LISONJEAR


Definição: Procurar agradar com lisonjas; elogiar com excesso de afetação; adular.
1. Jesus não deu abertura àqueles que O tentaram com lisonjas.
Lucas 20:20-23 E, aguardando oportunidade, mandaram espias que se fingissem de justos, para O apanharem nalguma palavra, e O entregarem à jurisdição e poder do governador. 21 Perguntaram-Lhe: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus. 22 É-nos lícito pagar tributo a César ou não? 23 Entendendo Ele a sua astúcia, disse-lhes: Por que Me tentais?
Mateus 7:21 [Jesus disse:] Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos Céus.
Marcos 7:6 Respondeu-lhes Jesus: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. [Ver também Is 29:13; Ez 33:31.]
João 5:41,42,44 [Jesus disse:] Eu não aceito glória dos homens, 42 mas vos conheço. Sei que não tendes o amor de Deus em vosso coração. … 44 Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros e não buscando a honra que vem só de Deus? *(ERC)
2. A insinceridade das lisonjas:
Salmo 12:2 Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração fingido.
Salmo 5:9 Não há fidelidade na boca deles; o seu coração está cheio de destruição. A sua garganta é um sepulcro aberto; com a sua língua proferem enganos.
Salmo 62:4 Consultam como o hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras. Com a boca bendizem, mas no íntimo maldizem.
Salmo 78:36-37 Todavia, lisonjeavam-no com a boca, e com a língua Lhe mentiam; 37 o seu coração não era reto para com Ele, não foram fiéis à Sua aliança.
3. A lisonja é feita para ganho próprio.
Provérbios 19:4,6 As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa. 6 Muitos procuram o favor do príncipe, e todo mundo é amigo daquele que dá presentes. [Ver também Pv 14:20.]
Isaías 5:21,23 Ai dos que … 23 justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça!
Ezequiel 33:31b Pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração vai após o lucro.
Romanos 16:17,18 Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles. 18 Pois os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre. Com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos incautos.
Judas 1:16 Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências, cuja boca diz coisas muito arrogantes, bajulando as pessoas por motivos interesseiros.
4. Exemplos de lisonjas:
2 Samuel 15:2-6 [Absalão, filho do rei Davi, usou de lisonjas para conquistar favor político e minar a influência de seu pai. Mais tarde tentou roubar o reino de Davi.] Levantando-se Absalão pela manhã, parava ao lado do caminho da porta. E a todo homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, Absalão o chamava a si e lhe dizia: De que cidade és tu? Respondendo ele: De tal tribo de Israel é teu servo, 3 Absalão lhe dizia: Olha, a tua causa é boa e reta, porém não tens quem te ouça da parte do rei. 4 Dizia mais Absalão: Ah! quem me dera ser juiz na terra! para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça. 5 Também quando alguém se chegava a ele para fazer-lhe reverência, ele estendia a mão, pegava dele, e o beijava. 6 Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo, e assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel.
1 Reis 22:11-38 [Falsos profetas transmitiram profecias lisonjeiras ao rei Acabe, mas foram desmascarados por Micaías, o verdadeiro profeta, que profetizou a morte de Acabe. Micaías arriscou a sua vida e foi preso por falar a verdade, mas a Palavra de Deus se cumpriu.]
Provérbios 7 [Este capítulo é uma alegoria na qual os materialistas ímpios e avarentos deste mundo são simbolizados por uma meretriz:] 2 Guarda os meus mandamentos, e viverás; guarda os meus ensinos como a menina dos teus olhos. …
5 eles te guardarão da adúltera, da estranha, que seduz com as suas palavras. … 21 Seduziu-o com palavras persuasivas; com as lisonjas dos seus lábios o persuadiu. 22 Ele imediatamente a seguiu, como o boi que vai para o matadouro, e como o cervo que corre para a rede.
Daniel 11:21b [O Anticristo usa de lisonjas para enganar:] Ele virá caladamente, e tomará o reino com engano [lisonjas]. [Ver também Dn 11:34.]
5. Embora a lisonja aparentemente “edifique” a outra pessoa, na verdade lhe faz mal.
Provérbios 26:28b E a boca lisonjeira opera a ruína.
Provérbios 29:5 O homem que lisonjeia a seu próximo, arma uma rede aos seus passos.
6. As pessoas vão ficar mais agradecidas pela sinceridade com amor do que com lisonjas.
Salmo 141:5a Fira-me o justo, será isso bondade; repreenda-me, será um excelente óleo sobre a minha cabeça.
Provérbios 25:12 Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro puro, assim é a repreensão do sábio ao ouvido atento.
Provérbios 27:5,6 Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. 6 Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos de quem odeia são enganosos.
Provérbios 28:23 O que repreende ao homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua. [Ver também Mt 18:15.]
7. O Senhor não abençoa aqueles que usam de lisonjas.
Jó 32:21,22 [Eliú diz:] Não farei acepção de pessoas, nem usarei de lisonjas com o homem; 22 pois se eu soubesse lisonjear, em breve me levaria o meu Criador.
Provérbios 24:24 O que disser ao ímpio: Justo és; os povos o amaldiçoarão, as nações o detestarão.
Salmo 12:3 O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros, e a língua que fala soberbamente.
8. A Palavra nos adverte claramente sobre os perigos de aceitar lisonjas.
Provérbios 6:23,24 Porque estes mandamentos são lâmpada, este ensino é luz, e as correções da disciplina são o caminho da vida. 24 Para te guardarem da mulher imoral, e da sedução da língua da adúltera. [Ver Provérbios capítulo 7.]
Provérbios 20:19 O mexeriqueiro trai a confiança; portanto, evita o que muito abre os seus lábios.
Lucas 6:26 Ai de vós, quando todos os homens de vós disserem bem, pois assim faziam seus pais aos falsos profetas.
9. Por amor ao nosso exemplo e trabalho, e para podermos receber a bênção do Senhor, não devemos ficar lisonjeando as pessoas.
Salmo 15:1,2 Senhor, quem habitará no Teu tabernáculo? Quem morará no Teu santo monte? 2 Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e de coração fala a verdade.
Gálatas 1:10 Persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
1 Tessalonicenses 2:3-6a Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem é feita com dolo. 4 Pelo contrário, como fomos aprovados por Deus para que o Evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. 5 Como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem de intuitos gananciosos; Deus é testemunha. 6a Não buscamos glória dos homens.
10. A Palavra nos dá sabedoria para discernir e escapar da armadilha que são as lisonjas.
Provérbios 2:10,11,16 Porque a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma. 11 O bom siso te guardará, e a inteligência te protegerá. 16 Livrar-te-á também da mulher adúltera e da estrangeira, que lisonjeia com suas palavras.
Provérbios 7:1-5 Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. 2 Guarda os meus mandamentos, e viverás; guarda os meus ensinos como a menina dos teus olhos. 3 Ata-os aos teus dedos; escreve-os na tábua do teu coração. 4 Dize à sabedoria: Tu és minha irmã, e ao entendimento chama teu parente; 5 eles te guardarão da adúltera, da estranha, que seduz com as suas palavras. [Ver também Pv 6:23,24.]




© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

6 comentários:

  1. Neste caso, eu posso elogiar este trabalho, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Quem é verdadeiro diz a verdade doa a quem doer

    ResponderExcluir
  3. Muito bem esclarecido sobre a palavra !

    ResponderExcluir
  4. A verdade deve ser dita com amor. Para que uma cirurgia seja bem sucedida, é necessário anestesiar o paciente pra que este não venha a morrer de dor. Precisamos ser misericordiosos com o nosso próximo. Correção sem amor não traz arrependimento... desconfio de quem sente prazer na humilhação do próximo. Quanto à bajulação, precisamos vigiar e orar por nós e pelos líderes cristãos pra não cairmos na tentação, tanto deste, como de qualquer outro pecado.
    Que Deus tenha misericórdia de nós.

    ResponderExcluir