EMPATIA


Definição: Tendência para sentir o que sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa.
1. Deveríamos nos colocar no lugar dos outros e considerar como nos sentiríamos se as posições fossem invertidas.
Jó 2:11,13 [Ao perceberem que Jó tinha sofrido grande calamidade e a sua tristeza era indescritível, seus amigos, usando de muita consideração lhe fizeram companhia por vários dias sem dizerem nada.] Ouvindo três amigos de Jó todo esse mal que lhe sobreviera, vieram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, combinaram ir juntamente condoer-se dele, e consolá-lo. 13 Então se assentaram com ele na terra, sete dias e sete noites. Nenhum lhe disse palavra alguma, pois viram que a dor era muito grande.
Jonas 4:10,11 [O Senhor repreendeu o profeta Jonas pela sua falta de empatia para com o povo de Nínive. Deus o enviara ali para profetizar a destruição imediata da cidade, mas depois mudou de idéia porque o povo, ao ouvir a profecia de Jonas, arrependeu-se de sua iniqüidade. Jonas, zangado com isso, protestou por Deus ter tido misericórdia após predizer a sua destruição.] Disse o Senhor: … 11 Mas em Nínive há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a esquerda, e também muito gado. Não hei Eu de ter compaixão dessa grande cidade?
Mateus 7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles, pois esta é a lei e os profetas. [Ver também Lc 6:31.]
Mateus 22:39b Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Romanos 12:15 Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram.
1 Coríntios 12:25b,26 Mas antes tenham os membros [do corpo dos que crêem] igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. [Ver também versículos 20-27.]
Filipenses 2:2-4 Completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa. 3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Hebreus 13:3 Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo [como se vocês também estivessem sofrendo].
1 Pedro 3:8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes.
2. Devemos ter compaixão e ao mesmo tempo fazer algo para ajudar a pessoa ou situação, não só sentir pena!
Lucas 10:33,34 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele, viu-o e moveu-se de compaixão. 34 Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho. Então pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. [Ver também versículos 30-37.]
Tiago 2:15-17 Se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiveram falta de mantimento cotidiano, 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz; aquentai-vos e fartai-vos, mas não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? 17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.
1 João 3:16-18 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a Sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelos irmãos.
17 Quem tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, cerrar-lhe o seu coração, como estará nele o amor de Deus? 18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

3. O Senhor vai punir os que agem sem amor e compaixão.
Mateus 18:23,24,27,28,32-34 Por isso o reino dos céus pode ser comparado a certo rei que quis ajustar contas com os seus servos. 24 E começando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. 27 Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida. 28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários. Lançando mão dele sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. 32 Então o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. 33 Não devias tu igualmente compadecer-te do teu companheiro, como também eu me compadeci de ti? 34 Assim, encolerizado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse tudo o que devia.
Mateus 25:41-45 Então [no Dia do Juízo] dirá também aos que estiverem à Sua esquerda: apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 pois tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; 43 fui forasteiro e não Me recolhestes; estive nu e não Me vestistes; enfermo e preso e não Me visitastes. 44 Então eles também lhe responderão: Senhor, quando Te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou preso, e não Te servimos? 45 Então lhes responderá: Em verdade vos digo que, todas as vezes que o deixastes de fazer a um destes pequeninos, foi a Mim que o deixastes de fazer.
4. Exemplos de pessoas que se compadeceram:
Êxodo 2:5,6 [Deus tocou o coração da filha de Faraó para adotar Moisés, quando ainda nenê, e criá-lo como filho:] A filha de Faraó desceu para se lavar no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio. Ela viu o cesto no meio dos juncos, e enviou a sua criada, e o tomou. 6 Abrindo-o, viu o menino. Ele chorava, e ela teve compaixão dele, e disse: Este é menino dos hebreus. [Ver também versículos 5-10.]
2 Crônicas 28:15 [Os israelitas, após conquistarem o exército de Judá sob o reino do ímpio rei Acaz, e movidos pelas palavras de um profeta do Senhor, tiveram compaixão de seus cativos:] Os homens que foram designados nominalmente se levantaram, tomaram os presos, e vestiram do despojo a todos os que dentre eles estavam nus. Vestiram-nos, e os calçaram e lhes deram de comer e de beber. A todos os que estavam fracos levaram, sobre jumentos, e os trouxeram a Jericó, a cidade das palmeiras, a seus irmãos. Depois voltaram para Samaria.
2 Reis 5:1-14 [A pequena e compassiva serva hebréia, incentivou Naamã, chefe do exército da Síria, e leproso, a ir para Samaria procurar o profeta Eliseu para que o curasse.]
5. Deus tem empatia para conosco; é solidário e entende as nossas limitações e necessidades.
Salmo 103:13,14 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Se compadece daqueles que O temem; 14 pois Ele conhece a nossa estrutura, e Se lembra de que somos pó.
Salmo 139:1-4 Ó Senhor, Tu me sondaste e me conheces. 2 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar; conheces todos os meus caminhos. 4 Sem que haja uma palavra na minha língua, ó Senhor, tudo conheces.
Isaías 49:15,16 Pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de modo que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, Eu, todavia, não Me esquecerei de ti. 16 Vê, nas palmas das Minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente na Minha presença.
Isaías 63:9 Em toda a angústia deles foi Ele angustiado, e o anjo da Sua face os salvou. Em Seu amor e compaixão Ele os remiu; Ele os tomou, e os conduziu todos os dias da antigüidade.
Mateus 6:32b De certo vosso Pai Celestial bem sabe que necessitais de todas elas.
Hebreus 4:15 Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
6. O Senhor até Se compadece dos ímpios ou daqueles que se desviam; basta recorrerem a Ele.
Salmo 107:17-20,43 Loucos, por causa do seu caminho de rebeldia, e por causa das suas iniqüidades, foram afligidos.
18 A sua alma aborreceu toda a comida, e já chegavam às portas da morte. 19 Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e Ele os livrou das suas aflições. 20 Enviou a Sua palavra, e os sarou; livrou-os da destruição. 43 Quem é sábio observe estas coisas, e considere atentamente o grande amor do Senhor.
Jeremias 31:20 [Deus teve misericórdia da tribo de Efraim, outrora desertora, que sofria cativa da Babilônia:] Não é Efraim Meu filho precioso? filho das minhas delícias? Embora eu tantas vezes fale contra ele, ainda Me lembro dele. Por isso se comovem por ele as Minhas entranhas; deveras Me compadecerei dele, diz o Senhor.
Mateus 18:11-13 O Filho do Homem veio salvar o que estava perdido. 12 Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará ele as noventa e nove nos montes e irá em busca da que se desgarrou? 13 E se a acha, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que não se desgarraram.
Mateus 23:37 Jerusalém, Jerusalém! que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e tu não quiseste!
Lucas 15:20 Então levantando-se [o filho pródigo], foi para seu pai. Quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. [Ver também versículos 11-32.]
Lucas 19:41-42 Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, 42 dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isso está encoberto aos teus olhos.
7. Através de Seu exemplo amoroso, Jesus nos ensina a ter empatia.
Isaías 53:4 Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si; contudo, nós O consideramos como aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mateus 9:36 Vendo Ele as multidões, tinha grande compaixão delas, porque andavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor.
Mateus 8:16,17 Chegada a tarde, trouxeram-Lhe muitos endemoninhados, e Ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos e curou a todos os enfermos. 17 Isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.
Mateus 14:14 Saindo Jesus, viu uma grande multidão, e, possuído de grande compaixão para com ela, curou os seus enfermos.
Marcos 1:41 [Jesus cura o leproso:] Jesus, com grande compaixão, estendeu a mão, tocou-o, e lhe disse: Quero, sê limpo.
Marcos 8:2 Tenho compaixão da multidão; estão Comigo há três dias, e não têm o que comer.
João 11:33-35 [Jesus foi chamado por Marta e Maria para ressuscitar Lázaro, seu irmão:] Jesus, vendo-a [Maria] chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, comoveu-Se profundamente em espírito, e perturbou-se. 34 Perguntou Ele: Onde o pusestes? Responderam: Senhor, vem e vê. 35 Jesus chorou. [Jesus então orou, e Lázaro, que estava morto há quatro dias, milagrosamente ressuscitou.]
2 Coríntios 8:9 Pois já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós Se fez pobre, para que pela Sua pobreza vos tornásseis ricos.




© 2009, por Aurora Production AG. Suiça

6 comentários:

  1. A mais pura verdade abordada, pena que não seja promnulgada na mídia e pregada nos altares com mais frequencia.

    ResponderExcluir
  2. Quanta bondade e compaixão por todos nós pecadores! A empatia que Jesus possuía demonstra e explica o porquê Ele nunca sentia antipatia por ninguém! Em Seu infinito Amor olhava com simpatia e nunca com antipatia os pecadores.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por esse conteúdo, vai me ajudar muito na hora de comprar bíblia, excelente artigo mesmo, muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito de ver como Jesus se comportavam com o povo o povo poderia pegar o exemplo de Deus mais em felizmente a gora eu já entendi o modelos dos outros que falam sobre empatia mais nesta palavra eu já vir de ferente como Deus se pronunciava com o povo ele nunca teve empatia com ninguém ele sempre teve antipatia pelos os seus povo 👏

    ResponderExcluir
  5. ATÉ O DIA DE HOJE EU ESTAVA EXCLUIDO DO CORPO DE CRISTO "A IGREJA" por não praticar a "EMPATIA" "O amor ao próximo" da forma de como hoje entedi por meio destes versículos expostos nesta página, meus parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir