AMIZADE


Definição: Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima, confiança ou ternura entre as pessoas. Camaradagem entre grupos ou pessoas.
1. Buscar as amizades certas encoraja, fortalece e dá bom fruto.
Salmo 119:63 Companheiro sou de todos os que Te temem, e dos que guardam os Teus preceitos.
Provérbios 2:20b E guardarás as veredas dos justos.
Provérbios 13:20 Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição.
Provérbios 27:9 O óleo e o perfume alegram o coração, e a doçura do amigo vem do seu conselho.
2. Jesus é o melhor alicerce para boas amizades.
Efésios 2:19-22 Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra angular. 21 Nele todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor. 22 E nEle também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
Colossenses 1:17 [Se Jesus for o cimento, a sua amizade vai perdurar não importa o que aconteça.] Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem [são mantidas juntas] por Ele.
1 João 1:7 Mas se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.
3. Algumas qualidades de amizades verdadeiras e duradouras são:
Jó 6:14a [Compaixão: ser compreensivo e compassivo em épocas muito difíceis:] Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão.
Provérbios 17:9 [Perdão: deixar passar quando for injustiçado e não chamar atenção indevida aos erros dos outros:] O que encobre a transgressão promove o amor, mas o que renova a questão separa os maiores amigos. [Ver 1Pe 4:8]
Provérbios 17:17 [Apoiar: ser uma força nos momentos de provação:] Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia nasce o irmão.
Provérbios 25:17 [Ser discreto: saber quando afastar-se para não se tornar inconveniente:] Retira o teu pé da casa do teu vizinho, para que se não enfade de ti, e te odeie.
Provérbios 27:6a [Conselho e correção amigáveis:] Fiéis são as feridas feitas pelo que ama.
Provérbios 27:10a [Lealdade:] Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai.
Provérbios 27:14 [Consideração:] Se alguém bendisser ao seu vizinho em alta voz de madrugada, por maldição se lhe contará.
Provérbios 27:17 [Encorajamento:] Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem ao seu amigo.
Eclesiastes 4:9,10 [Trabalho em equipe:] Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho: 10 Se um cair, o outro levanta o seu companheiro.
Amós 3:3 [União: descobrir e permanecer no que têm em comum:] Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
João 3:29 [Verdadeira compreensão: apreciar as vitórias do outro:] A noiva pertence ao noivo. O amigo do noivo, que lhe assiste, espera e ouve, e alegra-se muito com a voz do noivo. Essa alegria é minha, e agora está completa.
João 15:13 [Sacrifício:] Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos.
João 15:15 [Comunicação: ser aberto e honesto:] Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Antes, tenho-vos chamado amigos, pois tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.
Romanos 15:1,2 [Altruísmo: dar prioridade às necessidades dos outros:] Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
Filipenses 2:4 [Preocupação mútua:] Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Colossenses 3:16 [Edificação e inspiração mútuas:] A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com gratidão em vossos corações.
Hebreus 10:24 [Pressão social positiva, ser uma boa influência um no outro:] Consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.
1 Pedro 4:8 [Amor: o cimento que prende tudo:] Tende, antes de tudo, ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados.
4. Seja sensato aos escolher suas amizades!
Provérbios 22:24,25 Não faças amizade com o iracundo, nem andes com o homem colérico, 25 para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.
Tiago 4:4 [Verdadeira amizade não significa fraternizar-se com o mundo.] Não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5. Ser fiel em exaltar Jesus vai ajudar a atrair o tipo certo de amigos.
João 12:32 Mas Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim.
Salmo 119:74 Os que Te temem alegram-se quando me vêem, pois espero na Tua Palavra.
Salmo 34:2,3 A minha alma se gloriará no Senhor; os aflitos o ouvirão e se alegrarão. 3 Engrandecei ao Senhor comigo; juntos exaltemos o Seu Nome.
Provérbios 22:11 O que ama a pureza do coração, e tem graça nos lábios, terá por seu amigo o rei. [Ver também Pv 16:7]
6. A Bíblia testifica de amizades especiais que glorificaram o Senhor e ajudaram a promover o progresso do Reino de Deus.
Rute 1:16,17 [A lealdade inabalável de Rute para com Naomi, sua sogra:] Porém Rute respondeu: Não me instes para que te deixe, e me obrigues a não seguir-te. Aonde quer que fores irei, e onde quer que pousares, ali pousarei. O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus. 17 Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me o Senhor o bem que Lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
1 Samuel 18:1 [Davi e Jônatas desenvolveram uma amizade carinhosa edificada sobre um amor profundo e duradouro:] Acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas ligou-se com a de Davi, e Jônatas o amou como à sua própria alma. [Ver tambem 2Sm 1:26]
2 Reis.2:2 [Elias e Eliseu ficaram juntos:] Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui; o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Tão certo como vive o Senhor, e vive a tua alma, não te deixarei. Assim desceram a Betel.
7. Há ocasiões quando amizades falham - mas a amizade de Jesus nunca falha.
Jó 16:20 [Às vezes os amigos falham, mas Jesus nunca falha.] Os meus amigos zombam de mim; os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus.
Jó 19:14,19 Os meus parentes me abandonaram; os meus conhecidos se esqueceram de mim. 19 Todos os meus amigos íntimos me abominam; até os que eu amava se tornaram contra mim.
Salmo 38:11 Os meus amigos e os meus companheiros me evitam, por causa da minha chaga; os meus parentes põem-se à distância.
Salmo 41:9 Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.
Salmo 55:12-14 [Às vezes a amizade azeda, principalmente quando a lealdade de um amigo ao Senhor enfraquece.] Se fosse um inimigo que me afrontava, eu o teria suportado; se fosse um adversário que se engrandecia contra mim, dele me teria escondido. 13 Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. 14 Conversávamos juntos suavemente, e íamos com a multidão à casa de Deus. [Ver também Sl 88:18]
Salmo 27:10 Ainda que meu pai e minha mãe [ou amigos] me desamparassem, o Senhor me recolheria.
Tiago 2:23 Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça, e foi chamado amigo de Deus.
João 15:14,15b,16a Vós sois Meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. 15b …tenho-vos chamado amigos, pois tudo o que ouvi de Meu Pai vos tenho dado a conhecer. 16a Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi.





© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário