,8a Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor. 8a O seu coração está bem firmado, não temerá.
Salmo 119:165 Muita paz tem os que amam a Tua lei, e para eles não há tropeço.
Provérbios 3:25a,26a Não temas o pavor repentino. 26a Pois o Senhor será a tua esperança.
Isaías 26:3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti.
João 14:27 Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
8. Peça a Deus para lhe dar um espírito calmo e confiante.
Filipenses 4:6,7 Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.
2 Tessalonicenses 2:2a Que não vos demovais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra.
2 Timóteo 1:7 Porque Deus não nos deu o espírito de timidez, mas de poder, de amor e de moderação.
Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz
Romanos 15:33 E o Deus da paz seja com todos vós. Amém.
[Ver Insegurança]




© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

9 comentários:

  1. Muito bom!, DEUS abençoe vocês, Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que a pais do senhor estejam com voçes.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava muito deprimida não sabia o que fazer fui pesquisar sobre nervoso e ansiedade aí vi este materi













    a me fez muito bem o brigado

    ResponderExcluir
  4. Tomo posse de tudo que está nesse artigo😄

    ResponderExcluir
  5. Muito oportuno este material, para o momento em que estamos atravessando, em nosso pais e no mundo, pois, às vezes ficamos nervosos quando opinamos sobre os cruéis acontecimentos sociais, envolvendo pessoas das mais elevadas classes. Que Deus e Jesus Cristo esteja sempre ao nosso lado nestes e noutros momentos de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por tudo Deus, o que seria de nós sem o Senhor??????

    ResponderExcluir
  7. Que alívio esta leitura...obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Senhor ppr yrt misericordia e cuidar de nós.

    ResponderExcluir
  9. ótimo postagem meu irmão . veja nosso último poste sobre o que arrepios na bíblia

    ResponderExcluir