TIMIDEZ E VERGONHA


Definição: Sentimento de insegurança provocado pelo medo do ridículo, por escrúpulos, etc.; acanhamento.
1. Algumas causas da timidez:
Gênesis 3:10,11 [Medo de algum erro ser exposto:] Ele respondeu: Ouvi a Tua voz [de Deus] no jardim e tive medo, porque estava nu, e escondi-me. 11 Perguntou-lhe Deus: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
Esdras 9:6 [Vergonha e sentimento de culpa devido a pecados:] E disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a Ti a minha face, meu Deus, porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos céus.
Jó 23:15,16 [Temor de Deus:] É por isso que me perturbo perante Ele; quando isto considero, temo-me dEle. 16 Deus faz desmaiar o meu coração; o Todo-Poderoso me perturbou.
Provérbios 29:25a [Medo do homem:] O temor do homem virá a ser laços. [Ver também Is 51:12.]
Ezequiel 2:6 [Pressão social negativa:] E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras. Ainda que hajam sarças e espinhos para contigo, e tu habites com escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus rostos, porque são casa rebelde.
Mateus 25:24,25 [Falta de fé:] Mas, chegando também o que recebera um talento disse: Senhor, eu sabia que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste 25 e, atemorizado, escondi na terra o teu talento. Aqui tens o que é Teu.
2 Coríntios 10:1 [Dificuldade de falar em público ao contrário de expressar-se por escrito:] Ora, eu mesmo, Paulo, rogo-vos pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde [tímido], mas quando ausente, ousado!
2 Timóteo 1:7,8a [Um espírito de temor:] Porque Deus não nos deu o espírito de timidez, mas de poder, de amor, e de moderação. 8a Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro Seu.
1 João 4:18 [Falta de amor altruísta pelos outros, o que o faz pensar em si mesmo:] No amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo produz tormento. Aquele que teme não é aperfeiçoado em amor.
2. Já que a vergonha muitas vezes provém do temor, a cura é se encher com o Espírito de Deus e ter fé, algo que se adquire através da leitura da Palavra.
João 6:63 O Espírito é que vivifica, a carne para nada serve. As Palavras que Eu vos disse são espírito e vida.
João 7:38,39a Quem crê em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 39a (Isto Ele dizia do Espírito que haviam de receber os que nEle cressem.)
Atos 4:13 Então eles [os líderes religiosos], vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam, e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus.
Romanos 10:17 De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.
Efésios 5:18-20 [Simplesmente se encha de Jesus e Ele o ajudará a esquecer-se de si mesmo:] E não vos embriagueis com vinho, em que há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
3. Não pense em si mesmo, pense em Jesus!
Isaías 26:3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti.
Romanos 7:18a,24,25a Eu sei que em mim, (isto é, na minha carne,) não habita bem algum. … 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25a Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. De sorte que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Romanos 8:15 Pois não recebestes o espírito de escravidão para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!
1 Coríntios 2:2 Pois nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
1 Coríntios 2:16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que O possa instruir? Mas nós temos a mente de Cristo.
Gálatas 2:20 Estou crucificado com Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim.
Filipenses 2:5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.
Filipenses 3:8-10 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, 9 e seja achado nEle, não tendo justiça própria, que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé. 10 Desejo conhecê-lO, e o poder da Sua ressurreição e a comunhão dos Seus sofrimentos, conformando-me com Ele na Sua morte.
4. Se estivermos vivendo em amor e procurando agradar a Jesus, não deveríamos nos preocupar com o que os outros pensam ou dizem sobre nós.
Romanos 1:16a Não me envergonho do Evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.
Gálatas 1:10 Persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
Efésios 6:6 Não obedeçais a vossos senhores apenas quando estão olhando, só para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.
1 Tessalonicenses 2:2,4 Havendo primeiro padecido, e sido ultrajados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus, no meio de grande combate. … 4 Pelo contrário, como fomos aprovados por Deus para que o Evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.
Hebreus 13:6 Assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu auxílio; não temerei. O que me poderá fazer o homem?
5. Ocupe-se compartilhando o amor do Senhor e a Sua verdade com outros e logo verá que Ele o libertou da timidez!
Salmo 119:46 Falarei dos Teus estatutos perante os reis, e não me envergonharei.
Mateus 5:14-16 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. 15 Nem se acende uma lâmpada e se coloca debaixo de uma vasilha, mas no candelabro, e ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus.
Efésios 6:19,20 Orai também por mim, para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para com intrepidez fazer conhecido o mistério do Evangelho, 20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que possa falar dele livremente, como devo falar.

6. A Bíblia dá exemplos incríveis de homens, mulheres e até crianças que o Senhor ajudou a superar a timidez para poderem fazer grandes obras por Ele.
Êxodo 4:10-12 [Se Moisés não tivesse colocado a sua timidez nas mãos do Senhor, nunca poderia ter liderado o Êxodo:] Então disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! eu nunca fui eloqüente, nem antes nem depois que falastes ao Teu servo. Sou pesado de boca e pesado de língua. 11 Disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou Eu, o Senhor? 12 Vai, pois, agora; Eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
Rute 3:3-5 [Se Rute tivesse sido tímida demais para obedecer ao conselho de Naomi de se apresentar a Boaz, como poderia ter se tornado ancestral de Davi e de Jesus?] Lava-te, unge-te, veste os teus vestidos. Então desce à eira [área onde se limpam cereais], mas não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber. 4 Quando ele repousar, notarás o lugar em que se deita. Então entrarás, descobrirás os seus pés e te deitarás. Ele te dirá o que deves fazer. 5 Respondeu-lhe ela: Tudo o que me disseres, farei.
1 Samuel 10:21b,22 [Embora o jovem Saul fosse cabeça e ombros mais alto que todos, ele era tão tímido que quando Samuel o procurou para ungi-lo rei de Israel, ele escondeu-se entre a bagagem:] E dela foi tomado Saul, filho de Quis. Mas quando o procuraram, não foi encontrado. 22 Então tornaram a perguntar ao Senhor se aquele homem viera ali. Respondeu o Senhor: Ele escondeu entre a bagagem. [Ver também 1Sm 15:17.]
1 Reis 3:7-12 [Rei Salomão:] Agora, ó Senhor meu Deus, Tu fizeste reinar Teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu sou apenas um menino pequeno, e não sei como sair, nem como entrar. 8 Teu servo está no meio do Teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. 9 Portanto, dá ao Teu servo um coração entendido para julgar o Teu povo, para prudentemente discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia julgar este Teu grande povo? 10 Esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. 11 Disse-lhe Deus: Visto que pediste esta coisa, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento, para discernires o que é justo, 12 farei segundo as tuas palavras. Dar-te-ei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
2 Reis 5:1-3 [Uma pequena serva hebréia não foi tímida demais para falar do Senhor, e como resultado Naamã, comandante do exército siro, foi curado e Deus glorificado:] Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos siros. Era este homem valente, porém leproso.
2 Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 Disse esta à sua senhora: Oxalá o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria! Ele o restauraria da sua lepra.
Jeremias 1:6-9 [O jovem Jeremias renunciou à sua vergonha, e Deus o usou muitíssimo para avisar destemidamente a nação ímpia:] Então disse eu: Ah! Senhor Deus! Não sei falar; não passo de uma criança. 7 Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança. Aonde quer que Eu te enviar, irás, e tudo o que te mandar, dirás. 8 Não temas diante deles, pois Eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. 9 Então estendeu o Senhor a Sua mão, tocou-me na boca, e me disse: Agora pus as Minhas Palavras na tua boca.
João 6:5-11 [Se o menininho tivesse sido tímido demais para dar aos discípulos a sua humilde oferta, o Senhor talvez nunca tivesse tido a oportunidade de fazer o milagre:] Jesus, erguendo os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, disse a Filipe: Onde compraremos pão para toda esta gente comer? 6 Ele perguntava isto somente para o experimentar, pois já sabia o que ia fazer. 7 Respondeu-Lhe Filipe: Duzentos denários de pão não bastariam para que cada um deles recebesse um pedaço. 8 Outro dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse: 9 Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada pequenos e dois peixinhos, mas o que é isto para tantos? 10 Disse Jesus: Mandai o povo assentar-se. Havia muita relva naquele lugar, e assentaram-se os homens, em número de quase cinco mil. 11 Então Jesus tomou os pães, deu graças, e repartiu-os com os que estavam assentados. E fez o mesmo com os peixes.
7. Ousadia é um dom de Deus, então peça, e por fé receberá!
Atos 1:8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
Atos 4:29-31 [Os apóstolos oraram por ousadia e o Senhor respondeu milagrosamente:] Agora, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos Teus servos que falem com toda a ousadia a Tua palavra, 30 enquanto estendes a Tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo Nome do Teu santo Filho Jesus. 31 Tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos. E todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus.
2 Coríntios 3:12 Portanto, tendo tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
Efésios 3:12 No qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nEle [Jesus].
Hebreus 4:15,16 [Tenha convicção ao pedir ousadia!] Pois não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-Se das nossas fraquezas, porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.

© 2007, por Aurora Production AG. Suiça

7 comentários:

  1. Paz muinto obrigado senhor por mais um conhecimento sábio Allelujah

    ResponderExcluir
  2. Paz muinto obrigado senhor por mais um conhecimento sábio Allelujah

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo estudo, muito bom e edificante. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. obrigado pela ajuda, amigo! aprendi muito

    ResponderExcluir
  5. Deús seja louvado amei o estudo aprendi mais uma vez mais.obrigado

    ResponderExcluir