SABEDORIA


Definição: Qualidade inspirada por Deus para saber julgar ou discernir corretamente. Prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão. Conhecimento justo das coisas.
1. A sabedoria é uma dádiva inestimável de Deus.
Provérbios 16:16 Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro, e mais excelente adquirir a prudência do que a prata!
Jó 28:12-19 Mas onde se achará a sabedoria? Onde habita o entendimento? 13 O homem não lhe compreende o valor; não se pode encontrar na terra dos viventes. 15 Não pode ser comprada com o ouro fino, nem a peso de prata se trocará.
17 Com ela não se pode comparar o ouro ou o cristal, nem pode ser trocada por jóias de ouro.
Provérbios 3:13,14 Bem-aventurado o homem que encontra sabedoria, e o homem que adquire conhecimento, 14 pois ela é mais proveitosa do que a prata, e dá mais lucro do que o ouro. [Ver também Pv 16:16.]
Provérbios 8:11 Pois melhor é a sabedoria do que os rubis, e de tudo o que se deseja nada se lhe pode comparar.
2. A sabedoria é uma das virtudes mais importantes na vida.
Provérbios 4:7 A sabedoria é suprema; portanto, adquire a sabedoria. Sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento.
Eclesiastes 7:19 A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez governadores que haja na cidade.
Eclesiastes 9:16a,18a Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força. 18a Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra.
Eclesiastes 7:12b Mas a excelência da sabedoria é que dá vida ao seu possuidor.
Isaías 33:6a Haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento.

3. Sabedoria - ou a falta dela - pode determinar o sucesso ou o fracasso, a vitória ou a derrota.
Provérbios 2:10-12 Porque a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma. 11 O bom siso te guardará, e a inteligência te protegerá. 12 A sabedoria te livrará do mau caminho, e dos homens que dizem coisas perversas.
Provérbios 3:21-23 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos, guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; 22 serão vida para a tua alma, e graça para o teu pescoço. 23 Então andarás seguro pelo teu caminho, e não tropeçará o teu pé.
Provérbios 4:5,6 Adquire a sabedoria, adquire a compreensão; não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas se apartes. 6 Não desampares a sabedoria, e ela te protegerá; ama-a, e ela te guardará.
Mateus 10:16 Eu vos envio como ovelhas ao meio de lobos. Portanto sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
Efésios 5:15,16 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 remindo o tempo, porque os dias são maus.
4. A sabedoria começa com temor (reverência, respeito) do Senhor.
Provérbios 9:10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. [Ver também Sl 111:10a.]
Jó 28:28 E disse ao homem: O temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é o entendimento.
Provérbios 8:13,14 O temor do Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho, a arrogância, o mau caminho, e a boca perversa.
14 Conselho e a verdadeira sabedoria são Meus; Eu tenho entendimento e poder.
Provérbios 15:33a O temor do Senhor é a instrução da sabedoria.
5. Sabedoria é ter a perspectiva divina das situações para poder julgar corretamente.
João 7:24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.
1 Samuel 16:7b O Senhor não vê como vê o homem. O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
Provérbios 24:23 Também estes são provérbios do sábio: Mostrar parcialidade ao julgar não é bom.
Isaías 55:8,9 Pois os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor. 9 Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
João 5:30 Eu não posso fazer nada de Mim mesmo; como ouço, assim julgo, e o Meu juízo é justo, pois não busco a Minha vontade, mas a vontade do Pai que Me enviou.
João 8:15,16 Vós julgais segundo os padrões humanos; Eu a ninguém julgo. 16 Mas se na verdade julgo, as Minhas decisões são certas, porque não estou sozinho. Estou com o Pai que Me enviou.
6. Sabedoria é aplicar corretamente a Palavra de Deus e depois colocá-la em prática. Ela é edificada através do conhecimento e da compreensão da Palavra de Deus.
Deuteronômio 4:5,6 Vede, tenho-vos ensinado estatutos e juízos, como me ordenou o Senhor meu Deus, para que pratiqueis na terra em que ides entrar para a possuir. 6 Guardai-os e praticai-os, pois esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento aos olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é realmente sábio e entendido.
Salmo 19:7b O testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.
Salmo 119:98-100 Os Teus mandamentos me fazem mais sábio do que os meus inimigos, pois estão sempre comigo. 99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, pois medito nos Teus estatutos. 100 Sou mais prudente do que os velhos, pois guardo os Teus preceitos.
Salmo 119:104 Dos Teus preceitos alcanço entendimento; pelo que aborreço todo caminho errado.
Salmo 119:130 A exposição das Tuas Palavras dá luz; dá entendimento aos simples.
Salmo 119:169b Dá-me entendimento conforme a Tua Palavra.
Mateus 7:24,25 Portanto todo aquele que ouve estas Minhas palavras e as pratica, será semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. 25 Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
Colossenses 3:16a A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria.
2 Timóteo 3:15 E que desde a infância sabes as Sagradas Letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. [Ver também os versículos 16-17 e 2Tm 2:15.]
7. Buscar a orientação do Senhor através da oração é agir com sabedoria.
Isaías 30:21 Quer te desvies para a direita, quer te desvies para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão a palavra que será dita atrás de ti: Este é o caminho; andai nele.
Isaías 42:16 Guiarei os cegos por um caminho que não conheceram, farei que caminhem por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas endireitarei. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei.
Isaías 48:17 Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.
Jeremias 33:3 Clama a Mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.
Oséias 6:3a Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor.
8. A sabedoria também adquire-se através do conselho, correção e instrução divinos.
Provérbios 1:5 Ouça o sábio e cresça em sabedoria, e o entendido adquira habilidade.
Provérbios 9:8b,9 Repreende o sábio e ele te amará. 9 Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.
Provérbios 12:15 O caminho do tolo é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.
Provérbios 13:1 O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não escuta a repreensão.
Provérbios 13:10b Mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.
Provérbios 13:20 Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição.
Provérbios 15:31 O que dá ouvidos à repreensão da vida, no meio dos sábios fará a sua morada.
Provérbios 19:20 Ouve o conselho, e recebe a instrução para que sejas sábio nos teus últimos dias.
Eclesiastes 7:5 Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do tolo.
9. A experiência pessoal também ensina a ter sabedoria.
Deuteronômio 32:7 Lembra-te dos dias antigos, atenta para os anos de cada geração! Pergunta a teus pais, e eles te ensinarão, aos teus anciãos, e eles te dirão.
Jó 32:7 Pensava eu: Falem os dias; a multidão dos anos ensine a sabedoria.
Jó 12:12 Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias o entendimento.
10. A sabedoria é um dom do Espírito que podemos receber se pedirmos a Deus.
1 Coríntios 12:7,8 A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. 8A um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência.
Tiago 1:5 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não censura, e ser-lhe-á dada.
João 14:26 Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. [Ver também Jo 16:13.]
1 Coríntios 2:9,10,12,13 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam. 10 Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito. O Espírito penetra todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus.
12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 13 Disto também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Efésios 1:17 Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em Seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação.
1 João 2:20 Mas vós tendes a unção que vem do Santo, e sabeis tudo.

11. Embora a sabedoria seja um dom de Deus, devemos buscá-la fervorosamente e esforçarmo-nos por recebê-la.
Salmo 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio.
Provérbios 2:1-6,9 Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, 2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; 3 e se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz; 4 se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, 5 então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. 6 Porque o Senhor dá a sabedoria, da Sua boca vem o conhecimento e o entendimento. 9 Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas.
Provérbios 5:1,2 Filho meu, atende à minha sabedoria, à minha razão inclina o teu ouvido, 2 para que conserves a discrição, e os teus lábios preservem o conhecimento.
Provérbios 8:33,35 Ouvi a minha instrução e sede sábios; não a rejeiteis. 35 Porque o que me acha a vida, e alcança o favor do Senhor.
Provérbios 18:15 O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido do sábio o busca.
12. O Senhor dá a Sua sabedoria àqueles que não confiam na sua própria.
1 Reis 3:7-12 [A oração de Salomão, quando se tornou rei:] Agora, ó Senhor meu Deus, Tu fizeste reinar Teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu sou apenas um menino pequeno, e não sei como sair, nem como entrar. 8 Teu servo está no meio do Teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar pela sua multidão. 9 Portanto, dá ao Teu servo um coração entendido para julgar o Teu povo, para prudentemente discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia julgar este Teu grande povo? 10 Esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. 11 Disse-lhe Deus: visto que pediste esta coisa, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento, para discernires o que é justo, 12 farei segundo as tuas palavras. Dar-te-ei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
Provérbios 3:5-7 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento; 6 reconhece-O em todos os Teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
Provérbios 11:2b Mas com os humildes está a sabedoria.
Provérbios 23:4b Dá de mão à tua própria sabedoria.
Lucas 10:21 Naquela mesma hora alegrou-Se Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças Te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes [mundanos] e as revelaste às criancinhas [aos simples]. Assim é, ó Pai, porque assim Te aprouve.
13. A sabedoria deste mundo não é a sabedoria divina.
1 Coríntios 3:18,19 Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. 19 Pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Como está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
Provérbios 26:12 Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no tolo do que nele.
Isaías 5:21 Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!
Romanos 1:22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
Tiago 3:14-17 Mas, se tendes em vosso coração amarga inveja, e sentimento faccioso, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
14. Sabedoria e obediência a Deus andam juntas.
Salmo 111:10b Entendimento têm todos os que obedecem aos Seus preceitos.
Salmo 119:34,35 Dá-me entendimento, e guardarei a Tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração. 35 Faze-me andar na vereda dos Teus mandamentos, pois neles encontro prazer.
Eclesiastes 2:26a Ao homem que é bom diante dEle [que é obediente], Deus dá sabedoria, conhecimento e alegria. [Ver também 2Tm 1:13,14.]
15. O bom senso que o Senhor dá sobre assuntos práticos também é parte do dom da sabedoria.
Jó 32:8 Mas é o espírito do homem, o sopro do Todo-poderoso que lhe dá entendimento.
Êxodo 31:1-6 Disse mais o Senhor a Moisés: 2 Vê, Eu chamei por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, 3 e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência, e de conhecimento, em todo o artifício, 4 para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze, 5 e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira; enfim para trabalhar em todo o tipo de lavores.
6 Além disso, Eu lhe designei por companheiro a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Também dei habilidade a todos os artífices, para que façam tudo o que tenho ordenado. [Ver também Êx 36:2.]
16. É sábio estar em oração e ser cauteloso.
Eclesiastes 8:5b E o coração do sábio discernirá o tempo e o modo.
Provérbios 14:29 O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado demonstra loucura.
Provérbios 19:11 A sabedoria do homem lhe dá paciência; a sua glória está em esquecer ofensas.
Tiago 1:19,20 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar,
20 pois a ira do homem não opera a justiça de Deus.
17. Numa conversa, os sábios às vezes guardam silêncio, nunca têm pressa e estão sempre em oração.
Jó 13:5 Oxalá vos calásseis de todo! Isso seria a vossa sabedoria.
Jó 15:2,3 Dará o sábio em resposta noções vazias, ou encherá o seu ventre de vento oriental? 3 Argüirá com palavras que de nada servem, e com razões, que não têm valor?
Provérbios 10:32 Os lábios do justo sabem o que é bom, mas a boca dos ímpios somente o que é perverso.
Provérbios 17:27 Aquele que possui conhecimento refreia as suas palavras, e o homem de entendimento é de espírito sereno.
Tiago 3:13 Quem entre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria.
18. Ser guiado pela sabedoria do Senhor só dá bons resultados.
Provérbios 16:20 O que atenta prudentemente para a instrução prospera, e o que confia no Senhor é bem-aventurado.
Provérbios 19:8 O que adquire sabedoria ama a sua própria alma; o que conserva o entendimento prospera.
Tiago 3:17,18 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para os que promovem a paz.
Provérbios 11:30 O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é.


© 2007, por Aurora Production AG. Suiça

10 comentários:

  1. O SENHOR É O COMEÇO MEIO E O FIM, O QUE SERIA DE NÓS SEM ELE; GRANDE ES TÚ SENHOR POIS TÚ ÉS MEU ETERNO SALVADOR. ALELUIA, ALELUIA E ALELUIA. AMÉM

    ResponderExcluir
  2. sem palavra somente agradeço pois aprendi muito com todas esse ensinamento glorias a DEUS AMÉM

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus http://4nalha.tk/reflexao-diaria/voce-busca-sabedoria/

    ResponderExcluir
  4. Sábio é ser uma esponja e um deserto em meio as palavras sábias, pois tudo absorve ,nada fala, apenas ouve, o silencio domina, porem os ouvidos são atentos, Ouça ó Israel , amaras o teu deus de todo o teu coração de toda a tua força e de toda tua alma, sábio és tu senhor deus, me conceda a sabedoria para ajudar os gentios e ser justiça em meio aos ímpios , amém.

    ResponderExcluir
  5. Estatuto, conhecimento, sabedoria, graça. Vem em nome de Jesus para o discernimento da palavra. Amém.

    ResponderExcluir