PRESSÃO SOCIAL


PRESSÃO SOCIAL

Definição: Influência constrangedora que o coage a se conformar com atitudes ou ações, positivas ou negativas, que prevalecem no seu meio.
1. A Bíblia nos avisa a não nos submetermos a pressão social negativa.
Êxodo 23:2 Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda deporás, acompanhando a maioria, para torcer [perverter] o direito.
Provérbios 1:10 Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não o consintas.
Provérbios 22:24,25 Não faças amizade com o iracundo, nem andes com o homem colérico, 25 para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.
2 Coríntios 6:14,17 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis, pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? … 17 Pelo que saí do meio deles, apartai-vos, diz o Senhor. Não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei.
2 Pedro 3:17 Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza.
2. Só porque todo mundo está fazendo algo não quer dizer que seja certo.
Gênesis 6:12, I Pedro 3:20b [Na época de Noé, a maioria estava totalmente errada. Ele teve que ir contra todos para sobreviver.] Viu Deus a terra, e que estava corrompida, pois todas as pessoas haviam corrompido o seu caminho sobre a terra. …
I Pedro 3:20b Quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca. Nela poucas (isto é, oito) almas se salvaram através da água.
Isaías 1:9 [Muitas vezes os que verdadeiramente crêem são uma minoria.] Se o Senhor dos Exércitos não nos deixara algum remanescente, já seríamos como Sodoma, e semelhantes a Gomorra. [Sodoma e Gomorra foram duas cidades ímpias que Deus destruiu pela sua sodomia e impiedade.]
Mateus 7:13,14 Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. 14 Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontram.
Mateus 22:14 Pois muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Filipenses 2:15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.
I João 5:19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno.
Apocalipse 13:7,8 [No Tempo do Fim, o Anticristo acaba governando a maioria do mundo e fazendo guerra contra os verdadeiros cristãos.] Também foi-lhe permitido fazer guerra aos santos e vencê-los. E deu-se-lhe poder sobre toda tribo, língua e nação. 8 E todos os que habitam sobre a terra o adorarão, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
3. Quando pressionado pelos colegas, lembre-se que a sua primeira lealdade é para com o Senhor e o padrão dEle.
Miquéias 7:5 -7 [Cuidado se uma amizade ou relacionamentos o fazem desviar do padrão do Senhor.] Não creiais no amigo; não confieis no companheiro. Daquela que repousa no teu seio guarda as portas da tua boca. 6 Pois o filho despreza o pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa. 7 Eu, porém, confiarei no Senhor, esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. [Ver também Mt 10:21; Lc 21:16; Jr 9:4,5.]
Romanos 12:2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Gálatas 1:6-11 [Paulo avisou sobre influências negativas de pessoas na Igreja, que queriam atrair outros para suas próprias causas.] Admira-me que tão depressa estejais passando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho; 7 o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam, e querem transtornar o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos anunciamos, seja anátema. 9 Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. 10 Persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. 11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
Gálatas 4:17 Os que vos obsequiam não o fazem com sinceridade, mas querem afastar-vos de mim, para que vós tenhais zelo por eles.
Gálatas 6:14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo.
4. Verdadeira satisfação só se obtém seguindo e agradando ao Senhor.
Salmo 73:25,26 A quem tenho eu no céu senão a Ti? E na terra não há quem eu deseje além de Ti. 26 A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
Salmo 84:10 Vale mais um dia nos Teus átrios do que em outra parte mil; preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade.
João 6:66-68 A partir de então, muitos dos discípulos voltaram atrás e já não andavam com Ele. 67 Então perguntou Jesus aos doze: Não quereis vós também retirar-vos? 68 Respondeu-Lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as Palavras da vida eterna.
5. Deixar-se levar pelas opiniões da “turma” pode fazê-lo transigir em suas convicções e causar graves erros.
2 Reis 17:15 [Como filhos de Deus, devemos nos resguardar de sermos influenciados por tendências, modas ou costumes do mundo.] Rejeitaram os Seus estatutos, e a Sua aliança, que fizera com seus pais, como também as Suas advertências, com que protestara contra eles. Seguiram a vaidade e se tornaram vãos, como também seguiram após as nações que estavam ao redor deles, das quais o Senhor lhes havia dito que não as imitassem.
Provérbios 12:26 O justo é cauteloso na amizade, mas o caminho dos ímpios os faz errar.
Provérbios 16:29 O homem violento engoda o seu vizinho e o conduz por um caminho que não é bom.
Mateus 5:13 Vós sois o sal da terra. Mas se o sal se tornar insípido, com que se há de salgar? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e pisado pelos homens.
João 12:42,43 [Hoje em dia, pressão social negativa faz com que muitos não confessem Jesus, assim como na época dEle.] Contudo, muitos dentre as autoridades creram nEle. Mas por causa dos fariseus não confessavam a sua fé, pois tinham medo de ser expulsos da sinagoga; 43 pois amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
Gálatas 3:1a [Paulo teve muitos problemas com pressão social negativa na nova igreja na Galácia:] Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade? *(ERC)
Gálatas 5:7-9 Corríeis bem. Quem vos impediu, de obedecer à verdade? 8 Esta persuasão não vem dAquele que vos chamou.
9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.

6. Se estiver fielmente seguindo o Senhor, não pense que vai se encaixar com aqueles que não estão.
Lucas 6:22,23 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem.
23 Folgai nesse dia, exultai, porque grande é o vosso galardão no céu, pois assim fizeram os seus pais aos profetas.
João 15:19 Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas como não sois do mundo, antes, dele vos escolhi, é por isso que o mundo vos odeia.
João 17:14-17 [É a Palavra que nos separa do mundo e também nos dá convicção para resistir às influências negativas do mundo que nos rodeia.] Dei-lhes a Tua Palavra, e o mundo os odiou, pois não são do mundo, assim como Eu não sou do mundo. 15 Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. 16 Eles não são do mundo, como Eu do mundo não sou. 17 Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade.
1 Pedro 4:2 -4 Então, no tempo que vos resta na carne não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. 3 Pois é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias. 4 E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, e blasfemam de vós.
7. Seja prudente ao escolher suas companhias e a quem seguir.
Salmo 119:63 Companheiro sou de todos os que Te temem e dos que guardam os Teus preceitos.
Provérbios 2:20 Assim andarás pelo caminho dos bons, e guardarás as veredas dos justos.
Provérbios 13:20 Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição.
Romanos 16:17,18 Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles. 18 Pois os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre. Com suaves palavras e lisonjas, enganam os corações dos incautos.
Filipenses 3:17 Irmãos, sede meus imitadores e observai os que andam segundo o exemplo que tendes em nós.
2 Tessalonicenses 3:7 Porque vós mesmos sabeis como deveis imitar-nos. Não nos portamos desordenadamente entre vós.
2 Tessalonicenses 3:14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos associeis com ele, para que se envergonhe.
1 João 1:7 Mas se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.
8. Quando for decidir se vai ou não seguir com os outros, primeiro considere o seu exemplo, as suas atitudes e o tipo de fruto que dão.
Mateus 7:20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Provérbios 6:27 Tomará alguém fogo no seu seio, sem que as suas vestes se queimem?
Provérbios 22:3 O prudente vê o mal e se esconde, mas os simples prosseguem e sofrem a pena.
Mateus 12:30 Quem não é por Mim, é contra Mim, e quem Comigo não ajunta, espalha.
Gálatas 6:7,8 Não vos enganeis: Deus não se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 O que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
1 Pedro 2:21 [Logicamente, o melhor exemplo a seguir é Jesus.] Para isto fostes chamados, porque também Cristo padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as Suas pisadas. [Ver também Hb 12:2,3; 1Jo 2:6.]
2 Pedro 2:10 Deus castigará especialmente aqueles que segundo a carne andam em imundas concupiscências, e desprezam as autoridades. Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades.
3 João 1:11 Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus. Mas quem faz o mal jamais viu a Deus.
9. Combata a pressão social negativa formando um grupo onde reine pressão social positiva.
Filipenses 1:27b Estais firmes em um mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
1 Tessalonicenses 1:5-8 [Paulo e seus colegas entendiam que a pressão social positiva entre seus convertidos tinha que começar com o exemplo deles mesmos. Depois que eles ajudaram a estabelecer o padrão, este se espalhou:] Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. 6 E vós vos tornastes nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. 7 De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e na Acaia. 8 De vós fez-se ouvir a Palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares. A vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma.
1 Timóteo 4:12 Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra [comportamento ou modo de vida], no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
2 Timóteo 2:2 E o que de mim, através de muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
Tito 2:7,8 Em tudo te dá por exemplo de boas obras. Na doutrina mostra integridade, reverência, 8 linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
1 Pedro 3:15,16 Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações. Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós. 16 Tende uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo.




© 2009, por Aurora Production AG. Suiça


2 comentários: