PENSAMENTOS POSITIVOS/NEGATIVOS


 Definições: Ser positivo é ser otimista - atitude em face dos problemas humanos ou sociais que consiste em considerá-los passíveis de uma solução global positiva, do que resulta uma posição geral ativa e confiante.Pensar negativamente é bem semelhante ao pessimismo, disposição de espírito que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior.
1. Dar lugar a pensamentos negativos só produz mau fruto.
Provérbios 23:7a [Se você der lugar a pensamentos negativos vai se tornar uma pessoa negativa.] Pois como imaginou na sua alma, assim é.
Provérbios 15:13b [Pensamentos tristes e negativos enfraquecem o nosso espírito e causam desencorajamento.] Pela dor do coração, o espírito se abate.
Lucas 6:45 [Aqueles cujas mentes e corações estão cheios de pensamentos negativos geralmente os disseminam.] O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal. Pois da abundância do coração fala a boca.
Romanos 8:6,7 [Pensar negativamente não é andar em “novidade de vida”, mas sim na velha natureza carnal que é contra Deus.] A inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 A inclinação da carne é inimizade contra [hostil a] Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser. [Ver também Ef 4:17]
1 Coríntios 13:5 [Se nos conduzirmos em amor, não pensaremos negativamente dos outros.] [O amor] não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal.
Hebreus 12:15 [Ter pensamentos negativos e críticos pode causar rancor.] Tende cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

2. Precisamos pedir ao Senhor que “lave” o nosso coração e “renove” a nossa mente para só termos pensamentos provenientes dEle, bons e positivos.
Salmo 51:2,7,10 Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. … 7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. …
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.
Romanos 12:2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
1 Coríntios 6:11b Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
Efésios 4:22 -24 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento;
24 e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Tito 3:5 Não por obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a Sua misericórdia, Ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração e da renovação pelo Espírito Santo.
Hebreus 10:22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência, e o corpo lavado com água limpa.
3. Peça ao Senhor para ajudá-lo a aprender a distinguir os pensamentos negativos do Inimigo para poder resistir-lhes!
1 Tessalonicenses 5:21 Examinai tudo. Retende o bem.
Mateus 7:16 -20 [Que tipo de fruto esses pensamentos produzem?] Pelos seus frutos os conhecereis. … 17 Do mesmo modo, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa produzir maus frutos, nem a árvore má produzir frutos bons. 19 Toda árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
2 Coríntios 2:10b,11 Para que não sejamos vencidos por Satanás. 11 Pois não ignoramos os seus ardis.
Hebreus 3:12,13 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.
Hebreus 4:12 [Compare os seus pensamentos com a Palavra.] Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. [Ver também At 17:11.]
1 João 4:1a Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus.
4. Detenha-se logo no primeiro pensamento negativo.
Salmo 119:59 Considerei os meus caminhos e voltei os meus passos para os Teus estatutos.
Salmo 119:113 Odeio a duplicidade, mas amo a Tua lei.
Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida.
2 Coríntios 10:3 -5 Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. 4 (As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.) 5 Derrubamos raciocínios e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo.
Efésios 4:27 E não deis lugar ao diabo.
Tiago 4:7 Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

5. Pense nas coisas boas!
1 Samuel 30:6b Davi muito se angustiou … Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.
Salmo 27:13 Creio que ainda verei a bondade do Senhor na terra dos viventes.
Salmo 94:19 Multiplicando-se dentro em mim os meus cuidados, as Tuas consolações alegraram a minha alma.
Provérbios 16:20b O que confia no Senhor é bem-aventurado. [Ver também Sl 146:5.]
Provérbios 23:7a Pois como imaginou na sua alma, assim é.
Isaías 26:3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti.
1 Coríntios 2:2 [Concentre-se nas boas qualidades das pessoas, veja Jesus nelas!] Pois nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e Este crucificado.
Efésios 4:32 [Lembrarmo-nos de como gostamos de ser amados e compreendidos nos ajuda a evitar ser críticos.] Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Filipenses 4:8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
1 Pedro 1:8 Embora não O tendes visto, O amais; e embora não O vedes agora, credes nEle e exultais com gozo inefável e cheio de glória.
6. Tome uma posição positiva contra o Diabo e o pessimismo que ele manda.
2 Coríntios 10:3-5 Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. 4 (As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.) 5 Derrubamos raciocínios e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo.
Efésios 6:10,11,16,17 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 16 Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.
1 Timóteo 6:12 Combate o bom combate da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
Tiago 4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
7. Encha o seu coração e mente com a Palavra de Deus.
Josué 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nele está escrito. Então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.
Salmo 1:2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite.
Salmo 37:31 A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não vacilam.
Salmo 119:11 Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti.
Salmo 119:148 Os meus olhos permanecem abertos através das vigílias da noite, para que eu medite nas Tuas promessas.
Salmo 119:162 Alegro-me nas Tuas promessas, como aquele que acha grande despojo.
1 Timóteo 4:13 -16 Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. 14 Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 15 Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. 16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
8. Pense sobre Jesus!
Mateus 22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento.
Salmo 63:5,6 A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; a minha boca Te louvará com alegres lábios. 6 Na minha cama, lembro-me de Ti; medito em Ti nas vigílias da noite.
Salmo 104:34 A minha meditação Lhe seja agradável, enquanto me alegro no Senhor.
Hebreus 12:2,3 Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o Qual pelo gozo que Lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. 3 Considerai Aquele que suportou tal oposição dos pecadores contra Si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas.
9. Deus não só conhece os nossos pensamentos como pode nos ajudar a ter pensamentos positivos.
1 Crônicas 28:9 [O rei Davi disse:] E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-O com um coração íntegro e alma voluntária, pois o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se O buscares, será achado de ti. …
Salmo 94:19 Multiplicando-se dentro em mim os meus cuidados, as Tuas consolações alegraram a minha alma.
Jeremias 29:11 Pois Eu [o Senhor] sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro.
Salmo 139:17 Quão preciosos me são, ó Deus, os Teus pensamentos! Quão vasta é a soma deles!
10. Você ou vai ser positivo ou negativo, ou um ou outro. Não pode ser um pouquinho de ambos!
Mateus 6:22,23 A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. 23 Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há são trevas, quão grandes são essas trevas!
Mateus 7:18 Não pode a árvore boa produzir maus frutos, nem a árvore má produzir frutos bons.
Tiago 3:11 Pode a fonte jorrar do mesmo manancial água doce e água amargosa?
Apocalipse 3:15b,16 [Jesus fala:] Quem dera fosses frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
11. Conte as suas bênçãos, relembrando tudo que o Senhor fez por você.
Salmo 40:5 Muitas são, ó Senhor, meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco. Os Teus pensamentos não se podem contar diante de Ti; eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.
Salmo 68:19 Bendito seja o Senhor, que dia a dia leva a nossa carga, o Deus que é a nossa salvação. (Selá)
Salmo 103:2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de Seus benefícios.
Salmo 126:3 Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso estamos cheios de alegria.
Provérbios 10:22 A bênção do Senhor enriquece, e não acrescenta dores.
Lucas 1:46b,47,49 A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, 49 pois grandes coisas me fez o Poderoso. Santo é o seu nome.
Efésios 5:20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:18 Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
12. Seja positivo diante de testes e provações, reconhecendo a mão de Deus em tudo pelo que Ele lhe permite passar.
Salmo 119:71 Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os Teus decretos.
Habacuque 3:17,18 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que o produto da oliveira falhe, e os campos não produzam mantimento, ainda que as ovelhas sejam exterminadas, e nos currais não haja gado, 18 todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.
Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
1 Tessalonicenses 5:18 Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. [Ver também Fp 4:4.]
Tiago 1:2-4 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por provações, 3 sabendo que a prova da vossa fé desenvolve a perseverança. 4 Ora, a perseverança deve terminar a sua obra, para que sejais maduros e completos, não tendo falta de coisa alguma.
1 Pedro 4:12,13 Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. 12 Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. [Ver também 1Pe 1:6.]
13. Falar positivamente tem um bom efeito em todos, tanto nos que falam como nos que ouvem.
Salmo 35:28 A minha língua falará da Tua retidão e do Teu louvor o dia todo.
Salmo 66:16 Vinde, ouvi, todos vós os que temeis a Deus; eu contarei o que Ele tem feito à minha alma.
Salmo 100:4 Entrai pelas portas dEle com ações de graça, e em Seus átrios com louvor; rendei-Lhe graças, e louvai o Seu nome.
Salmo 145:4,7 Uma geração louvará as Tuas obras à outra geração; anunciarão as Tuas proezas. 7 Publicarão abundantemente a memória da Tua grande bondade, e cantarão a Tua retidão.
Lucas 6:45 O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal. Pois da abundância do coração fala a boca.
14. Agir positivamente é uma declaração da sua fé. Agrada a Deus e faz milagres!
Josué 3:15,16,17 [Os filhos de Israel começaram a atravessar o Jordão por fé, mesmo sem as águas se dividirem:] Quando os que levavam a arca chegaram ao Jordão, e os pés dos sacerdotes que levavam a arca se molharam na beira das águas (ora, o Jordão transbordava todas as suas ribanceiras, durante todos os dias da sega), 16 pararam-se as águas que vinham de cima. Levantaram-se num montão, muito longe da cidade de Adã, que fica do lado de Zaretã, e as águas que desciam ao mar da Arabá, que é o mar Salgado, foram de todo cortadas. Então passou o povo bem em frente de Jericó. 17 Os sacerdotes que levavam a arca da aliança do Senhor, pararam firmes em seco no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passou em seco, até que toda a nação acabou de atravessar o Jordão.
Mateus 9:20-22 [Estenda a mão a Jesus em fé.] Certa mulher, que havia doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegou por detrás dEle e tocou a orla do Seu manto. 21 Ela dizia consigo: Se eu tão somente tocar o Seu manto, ficarei sã. 22 Jesus, voltando-Se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo filha, a tua fé te salvou. E desde aquele momento a mulher ficou sã.
Marcos 10:47-52 [Invoque Jesus.] Ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 48 Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 49 Jesus parou, e disse: Chamai-o. Chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo! Levanta-te! Ele te chama. 50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. 51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que te faça? O cego lhe respondeu: Rabi, eu quero ver. 52 Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. Imediatamente ele tornou a ver, e seguia a Jesus pelo caminho.
Lucas 5:4-7 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. 5 Respondeu-Lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sobre Tua Palavra lançarei as redes. 6 Fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. 7 Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que fossem ajudá-los. Foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
Lucas 17:14 Jesus, vendo-os [os dez leprosos], disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. Indo eles, ficaram limpos.
Filipenses 4:13 Posso todas as coisas nAquele que me fortalece.
15. Mantenha-se positivo ajudando a resolver os problemas de alguém mais em vez de pensar nos seus.
Provérbios 27:17 Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem ao seu amigo.
Romanos 15:1 Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
1 Coríntios 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.
Gálatas 4:18a É bom ser zeloso, mas sempre do bem.
Gálatas 6:2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
16. Cultive atitudes positivas em relação aos outros.
Romanos 12:10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
1 Coríntios 2:2 Pois nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
Efésios 4:32 Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Colossenses 3:12 Portanto, como eleitos de Deus, santos, e amados, revesti-vos de compaixão, de benignidade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
1 Pedro 4:8 Tende, antes de tudo, ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados.
17. Todos gostam de estar na companhia de pessoas positivas.
Salmo 34:2 A minha alma se gloriará no Senhor; os aflitos o ouvirão e se alegrarão.
Salmo 119:74 Os que Te temem alegram-se quando me vêem, pois espero na Tua palavra.
Provérbios 22:11 O que ama a pureza de coração, e tem graça nos lábios, terá por seu amigo o rei.
Marcos 3:8 De Jerusalém, da Iduméia, dalém do Jordão, de perto de Tiro e de Sidom. Uma grande multidão que, ouvindo quão grandes coisas Jesus fazia, vinha ter com Ele.
18. Manifestar um espírito positivo e cheio de fé produz mais vitórias e mais motivos para a pessoa ser positiva!
Provérbios 11:25 A alma generosa prosperará; e o que regar também será regado.
Isaías 58:10,11 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita, então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. 11 O Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará os teus ossos. Serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
Mateus 25:29 Pois a qualquer que tiver, será dado, e terá em abundância. Ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado.
Lucas 6:38 Dai, e dar-se-vos-á dado. Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos darão. Pois com a mesma medida com que medirdes vos medirão também.
Lucas 6:45 O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal. Pois da abundância do coração fala a boca.
Gálatas 6:7b Tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
19. Algumas boas promessas e orações para ajudar a superar pensamentos negativos.
Isaías 55:7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos. Converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, pois grandioso é em perdoar.
Salmo 19:14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca, e a meditação do meu coração perante a Tua face, ó Senhor, Rocha minha e Redentor meu!
Salmo 139:23,24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. 24 Vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Provérbios 16:3 Confia ao Senhor as tuas obras; e os teus planos serão estabelecidos.




© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Puxa que legal este texto . Parabéns e saiba que ajudou alguém!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Era disto mesmo que eu estava a precisar... obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Era disto mesmo que eu estava a precisar... obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada esta precisando mesmo, que Deus os abençoe!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por esse estudo maravilhoso

    ResponderExcluir
  8. Parabéns.
    Deus abençoe muitíssimo todas as áreas da sua vida, hoje e sempre 🙏🙌
    Graça e Paz ♥️

    ResponderExcluir
  9. Amém. O Senhor Jesus adverte contra a ilusão de uma mera profissão verbal de autoridade sem a verdadeira Obediência a vontade de Deus. O desejo do nosso Deus é que façamos a Sua vontade. Esta é a conclusão do sermão do Monte. FAZER A SUA VONTADE. A paz.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, obrigado muito edificante mim ajudou muito

    ResponderExcluir
  11. PRECISO DE AJUDA MEU DEUS. TEM DE PIEDADE DE MIM. ARIBERTO BOLSONI ME CURA SENHOR DOS PENSAMENTO DE MORTE. DE NEGATIVOS NÃO QUERO MAIS TER ISSO. AMEM

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito bom ❤️ eu amei cada detalhe Que Deus abençoe vc 🙌🙌

    ResponderExcluir